Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419870001&lang=pt vol. num. 60 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Relações de classe e de gênero e modificações no processo do trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um exame da composição de classe ao longo das duas últimas décadas aponta para algo bastante dramático. O processo de proletarização tem tido um efeito tanto amplo quanto consistente. Dada a crise fiscal do estado, esse impacto será sentido mais diretamente entre empregados do estado, tal como o professorado. O processo de trabalho docente tem se tornado sujeito aos mesmos processos que têm levado à proletarização de muitos outros empregos. Contudo, o professorado não é constituído somente de pessoas situadas numa determinada classe. São pessoas também situadas num determinado gênero. Há uma evidente conclusão a ser tirada das análises da proletarização. Em toda categoria ocupacional, as mulheres estão mais sujeitas ao processo de proletarização que os homens. Este padrão é, naturalmente, amplamente reproduzido dentro da educação. Embora a imensa maioria do professorado nos Estados Unidos seja constituída de mulheres, a maioria dos cargos de direção nas escolas elementares é mantido por homens. Eu argumento que, a menos que vejamos as conexões entre essas duas dinâmicas - classe e gênero - não poderemos entender a história e os tentativos presentes para racionalizar a educação ou as raízes e os efeitos da proletarização sobre o próprio ato docente. É na intersecção dessas duas dinâmicas que se pode começar a deslindar algumas das razões pelas quais os procedimentos para racionalizar o trabalho docente têm se desenvolvido.<hr/>An examination of changes in class composition over the past two decades points out something quite dramatically. The process of proletarianization has had both a large and consistent effect. Given the fiscal crisis of the state, this impact will be felt more directly among state employees such as teachers. The labor process of teaching was becoming susceptible to similar processes that had led to the proletarianization of many other jobs. Yet, teachers are not only classed actors. They are gendered actors as well. A striking conclusion is evident from the analyses of proletarianization. In every occupational category, women are more apt to be proletarianized than men. This pattern is of course, largely reproduced within education. While the overwhelming majority of school teachers in the United States are women, many more men are principals of elementary schools. I want to claim that unless we see the connections between these two dynamics - class and gender - we cannot understand the history of and current attempts at rationalizing education or the roots and effects of proletarianization of teaching itself. It is at the intersection of these two dynamics that one can begin to unravel some of the reasons why procedures for rationalizing the work of teachers have evolved. The ultimate effects of these procedures, with the loss of control that accompanies them, can bear in important ways on how we think about the "reform" of teaching and curriculum and the state's role in it. <![CDATA[O ensino técnico agrícola do ponto de vista de seus egressos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trata-se de uma pesquisa desenvolvida junto a 174 egressos do ensino agrícola e provenientes de três escolas agrotécnicas localizadas, respectivamente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para isso, questionários com questões fechadas e abertas foram enviados a todos os 573 concluintes desses cursos nos anos de 1981, 1982 e 1983. Os dados obtidos dividem-se em três grandes blocos informativos. Num primeiro momento, investiga-se a origem social do egresso, utilizando-se como indicadores as condições de subsistência, trajetória escolar e renda tanto de egresso como de sua família de origem. O segundo bloco é dedicado à análise da situação ocupacional do egresso, desde a trajetória dessa situação até dificuldades vivenciadas no exercício das atividades profissionais, grau de satisfação com o trabalho etc. Finalmente, procura-se explorar o conjunto das representações sociais que o egresso elabora frente à escola, ao mercado de trabalho, à sociedade como um todo, suas expectativas e aspirações.<hr/>This paper presents a research done among 174 subjects who had studied in three schools of Agriculture in the states of São Paulo, Minas Gerais and Rio Grande do Sul. A questionnaire with both open objective questions was administered to 573 subjects who concluded their courses in the years of 1981, 1982 and 1983. The information gathered was grouped into the three classes: a) the social origin of the subjects taking as indicators the income and the subsistence conditions of both the subjects and their families as well as their schooling; b) the subjects present and previons occupational status including eventual difficulties experienced in professional life and degree of satisfaction at work, and c) the social representations of the subjects related to school, labor market and the society as a whole as well as their expectations and aspirations. <![CDATA[A evolução das idéias pedagógicas no Brasil Republicano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata de forma sucinta o desenvolvimento das concepções pedagógicas no Brasil. O período abordado vai de 1889 a 1986, ou seja, toda a República. São mencionadas a Pedagogia Tradicional, a Pedagogia Nova, a Pedagogia Libertária, a Pedagogia Socialista, a Pedagogia Libertadora, a Pedagogia Tecnicista, as Pedagogias Não-Diretivas, as Teorias Crítico-Reprodutivistas e a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos (Pedagogia Histórico-Crítico).<hr/>This article relates briefly the development of pedagogical concerning ideas in Brazil. The period approached refers 1889-1986 which covers the entire republican era. Many tendencies are analised such as: Traditional Pedagogy, the New Pedagogy, Anarchist Pedagogy, the Socialist Pedagogy, Libertarian Pedagogy, Tecnicista Pedagogy and All Non-Directives Pedagogies. It includes also Reproductive-Critic Theories and Social-Critic Pedagogy of Contents. <![CDATA[Fatores determinantes do envolvimento da criança em atividades físicas e esportivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com o objetivo de investigar o processo de socialização no esporte e atividade física de crianças dentro de uma abordagem do sistema papel social - sistema social um questionário de alternativas fixas foi aplicado a 567 crianças (9 a 12 anos de idade) de três diferentes escolas (classe social média-alta, média-média e média baixa) em S. Paulo, SP. Resultados da análise de regressão múltipla revelaram que independentemente do contexto sócio-cultural o modelo tem maior capacidade de predição do envolvimento das meninas com a influência mais forte vindo dos pares, família e oportunidades contextuais. Diferenças foram observadas no processo de socialização entre meninos e meninas assim como entre os três contextos sócio-culturais investigados. Estes resultados são discutidos frente a resultados similares em outros países.<hr/>To study the sport and physical activity socialization process of children within a social role-social system approach, a fixed-alternative questionaire was administered to 567 children (9 to 12 years old) from three different schools (median-high, median-median and median-low social class) in S. Paulo, SP. Results from multiple regression analysis revealed that, independently of the social class context the model was a better predictor of female involvement with peers, family and opportunity set providing the strongest influence. Differences were observed between boys and girls socialization process as well as among the three social/cultural contexts focus of the present study. These findings are discussed in light of those from previous studies in other countries. <![CDATA[Tarefas ou poder: o que descentralizar?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O tema da descentralização municipal, seja em termos gerais, seja referido especificamente ao terreno da educação, tem sido discutido de maneira extensa no Brasil. No mais das vezes, essa discussão está relacionada à questão do federalismo. A literatura disponível, entretanto, mostra natureza mais normativa ou prescritiva que propriamente empírica ou operacional. <![CDATA[Municipalização do ensino, debate e conjuntura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O debate que se trava atualmente na sociedade brasileira acerca da municipalização do ensino põe em evidência algumas questões que necessitam de uma melhor dissecação. Tais questões dizem respeito ao interesse que há em se levantar tal debate e as diversas leituras que se faz da discussão sobre a municipalização do ensino nos vários grupos nela envolvidos. De extrema atualidade, a discussão adquiriu mais força principalmente depois que nas reuniões em Brasília, no período de 08 a 10 de outubro último, os dirigentes municipais de educação de todo Brasil deliberaram pela criação da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação enquanto fórum e porta-voz dos gerentes do ensino público municipal. <![CDATA[A utopia da gestão escolar democrática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Toda vez que se propõe uma gestão democrática da escola pública de 1° e 2º graus que tenha uma efetiva participação de pais, educadores, alunos, funcionários da escola, isso acaba sendo considerado como coisa utópica. Acredito não ser de pouca importância examinar as implicações decorrentes dessa utopia. A palavra utopia significa o lugar que não existe. Não quer dizer que não possa vir a existir. Na medida em que não existe mais que ao mesmo tempo se coloca como algo de valor, algo desejável do ponto de vista da solução dos problemas da escola, a tarefa deve consistir, inicialmente, em tornar consciência das condições concretas, que apontam para a viabilidade de um projeto de democratização das relações no interior da escola. <![CDATA[Uma dúvida, quase uma perplexidade: algumas dificuldades da educação rural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Educação se coaduna com participação, porque é um dos canais de sua conquista. Sobretudo quando entendemos educação em contexto cultural comunitário. A cultura comunitária é a parteira da participação, porque nela se gesta a fé nas próprias potencialidades. Quem não a tem ou não a cultiva, entregou-se à sina da descaracterização histórica, que coincide com as formas de dependência e de atrelamento ao destino dos outros (Demo, 1980, 1982, 2986). <![CDATA[O centro regional de pesquisas educacionais de São Paulo: um capítulo na história da educação brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A segunda metade da década de sessenta caracterizou-se por um gradativo &ldquo;calar de vozes&rdquo; na educação, situação essa que perdurou até o final dos anos setenta. Encontramos nessa época a inexistência de &ldquo;nichos&rdquo; onde o educador poderia estar ancorado, já que as entidades de classe haviam sido ou extintas ou vigiadas em suas atuações. <![CDATA[A educação e o intelectual acima das circunstâncias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Respondendo a uma indagação sobre como via o papel do intelectual em seus dias, Foucault certa vez afirmou: &ldquo;Durante muito tempo o intelectual dito `de esquerda` tomou a palavra e viu reconhecido o seu direito de falar enquanto dono de verdade e de justiça. As pessoas o ouviam, ou ele pretendia se fazer ouvir como representante do universal (...) há muitos anos que não se pede mais ao intelectual que desempenhe este papel. <![CDATA[A relação creche - família: relato de uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O fenômeno creche caracteriza-se por uma complexidade de fatores diversos, que incluem componentes ideológicos, históricos, psicológicos, econômicos, políticos e sociais, permanecendo como pano de fundo o papel que tem sido confiado à mulher na guarda e educação de seu filho. <![CDATA[Tempo de mudança na creche da Vila Praia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo constitui um relato sobre minha experiência em uma creche direta, ou seja, totalmente sustentada pela Prefeitura do Município de São Paulo. É preciso alertar que, por uma imposição da vida, a história da prática de centenas de pessoas envolvidas nas creches do Estado de São Paulo vem se perdendo, pela falta de registro dessa experiência.