Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419870002&lang=pt vol. num. 61 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Política educacional e recursos para o ensino: o salário-educação e a Universidade Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo do financiamento do ensino em articulação com as políticas do Estado nos últimos vinte anos, abordando o 1º grau através do salário-educação e o ensino superior principalmente pela ótica dos recursos para a universidade federal. Discussão da origem e das modificações sofridas pelo salário-educação, buscando identificar suas raízes políticas e concedendo especial atenção à sistemática de bolsas de estudos para a escola particular. Análise da política de recursos para o nível superior, situando-a no projeto modernizante do Estado e destacando as questões da autonomia da universidade federal e de seu empresariamento.<hr/>A study on Brazilian educational finance in connection with State policies for the sector during the past twenty years, approaching basic schooling from the standpoint of the behavior of receipts and expenditures of the education tax (salário-educação) and looking at higher education mainly from the perspective of resources assigned to federal universities. Discussion of the origins of and changes in the education tax, seeking to identify their political roots and giving special attention to the scholarship system designed to support private schools. Analysis of the allocation of public funds to higher education, placing it under the modernizing project of the State and concentrating on the autonomy of federal universities as it relates to policies oriented toward shaping the institution according to business like patterns of organization and operation. <![CDATA[Os livros-texto do primário intensivo para adultos: principais interesses e opiniões de seus usuários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste estudo estão sintetizados os principais resultados obtidos em pesquisa exploratória de caráter qualitativo versando sobre atitudes, necessidades e interesses dos alunos do curso primário para adultos oferecido pelo Estado Mexicano. O trabalho se concentrou na apreciação feita por alunos e professores acerca de conteúdos curriculares dos livros de textos utilizados nesse curso, com o fito de obter subsídios para a sua reformulação. As áreas de Ciências Naturais e de Ciências Sociais foram as mais profundamente analisadas.<hr/>This study summarizes the main results from an exploratory qualitative research about attitudes, needs and interests of the students attending the elementary course for adults, offered by the Mexican State. The work was concentrated on the student's and their monitors evaluation of the contents of the textbooks used in the course, aiming at the gathering of subsidees for their remaking. Social and natural sciences were the areas most deeply analysed. <![CDATA[Escolarização e conhecimento de matemática desenvolvido no contexto do jogo do bicho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo com crianças e adultos tem demonstrado que o conhecimento matemático pode desenvolver-se independentemente do ensino escolar. No entanto, os limites e o poder desse conhecimento não são ainda conhecidos. Além disso, sua relação com a matemática formal adquirida na escola ainda não é clara O presente estudo analisou o uso e a compreensão de matemática entre cambistas do jogo do bicho que tinham de zero a 11 anos de freqüência à escola. Na primeira fase do estudo, 20 cambistas que trabalham na cidade de Recife foram observados enquanto lidavam com, pelo menos, dez clientes diferentes, calculando o valor a ser pago para várias apostas. Na segunda fase, cada um deles foi submetido a três séries de problemas semelhantes aos encontrados no trabalho, mas que envolviam números diferentes, questões formuladas diferentemente e conteúdos diferentes, e a uma entrevista sobre sua compreensão quanto aos aspectos probabilísticos e quanto à estrutura do jogo. Os resultados sugerem que, embora o conhecimento matemático possa desenvolver-se independentemente do ensino da escola o uso desse conhecimento fora das situações específicas de trabalho parece depender da experiência escolar. A contribuição da instrução escolar não parece limitar-se ao uso de técnicas específicas e algoritmos, mas envolve uma habilidade mais geral para analisar e compreender as relações entre os elementos envolvidos no jogo como modelos matemáticos aplicáveis a outros conteúdos e situações.<hr/>Mathematical knowledge developed independently from school instruction has been documented among children as well as among adults. However, the limits and strengths of this knowledge are not yet well known and its relationship to knowledge adquired in school remains to be clarified. This study analyzes mathematical knowledge among bookies who work in a special kind of lottery game and who had from none to eleven years of school instruction. Their performance and strategies in solving mathematical problems were analyzes at first while they solved problems at work. In a second phase they were asked to solve problems that differed from the ones they usually encounter in relation to: numbers involved, the way questions were asked, or their content. An interview explored their understanding of the probabilistic aspects of the game. Results suggest that, although mathematical knowledge may develop independently of school instruction, use of this knowledge outside the specific situations in which it occurs seems to depend on school experience. The contribution of school, however, was not found in the use of specific techniques such as algorithms to perform arithmetical operations, but rather in a more general ability to analyse and understand the relationships between the elements in the game as mathematical models that could be applied to other contents and situations. <![CDATA[Trabalho da mulher: igualdade ou proteção?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute qual impacto do aumento significativo do número de trabalhadoras no mercado de trabalho brasileiro, e das transformações ocorridas a partir dos anos 70 taxas mais elevadas de atividades das casadas e das mães, crescimento relativamente mais acentuado da presença feminina nas ocupações burocráticas e no comércio na elaboração de políticas de públicas visando iguais oportunidades de trabalho, não discriminação no seu desempenho e condições concretas para sua realização. As mulheres participam ativamente dos debates para a elaboração da nova Constituição, encaminhando suas propostas através de canais como os Conselhos da Condição Feminina (SP) e o Nacional dos Direitos da Mulher. A revisão crítica da legislação trabalhista existente é uma etapa importante. Mas os primeiros debates mostram não haver consenso entre elas: de um lado defende-se a posição de igualdade entre trabalhadores de um e outro sexo, exceto no que diz respeito à maternidade, o que à eliminação do protecionismo contido na Lei e à manutenção apenas das normas de proteção à trabalhadora gestante. De outra parte defende-se a manutenção de critérios diferenciados para os sexos, com base no argumento de que, já que a sociedade desfavorece às mulheres, deve-lhes alguma forma de compensação.<hr/>ABSTRACT This article analyses the impact of the relevant growth of the number of women workers in the Brazilian labor force, and of its transformations since the seventies - higher activity rates of the married and mothers, stronger feminine presence in white collar and sales occupations on building public policies for equal oportunities, non-discrimination and ideal working conditions. Women participate actively in the discussions for the new Constitution and present their proposals through their channels, like the feminine Councils. The critical assessment of the working legislation is an important step. On this subject, it seems there is no consensus among women: some of them think there should be equality between both sexes workers in all aspects but maternity, which means protection in the Law should be eliminated, and protection of the pregnant worker sustained. On the other side, some women defend the idea of mantaining different criteria for the sexes as a compensation for the discriminated woman worker. <![CDATA[Para uma aplicação pedagógica da obra de Piaget: algumas considerações]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A contribuição de Piaget à Educação é de um valor indiscutível porque ao longo de sessenta anos de pesquisa e construção teórica produziu ele e seus colaboradores uma obra extensa e penetrante sobre o desenvolvimento da criança. Para muitas pessoas é justo esse o objetivo maior da Educação: promover o desenvolvimentos são, ainda que por razões diversas, o que há de mais comum entre Piaget e a Educação. <![CDATA[A reconstrução da memória: um ensaio sobre as condições sociais da produção do educador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pode ser definido como um exercício de transbordamento. Nele, o caminho (o meu caminho) impregna a escrita numa tentativa desajeitada e provisória de recriar o que me é dado, de forjar o que sofro. Há doze anos venho trabalhando como professora e pesquisadora em História da Educação Brasileira e pareceu-me oportuno colocar no papel o que sinto e penso na relação cotidiana que estabeleço com companheiros de trabalho, alunos e os documentos que tenho tido oportunidade de manusear nos arquivos e bibliotecas públicas. <![CDATA[A escola crítica e a política cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pode ser definido como um exercício de transbordamento. Nele, o caminho (o meu caminho) impregna a escrita numa tentativa desajeitada e provisória de recriar o que me é dado, de forjar o que sofro. Há doze anos venho trabalhando como professora e pesquisadora em História da Educação Brasileira e pareceu-me oportuno colocar no papel o que sinto e penso na relação cotidiana que estabeleço com companheiros de trabalho, alunos e os documentos que tenho tido oportunidade de manusear nos arquivos e bibliotecas públicas. <![CDATA[E agora mulher? Reflexões sobre o cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto pode ser definido como um exercício de transbordamento. Nele, o caminho (o meu caminho) impregna a escrita numa tentativa desajeitada e provisória de recriar o que me é dado, de forjar o que sofro. Há doze anos venho trabalhando como professora e pesquisadora em História da Educação Brasileira e pareceu-me oportuno colocar no papel o que sinto e penso na relação cotidiana que estabeleço com companheiros de trabalho, alunos e os documentos que tenho tido oportunidade de manusear nos arquivos e bibliotecas públicas. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este texto pode ser definido como um exercício de transbordamento. Nele, o caminho (o meu caminho) impregna a escrita numa tentativa desajeitada e provisória de recriar o que me é dado, de forjar o que sofro. Há doze anos venho trabalhando como professora e pesquisadora em História da Educação Brasileira e pareceu-me oportuno colocar no papel o que sinto e penso na relação cotidiana que estabeleço com companheiros de trabalho, alunos e os documentos que tenho tido oportunidade de manusear nos arquivos e bibliotecas públicas.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:05:32 05-05-2024-->