Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419870004&lang=pt vol. num. 63 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[A classificação de cor nas pesquisas do IBGE: notas para uma discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Diagnósticos: Análise de Dados e do Sistema Escolar. O tema se desenvolveu, inicialmente, através da apresentação e discussão de dados coletados pelas Fundações IBGE e SEADE sobre instrução da população negra residindo no Estado e na Grande São Paulo. Tratou-se, também, tanto no desenrolar das comunicações, quanto nos debates de questões metodológicas e ideológicas relativas à coleta de informações sobre a cor nos Censos Demográficos e em outras pesquisas oficiais sobre a população brasileira. Num segundo momento, expositores e debatedores avançaram na análise sobre os mecanismos discriminatórios que afetam o alunado negro presentes no sistema educacional, seja a nível organizacional, seja a nível curricular.<hr/>Initially, the theme was developed through the presentation and discussion of data collected by Fundação IBGE and Fundação SEADE, about the schooling level of the black population living in the State of São Paulo and in the metropolitan area of São Paulo. Both the papers delivered and the debate that followed approached the methodological questions and the ideological issues related to information collecting about color in the Demographic Censuses and in other official surveys on Brazilian population. Speakers and moderator took further the analysis on the discriminating mechanisms affecting black students, at both the organizational and curricular levels in the school system. <![CDATA[Negro, mercado de trabalho e educação na grande São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Diagnósticos: Análise de Dados e do Sistema Escolar. O tema se desenvolveu, inicialmente, através da apresentação e discussão de dados coletados pelas Fundações IBGE e SEADE sobre instrução da população negra residindo no Estado e na Grande São Paulo. Tratou-se, também, tanto no desenrolar das comunicações, quanto nos debates de questões metodológicas e ideológicas relativas à coleta de informações sobre a cor nos Censos Demográficos e em outras pesquisas oficiais sobre a população brasileira. Num segundo momento, expositores e debatedores avançaram na análise sobre os mecanismos discriminatórios que afetam o alunado negro presentes no sistema educacional, seja a nível organizacional, seja a nível curricular.<hr/>Initially, the theme was developed through the presentation and discussion of data collected by Fundação IBGE and Fundação SEADE, about the schooling level of the black population living in the State of São Paulo and in the metropolitan area of São Paulo. Both the papers delivered and the debate that followed approached the methodological questions and the ideological issues related to information collecting about color in the Demographic Censuses and in other official surveys on Brazilian population. Speakers and moderator took further the analysis on the discriminating mechanisms affecting black students, at both the organizational and curricular levels in the school system. <![CDATA[Relações raciais e rendimento escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Diagnósticos: Análise de Dados e do Sistema Escolar. O tema se desenvolveu, inicialmente, através da apresentação e discussão de dados coletados pelas Fundações IBGE e SEADE sobre instrução da população negra residindo no Estado e na Grande São Paulo. Tratou-se, também, tanto no desenrolar das comunicações, quanto nos debates de questões metodológicas e ideológicas relativas à coleta de informações sobre a cor nos Censos Demográficos e em outras pesquisas oficiais sobre a população brasileira. Num segundo momento, expositores e debatedores avançaram na análise sobre os mecanismos discriminatórios que afetam o alunado negro presentes no sistema educacional, seja a nível organizacional, seja a nível curricular.<hr/>Initially, the theme was developed through the presentation and discussion of data collected by Fundação IBGE and Fundação SEADE, about the schooling level of the black population living in the State of São Paulo and in the metropolitan area of São Paulo. Both the papers delivered and the debate that followed approached the methodological questions and the ideological issues related to information collecting about color in the Demographic Censuses and in other official surveys on Brazilian population. Speakers and moderator took further the analysis on the discriminating mechanisms affecting black students, at both the organizational and curricular levels in the school system. <![CDATA[Desigualdades sociais e oportunidade educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Diagnósticos: Análise de Dados e do Sistema Escolar. O tema se desenvolveu, inicialmente, através da apresentação e discussão de dados coletados pelas Fundações IBGE e SEADE sobre instrução da população negra residindo no Estado e na Grande São Paulo. Tratou-se, também, tanto no desenrolar das comunicações, quanto nos debates de questões metodológicas e ideológicas relativas à coleta de informações sobre a cor nos Censos Demográficos e em outras pesquisas oficiais sobre a população brasileira. Num segundo momento, expositores e debatedores avançaram na análise sobre os mecanismos discriminatórios que afetam o alunado negro presentes no sistema educacional, seja a nível organizacional, seja a nível curricular.<hr/>Initially, the theme was developed through the presentation and discussion of data collected by Fundação IBGE and Fundação SEADE, about the schooling level of the black population living in the State of São Paulo and in the metropolitan area of São Paulo. Both the papers delivered and the debate that followed approached the methodological questions and the ideological issues related to information collecting about color in the Demographic Censuses and in other official surveys on Brazilian population. Speakers and moderator took further the analysis on the discriminating mechanisms affecting black students, at both the organizational and curricular levels in the school system. <![CDATA[Reflexão sobre a particularidade cultural na educação das crianças negras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Diagnósticos: Análise de Dados e do Sistema Escolar. O tema se desenvolveu, inicialmente, através da apresentação e discussão de dados coletados pelas Fundações IBGE e SEADE sobre instrução da população negra residindo no Estado e na Grande São Paulo. Tratou-se, também, tanto no desenrolar das comunicações, quanto nos debates de questões metodológicas e ideológicas relativas à coleta de informações sobre a cor nos Censos Demográficos e em outras pesquisas oficiais sobre a população brasileira. Num segundo momento, expositores e debatedores avançaram na análise sobre os mecanismos discriminatórios que afetam o alunado negro presentes no sistema educacional, seja a nível organizacional, seja a nível curricular.<hr/>Initially, the theme was developed through the presentation and discussion of data collected by Fundação IBGE and Fundação SEADE, about the schooling level of the black population living in the State of São Paulo and in the metropolitan area of São Paulo. Both the papers delivered and the debate that followed approached the methodological questions and the ideological issues related to information collecting about color in the Demographic Censuses and in other official surveys on Brazilian population. Speakers and moderator took further the analysis on the discriminating mechanisms affecting black students, at both the organizational and curricular levels in the school system. <![CDATA[Educação e identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade. Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.<hr/>The papers grouped under this theme reflect either broad views or specific cases about the understanding of the socialization and the identity of Black Brazilian population. Recurrent in the presentations were the ideas of rescuring, retrieving, strengthening or making visible and ambiguous identity which has been denied, weakened by a country that makes and ensures a historical policy of assimilation. On the other hand, those speaches also allow one to appraise the extension of the Black people's endeavors towards asserting their ethnic-cultural identity. Such endeavors were also brought into discussion when the issue of their interaction with the formal school system was approached. <![CDATA[A criança negra: identidade étnica e socialização]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade. Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.<hr/>The papers grouped under this theme reflect either broad views or specific cases about the understanding of the socialization and the identity of Black Brazilian population. Recurrent in the presentations were the ideas of rescuring, retrieving, strengthening or making visible and ambiguous identity which has been denied, weakened by a country that makes and ensures a historical policy of assimilation. On the other hand, those speaches also allow one to appraise the extension of the Black people's endeavors towards asserting their ethnic-cultural identity. Such endeavors were also brought into discussion when the issue of their interaction with the formal school system was approached. <![CDATA[Identidade, cultura e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade.Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.<hr/>The papers grouped under this theme reflect either broad views or specific cases about the understanding of the socialization and the identity of Black Brazilian population. Recurrent in the presentations were the ideas of rescuring, retrieving, strengthening or making visible and ambiguous identity which has been denied, weakened by a countrythat makes and ensures a historical policy of assimilation. On the other hand, those speaches also allow one to appraise the extension of the Black people's endeavors towards asserting their ethnic-cultural identity. Such endeavors were also brought into discussion when the issue of their interaction with the formal school system was approached. <![CDATA[A indecisão dos pais face à percepção da discriminação racial na escola pela criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade. Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.<hr/>The papers grouped under this theme reflect either broad views or specific cases about the understanding of the socialization and the identity of Black Brazilian population. Recurrent in the presentations were the ideas of rescuring, retrieving, strenghtening or making visible and ambiguous identity which has been denied, weakened by a country that makes and ensures a historical policy of assimilation. On the other hand, those speaches also allow one to appraise the extension of the Black people's endeavors towards asserting their ethnic-cultural identity. Such endeavors were also brought into discussion when the issue of their interaction with the formal school system was approached. <![CDATA[Socialização e identidade racial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Processo de Socialização da Criança e Formação da Identidade. Os textos agrupados em torno deste tema - estudos de caráter abrangente ou pesquisas que enfocam realidades específicas - abordam diversas questões envolvidas na compreensão da socialização e da formação de identidade da população negra brasileira. Resgatar, recuperar, fortalecer, dar visibilidade a uma identidade ambígua, negada, enfraquecida por um país que formula e executa "uma política histórica de assimilação do diferente, do outro" foram falas freqüentemente emitidas por expositores e debatedores. Por outro lado, as falas permitem que se apreenda, também, a extensão das iniciativas da raça negra no intuito de afirmação de sua identidade étnico-cultural. Tais iniciativas serão retomadas em outros temas, principalmente no que diz respeito a suas interfaces com o sistema formal de ensino.<hr/>The papers grouped under this theme reflect either broad views or specific cases about the understanding of the socialization and the identity of Black Brazilian population. Recurrent in the presentations were the ideas of rescuring, retrieving, strenghtening or making visible and ambiguous identity which has been denied, weakened by a country that makes and ensures a historical policy of assimilation. On the other hand, those speaches also allow one to appraise the extension of the Black people's endeavors towards asserting their ethnic-cultural identity. Such endeavors were also brought into discussion when the issue of their interaction with the formal school system was approached. <![CDATA[Reflexões sobre a experiência de alteração curricular em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação.As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties feltin the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[Ações da militância negra na superestrutura do Estado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação. As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties felt in the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[Inclusão da disciplina "introdução aos estudos africanos" no currículo oficial da rede estadual de 1º e 2º grau da Bahia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação.As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties felt in the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[Projeto Zumbi dos Palmares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação. As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties felt in the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[Pedagogia interétnica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação.As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties felt in the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[Curso de introdução à história da África para professores de 1º e 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Currículo: Propostas e Experiências de Implantação.As várias tentativas de implantação de Estudos Africanos - como disciplina ou tópico de disciplina - no currículo escolar foi o foco norteador das comunicações e dos debates agrupados neste tema. Assim, foram analisados os fundamentos que balizam as propostas que estão sendo implantadas, relatados os avanços e as dificuldades vividos neste processo de implantação. Observou-se uma ampliação do debate sobre o currículo que convém a uma escola não racista através da discussão sobre a produção, seleção e transmissão do conhecimento no sistema de ensino.<hr/>The various attempts to introduce African Studies - either as a subject or as a topic subject - in the school curriculum were the focus of the papers and debates grouped under this theme. The fundaments of the proposals already introduced were analysed. The advances and difficulties felt in the process were reported. Through the discussion about the production, selection and transmission of knowledge in the school system, we can notice a broadening of the debate on the curriculum that might fit a non-racist school. <![CDATA[A discriminação racial em livros didáticos e infanto-juvenis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas.A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reports of the actions taken aiming at sensitizing predictors’ and users in regard to the racism expressed by this kind of didatic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[A representação do negro em livros didáticos de leitura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas.A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reports of the actions taken aiming at sensitizing productors and users in regard to the racism expressed by this kind of didatic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[O negro no livro didático e a prática dos agentes de pastoral negros]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400019&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas. A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>ABSTRACT The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reports of the actions taken aiming at sensitizing productions and users in regard to the racism expressed by this kind of didatic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[Estereótipos e preconceitos em relação ao negro no livro de comunicação e expressão de 1º grau – nível I - projeto de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400020&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas. A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reports of the actions taken aiming at sensitizing protectors and users in regard to the racism expressed by this kind of didactic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[Livro didático: um mal necessário?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400021&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas. A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando à sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reportsof the actions taken aiming at sensitizing productors and users in regard to the racism expressed by this kind of didatic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[Livro didático: uma tentativa de inversão do sinal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400022&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Livro Didático: Análises e Propostas. A discriminação contra a raça negra produzida e veiculada pelos livros didáticos constituiu o tema central deste painel. Foram apresentados e discutidos resultados de pesquisa, revisão da bibliografia nacional sobre o assunto, sugestões para transformação dos conteúdos, bem como relatos de iniciativas visando a sensibilização de produtores e usuários quanto ao racismo contido nos materiais didáticos. Durante o debate foram levantadas questões controversas - Qual a importância efetiva do livro didático na produção e manutenção do racismo? Os livros não estariam retratando apenas a situação de inferioridade social vivida pela população negra? - além de se destacar o papel do(a) professor(a) como medador(a) no circuito produção-recepção do livro didático.<hr/>The central theme of this pannel is the discrimination against black people which is generated and propagated by textbooks. Not only the results of research and a bibliographical review of the national works dealing with this subject were presented, but also some suggestions pointing towards a change in the contents of such book and the reports of the actions taken aiming at sensitizing productors and users in regard to the racism expressed by this kind of didatic material. During the debate period, controversial questions were raised, such as: "What is the actual role played by textbooks in the production and maintenance of racism?"; "Aren't the books only reflecting the actual situation of social inferiority experienced by the Black population?" Moreover, the role of mediator played by teachers in the production-reception circuit created by textbooks was emphasized. <![CDATA[Centro de estudos e defesa do negro do Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400023&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Centro de cultura negra do Maranhão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400024&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Mimbó: a educação no quilombo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400025&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Projeto Palmares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400026&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Grupo cultural Olodum]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400027&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais.Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Oficina infantil de dança afro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Experiências de recuperação da identidade negra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400029&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Chico Rei Clube de Poços de Caldas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400030&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Escola Municipal Barão de Macaúbas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400031&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Minha visão sobre o negro na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400032&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Osasco: debate e denúncia sobre o racismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400033&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Centro de Cultura Afro-brasileiro Congada de São Carlos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400034&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Grupo Negro da PUC]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400035&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400036&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Experiências educacionais em Santa Catarina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400037&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed. <![CDATA[Formação da identidade e socialização no Limoeiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741987000400038&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto faz parte de um conjunto de artigos arrolados sob o título Relato e Avaliação de Experiências Educacionais. Foram relatadas experiências educacionais desenvolvidas por entidades e grupos negros que visam resgatar a história e as manifestações culturais da raça negra, experimentar propostas alternativas de ensino, conscientizar a comunidade escolar sobre a produção e reprodução do preconceito racial, bem como aprofundar o estudo sobre relações raciais no Brasil. Apesar de muitas das iniciativas relatadas se desenvolverem em interação com o sistema formal e oficial de ensino, durante os debates foi manifestada a preocupação quanto à incorporação efetiva do patrimônio cultural negro ao currículo regular.<hr/>The speakers reported educational experiments developed by black entities and groups aiming at: rescuing the History and cultural patterns of black people, trying out alternative teaching proposals, consciousness raising among school members in regard to the production and reproduction of race prejudice, as well as deepening the understanding of racial relations in Brazil. During the discussion, the concern about the actual incorporation of black culture into the regular curriculum was expressed.