Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419880001&lang=es vol. num. 64 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Estudos sobre mulher e educação: algumas questões sobre o magistério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es A atividade docente, especialmente o magistério primário, é uma ocupação predominantemente feminina. No entanto parece haver muito pouca articulação entre a pesquisa na área de educação e os estudos sobre mulher no Brasil. Um breve apanhado histórico mostra como o magistério, enquanto carreira feminina, incorpora elementos da ideologia sobre a domesticidade e a submissão da mulher. Entretanto, a presente revisão da bibliografia recente sobre o magistério, de trabalhos elaborados nas instituições mais relevantes do Estado de São Paulo, mostra que o conhecimento produzido pelos estudos sobre mulher raramente é incorporado à pesquisa educacional. Ao mesmo tempo, os estudos sobre mulher voltaram-se muito pouco para a área da Educação. A integração dos resultados dos dois campos teria conseqüências extremamente positivas; porém um requisito básico para tal é que não só as professoras, mas as pessoas envolvidas na pesquisa e na elaboração de políticas públicas assumam, como prioritária, a eliminação da discriminação de gênero.<hr/>Though teaching is a predominantly feminine occupation - especially elementary school teaching - there seems to be little articulation between research done in the areas of education and women's studies in Brazil. A brief historical appraisal shows how teaching, while becoming a female career, incorporates a deep-seated ideology of women's domesticity and submission. Yet the present review of recent works regarding teacher training and performance, done by the main institutions in the state of São Paulo, shows that knowledge produced through women's studies is seldom incorporated in educational research. At the same time, women&rsquo;s studies have scarcely been directed to the area of Education. An integration of findings from both fields might have extremely positive results; but in order to bridge this gap it is imperative that teachers, scholars and policy makers give higher priority to the overcoming of gender discrimination. <![CDATA[Ensino e trabalho feminino: uma análise comparativa da história e ideologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Há uma histórica correlação entre o acesso de grande número de mulheres a uma ocupação, como é o caso do magistério, e a transformação desta, que se torna alvo de tentativas insistentes de maior racionalização e controle pelo Estado e pelo capital - no caso, sobre currículos e a prática docente. Originalmente com predominância masculina nos Estados Unidos e na Inglaterra, o magistério passou a ser ocupação feminina na virada do século. O exame dessa passagem mostra a imbricada interação entre as relações patriarcais e as pressões econômicas, sob a dominância da ideologia da domesticidade feminina, operando sobre o magistério: além dos requisitos para a qualificação de mestres e mestras serem diferentes, destinos eram diferentes para as recém-formadas, segundo se originassem das classes trabalhadoras ou das classes médias, embora ambas partilhassem o mesmo baixo status. A resistência das professoras primárias à desqualificação que se operava assume tanto formas &ldquo;silenciosas&rdquo; quanto as abertas, de organização sindical, inclusive levando mestras e ex-mestras à militância feminista. Ainda que às vezes com resultados contraditórios, esses movimentos são parte de um muito mais amplo - e ainda hoje tão necessário - no sentido de desafiar as relações patriarcais tanto em casa quanto no trabalho.<hr/>Feminine occupations like teaching have historically been more subject to proletarianization than male ones. This entails a higher frequency of attempts to rationalize the job; in the case of teaching, such attempts aim at greater control over curricula and classroom practices, in what has been a continuous process. It involves a complex interplay of classes and gender dynamics under the dominant ideology of feminine domesticity, leading to tighter control by bureaucratic management, which in turn faces growing resistance and self-organization of teachers. By examining one moment of this process - the change from its being a predominantly male to a predominantly female occupation, over the turn of century in both England and U.S. - we can see how patriarchal relations and economic pressures actually transform the job itself, as well as the corresponding teachers' covert and overt efforts to resist it. These efforts may have had contradictory results, but they are part of much larger movement - one that is still so necessary today - to challenge patriarchal relations both within the home and the workplace. <![CDATA[Desigualdade, trabalho e educação: a população rural em questão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo enfoca um assunto pouco trabalhado pela Sociologia Rural, isto é, as relações entre categorias sociais, rurais, trabalho e educação. A questão fundamental é mostrar como interpretações sociológicas que são usuais sobre a população rural, o trabalho e a educação no campo estão muito impregnadas de preconceitos, especialmente em relação às categorias sociais menos favorecidas, encobrindo as reais condições, valores e atitudes desta população ao longo do tempo. As reflexões aqui expostas baseiam-se em três estudos realizados nos últimos anos junto a agricultores do Estado de São Paulo.<hr/>This paper focuses a subject not much worked on by Rural Sociology: the relation between social and rural categories, work, and education. I am going to base it on three different methodological works realized on the latest years with agricultural producers and laborers of State of São Paulo. The main question is to present how sociological interpretations which are commom to the rural population, are full of prejudice, especially when related to its lower social categories, concealing the real conditions, values, and attitudes of the population along the time. <![CDATA[Feminismo no Brasil: uma trajetória particular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca trilhar os caminhos particulares do movimento de mulheres no Brasil (a partir dos anos 70), do qual o feminismo é uma das facetas. A análise considera as características da sociedade brasileira, fundamentalmente desigual, e o contexto de autoritarismo político, onde emergiu o movimento. Este adquire, assim, feição própria, tendo um caráter inter-classes e uma forte tendência política, em detrimento das questões mais específicas da mulher. Estas ganham espaço posteriormente, nos anos 80, início do processo de redemocratização.<hr/>This article follows the paths of the women's movement in Brazil (from the seventies on), considering feminism as one of its manifestations. The analysis takes into account the particular feature of an essentially unequal society such as the Brazilian one and the context of political authoritarianism from where the movement emerged. This social and political context shaped its singular form: it is an inter-class movement and it has a strong political tendency which contributes to leave the specific questions of women behind. Those issues came to light later; in the beginning of the eighties when the process od redemocratization began. <![CDATA[Do campo à cidade: as transformações nas práticas educativas familiares]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa as transformações progressivas da socialização infantil na família, associadas à migração campo-cidade. A pesquisa empírica foi feita com três gerações de cinco famílias de migrantes hoje residentes na periferia do município de Carapicuíba. São focalizadas as práticas educativas de cada geração, com relação às fases do desenvolvimento infantil, em particular, a lactância, a primeira infância e a infância. A conclusão é de que, embora o deslocamento campo-cidade obrigue o migrante a uma contínua reestruturação de sua identidade, a incorporação de novos padrões culturais não implica necessariamente a destruição dos antigos. Ambos convivem no interior do indivíduo. O resultado é a ambigüidade como característica fundamental da experiência de vida da terceira geração, socializada na cidade, a partir de seus padrões, mas também herdeira de uma tradição cultural que vem do campo.<hr/>The article analyzes the changes, associated to rural-urban migration, operating on the child's socialization within the family. Empiric research was carried out with three generations of five migrant families now living at the outskirts of Carapicuíba, in Great São Paulo. The research focused on educational practices of each generation in regard to child's development, particulary the lactancy period, infancy and early childhood. Though the rural-urban move forces the migrant to a continuous identity reconstruction, it is found that incorporation of new cultural patterns does not necessarily imply destruction of the old ones: both are at work within the individual. Therefore ambiguity is the basic feature of the third generation's life experience, a generation which, though socialized in town, is the heir of a rural cultural tradition. <![CDATA[Os jardins de infância e as escolas maternais de São Paulo no início da República]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho identifica as características dos jardins de infância e escolas maternais criados no fim do período imperial e início da República (l875 a 1930) em São Paulo e especifica os objetivos e funções da educação infantil.<hr/>This study identifies the caracteristics of kindergarten and nursery schools created at the end of imperial period and beginning of Republic (l 875-1930) in São Paulo and especifies the goals and functions of childhood education. <![CDATA[Como anda o debate sobre metodologias quantitativas e qualitativas na pesquisa em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema para debate é daqueles que despertam imediatamente sintonia, especialmente em alguém que coleciona Metodologia da Pesquisa em Educação, em programas de pós-graduação, estando portando constantemente envolvida na discussão de questões básicas desse tipo de pesquisa, seja pelo ensino da disciplina, seja pela orientação de teses e dissertações. Certamente minha participação no debate estará bastante marcada por essa situação pessoal e pela experiência dela decorrente. <![CDATA[E os movimentos de professores da rede pública?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde algum tempo esses movimentos vêm marcando presença na luta sindical e apontando para (pelo menos) duas questões importantes: por um lado, a do seu significado histórico mais geral: por outro, a do eventual impacto que poderiam ter sentido de uma renovação pedagógica da escola pública. <![CDATA[Pensando a família no Brasil: da Colônia a Modernidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde algum tempo esses movimentos vêm marcando presença na luta sindical e apontando para (pelo menos) duas questões importantes: por um lado, a do seu significado histórico mais geral: por outro, a do eventual impacto que poderiam ter sentido de uma renovação pedagógica da escola pública. <![CDATA[Trabalho e conhecimento: Dilemas na educação do trabalhador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Desde algum tempo esses movimentos vêm marcando presença na luta sindical e apontando para (pelo menos) duas questões importantes: por um lado, a do seu significado histórico mais geral: por outro, a do eventual impacto que poderiam ter sentido de uma renovação pedagógica da escola pública. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Desde algum tempo esses movimentos vêm marcando presença na luta sindical e apontando para (pelo menos) duas questões importantes: por um lado, a do seu significado histórico mais geral: por outro, a do eventual impacto que poderiam ter sentido de uma renovação pedagógica da escola pública.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:05:51 06-05-2024-->