Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419880002&lang=pt vol. num. 65 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O direito ao tempo de escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examinando a história das propostas de educação em tempo integral, podemos captar tanto as funções sociais, política e pedagógicas pretendidas por seus idealizadores, quanto a reação manifesta pelos destinatários das escolas em tempo integral. Hoje, quando a sensibilidade das camadas médias frente à violência está à flor da pele, cumpre examinar are formulação da escola para o povo comum, indagando como o movimento operário tem se manifestado frente a essas propostas.<hr/>Through an exam of the history of full time education we can understand both the social, political and pedagogical functions intended by its formulators, and the manifest reactions from those who attended full time school. Nowadays, when middle classes show a special concern towards urban violence, we must examine the new proposals of full time school for common people, inquiring about the workers' movement responses to past and present proposals. <![CDATA[A escola pública de tempo integral: universalização do ensino e problemas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Dentre as muitas questões suscitadas por pesquisa de campo desenvolvida para estudar a questão da escola pública de jornada completa, os autores tratam, neste artigo, das funções que se podem ou se devem atribuir à escola pública de tempo integral, discutindo sua possível contribuição para a democratização do acesso ao saber sistematizado e as implicações decorrentes da utilização da escola para a solução de problemas que se localizam no nível social mais amplo.<hr/>Among the various issues raised by a field inquiry upon the full time attendance to public schools, the authors deal here with the functions which may or should be attributed to a full time public school. They discuss its possible contribution to the process of democratizing access to systematized knowledge and the issues implied in the use of the school system to solve problems derived from a broader social realm. <![CDATA[Maternidade: um perfil idealizado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo enfoca o modelo de maternidade tal como é veiculado pelo discurso de especialistas, principalmente da área da psicologia, transmitido por revista de divulgação extra-acadêmica. O ideal da mãe perfeita é destilado pela análise de conteúdo de textos referentes à função materna, como etapa preliminar de pesquisa em andamento.<hr/>This article focuses on the current model of motherhood as publicized by experts, mainly by psychologists, on a non-scholarly, women-bound magazine. The ideal of the perfect mother is distilled through content analysis from a selection of quotes referring to maternal function, in a preliminary stage of a research in progress. <![CDATA[Como o computador é dominado pelo adulto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Prosseguindo o questionamento vigente acerca da estabilidade da capacidade intelectual durante a vida adulta, tal como foi elaborada por Piaget e seus colaboradores, este estudo investiga o tipo de lógica utilizado por um grupo de adultos na manipulação do computador. Com total desconhecimento prévio de computação, os adultos demonstraram raciocínio inferior a sua capacidade em outras áreas, sugerindo explicações alternativas ao estado de equilibração postulado por Piaget. O impacto da inovação tecnológica revelaria assim o dinamismo da cognição do ser humano, no caso, implicaria uma reformulação do conceito corrente de treinamento no uso do computador.<hr/>Within the current questioning of the stability of adults' intellectual abilities, as defined by Piaget and his team, this study investigated the kind of reasoning employed by a group of adults using the computer, having no previous knowledge of any kind about computering. The adults have shown reasoning patterns inferior to their capacity in other fields, which suggests an alternative explanation to Piaget's thesis of equilibrium. The impact of technological innovation might thus unveil the dynamics of human cognition processes; in this case, it also implies altering current concepts about computer training programs. <![CDATA[Organização pública e implementação de novas metodologias: o projeto alfa em Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a implementação de um projeto pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, em termos dos entraves que enfrentou e das modificações pelas quais passou ao longo de seu desenrolar. Dentre o conjunto de fatores que estimularam ou inibiram sua implementação, são analisadas as questões dos recursos disponíveis, da comunicação interna e interorganizacional, da interferência política, da estrutura burocrática e da disposição dos implementa dores face àquela política. Mostra também que, se tratando do setor educacional, esses aspectos ver-se-iam potencializados pela alta fragmentação das comunidades de especialistas, existência de poucos paradigmas sobre os quais há consenso, tecnologia soft, amplitude e ambigüidade de objetivos e baixa prioridade política efetiva. Tal falta de estruturação relativa afetaria a estabilidade da agenda do setor, deixando-a livre para ser alterada ao sabor de novos dirigentes, sem que realmente ocorressem mudanças significativas.<hr/>The article analyzes the implementation of a special project in first grade school by the State of Minas Gerais's Education Board: the hindrances to its functioning and the changes it had to undergo during the period 1977-1980. Among the factors having either fostered or inhibited the project, attention is drawn to the availability of ressources, bureaucracy, internal and inter-organization communication, political interference and the motivation of those involved in the project. Further relevant aspects are lack of consensus about most paradigms, among the expert connected to it, a low degree of precision and specifity at the definition of targets, leading to broad and ambiguous aims, as well as the absence of effective political will to give the project high priority. Such loose structuring makes it also vulnerable to changes imposed by relaying staff of sucessive administrations. <![CDATA[Preconceitos e discriminações raciais em livros didáticos e infanto-juvenis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo retraça a evolução da preocupação de estudiosos brasileiros com a discriminação racial tal como aparece em produções didáticas e paradidáticas destinadas à infância e à adolescência, e propõe um início de debate sobre as políticas públicas concernentes à questão.<hr/>This paper traces back the development of the ideas concerning racial discrimination in textbooks for children. It also throws some light on the debate on public policies connected to this issue. <![CDATA[Ensino supletivo pela tv: um potencial mal aproveitado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os meios de comunicação de massa oferecem inegáveis vantagens se utilizados para fins educativos. Através deles se pode atingir um grande contingente populacional com cursos de elevado nível técnico e didático, elaborados por um número reduzido de especialistas. Mas boas propostas e alta tecnologia, por si só, não garantem um ótimo aprendizado. Entre outras coisas, deve-se levar em conta a necessidade de uma interação do aluno com seus colegas e os professores, as diferentes carências pedagógicas de cada grupo de aluno, assim como seu horário disponível para estudar. Este artigo procura desnudar as contradições entre o discurso e a prática de dois cursos supletivos, veiculados pela televisão brasileira entre 1978 e 1984.<hr/>The mass media offers undeniable advantages if used for educational purposes. Through mass media it is possible to reach a vast contingent of the population with resources of high technical and didatic levels, elaborated by a reduced number of specialists. However, good proposals and high technology, by themselves, do not guarantee good learning. Among other things, we should take into account the necessity of an interaction between students and classmates, and between students and teachers. We should also consider not only the different educational necessities concerning each group of students, but also the group's availability to study. This article aims to clarify the contradictions between the aims and the practical results of two supletive courses, broadcasted by the Brazilian TV between 1978 and 1984. <![CDATA[O fracasso escolar como objeto de estudo: anotações sobre as características]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se é verdade que o número de pesquisas sobre as causas da repetência e da evasão na escola pública de primeiro grau, em suas primeiras séries, vem crescendo nas últimas duas décadas, é verdade também que esta linha de investigação vem mostrando sinais de cansaço: uma repetida aplicação de um modelo experimental de investigação tem produzido como resultado uma visão reificada da escola e de sua problemática. Mais do que isso, é visível que a crença na menor capacidade da criança pobre para aprender os conteúdos escolares tem sido uma constante nessas pesquisas, tanto mais presente quanto mais a &ldquo;teoria da carência cultural&rdquo; se estabelece no pensamento educacional brasileiro a partir do início dos anos setenta. <![CDATA[A hora da história]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Inaugurada em 1984, em São Paulo, a Biblioteca &ldquo;Clara Luz&rdquo;, integra o projeto &ldquo;Implantação e Implementação de Centros de Leitura&rdquo;, desenvolvimento da Educação (FDE). A Fundação, órgão da Secretaria Estadual de Educação, visa, com esse projeto, oferecer subsídios para que a leitura se torne efetivamente uma prática nas escolas da rede. O projeto envolve a seleção, organização e aquisição de acervos que são doados às escolas mediante concurso, Assim como o fornecimento de orientação técnica a responsáveis pela dinamização desses acervos. <![CDATA[Programa de geração de renda com mulheres da periferia de Salvador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As mulheres representam mais da população brasileira, e 52% do eleitorado. Apesar do crescimento de sua participação na força de trabalho, apenas 20, 6% atingem a faixa de dois salários mínimos e 46% não possuem vínculo empregatício, situação que se acentua na área de serviços, onde 75% não possuem carteira assinada, excluídas, portanto dos benefícios sociais de seu trabalho.