Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419880003&lang=pt vol. num. 66 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Notas para reavaliação do movimento educacional brasileiro (1920 - 1930)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo expõe alguns resultados de pesquisa sobre a Associação Brasileira de Educação (A.B.E.) e seu projeto pedagógico nos anos de 1920 e 1930, sugerindo algumas retificações às interpretações dominantes na historiografia educacional sobre o período. Sustenta que o refluxo das campanhas de alfabetização e a valorização do que era entendidocomo "educação integral" não significavam uma despolitização do campo educacional, mas sua politização em novos termos. Situa a campanha educacional no âmbito de uma vasta empresa de reforma dos costumes que aliava médicos, higienistas e engenheiros aos educadores. Evidencia a subordinação dos programas de modernização da escola e da sociedade a projetos de controle social cuja configuração busca no tema da "organização do trabalho". Articula este tema como programa de reorganização da escola sob o modelo da fábrica para, em seguida, inscrevê-lo em projeto nacionalista de marcado autoritarismo.<hr/>This paper exposes some results of a research about Associação Brasileira de Educação (A.B.E.) and its pedagogical project in the 1920's and 30's. It suggests some corrections to the dominant interpretations in educational historiography about those years. It states that discredit upon alphabetization campaigns and valorization of what was thenmeant by "integral education" did not mean a despoliticization of educational subjects. On the centrary, they were politicized in a new way. Educational campaign is included in a wide project of reform of values and habits which grouped physicians, hygienists and engineers to educators. It is shown that programs of school and society modernization were subordinate to projects for social control, through the theme of work organization. This theme is articulated to the project of school reorganization based on a factory model and is included in an authoritarian nationalistic project. <![CDATA[A revolução dos normalistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O resgate da década de 50 na história da antropologia brasileira traz à luz a constituição de uma rede social de antropólogos, educadores e sociólogos, em torno da figura de Anísio Teixeira. Este grupo empenhou-se na criação de um aparato institucional para a educação e na investigação da realidade social das comunidades para subsidiar uma nova política - no período que veio a ser considerado "os anos de ouro" da educação brasileira. O exame dessa interação entre educação e ciências sociais remonta às décadas anteriores, especialmente aos participantes do movimento pela Escola Nova.<hr/>In the history of Anthropology in Brazil, the study of the "forgotten" 50's brings to light the constitution of a network of anthropologists, educators and sociologists surrounding Anísio Teixeira. Concerned with setting up an institutional framework for education in the country, this group was a main sponsor of community studies, so as to setthe bases for a new educational policy - in what came to be known as the "golden years" of Brazilian education. The study of this interaction between social sciences and education takes us back to the previous decades, especially to the members of Escola Nova movement. <![CDATA[Trajetória ocupacional de trabalhadores das classes subalternas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Baseado nas representações de trabalhadores da Grande São Paulo, o artigo investiga o processo de encarreiramento profissional de homens e mulheres das classes subalternas, discutindo suas aspirações, movimento ascensional e busca de qualificação profissional. O exame das contradições em seus projetos à luz das determinações do mercado leva ao questionamento da valorização do trabalho autônomo versus assalariamento, assim como da própria condição de classe de um operariado embalado na quimera da sociedade igualitária que acena com a possibilidade de ascensão. O artigo insere-se na preocupação do autor em contribuir para o redirecionamento da Orientação Profissional.<hr/>Based on interviews with workers in Great São Paulo, the article investigates career patterns among men and women from lower social strata, by examining their expectations, upward mobility and search for professional qualification. The contradictions between their plans and the determinants of labour market lead to the discussion on how self-employment and hired work are valued, as well as to the discussion about working class identity in a so-called egalitarian society with its promises of social mobility. The author is concerned with new directives for Career Counseling at highschool level. <![CDATA[O método: panacéia, negação ou pedagogia?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um breve apanhado histórico dos métodos de alfabetização delineia sua diversidade e evolução. Não se trata, entretanto, de reacender a polêmica sobre sua adequação: alerta-se para os riscos de um deslocamento da questão sobre "o melhor método" para a condenação generalizada de qualquer método (em última instância, condenação da própria educação formal), preocupante em nossa América Latina onde a escola ainda é o meio mais eficaz de combate ao analfabetismo.<hr/>A brief view of the methods for teaching reading and spelling shows their diversity and evolution. The intention here however is not that of engaging in the polemics about suitable methods. The present shift of the debate, from a search for the "best" method into general criticism of any method (which eventually leads to condemning formal education as a whole) is of serious concern for Latin America, where schooling remains the most effective means of combating illiteracy. <![CDATA[O ensino noturno no estado de São Paulo: um pouco de sua história e de seus problemas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura registrar a evolução do ensino noturno no Estado de São Paulo, indicando o contexto legal que determinou seu desenvolvimento e as medidas tomadas pelo Estado para garantir sua expansão; tem ainda a preocupação de assinalar o rendimento desse tipo de ensino e a sua utilização, como alternativa, pelo poder público, para responder à pressão da demanda por maior número de escolas.<hr/>This article shows the evolution of regular evening schools in the state of São Paulo, underlining the legal context in which it developed and the measures taken by government to assure its expansion. The performance of such schools is also examined, as well as the way government has used them to meet social demands for schooling. <![CDATA[É viável o feminismo nos trópicos? Resíduos de insatisfação - São Paulo, 1970]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo das relações de gênero tem hoje legitimidade inquestionável. O exame do papel desempenhado pelo movimento social das mulheres, no processo de diferenciação da nova área temática, suscita a interrogação a respeito do porquê da Universidade não ter se constituído num dos campos de batalha prioritários para as pesquisadoras feministas, e remete para a discussão da natureza híbrida do feminismo brasileiro.<hr/>Gender relation studies are by now unquestionably legitimate. By investigating the role of women's social movements in the process of constituting this new subject area a question arises: why University was not chosen as a major battlefield by feminist researchers. This leads to the discussion about the hybrid nature of Brazilian feminism. <![CDATA[O falso conflito entre tendências metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto foi concebido para apresentação no Fórum “Correntes teóricas na pesquisa educacional no Brasil”, mantido durante o I Seminário de Pesquisa Educacional no Estado do Pará, organizado pelo Serviço de Planificação e Pesquisa em Educação da Universidade Federal do Pará. Contatos iniciais haviam dirigido minha atenção para uma série de questões que me preocupavam há tempos e foi com base nelas que organizei o texto. Todavia, com a formalização do convite a mim feito, dei-me conta de que o item que me cabia no debate era mais específico e referia-se exclusivamente ao Positivismo. Por essa razão, tornou-se necessária esta pequena introdução. (à guisa de justificativa) e os quatro parágrafos seguintes. <![CDATA[Porque o conflito entre tendências metodológicas não é falso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Intrigante e desafiador é o texto de Sérgio Luna, no qual procura demonstrar que existe um falso conflito entre tendências metodológicas. Com muita pertinência, denuncia uma série de atitudes levianas que se instalam no meio acadêmico e que contribuem para a desqualificação da produção docente e discente. <![CDATA[Uma experiência de gestão colegiada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expressão já é gasta: “escola de periferia”. Um bairro com precárias condições de saneamento e transporte, moradias pobres, um trecho favela. Uma população predominante de migrantes, que trabalham em sua maioria na cidade de São Paulo. Uma escola estadual localizada no alto do morro, divisa com outro bairro, considerado de “classe média” por seus moradores. <![CDATA[Uma nova proposta de orientação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expressão já é gasta: “escola de periferia”. Um bairro com precárias condições de saneamento e transporte, moradias pobres, um trecho favela. Uma população predominante de migrantes, que trabalham em sua maioria na cidade de São Paulo. Uma escola estadual localizada no alto do morro, divisa com outro bairro, considerado de “classe média” por seus moradores. <![CDATA[Universidade, escola e formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A expressão já é gasta: “escola de periferia”. Um bairro com precárias condições de saneamento e transporte, moradias pobres, um trecho favela. Uma população predominante de migrantes, que trabalham em sua maioria na cidade de São Paulo. Uma escola estadual localizada no alto do morro, divisa com outro bairro, considerado de “classe média” por seus moradores. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000300012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>A expressão já é gasta: “escola de periferia”. Um bairro com precárias condições de saneamento e transporte, moradias pobres, um trecho favela. Uma população predominante de migrantes, que trabalham em sua maioria na cidade de São Paulo. Uma escola estadual localizada no alto do morro, divisa com outro bairro, considerado de “classe média” por seus moradores.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 08:04:51 29-04-2024-->