Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419880004&lang=es vol. num. 67 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Mal necessário: creches no departamento nacional da criança (1940-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo do artigo é apresentar as propostas e os preceitos do Departamento Nacional da Criança (a partir de 1940) a respeito da creche, difundidos até o final dos anos 60, como parte da política de assistência à maternidade e à infância no Brasil. Consultando publicações desse órgão e afins, editadas durante os seus 30 anos de existência, foi possível concluir que a creche era vista como um mal, porém indispensável na luta contra a mortalidade infantil. A creche era defendida como elemento da puericultura social, no combate ao comércio das criadeiras. No final da década de 60, o rigor higiênico exigido para o seu funcionamento vai pouco a pouco cedendo lugar a propostas de simplificação do atendimento, com a utilização dos espaços ociosos e pessoal voluntário, na perspectiva do desenvolvimento de comunidade.<hr/>The article traces back the policies set up by Brazilian DNCr (National Department for Children, created in 1940) on daycare, along its 30 years of existence, as part of broader policies regarding the assistance to maternity and childhood in Brazil. The study of its publications shows that daycare institutions were seen as an evil, though necessary, as an important weapon in the struggle against infant mortality. The analysis shows how, from a speech that fought the old caretakers issued from lower strata, favoring a hygienic control, policy makers end up by proposing, towards the end of the 60's, a kind of simplified care, using voluntary local personnel in a perspective of community development. <![CDATA[As organizações não governamentais e a educação pré-escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es As chamadas organizações não governamentais têm assumido cada vez mais um papel de receptadoras de verbas públicas para a prestação de serviços de saúde, educação e assistência social à população. Examina-se aqui o caso daquelas voltadas à assistência à criança pequena, freqüentemente envolvidas num discurso que valoriza a participação da população da chamada comunidade. Embora a experiência acumulada neste campo não permita julgamentos definitivos, destacam-se algumas questões como ponto de partida para a reflexão: a disponibilidade de informação sobre as entidades, as fontes de recursos com que operam e, sobretudo, o significado mais amplo da presença dessas organizações na execução das políticas sociais.<hr/>Non-governmental organizations (NGOs) have increasingly become, in Brazil, receptors of public funds for health, education and social assistance services to the population. This article is concerned with those related to daycare and assistance to 0-to-6 year old children. Though experience accumulated about them so far allows no definite judgements, some questions are raised for reflection: the availability of information about NGOs, especially those dealing with young children, the funding and resources with which they operate and, furthermore, the broader meaning of these organizations in the enforcement of public policies. <![CDATA[A educação de adultos entre dois modelos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A reflexão sobre as contradições e dilemas da educação de adultos no Brasil deve ultrapassar os termos de uma discussão que exclui a percepção das dificuldades ideológicas. A partir da identificação de dois modelos que vêm sendo permanentemente confrontados - um modelo "escolar" ou "sistematizador" e um "modelo popular" ou "conscientizador"- assim como de seus respectivos porta-vozes, é possível superar as análises que confundem crítica com estigmatização ideológica. Abre-se assim a possibilidade de refletir sobre a situação e sobre os mecanismos ideológicos utilizados nas tentativas de conciliação dos dois modelos, especialmente a partir da experiência na Fundação Educar, com base nos documentos oficiais disponíveis<hr/>The debate on the contradictions involving adult education in Brasil must overcome the usual terms of discussion which disregard ideological difficulties. From the identification of two ever-contending models - a "schooling" or "systematizing" model and a "popular" or consciousness-raising one - it is possible to transcend those analyses whichso often confound criticism with ideological stigmatizing. Present situation can thus be properly assessed, as well as the ideological mechanisms used in the attempts to reconcile both models, especially those undergone within Fundação Educar (Brazilian government's foundation for adult education), through an analysis based on available official documents <![CDATA[As mulheres pedem a palavra: o jornal the spectator e a questão feminina no século XVIII inglês]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo como fonte as cartas dos leitores do periódico inglês The Spectator, este artigo pretende fazer duas sugestões: em primeiro lugar que, como decorrência do diálogo entre pessoas de interesses e origens diferentes promovido pelo jornal, o público feminino descobriu todo um terreno comum de problemas, idéias e desejos; em segundo lugar, que as mulheres comuns do início do século XVIII na Inglaterra não eram passivas e não aceitavam cegamente o papel subordinado da mulher na sociedade.<hr/>Relying mainly on readers' letters published in the English daily newspaper The Spectator, this article aims at forwarding two suggestions: first, that by following the dialogue among people of different backgrounds and interests sponsored by the press, female readers discovered a common ground of problems, ideas, and wishes; second, that English common-women in early 18th Century were not passive and blind believers in the traditional subordinate role of women in society. <![CDATA[Por uma revisão do conceito de racionalidade na administração universitária brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Debate-se a crise da universidade brasileira e o papel da administração nesse processo. A visão racional da administração universitária é considerada como um dos fatores constitutivos da crise. Discutem-se teórica e criticamente os conceitos de racionalidade, irracionalidade, crise e ambigüidade e propõe-se uma revisão desses conceitos, susceptíveis de serem adotados pela administração universitária. Algumas questões poderão se beneficiar da revisão teórica efetuada: as abordagens macro e micro da administração; a participação no processo decisório e a democratização; e a compatibilização da diversidade com a integração. O trabalho conclui apontando ser possível edificar um modelo de administração universitária que, adotando uma visão revista da racionalidade, possa ser parte integrante da superação da crise.<hr/>The article discusses Brazilian university crisis and the role of its administration in this process. The rational view of university administration is considered as being an important factor for the crisis. The concepts of rationality, irrationality, crisis and ambiguity are discussed both theoretically and critically, providing a revision ofthese concepts that might be adopted by university administration. Some issues may benefit from this theoretical revision: macro and micro approaches to administration, participation in decision-making process and democratization, and the compatibilization of diversity and integration. It seems therefore possible to build a model for mongering universities, by adopting a revised view of rationality in order to overcome the crisis. <![CDATA[Pesquisa em educação: quando se é específico?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O tema deste ensaio é a especificidade do objeto da pesquisa em educação, cujo trato envolve meditações teóricas e testemunhos da prática cotidiana. Está claro que este tratamento do tema irrompe, em grande parte, de minhas experiências de pesquisador solitário e de orientador em mais de duas dezenas de trabalhos acadêmicos, distribuídos entre dissertação de mestrado e teses de doutorado, muitos deles publicados em livros. É certo que o tratamento do tema recebe influência das atividades do pesquisador desacompanhado, que sustentou suas próprias pesquisas (mestrado, doutorado, livre-docência, livros, artigos), assim como ainda traz influência da participação em muitas bancas examinadoras de estudos da mais variada natureza. E tal não seria, se fosse possível extirpar anos e anos de pesquisa universitária. <![CDATA[A pesquisa na universidade e a educação da criança pequena]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola. <![CDATA[Trabalho e sobrevivência: mulheres do campo e da periferia de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola. <![CDATA[A leitura na escola de 1º grau: por uma leitura e A produção de textos na escola: uma tragetória da palavra]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola. <![CDATA[Escola pública de tempo integral: desafio para o ensino público]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741988000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>A psicologia da criança tem se caracterizado, nas últimas décadas, como um corpo de conhecimentos extremamente fragmentado sobre aspectos isolados do desenvolvimento infantil (motor, percentual, cognitivo, afetivo, social, de linguagem, aprendizagem etc...). Além disso, tais pesquisas feitas com crianças fora de seu contexto familiar em ambientes estranhos, com adultos controlados por instruções precisas que muitas vezes bloqueiam seu comportamento espontâneo (Ferreira, 1985). Ademais, trata-se de investigações em geral feitas com uma população européia ou americana de classe média ou alta, com um predomínio de famílias nucleares, onde a mãe é basicamente que cuida da criança até ela ingressar na escola.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 08:05:08 05-05-2024-->