Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419890001&lang=pt vol. num. 68 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Funções sociais do ensino de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata das funções sociais da educação de 2º Grau, no Brasil contemporâneo, tendo como referência a análise das contradições entre o desenvolvimento das forças produtivas e as relações de produção nas formações sociais capitalistas periféricas. Distinguem-se dois grupos de questões. O primeiro deles diz respeito à superação da atual posição desfavorável ocupada pelo país na divisão internacional do trabalho. Nessa perspectiva, o 2º Grau se apresenta como parte integrante da educação básica, cabendo-lhe fornecer, a todos os cidadãos brasileiros, elementos para que dominem os processos produtivos e compreendam as condições históricas da produção do conhecimento científico e tecnológico, assim como meios de acesso sistemático às humanidades e às artes. O segundo grupo de questões está relacionado ao caráter de classe da sociedade brasileira. Para fazer reverter a eventual mudança das condições do país em favor dos segmentos sociais hoje explorados e marginalizados, cabe ao 2º Grau instrumentalizar todos os cidadãos para que se tornem capazes de lutar por seus direitos e pela construção de uma sociedade igualitária.<hr/>Social functions of high school in contemporary Brazil are approached referring to the contradictions between the development of new productive forces and the relations of production in periphery capitalistic social formations. This brings out two groups of issues. The first relates to the need of improving Brazil's unfavorable situation in international division of labour. In this perspective, high school is part of basic education and should provide to all citizens the basic elements needed to master modern production process and to understand historical conditions under which science and technology are produced, as well as access to humanities and arts. The second group of issues concerns class character of Brazilian society. In order to assure a fairer distribution, among the now exploited segments of society, of the benefits of change in the country's conditions, high school should offer all citizens the necessary instruments to struggle for their social, political and economic interests, aiming at an egalitarian society. <![CDATA[O trabalho como princípio educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem por objetivo discutir uma proposta para o ensino de 2º grau à luz do trabalho tomado como princípio educativo. A partir de pesquisas anteriormente realizadas, que evidenciam ser a apropriação do saber articulada ao mundo do trabalho essencial para o trabalhador, discute-se a possibilidade de organização de uma escola de 2º grau que supere tanto o academicismo baseado no velho princípio educativo clássico quanto a profissionalização estreita. Para tanto, propõe-se uma organização para o ensino de 2º grau de tal modo que ele seja único enquanto estrutura, seja politécnico quanto ao conteúdo e dialético quanto à metodologia.<hr/>The purpose of the present article is to discuss a proposal for high school having work as an educational principle. Possession of knowledge about work as shown, in previous research, to be essential to workers. A new organization of high school is thus argued, to overcome both old classic erudition an narrow occupation-minded curricula. It issuggested that high school should have an undiversified structure, polytechnic content and a dialetic methodology. <![CDATA[Possibilidades e limites do trabalho enquanto princípio educativo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende situar a participação dos educadores na definição de política para o 2º Grau frente à elaboração da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Discute a proposta fundamentada numa organização pedagógica a partir do trabalho enquanto princípio educativo.Explicita os pressupostos teóricos que norteiam essa proposta. Aponta seus limites e delineia suas possibilidades.<hr/>The article intends to point out the role of educators in the making of High School policies, having in view the current elaboration of Brazilian new general law regulations on education (LDB). Its approach is based on a pedagogical organization having work as an educating principle, exposing its theoretical bases, its limitations and potentiality. <![CDATA[2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo, através de estatísticas educacionais e informações orçamentárias publicadas, descrevem e analisam a situação atual e evolução do ensino de 2º grau no Brasil. Iniciando por uma discussão metodológica sobre fontes geradoras de estatísticas educacionais e indicadores de escolaridade, o texto prossegue avaliando a cobertura/demanda para este grau de ensino, articulando-a com a política educacional brasileira (evidenciada pela expansão da matrícula e alocação de recursos aos diferentes níveis de ensino) e características da clientela (dando ênfase à sua origem sócio-econômica, condição de ocupação e à crescente participação feminina).<hr/>The article describes and analyzes present situation and the evolution of secondary teaching (senior high school) in Brazil, through published educational statistics and official budget informations. A methodological discussion on the sources of educational data and of schooling indicators precedes the evaluation of scope/demand for that level of schooling, associated to Brazilian educational policy (assessed through expansion of enrollment and allocation of resources among the different levels of teaching) and to the characteristics of students (with emphasis to socio-economic origin, occupational condition and to the increasing feminine participation). <![CDATA[Perfil do ensino de 2º grau no Pará]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo apresenta uma breve caracterização do ensino de 2º grau no Estado do Pará. A análise descritiva da situação do ensino de 2º grau foi feita com base em dados estatísticos. Os resultados mais significativos do estudo revelam: (1) as reduzidas oportunidades de acesso ao ensino de 2º grau, (2) o caráter seletivo nas escolas nesse nível de ensino e (3) a pouca diversidade de habilitações profissionais.<hr/>This article presents a brief characterization of senior-high school in the State of Pará. The descriptive analysis of the situation at that level of education was based on statistical data. The most meaningful results show (1) the reduced access opportunities to that level of schooling,(2) the selective dimension in the system and (3) the lack of diversification of professional courses. <![CDATA[O ensino supletivo de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O Ensino Supletivo de 2º grau é analisado a partir dos resultados de estudos e pesquisas elaborados desde 1971, quando da promulgação da Lei Federal 5692 que o implantou. Parte de um projeto mais amplo de avaliação dos programas de educação de adultos pós-1970, este artigo procura descrever as principais características do Ensino Supletivo de 2º grau e apontar soluções para a educação de jovens e adultos trabalhadores que não tiveram oportunidade de realizá-la na época adequada.<hr/>This article analyses Brazilian adult education programs based on the results of studies and research done since 1971, when a national program set up by law. The article is part of a broader project of evaluation of post-1970 adult education programs. In addition to describing the main characteristics of public adult education programs the authors point out some solutions for the education of young and adult workers who have not had the chance to attend school at the proper time. <![CDATA[Formação de professores a nível de 2º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto pretende discutir a realidade da formação de professores - a Habilitação Magistério - a nível de 2º grau, seus problemas e propostas para a superação dos mesmos. Discutem-se a proposta do Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) nacional, a do CEFAM de São Paulo, além de sugestões para a própria habilitação. Para contextualizar melhor a problemática, foram localizadas as origens da École Normale na França e a instalação das mesmas no Brasil, até a transformação (ou destruição) delas, quando da implantação da Lei 5692/71 que cria a Habilitação-Magistério como uma das habilitações do ensino de 2º grau.<hr/>The present text intends to discuss the training of elementary schoolteachers (Habilitação-Magistério) as a senior high school degree, its problems and proposals, aiming at the solution of such difficulties. It presents and discusses the creation of CEFAM, a center for the improvement ofteacher training both at federal level and in the State of São Paulo, and submits suggestions for improving this kind of course. In order to get a better understanding of the problems, we sought the origins of the École Normale in France, and the creation of the corresponding school in Brazil, until its transformation (or its impairing pedagogical transformation) following the enforcement of Law 5692/71 which transformed the training of elementary schoolteachers into one of the professional options of regular high school. <![CDATA[Educação-produção revisitada: as brechas do sistema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a possível contribuição de uma prática pedagógica integradora e radical na formação, por parte dos adolescentes, de representações sociais de nível crítico. Com base nas respostas dadas por alunos e egressos de três escolas técnico-agrícolas a questões sobre problemas sociais, a autora detecta uma importante diferença: consistentemente, a maior parte das opiniões críticas foram manifestadas por respondentes provenientes da escola onde três professoras desenvolviam um trabalho pedagógico radical. Os resultados são usados para questionar a função social do ensino de 2º grau.<hr/>This article discusses the possible contribution of an integrating and radical pedagogical practice in forming youth's critical representations of society. Based on responses to questions about social problems given by students and alummi from three technical agricultural schools, the author detected an important difference: consistently most of the critical points-of-view were stated by respondents from a school where three teachers were developing a radical teaching. The results are used to question the school's social function. <![CDATA[A escola-família agrícola no Espírito Santo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho educativo junto à população rural do Estado do Espírito Santo, a Escola-Família Agrícola (EFA) acolhe alunos de 1º e 2º Graus. Funcionando como escola técnica agrícola, as EFAs foram criadas pelo Movimento Educacional e Promocional do Espírito Santo (MEPES), visando não só fixar o homem instruído no campo, minimizando o êxodo rural, mas conscientizá-lo de sua função política, tornando-o agente na história de seu grupo social. Com uma estrutura administrativa que busca ser democrática, uma metodologia de valorização da cultura da comunidade onde se instalam, as EFAs apresentam contribuições originais, como a alternância da permanência dos alunos em casa e na escola e o envolvimento dos pais. Discutem-se as realizações positivas desse projeto educativo e as contradições vivenciadas entre o ideal político-pedagógico e sua implantação na prática.<hr/>EFAs are technical agricultural family schools, providing secondary and high school teaching to rural populations in the State of Espírito Santo (SE of Brazil). Created by a local educational movement (MEPES) their aim is to keep the small farmer in the countryside (thus reducing rural exodus) by increasing political consciousness and making him become a historical agent in his social group. With an administrative structure that tries to be democratic and a methodology that values the student's community culture, EFAs present original contributions, such as a system of alter Nance between home and school and the involvement of students' parents. We discuss here both the achievements of this educational project and the contradictions experienced between the political-pedagogic ideal and the hindrances to its practice. <![CDATA[Participação, autonomia e co-gestão na escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de uma mobilização ocorrida numa escola pública de 2º grau em São Paulo, no ano de 1983, buscando soluções coletivas para os problemas vivenciados no cotidiano escolar, em especial o alto grau de seletividade presente neste nível de ensino. A tomada de consciência da ineficiência, inadequação, baixa qualidade do ensino oferecido leva ao questionamento da escola de 2º grau com suspensão das aulas, greves, assembléias, manifestações e a exigência, junto aos órgãos oficiais, de maior autonomia, poder de decisão, participação e co-gestão da escola. Discutimos também os avanços e limites da mobilização, onde os conceitos de autonomia, participação e descentralização ficam restritos aos da democracia liberal burguesa e não engendram formas da ação e intervenção na realidade social e educativa.<hr/>The article concerns a mobilization that took place at a public senior high school in São Paulo, in 1983, in a search for collective solutions to the school's daily problems, especially the high level of selectivity present at this school level. The mobilization aimed at overcoming current difficulties in social and educational relations withinthe school. As students and teachers became aware of the inefficiency, inadequacy of educational contents and low quality level of the schooling that was offered, as well as its excessive selectivity, they began to question it. This led to strikes, adjournement of classes, manifestations and to the demand that state educational authorities allow schools a greater degree of independence, participation and self-management. We discuss the limits to mobilization. The concepts of independence, participation and decentralization are restricted to those of a liberal bourgeois democracy, which do not engender forms of action and intervention within social and educational reality. <![CDATA[Opção: trabalho - trajetórias ocupacionais de trabalhadores de classes subalternas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de uma mobilização ocorrida numa escola pública de 2º grau em São Paulo, no ano de 1983, buscando soluções coletivas para os problemas vivenciados no cotidiano escolar, em especial o alto grau de seletividade presente neste nível de ensino. A tomada de consciência da ineficiência, inadequação, baixa qualidade do ensino oferecido leva ao questionamento da escola de 2º grau com suspensão das aulas, greves, assembléias, manifestações e a exigência, junto aos órgãos oficiais, de maior autonomia, poder de decisão, participação e co-gestão da escola. Discutimos também os avanços e limites da mobilização, onde os conceitos de autonomia, participação e descentralização ficam restritos aos da democracia liberal burguesa e não engendram formas da ação e intervenção na realidade social e educativa.<hr/>The article concerns a mobilization that took place at a public senior high school in São Paulo, in 1983, in a search for collective solutions to the school's daily problems, especially the high level of selectivity present at this school level. The mobilization aimed at overcoming current difficulties in social and educational relations withinthe school. As students and teachers became aware of the inefficiency, inadequacy of educational contents and low quality level of the schooling that was offered, as well as its excessive selectivity, they began to question it. This led to strikes, adjournement of classes, manifestations and to the demand that state educational authorities allow schools a greater degree of independence, participation and self-management. We discuss the limits to mobilization. The concepts of independence, participation and decentralization are restricted to those of a liberal bourgeois democracy, which do not engender forms of action and intervention within social and educational reality. <![CDATA[Ensino de 2º grau: educação geral ou profissionalização?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de uma mobilização ocorrida numa escola pública de 2º grau em São Paulo, no ano de 1983, buscando soluções coletivas para os problemas vivenciados no cotidiano escolar, em especial o alto grau de seletividade presente neste nível de ensino. A tomada de consciência da ineficiência, inadequação, baixa qualidade do ensino oferecido leva ao questionamento da escola de 2º grau com suspensão das aulas, greves, assembléias, manifestações e a exigência, junto aos órgãos oficiais, de maior autonomia, poder de decisão, participação e co-gestão da escola. Discutimos também os avanços e limites da mobilização, onde os conceitos de autonomia, participação e descentralização ficam restritos aos da democracia liberal burguesa e não engendram formas da ação e intervenção na realidade social e educativa.<hr/>The article concerns a mobilization that took place at a public senior high school in São Paulo, in 1983, in a search for collective solutions to the school's daily problems, especially the high level of selectivity present at this school level. The mobilization aimed at overcoming current difficulties in social and educational relations withinthe school. As students and teachers became aware of the inefficiency, inadequacy of educational contents and low quality level of the schooling that was offered, as well as its excessive selectivity, they began to question it. This led to strikes, adjournement of classes, manifestations and to the demand that state educational authorities allow schools a greater degree of independence, participation and self-management. We discuss the limits to mobilization. The concepts of independence, participation and decentralization are restricted to those of a liberal bourgeois democracy, which do not engender forms of action and intervention within social and educational reality. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este artigo trata de uma mobilização ocorrida numa escola pública de 2º grau em São Paulo, no ano de 1983, buscando soluções coletivas para os problemas vivenciados no cotidiano escolar, em especial o alto grau de seletividade presente neste nível de ensino. A tomada de consciência da ineficiência, inadequação, baixa qualidade do ensino oferecido leva ao questionamento da escola de 2º grau com suspensão das aulas, greves, assembléias, manifestações e a exigência, junto aos órgãos oficiais, de maior autonomia, poder de decisão, participação e co-gestão da escola. Discutimos também os avanços e limites da mobilização, onde os conceitos de autonomia, participação e descentralização ficam restritos aos da democracia liberal burguesa e não engendram formas da ação e intervenção na realidade social e educativa.<hr/>The article concerns a mobilization that took place at a public senior high school in São Paulo, in 1983, in a search for collective solutions to the school's daily problems, especially the high level of selectivity present at this school level. The mobilization aimed at overcoming current difficulties in social and educational relations withinthe school. As students and teachers became aware of the inefficiency, inadequacy of educational contents and low quality level of the schooling that was offered, as well as its excessive selectivity, they began to question it. This led to strikes, adjournement of classes, manifestations and to the demand that state educational authorities allow schools a greater degree of independence, participation and self-management. We discuss the limits to mobilization. The concepts of independence, participation and decentralization are restricted to those of a liberal bourgeois democracy, which do not engender forms of action and intervention within social and educational reality.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 12:05:43 02-05-2024-->