Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419890002&lang=es vol. num. 69 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Ensino e pesquisa na universidade: questão de lei ou de visão de mundo?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto sumaria as questões de um estudo de caso integrado ao "Programa de Avaliação da Reforma Universitária", desenvolvido pela CAPES, visando "conhecer as reais condições nas quais se realizam as atividades de produção e disseminação do conhecimento no sistema de educação superior". Propõe-se mostrar como e por que a relação entre ensino e pesquisa, prevista em lei como indissociável, pode ser melhor compreendida enquanto elaboração de um projeto dos professores e das instituições da qual fazem parte. Através da análise do discurso de quarenta professores-pesquisadores, de áreas distintas do conhecimento (Biologia, Física, Letras e Ciências Sociais), busca-se perceber a maneira pela qual eles elaboram e explicam suas práticas cotidianas num dado contexto, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que só pode ser compreendida à luz das práticas sociais mais abrangentes da sociedade brasileira e da história de suas instituições de ensino superior e de pesquisa.<hr/>We here sum up the main issues of a case-study done in the scope of a larger Program for the Evaluation of University Reform (funded by CAPES), aiming to understand "real conditions under which production and dissemination of knowledge take place within the higher education system". The relationship between teaching and research, defined by law as indissoluble, can be better understood as a project of both individual professors and the institutions to which they belong. Through the analysis of 40 professor-researchers' speech, from the field of Biology, Physics, Language and Social Sciences, we investigate the way explain their everyday practice within the (public) University of the State of Rio de Janeiro; this in turn can only be explainable in terms of the wider social practices of Brazilian society and the history of its institutions of higher education and scientific research. <![CDATA[Estrutura social e educação: presença de raças e grupos sociais na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Mudanças profundas na estrutura social dos países da América Latina acarretaram mudanças nos respectivos sistemas educacionais, na estrutura ocupacional e nos mecanismos de mobilidade social. A educação, apesar do papel-chave nessas transformações, não funcionou como agente de integração cultural. Nas sociedades latino-americanas convivem formas segmentárias com formas modernas de hierarquia social, onde as barreiras definidas pela cor da pele foram reforçadas pelos novos mecanismos de exclusão social. A extrema dependência das análises sociológicas para com a economia e a ideologia tende a negligenciar a identidade de grupos sociais e suas formas de interação social e de cultura. Apresentam-se dados sugerindo a incapacidade de intervenção da educação nas descontinuidades sócio-culturais ligadas à auto-identificação racial, apontando para a necessidade de um esforço de conhecimento por parte da sociologia da educação.<hr/>Deep changes in social structure in Latin American countries have led to changes in the corresponding educational systems, in occupational structure and social mobility mechanisms. In spite of its key role in this process, Education has not fulfilled the role of agent for cultural integration. In Latin American societies, segmentary forms coexist with modern forms of social hierarchy, where barriers defined by the colour of the skin have been reinforced by the new mechanisms of social exclusion. However sociological analyses, hinging solely on economy and ideology, tend to neglect the identity of social groups and their ways of social interaction and culture. Selected data suggest the inability of Education to interfere in socio-cultural gaps linked to racial self-identification, showing the need of renewed efforts by Sociology of Education to the understanding of that process. <![CDATA[Cupido na sala de aula: pedofilia e pederastia no Brasil antigo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base, sobretudo em documentos inquisitoriais, acompanha-se a evolução da ideologia luso-brasileira no tocante às relações sexuais intergeracionais, privilegiando-se a análise de uma denúncia contra um suposto professor pedófilo em Minas Gerais nos meados do século XVIII.<hr/>Based especially on documents from Portuguese Inquisition, we follow the evolution of luso-brazilian ideology concerning sexual relationships between adults and children, analyzing in detail a charge against a supposed pedophile teacher in the Capitancy of Minas Gerais, Brazil, in mid 18th Century. <![CDATA[A prática da avaliação educacional: algumas colocações metodológicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O levantamento de concepções vigentes acerca da avaliação educacional permite a discussão de seus objetivos e metodologia, assim como da necessidade de posicionamento por parte do avaliador, especialmente quando aplicada à situação específica do rendimento escolar.<hr/>A review of current conceptions about educational evaluation leads to the discussion of its aims and methodology, as well as of the evaluator's attitude, specially when applied to the situations of evaluating school achievements. <![CDATA[Prevenção ao abuso de drogas na escola: uma revisão da literatura internacional recente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata criticamente os principais modelos internacionais para prevenção do uso de drogas na escola. Em seguida, comenta brevemente a situação brasileira nesse campo e os caminhos a serem tomados.<hr/>This article reports critically the main international patterns to prevent drug use at school. It then comments briefly the Brazilian experience and the steps to be taken. <![CDATA[Justificativas para a formação profissional do deficiente mental: revisão da literatura brasileira especializada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma revisão da literatura brasileira especializada permite identificar justificativas e motivações para a formação profissional do deficiente mental. Grande parte do discurso destina-se à persuasão de agentes públicos e privados, apontando benefícios de ordem econômica e social decorrentes da profissionalização do deficiente; raras vezes a literatura se volta para os próprios portadores de deficiência e para os benefícios reais que lhes adviriam de tal formação.<hr/>A review of Brazilian specialized literature allows an insight on the reasons put forward to justify professional training of the mentally disabled. Most of its content is concerned with persuading public and private agents about economic and social advantages of such training, seldom inquiring about the mentally disabled' own motivations and eventual benefits from such training. <![CDATA[Educação e política social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por finalidade discutir introdutoriamente a importância da educação no contexto da política social. De modo geral, atribui-se relevo considerável principalmente à universalização da educação de 1° grau, embora por razões diversas, dependendo do ponto de vista que se fala em teoria, nomeadamente nos planos oficiais, de tal sorte que por vezes se tem a impressão de indisfarçável boicote, não consciente, mas disseminado nas contradições extremas que caracterizam o sistema de educação. <![CDATA[Política educacional: o revigoramento a partir das práticas cotidianas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma política nacional de ensino fundamental deve integrar uma política nacional de educação que defina princípios e metas, articule as políticas dos diversos graus de ensino e se materialize em um Plano Nacional de Educação. <![CDATA[Não aos estereótipos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma política nacional de ensino fundamental deve integrar uma política nacional de educação que defina princípios e metas, articule as políticas dos diversos graus de ensino e se materialize em um Plano Nacional de Educação. <![CDATA[Educação física progressista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma política nacional de ensino fundamental deve integrar uma política nacional de educação que defina princípios e metas, articule as políticas dos diversos graus de ensino e se materialize em um Plano Nacional de Educação. <![CDATA[L'oeuf transparent]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma política nacional de ensino fundamental deve integrar uma política nacional de educação que defina princípios e metas, articule as políticas dos diversos graus de ensino e se materialize em um Plano Nacional de Educação. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000200012&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Uma política nacional de ensino fundamental deve integrar uma política nacional de educação que defina princípios e metas, articule as políticas dos diversos graus de ensino e se materialize em um Plano Nacional de Educação.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:05:52 03-05-2024-->