Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419890003&lang=es vol. num. 70 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Influências teóricas no ensino e currículo no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo faz um breve inventário das principais influências teóricas sobre a organização do ensino e do currículo, desde o idealismo subjetivista e o modelo da eficiência burocrática - preponderante nas primeiras décadas do século XX - passando pelas teorias cognitivistas ou behavioristas dos anos 50, cuja ênfase às fases do desenvolvimento infantil permitiu métodos de ensino e organizações curriculares mais realistas e adequadas. Aborda ainda as teorias que, embora não se reflitam diretamente em propostas curriculares e organizativas em nossas escolas, permitem criticar e, eventualmente, reorientar essas propostas: as teorias sobre a desigualdade de oportunidades educacionais, de Coleman e Jencks; as do conflito, de Baudelot-Establet, Bourdieu-Passeron e Bowles-Gintis; e as correntes interpretativas e etnográficas, que propõem a reforma do currículo e do funcionamento interno da escola.<hr/>The article reviews the main theoretical influences on teaching and curriculum in Brazil, from the subjectivist idealism and the model of bureaucratic efficiency applied to school - prevailing in the beginning of our century - through cognitive and behaviorist theories of the 50's - of which the stress on child development phases has led to more suitable and realistic teaching methods and curricula. Other currents are also reviewed which though not directly applicable as proposals of curriculum and school organization, provide the grounds to criticize or to remodel existing proposals: theories on the unequal educational opportunities (Coleman, Jencks); conflict theories (Baudelot-Establet, Bourdieu-Passeron, Bowles-Gintis); and interpretative and ethnographic currents, recommending changes in both the curriculum and the internal functioning of school. <![CDATA[Anticoncepção: a visão do professor]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O levantamento de opiniões e conhecimento de professores acerca da anticoncepção, feito entre docentes da 5ª à 8ª séries do 1º Grau da rede pública no Recife, revela alto grau de desconhecimento sobre métodos anticoncepcionais, assim como um descompasso, por parte de professores católicos, entre sua fé e os preceitos da Igreja, tradicional opositora da maioria das práticas anticoncepcionais.<hr/>A survey about contraception among 2nd Cycle teachers of public schools in Recife (PE), shows a sharp unacquaintance with contraceptive methods; also, catholic teachers show contradictions between their faith and the Church's principles and regulations, traditionally opposing the use ofmost contraceptive practices <![CDATA[Os condicionantes da descentralização da educação: um roteiro de estudo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A forma pela qual se descentraliza a educação depende de uma definição prévia a respeito dos objetivos de sua administração, havendo uma relação estreita entre estruturas de comando e suas conseqüências. Por sua vez, a natureza das tarefas administrativas e os órgãos envolvidos condicionam o tipo de descentralização possível. Mediante o estudo prévio de alguns destes condicionantes, pretende-se mostrar que as opções políticas são restritas e que, sem estudos mais pormenorizados, corre-se o risco de promover mudanças puramente simbólicas.<hr/>The chosen form for the decentralization of education will depend on a prior definition of administrative objectives, there being a close connection between command structures and outcomes. At the same time, the nature of the administrative tasks and of the institutions involved will condition the type of decentralization possible. By looking at some of these conditioning factors this study shows that the political options available are restricted and that without further, more detailed studies, there is a risk of embarking on changes of a purely symbolic character <![CDATA[Reciprocidade e hierarquia: relações de gênero na periferia de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa, tal como vividas e concebidas pelas moradoras de um bairro de periferia, as relações de gênero focalizadas através da divisão de papéis na família. Considerada natural, esta divisão baseia-se na identificação simbólica da mulher com o mundo da casa, e do homem com o mundo da rua, como universos regidos por códigos morais distintos, a partir dos quais definem-se o desvio e as acusações sobre o homem e a mulher. O argumento básico é que as relações de gênero são fundadas em dois princípios: o da reciprocidade, que estabelece papéis complementares para o homem e a mulher; e o da hierarquia, que delimita a autoridade masculina sobre a família. Esta por sua vez, aparece como a referência básica da mulher na construção de sua identidade social.<hr/>Gender relations, as perceived and experienced by women from a poor district of the outskirts of São Paulo, are here analyzed through the division of roles in the family. Viewed as "natural", such division lies on women's symbolic identification with home, and men's with the street; the two universes are ruled by different moral codes, from which derive deviance and accusations over both men and women. The analysis argues that gender relations bear on two principles: reciprocity, which establishes the complementary roles for men and women; and hierarchy, which sets the masculine authority over the family. Family, in turn, shows up as these women's basic reference in the construction of social identity. <![CDATA[Mudar a referência para pensar a diferença: o estudo dos gêneros na crítica literária]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Um rápido balanço das correntes emergentes dentro da teoria e crítica literária feminista, especialmente a anglo-americana e a francesa, aponta suas vantagens e limitações, sugerindo o aprofundamento de uma visão crítica da noção de gênero para a análise literária.<hr/>A brief review of emerging currents within feminist literary theory and criticism, especiallty the Anglo-American and French ones, indicates their advantages and limitations, suggesting the deepening of a critic view on the concept of gender in literary analysis. <![CDATA[Da crítica à tolerância: uma visão da educação de adultos na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Três modalidades ou propostas educativas interagem, com destaque, no campo da educação de adultos na América Latina nas últimas três décadas. São conhecidas, habitualmente, sob os nomes de educação popular. No Terreno da prática, por certo, os valores, padrões operacionais e objetivos dessas modalidades ou propostas podem combinar-se nos programas de ação educativa. Aqui as distinguimos, analiticamente, enquanto tipos de modalidades educativas. <![CDATA[Um visível cordão de isolamento: escola e participação popular]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <![CDATA[Participação popular e escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <![CDATA[Incidentes da vida de uma escrava contados por ela mesma]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <![CDATA[Vers une logique des signifacations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <![CDATA[Opúsculo humanitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <![CDATA[A mulher na História do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Uma questão que chama a atenção na literatura sobre escola e participação popular é o enorme isolamento do sistema público de ensino em relação aos movimentos organizados, às expectativas e mesmo à vida cotidiana da população. Muitas vezes, a escola aparece para os educadores e para os pesquisadores como um mundo à parte, regido por normas técnicas, administrativas e legais. Seu cotidiano, sua história e sua prática - Isto é, seu retumbante fracasso em ensinar as crianças das camadas populares - tudo isto nada teria a ver com a vida e a cultura da população trabalhadora, com suas lutas, ou com seu projeto de transformação social.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:04:57 29-04-2024-->