Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419890004&lang=pt vol. num. 71 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Cidadãos analphabetos: propostas e realidade do ensino rural em São Paulo na 1ª república]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O intuito do artigo é acompanhar alguns aspectos da implantação da rede educacional em São Paulo no primeiro período republicano, chamando a atenção para o fato de que, se os ideais republicanos eram amplos e dirigidos a toda a população, a política educacional adotada naquele período foi a de atendimento restrito e preferencial às populações urbanas, em detrimento das residentes em áreas rurais as quais, embora majoritárias, eram justamente aquelas consideradas, na época, como mais avessas à educação escolar.<hr/>The article follows the spreading of the educational system in the state of São Paulo during the First Republic (1889-1930), pointing to the fact that, if republican educational ideals were intended to reach all children, the adopted policies during the period clearly favoured urban populations in detriment to rural ones who, though being the majority, were then considered refractory to formal schooling. <![CDATA[República brasileira em jornais femininos da época (1889-1890)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma seleta comentada de textos publicados, em 1889-1890, em dois jornais fundados e dirigidos por mulheres no Rio de Janeiro, alusivos à proclamação e incipiente instalação da República, revela um pouco conhecido interesse e envolvimento na política, por parte de mulheres; suas atitudes variaram da adesão mais entusiástica à crítica veemente de certas medidas, incluindo a tentativa de participar do Congresso Constituinte que elaborou a primeira Constituição da República.<hr/>A commented selection of articles relative to the new-born Brazilian Republic, published in 1889-1890 on two newspapers edited by women in Rio de Janeiro (then the country's capital) reveals an unsuspected feminine involvement in Politics. Women's attitudes have ranged from enthusiasticacclamation to sharp criticism and included the (frustrated) attempt to take part in the Congress which was to elaborate the first republican Constitution. <![CDATA[O novo, o velho, o perigoso: relendo a cultura brasileira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa a narrativa que Fernando de Azevedo constrói sobre o movimento educacional nos anos 20 e 30, em A Cultura Brasileira, com a finalidade de propor algumas questões aos pesquisadores em História da Educação Brasileira. A partir da posição que o autor assume, num campo de lutas e conciliações, sua narrativa é tomada como prática discursiva que intervém naquele campo, efetuando uma determinada memória histórica, onde se obscurece a relevância de alguns temas e questões que o artigo procura apontar.<hr/>The article analyzes Fernando de Azevedo's narrative construction of the educational movement in Brazil's 20's and 30's (in his A Cultura Brasileira) with the purpose of raising some questions to researchers interested in the History of Brazilian Education. Azevedo's narrative is seen as a discourse practice acting upon a field of struggles and compromise which instantiates a certain historical memory in as much as the author's own position in regard to that field is concerned. The narrative thus obliterates some issues whose relevance the article wants to point out. <![CDATA[0 a 6: desencontro de estatísticas e atendimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A tentativa de avaliar a cobertura dos estabelecimentos que atendem à criança de 0 a 6 anos no Brasil, caracterizados como creche, pré-escola ou similar, esbarra em dificuldades relativas às fontes de informação. As estatísticas pertinentes fornecidas por diversos órgãos governamentais têm em comum a conceituação imprecisa dos diferentes tipos de atendimento, diferindo na forma de coleta dos dados, universo e período abrangidos, apresentando discrepâncias que não permitem inferir senão tendências desse atendimento durante a última década.<hr/>An attempt to evaluate the coverage of nurseries, daycare centers and similar institutions in charge of the 0 to 6 year olds in Brazil faces difficulties linked to the sources of information. Statistics provided by several government agencies share a vagueness in conceptualization of different kinds of care, diverging in methods of data collection, range and period covered, showing discrepancies that barely allow the inference of tendencies of that coverage over the last ten years. <![CDATA[Papel e valor das interações sociais em sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende discutir o conceito de interações sociais, de modo a clarificar seu papel e valor para a dinâmica da sala de aula. Para tanto, dois aspectos serão discutidos: 1º) a concepção de Vygotsky, uma vez que esta se encontra na base de uma nova proposta teórica de relações entre as interações sociais e as construções cognitivas e 2º)o conceito de interações sociais, no contexto escolar, a partir de uma reflexão sobre as pedagogias ditas ativas. Espera-se que tal discussão propicie alcançar uma noção mais precisa a respeito das interações sociais que possuem valor formativo, as quais cabe ao professor incentivar e/ou promover.<hr/>This article discusses the concept of social interactions in order to clarify their role and value in classroom dynamics. Two aspects will be discussed: 1) the theory elaborated by Vygotsky, since it represents the basic support for a new theoretical approach to the relationship between social interactions and cognitive constructions; 2) the concept of social interactions in the school context, steming from a reflection about the so-called active pedagogies. The aim of the discussion is to reach a clearer notion about social interactions which have educational value, deserving to be promoted or stimulated by the teacher. <![CDATA[Interação criança-criança: ressurgimento de uma área de pesquisa e suas perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Reflete-se, neste trabalho, a respeito do ressurgimento, nas últimas duas décadas, do interesse pelo estudo da interaçäo criança-criança, e de suas conseqüências nas concepções sobre a criança e sobre o processo de desenvolvimento. Säo apresentadas algumas evidências no sentido de caracterizar o fenômeno interação criança-criança de acordo com a nova compreensão que a pesquisa recente vem oferecendo sobre sua natureza e seu significado funcional.<hr/>This paper discusses the renewal of interest in the study of chil-child interaction in the last two decades, and its consequences on conceptions about childhood and development. Some evidence is presented in order to describe child-child interaction in line with the new understanding which recent research is offering about its nature and functional meaning. <![CDATA[Escrita: na história, na vida, na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A escrita e a linguagem oral são sistemas de representação e comunicação complementares, diferentes em sua estrutura e funcionamento. A mais evidente e central dessas funções é a de interlocução à distância, características da escrita que supera os limites do tempo e do espaço, exigindo do escritor um jogo de pressuposições e representações para construir uma audiência imaginada. <![CDATA[Participação comunitária e constituição: avanços e ambigüidades]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Entre as novidades da atual Constituição Brasileira está o reclamo de participação comunitária, sobretudo no que diz respeito à ordem social e ao município. Já o Art. 1.º indica esta inovação, quando declara que todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente. Este exercício direto vem depois enquadrado em casos específicos, com alcance definido, em particular na esfera municipal, mas significa certamente o aceno expresso de que o poder representantivo não esgota a margem de ação dos representados. <![CDATA[Política integrada de formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Confesso que o tema desta mesa-redonda - política integrada de formação dos professores - pareceu-me bastante complexo, principalmente porque nos encontramos num momento em que haverá uma reordenação legal da educação brasileira e em que, portanto, não dispomos de todos os pontos de partida necessários para a discussão do assunto. É obvio que uma política de formação de professores não pode ser pensada sem que se tenha como referência o ensino de 1º e 2º graus - ou fundamental e médio, nos termos da nova Constituição - que queremos ver implantado no país. <![CDATA[O trabalhador estudante: um perfil do aluno do curso superior noturno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Confesso que o tema desta mesa-redonda - política integrada de formação dos professores - pareceu-me bastante complexo, principalmente porque nos encontramos num momento em que haverá uma reordenação legal da educação brasileira e em que, portanto, não dispomos de todos os pontos de partida necessários para a discussão do assunto. É obvio que uma política de formação de professores não pode ser pensada sem que se tenha como referência o ensino de 1º e 2º graus - ou fundamental e médio, nos termos da nova Constituição - que queremos ver implantado no país. <![CDATA[A pré-escola em São Paulo (1977-1940)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Confesso que o tema desta mesa-redonda - política integrada de formação dos professores - pareceu-me bastante complexo, principalmente porque nos encontramos num momento em que haverá uma reordenação legal da educação brasileira e em que, portanto, não dispomos de todos os pontos de partida necessários para a discussão do assunto. É obvio que uma política de formação de professores não pode ser pensada sem que se tenha como referência o ensino de 1º e 2º graus - ou fundamental e médio, nos termos da nova Constituição - que queremos ver implantado no país. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741989000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Confesso que o tema desta mesa-redonda - política integrada de formação dos professores - pareceu-me bastante complexo, principalmente porque nos encontramos num momento em que haverá uma reordenação legal da educação brasileira e em que, portanto, não dispomos de todos os pontos de partida necessários para a discussão do assunto. É obvio que uma política de formação de professores não pode ser pensada sem que se tenha como referência o ensino de 1º e 2º graus - ou fundamental e médio, nos termos da nova Constituição - que queremos ver implantado no país.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 10:04:54 30-04-2024-->