Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419900001&lang=es vol. num. 72 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Formação do magistério em São Paulo: do império a 1930]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Da extrema precariedade quantitativa e qualitativa dos tempos do Império, o sistema de instrução pública no Estado de São Paulo conheceu notável expansäo durante a 1ª República. As providências e os mecanismos para formar mestres e mestras para a incipiente rede de ensino foram alvo de abundante legislação, cheia de idas e vindas, improvisações e correções. O exame da sucessão de documentos legais e "reformas" com tendências divergentes evidencia a ausência de uma política educacional definida; além do estatuto especial da Escola Normal da capital (a "Escola da Praça"), permite também entrever como o ensino normal correspondeu menos à preparação de um magistério competente e mais às necessidades de formação de parcelas crescentes da população, especialmente do sexo feminino, como oportunidade de prosseguimento dos estudos após o curso elementar.<hr/>From an extremely inadequate situation during Brazilian Empire (mid-nineteenth Century), public elementary education has neatly improved in the State of São Paulo during the First Republic (1889-1930). The article analyzes the numerous legal documents along both periods determining measures to train teachers for the growing educational system.The diverging tendencies of successive laws and decress show the absence of a positive educational policy; it is also shown that the normal school served less to train capable teachers, rather corresponding to the needs of further (post-primary) studies by increasing sectors of the population mostly girls. <![CDATA[O discurso especializado sobre literatura infanto-juvenil na década de 50]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo estuda, através dos conceitos opinião e atitude, o discurso especializado em literatura infanto-juvenil produzido no Brasil. Analisa diretamente os textos publicados na década de 50, quando houve forte influxo quantitativo, e, indiretamente, toda a produção sobre literatura para crianças e jovens. Dessa forma, procura explicar a produção dos anos 50, fazendo indicações para o estudo da produção atual. Por meio de recorrência a certas representações mitificantes sobre a criança, a escola e a literatura, a produção da década de 50 parece ter surgido em oposição ao que se chamou "ameaça dos quadrinhos".<hr/>This article studies the specialized speech on children's literature produced in Brazil, using the concepts of opinion and attitude. Texts published in the 50's (when there was a sharp increase in their production) are directly analyzed, as well as the whole of the production concerning literature for children and young people, in an attempt to explain the 50's production and make indications for the study of present production. Relying on some mystifying representations on the child, school and literature, the 50's production seems to have risen in opposition to the so-called "comic-strips threat". <![CDATA[Alfabetização e psicogênese: um estudo longitudinal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo longitudinal analisa o impacto de dois programas de alfabetização sobre a psicogênese e o rendimento escolar de 20 crianças matriculadas em escolas públicas de Ceilândia, cidade-satélite de Brasília, durante três anos. Abrangeu os anos letivos de 1985, 1986 e 1987, acompanhando os alunos desde a matrícula na 1ª até a 3ª série. Dos dois programas de alfabetização analisados, um baseava-se em livro didático ("tradicional") e o outro não adotava livro algum ("experimental"). O estudo revelou paradoxalmente que o programa tradicional apresenta vantagens face ao experimental, promovendo tanto a psicogênese quanto o rendimento escolar. Mas isso não se deve a uma superioridade intrínseca da adoção de livro didático, e sim ao fato de que o programa que o utiliza depende menos do professor que o programa experimental, revelando-se "mais apropriado" para um contexto escolar caracterizado pela alta rotatividade e pelo absenteísmo do professor.<hr/>The longitudinal study analyzes the impact of two different didatic programs on the cognitive structures of underprivileged first graders attending public schools in a Brasília's satellite town, between 1985 and 1987. Twenty children were selected from schools adopting two literacy programs: 10 were exposed to a traditional program, based on didatic books, and 10 to an experimental program adopting no book. Their cognitive competence (according to Piaget) and their school performance were controlled from school entrance to the end of the third grade. It was found that the traditional program is more efficient both in promoting the children's psychogenetic development and in improving their school performance. This is not due to any intrinsic superiority of the traditional program, but to the fact that it is more teacher-independent than the experimental one, and therefore more appropriate to a context characterized by high "teacher rotation" and absenteism. <![CDATA[Estrutura familiar e trabalho na grande São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo descreve as transformações na família brasileira e paulista segundo os Censos a partir de 1960. Esta descrição introduz, como um cenário, dados do DIEESE de 1981 sobre a Grande São Paulo, que permitem descrever a família paulistana como predominantemente nuclear, jovem, com filhos menores de 7 anos e tendo em média 4,1 elementos. Uma análise da participação dos membros do grupo doméstico em atividades econômicas - conceito ampliado pela inclusão da categoria dos "biaqueiros"- revela que a posição ocupada no núcleo determina, em parte, a natureza da atividade que será desempenhada. O exame das taxas de atividade dos indivíduos, por outro lado, comprova a ocorrência de significativas diferenças em seus níveis de participação econômica conforme as estruturas familiares nas quais se inserem e o momento do ciclo de vida familiar em que se encontram.<hr/>The article describes the changes in Brazilian, especially São Paulo's families according to since 1960. Based on 1981 data collected by inter-union agency DIEESE (independent from official census data collectors) it describes the family living in Great São Paulo as predominantly nuclear, young, with children under 7 and having 4.1 members in average. The analysis of member's participation in economic activity - using DIEESE's concept of biqueiros, workers performing informal sporadic and diversified services - shows that their position in the household partially determines the nature of activity to be engaged in. The study of individual activity rates, in turn, shows significant differences in their levels of economic participation bearing on the family structure to which they belong and on the moment of family life cycle they are in. <![CDATA[Arranjos familiares: o esforço coletivo para viver na grande São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Através da abordagem do ciclo vital familiar, é possível identificar os arranjos pelos quais os residentes em domicílios da Região Metropolitana da Grande São Paulo sobreviveram no começo dos anos 80, conjuntura marcada pela recessão e início da crise econômica. A partir de dados colhidos pelo DIEESE (Depto. Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos), e tomando como padrão de renda o Salário Mínimo Necessário construído pelo mesmo DIEESE, a presente análise mostra os arranjos articulados pelos diversos tipos de famílias - em diferentes momentos de seu ciclo de vida - que se revelaram mais, ou menos, favoráveis para situá-las acima ou abaixo de condições de precariedade de vida.<hr/>By using the family life cycle approach, it was possible to identify the arrangements through which household units of Great São Paulo have survived in the beginning of the 80's, in a context of recession and economic crisis. Based on data collected by DIEESE (an inter-union agency of socio-economic studies) in 1981, this article shows how different kinds of families - in different moments of their life cycle - have, or have not managed to locate themselves above poverty or scarcity levels of living conditions. <![CDATA[Do cotidiano à construção do pensamento lógico-matemático]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers. <![CDATA[Memória e brincadeiras na cidade de São Paulo nas primeiras décadas do século XX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers. <![CDATA[Prendas e antiprendas: uma escola de mulheres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers. <![CDATA[Rebeldia e submissão: estudos sobre condição feminina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers. <![CDATA[Família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Este artigo aborda um dos trabalhos de intervenção psicopedagógica que vem sendo desenvolvido anualmente, no NOAP-PUC/RJ, com crianças de comunidades de baixa renda, consideradas, pelas escolas públicas que freqüentam, portadoras de dificuldades em aprender.<hr/>This paper describes one of the psychopedagogical interventions carried out at NOAP Center (Catholic University in Rio de Janeiro) with low income children attending public schools and viewed as having learning difficulties by their teachers.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 11:04:39 29-04-2024-->