Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419900002&lang=pt vol. num. 73 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Raça e oportunidades educacionais no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo caracteriza a desigual apropriação das oportunidades educacionais por parte de brancos e não-brancos no Brasil, apontando os efeitos acumulados da discriminação racial no âmbito da educação formal. Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar - PNAD de 1982 e em seu suplemento especial sobre educação, descrevem-se as trajetórias educacionais dos grupos de cor branca, preta e parda, onde se evidenciam as desvantagens no acesso à escola e no ritmo de progressão escolar por crianças não brancas, que resultam em profundas desigualdades educacionais em nossa sociedade.<hr/>The article shows the unequal appropriating of educational opportunities by whites and non whites in Brazil, pointing to cumulative effects of racial discrimination in the scope of formal education. Based on data from 1982 PNAD (National Home Sampling Survey) and its special supplement on education, the article describes the schooling paths ofwhite, black and coloured groups, showing clear disadvantages of no whites - in terms of access to school and of rythm of school progress - which result in deep educational inequalities in Brazilian society. <![CDATA[Interseções de gênero e classe: acomodação e resistência de mulheres e meninas às ideologias de papéis sexuais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute as respostas de mulheres e meninas à estereotipia de papéis sexuais em diferentes classes sociais. Contrapondo-se à idéia prevalecente de que valores e atitudes internalizados por meninas são resultado de imposição unilateral da sociedade, argumenta que a construção da identidade de gênero envolve um processo permanente de acomodação e resistência. Tal processo é analisado como resposta ativa de mulheres adultas às ideologias contraditórias de papéis sexuais e ilustrado por exemplo empírico, de observação e entrevistas com crianças da 5ª série, pertencentes à classe trabalhadora e à classe média afluente.<hr/>The article discusses female responses to sex-role stereotyping in different social classes. In opposition to the prevailing view of society's unilateral imposition of values and attitudes that are internalized by girls, it is argued that the construction of gender identity involves a constant process of accomodation and resistance. Such process is analyzed as active responses of women to contradictory sex-role ideologies, and illustrated by empiric data from observation and interviews of 5th grade working class and affluent children. <![CDATA[O cotidiano de uma escola pública de 1º grau: um estudo etnográfico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cotidiano de uma escola pública de 1º grau em Uberlândia (MG) foi estudado através de técnicas etnográficas, para compreender como se produz o fracasso escolar. A partir dos resultados obtidos, revela-se uma dinâmica intra-escolar marcada por conflitos e antagonismos, identificados nos três níveis básicos que a caracterizam: entre professores e "especialistas", entre professores e alunos e entre o conhecimento acadêmico e o conhecimento cotidiano. Estes conflitos são considerados como constitutivos da dialética do cotidiano da escola pública de periferia. Apresentam-se sugestões para uma atuação do profissional escolar como força progressiva no interior desta instituição, buscando sua transformação.<hr/>This ethnographic study of everyday life in a public elementary school in the State of Minas Gerais, Brazil, aims at understanding how school failure is produced. The results show an intra-school dynamics featuring three basic levels of conflicts and antagonism: between teachers and "specialists", teachers and students and between academic knowledge and everyday knowledge. These conflicts are considered as constituents of everyday dialetics of public schools in similar situations. Suggestions are put forward regarding the participation of school professionals as progressive actors within the institution, aiming at its transformation. <![CDATA[O homem na matrifocalidade: gênero, percepção e experiências do domínio doméstico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Percepções e experiências masculinas do domínio doméstico são comparadas às de mulheres em condições matrifocais, através de dados e depoimentos de moradores do bairro pobre de Coelhos, em Recife (PE). A expectativa de forte dominação masculina é contraposta a uma realidade onde a base decontinuidade e segurança do grupo doméstico é construída pelo lado feminino. Usando a idéia de ciclo de desenvolvimento do grupo doméstico, e focalizando as uniões e separações conjugais, argumenta-se que o gênero é um elemento diferenciador nas definições de como são vividas as fases do ciclo e de como é representada "a casa" nas estratégias de vida individuais masculinas e femininas.<hr/>Male perceptions and experiences of the domestic domain are compared with female perceptions and experiences under matrifocal conditions, through data collected in the poor neighborhood of Coelhos, in Recife (PE, NE of Brazil). Expectations of a strong male dominance are counterposed bya reality in which the base for continuity and security ofthe domestic group is constructed on the female side. Using the idea of developmental cycle of the domestic group and focusing on conjugal unions and separations, it is argued that gender is a differentiating element in the defining of how domestic cycles are lived and how "the household" is seen as part of male and female individual life strategies. <![CDATA[Jeito de freira: estudo antropológico sobre a vocação religiosa feminina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A construção da vocação religiosa feminina é aqui analisada sob três ângulos: o das famílias camponesas, de onde provém a maioria das freiras, o das próprias freiras - que encontram no convento um espaço de realização individual - e o da Igreja Católica e sua necessidade de reprodução social. A forma como é construída a identidade da freira, a partir do estudo empírico em conventos no Sul do país, é investigada pelos rituais de iniciação e pela veiculação de valores como trabalho, santidade e hierarquia.<hr/>The construction of religious female vocation in here analyzed under three angles: that of peasant families where most nuns come from, that of the nuns' themselves - for whom the convent opens the possibility of individual growth - and that of the Catholic Church and its social reproduction needs. Based on empirical observation in convents in the South of Brazil, the construction of the nun's identity is investigated by focusing on the initiation rituals and the transmission of values such as work, sanctity and hierarchy. <![CDATA[Currículo, conhecimento e democracia: as lições e as dúvidas de duas décadas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após vinte anos de intenso debate e profundas críticas, o que realmente sabemos sobre construção, seleção, organização, representação e distribuição do conhecimento em educação? A resposta a esta questão exige uma pequena digressão a respeito da situação da área de estudos de currículo no Brasil. <![CDATA[O papel da pesquisa na pós-graduação em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para discutir o papel da pesquisa na pós-graduação em educação, proponho-me primeiro a expor a literatura que trata do tema, privilegiando os artigos que vêm exercendo uma função referenciadora para as muitas abordagens sobre o assunto. <![CDATA[Guia de leitura para alunos de 1º a 2º graus]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para discutir o papel da pesquisa na pós-graduação em educação, proponho-me primeiro a expor a literatura que trata do tema, privilegiando os artigos que vêm exercendo uma função referenciadora para as muitas abordagens sobre o assunto. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741990000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Para discutir o papel da pesquisa na pós-graduação em educação, proponho-me primeiro a expor a literatura que trata do tema, privilegiando os artigos que vêm exercendo uma função referenciadora para as muitas abordagens sobre o assunto.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:05:15 02-05-2024-->