Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419910001&lang=pt vol. num. 76 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Escola pública em tempo integral: o PROFIC na rede estadual de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Síntese de um extenso relatório, este artigo é um estudo sobre a implantação do PROFIC - Programa de Formação Integral da Criança na rede estadual de ensino em São Paulo. Além de um mapeamento amplo das escolas que implantaram o Programa, de 1986 até o primeiro semestre de 1988, realizou-se também um estudo em profundidade em duas dessas escolas.Os resultados indicam que o PROFIC assumiu características centralistas, tanto em sua formulação quanto na implantação; que o índice de adesão das escolas da rede foi baixo; que o processo de implantação foi precário, criando vários problemas para as escolas que o adotaram. A apropriação do projeto, pelas duas escolas estudadas em profundidade, foi fortemente influenciada pela história de cada uma delas, caracterizando-se por atitudes simultâneas de aceitação/rejeição de maneira que, embora formalmente presente, o PROFIC não se integrou às escolas.<hr/>This article sums up an extensive report on the implantation of PROFIC - a state program for children's full education, in the public schools of the State of São Paulo. The study has not only proceeded to a broad outline of the schools in which the Program has been adopted, between 1986and the first semester of 1988, but has also followed in depth the implantation of the Program in two of these schools. Results show centralistic traits in the Program's both planning and implantation, a low rate of adherence by the schools of the state network and deficiencies in its process of implantation which brought about many troubles to the schools that adopted it. In the two schools studied in depth the way the project was assumed was strongly affected by each school's own history, featuring simultaneous attitudes of acception/rejection so that, though formally present, PROFIC has not been integrated to the school's routine. <![CDATA[A problemática das pesquisas político-eleitorais: o currículo de matemática para a compreensão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O amplo uso de dados estatísticos, determinantes em campanhas políticas, assim como a incapacidade do público em lidar com tais informações estão relacionados com o conteúdo e as práticas do currículo de Matemática. O exame desse currículo, especialmente na escola secundária americana, revela sua descontextualização, sua impregnação positivista:apresentando como "neutro", apolítico, não expõe os estudantes ao modo como a Matemática afeta suas vidas, direta ou indiretamente. Evidencia-se assim a natureza política da Matemática, pleiteando-se uma educação tecnológica voltada para a compreensão das origens e implicações dos cálculos e de suas aplicações à vida social e política.<hr/>The study of the secondary school math curriculum shows its decontextualization and positivistic impregnation: by being presented as "neutral"and "non-political", it does not expose students to the ways in which mathematics directly or indirectly affects their lives. The political nature of mathematics is thus evidenced; technology can and should be used to bring about changes in the mathematics curriculum aiming at the understanding of the origins and implications of calculations and their applications to our social and political lives. <![CDATA[Informática na educação escolar: a busca de uma nova didática magna]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo sustenta que a Pedagogia moderna tem por pressuposto que há um e somente um método para se conhecer, portanto, apenas um método de ensinar, o que é uma concepção comum entre pensadores ocidentais, partilhada pelo fundador da Didática moderna - Comenio. Em nossos dias, vêem-se reciclados os pressupostos comenianos quando Pappert propõe a família de linguagens de programação de computadores, a "filosofia de educação" Logo, como meio para a efetiva ultrapassagem do estágio cognitivo concreto para o lógico-formal, bem como quando sustenta a matética enquanto fundamento de uma nova sociedade. Argumenta-se, ainda, que Pappert, embora se apóie na epistemologia genética, utiliza-a apenas como pano de fundo e não como suporte efetivo da teoria que estatui.<hr/>The article argues that modern Pedagogy assumes that there is one and only one method of knowing, hence only one method for teaching, which is a common conception in western thought, shared by the founder of modern Didactics: Comenio. Today Comenian pressupositions are reinstalled when Pappert presents the computering family of languages, the philosophy-of-education Logo as a means to the effective surpassing of the concrete cognitive stagium into the logic-formal one, as well as when he argues that matetics may be the founding of a new society. It is also argued that Pappert, though relying on generic epistemology, only uses it as a framework rather than as the effective support of his theory. <![CDATA[O cuidado às crianças pequenas no Brasil escravista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo descreve e analisa as transformações no discurso e na prática do cuidado à criança pequena no Brasil do século XIX, apoiando-se em textos da época. A análise destaca o surgimento do discurso sobre creches e salas de asilo, logo após a abolição da escravidão, sugerindo que tais instituições visavam conter as classes populares, liberar mão-de-obra feminina do cuidado com a própria prole para absorvê-la nos serviços domésticos e, ainda, melhorar o rendimento da mão-de-obra masculina.<hr/>This article describes and analyzes the changes in both discourse and practices concerning child care in Brazil during slavery (late 19th Century), based on texts from the period. It stresses the onset of a discourse on day care centers after slave's liberation, suggesting that advocacy for these institutions had controlling aims and was linkedto the interest in releasing poor females from child care so as to employ them as household servants, as well as to improve male labour force productiveness. <![CDATA[A consciência fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente estudo investiga a relação entre consciência fonológica e progresso inicial na aprendizagem da escrita do português, tomando como sujeitos dois grupos de crianças das classes populares sendo alfabetizadas por métodos diferentes: 32 pelo método fonético e 26 pelo método silábico. Os resultados do presente estudo confirmam os de estudos anteriores: de uma maneira geral, variações na consciência fonológica correlacionaram-se com variações na aprendizagem da leitura e da escrita. Os resultados do presente estudo sugerem, no entanto, que variações na consciência de fonemas, observadas no início da alfabetização, podem ser menos importantes para a aprendizagem da leitura e da escrita quando o método de alfabetização é o silábico.<hr/>This article reports an investigation on the relationship between phonological awareness and learning to write in Portuguese, taking as subjects two groups of low strata children learning to read and write through different methods: 32 through a phonic method and 26 through a syllabic method. The results of the present study confirm the resultsof previous investigations. In general, phonological awareness was related to progress in learning to read and write. However, the results of the present study suggest that variations in phonetic awareness, observed at the beginning of literacy acquisiton, may be less important for Portuguese literacy acquisition when children learn to read through a "syllabic" method than when they learn to read through a "phonic" method. <![CDATA[A mulher como tema nas disciplinas da USP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Um levantamento das disciplinas lecionadas em todas as unidades da Universidade de São Paulo - USP (na capital), até 1989, permitiu identificar aquelas que abordam questões de gênero ou relativas à mulher, nas áreas das ciências humanas e biológicas. Além de constatar a predominância do interesse por tais questões nos cursos em nível de pós-graduação, relativamente aos de graduação, o artigo analisa os enfoques dados à questão nas diferentes unidades da USP, salientando que, à escassa incorporação dos estudos sobre a mulher na universidade, contrapõem-se algumas áreas que adotam uma perspectiva inovadora e crítica, demonstrando a insuficiência dos estudos "que ignoram a metade da população".<hr/>The exam of the courses and disciplines taught at the University of São Paulo - USP (at the State capital) until 1989 lead to the identification of those approaching gender relations or concerning women's studies only in the areas of biological and human sciences. A neat interest on these subjects prevails in post-graduation rather than among under-graduates. The analysis refers to the different approaches adopted by the departments or institutes concerned, stressing the scarce incorporation of women's studies, but highlights some areas wich adopt an innovative and critical perspective, showing the inadequacy of studies that "ignore half of the population". <![CDATA[Mesa-redonda: três perguntas a Vygotskianos, Wallonianos e Piagetianos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo nasceu de uma mesa-redonda da qual os autores participaram durante a XX Reunião de Psicologia da Sociedade de Psicologia de Ribeirão Preto (SP), no dia 26 de outubro de 1990. A formulação das perguntas assim como sua resposta na perspectiva de Jean Piaget são de autoria de Yves de la Taille. As respostas eleboradas na perspectiva de Vygotsky e Wallon são assinadas por Marta Kohl de Oliveira e Heloísa Dantas, respectivamente. <![CDATA[A questão da autoridade na educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pelo horário, a aula deveria ser de comunicação e expressão. No entanto, nada mais formal. O barulho e a movimentação impedem qualquer trabalho produtivo. A professora grita, na tentativa de se fazer ouvir: os alunos - salvo raras exceções - mal a escutam, dando, assim, continuidade a outras atividades que não aquelas que supostamente deveriam estar realizando. Preponderam a balbúrdia, o tumulto e a agitação típica da recreação, agora deslocadas e desprovidas de sentido porque em sala de aula. Perde-se um precioso tempo que poderia estar a serviço do processo de ensino-aprendizagem - com conversas, brigas, idas ao cesto de lixo ou pura ambulação <![CDATA[Mulher, casa e família: cotidiano nas camadas médias paulistanas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pelo horário, a aula deveria ser de comunicação e expressão. No entanto, nada mais formal. O barulho e a movimentação impedem qualquer trabalho produtivo. A professora grita, na tentativa de se fazer ouvir: os alunos - salvo raras exceções - mal a escutam, dando, assim, continuidade a outras atividades que não aquelas que supostamente deveriam estar realizando. Preponderam a balbúrdia, o tumulto e a agitação típica da recreação, agora deslocadas e desprovidas de sentido porque em sala de aula. Perde-se um precioso tempo que poderia estar a serviço do processo de ensino-aprendizagem - com conversas, brigas, idas ao cesto de lixo ou pura ambulação <![CDATA[História dos movimentos sociais no campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Pelo horário, a aula deveria ser de comunicação e expressão. No entanto, nada mais formal. O barulho e a movimentação impedem qualquer trabalho produtivo. A professora grita, na tentativa de se fazer ouvir: os alunos - salvo raras exceções - mal a escutam, dando, assim, continuidade a outras atividades que não aquelas que supostamente deveriam estar realizando. Preponderam a balbúrdia, o tumulto e a agitação típica da recreação, agora deslocadas e desprovidas de sentido porque em sala de aula. Perde-se um precioso tempo que poderia estar a serviço do processo de ensino-aprendizagem - com conversas, brigas, idas ao cesto de lixo ou pura ambulação <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Pelo horário, a aula deveria ser de comunicação e expressão. No entanto, nada mais formal. O barulho e a movimentação impedem qualquer trabalho produtivo. A professora grita, na tentativa de se fazer ouvir: os alunos - salvo raras exceções - mal a escutam, dando, assim, continuidade a outras atividades que não aquelas que supostamente deveriam estar realizando. Preponderam a balbúrdia, o tumulto e a agitação típica da recreação, agora deslocadas e desprovidas de sentido porque em sala de aula. Perde-se um precioso tempo que poderia estar a serviço do processo de ensino-aprendizagem - com conversas, brigas, idas ao cesto de lixo ou pura ambulação</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:05:39 03-05-2024-->