Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419910002&lang=pt vol. num. 77 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Novas relações estado/municípios no campo da educação: a experiência do governo Arraes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No âmbito do presente debate nacional sobre a municipalização do ensino básico, este artigo identifica uma inflexão, nas análises recentes, no sentido de se adotarem padrões democráticos de articulação inter-institucional visando a efetiva universalização do ensino fundamental. Tomando por referência a política educacional do Governo Miguel Arraes em Pernambuco (1987-1990), delineia-se o conjunto de procedimentos empregados para a articulação entre o estado e os municípios. Num contexto de drástica redução do apoio financeiro federal ao estado, essa articulação permitiu melhorar o aproveitamento do parque escolar público, ampliar a cobertura escolar, eliminar a duplicação de esforços e de estruturas nos órgãos de educação, aplicando medidas de caráter técnico-pedagógico que apontam para a superação das práticas político-clientelistas do setor educacional.<hr/>Within current national debate on decentralyzing the school system, the paper identifies in recent analyses a trend towards adopting democratic patterns of articulation between the State and municipalities, aiming at an effective universalization of basic school. It describes concrete efforts on this direction made within the educational policy of Arraes Administration in the State of Pernambuco (NE of Brazil) between 1987 and 1990. In a context of decline in federal funds for the State, the new joint-action pattern allowed better use of public school premises, larger school coverage, the elimination of duplicated work in education boards; and the newly adopted technical and pedagogical measures point out to the overcoming of long-lasting political-clientelistic practices in the educational sector. <![CDATA[Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.<hr/>The article assesses the implementation in Paraná (South of Brazil) of federal programs of district support to improve the school system in rural areas. Consolidated Rural Schools have brought together previouslyscattered one-class, multi-graded schools into a central, eight graded, bus-served one. From 1977 to 1986, they have been set in 15% of the State's districts, with twofold results: schooltime lengthening to eight years, better teacher training, lesser absenteism by students, but operational costs are high, as well as teacher turnover, and school failure rates were kept practically unchanged. Nevertheless, such programs have necessarily a limited range and tend to be deviated from original goals due to the prevalence of extra-school factors such as poverty, rural migration, political clientelism and the absence of steady socio-political directives. <![CDATA[Raça e educação inicial]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da seleção e análise dos dados coletados pelas PNADs 82, 85 e 87 sobre creche, pré-escola e séries iniciais do 1º grau, assinala-se que as oportunidades educacionais de crianças negras são as de pior qualidade que o sistema oferece. Destacando a presença notável de crianças entre7 e 9 anos na pré-escola, particularmente as negras residindo no Nordeste, alerta-se para o potencial de segregação racial embutido em programas pré-escolares de baixo custo destinados a populações pobres.<hr/>Data collected by PNADs (Brazilian national household sample surveys) of 1982, 1985 and 1987 on day care, preschool and beginning years of elementary school were selected and analyzed to show that educational opportunities for black children are of the worst quality among the ones offered by the school system. The striking presence of children between 7 and 9 years old attending preschool - particularly of black children in the Northeast of the country - is underlined. The article warns against the built-in potential of race segregation in low-cost preschool programs designed for poor populations. <![CDATA[O lugar da tradição na modernidade Latino-Americana: etnicidade e gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tomando como referência empírica o depoimento de uma líder indígena da Guatemala, examina-se o processo de construção da identidade étnica e de gênero, que conforma uma nova linguagem político-cultural articulada à neo-modernidade ocidental. Nem mero resgate da tradição, nem submissão à modernidade; nem dissolução da tradição, nem repúdio à modernidade, a nova linguagem dos movimentos sociais que eclodiram na América Latina a partir dos anos 70 - especialmente de indígenas e de mulheres - parece apontar para um confronto de alteridades culturais que promove a de construção e construção da igualdade e da diferença.<hr/>Taking as empiric reference the statements of a Guatemalan indian feminine leader, the paper examines the process of constructing ethnic and gender identity which shapes a new political and cultural language articulated to western modernity. Neithermere rescue of tradition, nor submission to modernity; neither dissolution of tradition nor refusal of modernity, the new language from the movements that emerged in Latin America in the 70's - particularly indian and women's movements - seem to point to a confront of cultural alterities that promote deconstruction and construction of equality and difference. <![CDATA[O acesso das mulheres à cidadania: questões em aberto]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Na virada da década de 90 as mulheres passaram a constituir um pouco mais da metade do corpo eleitoral brasileiro. Tinham insistido longamente através da História em querer votar. Mobilizadas, emergiram na arena pública e foram vitoriosas. Porém, tanto a exclusão das mulheres da cidadania política quanto o voto feminino são matéria de somenos importância para a literatura científica. Essa intrigante pendência entre estudiosos e sufragistas é examinada através de uma revisão da literatura.<hr/>In the turning of the 90's, women have become just over half of Brazilian voters. They had long insisted in voting through History. Mobilized, they have emerged into the public arena and were successful. However, both women's exclusion from political citizenship and the feminine vote are unimportant matters to scientific pursuit. This puzzling pendency between researchers and suffragettes is examined here through a review of recent literature. <![CDATA[O planejamento de pesquisas qualitativas em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo surgiu da constatação da dificuldade, demonstrada por alunos de pós-graduação, de planejar suas pesquisas e, mais especificamente, de elaborar o projeto, quando optam por trabalhar com uma metodologia qualitativa. Tais dificuldades, em grande parte decorrentes da própria natureza desse tipo de abordagem, aliada à escassez de literatura específica sobre o assunto, muitas vezes resultam em estudos pouco consistentes. Procurou-se aqui caracterizar a pesquisa qualitativa, indicando pontos de concordância e de divergência entre as diversas vertentes que a compõem, e fazer indicações precisas para elaboração do projeto, analisando e exemplificando seus aspectos essenciais, bem como as alternativas que se oferecem ao pesquisador em cada um deles.<hr/>This paper stems from the observation of post graduate students' difficulty in planning their research, particularly in designing the project, when they choose to use qualitative methodology. Such difficulties are mostly linked to the nature of the approach itself, as well as to the scarcity of related literature, often leading to uncongruous studies. The paper seeks to depict qualitative research, by typifying points of agreement and divergence among its several trends, and to give precise indications to project outlining, by analyzing and giving examples both of its essential features and of the choice of alternatives for the researcher in each case. <![CDATA[Pós-graduação em educação: no ponto de inflexão?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A pós-graduação em educação já existe no Brasil há um quarto de século, pelo menos em sentido estrito. Contam-se hoje 26 programas de mestrado credenciados e 7 de doutorado na mesma situação. Mais programas encontram-se em fase de credenciamento, principalmente em nível de mestrado. <![CDATA[O debate Piaget/Vygotsky e as políticas educacionais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais. <![CDATA[Creche/Pré-Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais. <![CDATA[Mulher e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Para quem como nós está sempre caminhando na tensão entre a produção científica - a pesquisa - e a inserção esporádica ou sistemática a nível das políticas públicas, algumas questões referentes às teorias do desenvolvimento da criança se colocam como desafiadoras ou instigantes. E não poderia ser de outro modo, pelo menos no que tange àqueles que lidam com a educação infantil. Basta lembrar, por exemplo, que a partir da difusão da teoria e dos experimentos de Jean Piaget nas décadas de 50 e 60, chegamos aos anos 70, no Brasil com uma massa de propostas pedagógicas alternativas, como resposta para os problemas educacionais.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:04:06 30-04-2024-->