Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419910003&lang=es vol. num. 78 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Exclusion of children and youth within spacial segregation in the city of São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo busca identificar, na cidade de São Paulo, regiões, distritos e subdistritos onde as contradições sociais se manifestam mais intensamente, destacando a precariedade de condições que atingem diretamente a população infantil e jovem. A partir de dados de órgãos da administração municipal e estadual, caracteriza-se o processo de segregação sócio-econômico-espacial que leva à marginalização dessas populações, com o objetivo de subsidiar tanto as reivindicações de movimentos populares quanto a elaboração de políticas públicas.<hr/>The paper seeks to identify, within the City of São Paulo, those regions, districts and subdistricts where social contradictions are sharper, where scarcity of living conditions more intensely hits childhood and youth. By drawing on data from the City and the State administrations, it outlines the process of social, economic and spacial segregation driving these populations to exclusion, with the aim of supplying basis both for people's movements and for public policy making. <![CDATA[Preschool assistance institutions in Brazil (1899-1922)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo apresenta e analisa as influências vigentes no processo de constituição das instituições pré-escolares no Brasil durante a Primeira República. No quadro do desenvolvimento da sociedade urbano-industrial, as propostas de assistência à infância derivam da articulação de forças jurídicas, empresariais, políticas, médicas, pedagógicas e religiosas. As iniciativas de atendimento aparecem sustentadas por três interesses básicos (o médico-higienista, o jurídico-policial e o religioso), questionando-se a polarização entre "assistencial" e "educacional": o assistencialismo é identificado como proposta educacional para a população pobre.<hr/>The article presents and analizes the influences on the process of setting up preschool institutions in Brazil at the beginning of the century. Within the then emergent urban-industrial society, the proposals of childhood assistance derive from the articulation of juridical, business, political, medical, pedagogic and religious forces. The first institutions appear to be supported by three major lobbies (medical-hygienic, police-juridical, and religious), thus questioning the opposition, established by litterature, between "assistance" and "education": aid is here identified as an educational project for the poor. <![CDATA[Compulsory school education as seen by 7 to 14 year old students: hipothetical and moral duty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo propõe-se dar a conhecer e analisar as interpretações que 100 alunos de 7 a 14 anos, de uma escola particular e uma estadual (SP), atribuem à obrigatoriedade do ensino escolar (o dever-estudar). A partir da diferença do caráter da obrigatoriedade entre as pedagogias tradicionais e renovadas, definimos duas possibilidades de compreensão do dever-estudar: como dever hipotético e dever moral. Através de entrevistas clínicas com as crianças, em torno de um dilema relativo ao tema, os resultados indicam uma quase unanimidade a favor do dever hipotético e uma opção dominante, entre os alunos da escola pública, pela sanção expiatória. Esses resultados levam à discussão das questões da heteronomia e autonomia intelectuais e das implicações do individualismo para a questão educacional.<hr/>The paper intends to expose and analyze interpretations that 100 students (7-14 year old, from a private and a public school in São Paulo) ascribe to the compulsory character of school education (duty of studying). Drawing on different approaches to the obligation by traditional and renewed pedagogies, two possibilities of understanding "duty of studying" were defined hypothetical and moral duty. Through clinic interviews with the children, dealing with a dilemma concerning the subject, most relevant results indicate an almost unanimity favouring hypothetic duty, and a marked preference, among public school students, for expiating sanctions. This arouses a discussion on the issues of intellectual autonomy versus heteronomy, and on implications of individualism to educational matters. <![CDATA[Night middle school: the voice of the teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da observação das práticas e de entrevistas com professores do 2º grau no período noturno de uma escola estadual na região metropolitana de São Paulo, o artigo discute a questão da formação, motivação e do desempenho dos docentes para um ensino direcionado aos interesses de seus alunos trabalhadores. A experiência que vários professores vivenciaram e relataram, de participação no Projeto Noturno implantando pela Secretaria de Educação do Estado em 1984 (e posteriormente desativado), leva a pleitear uma reavaliação e a reativação do Projeto, cujos resultados parecem ter propiciado, entre outros, a valorização e o melhor desempenho do corpo docente.<hr/>The article discusses the training, performance and motivation of teachers at night middle schools attended by young workers, based on the observation of practices and on interviews with teachers from a night public school in São Paulo metropolitan area. As many teachers had experienced, and havereported on, their participation in the Night School Project (developed by the State's education board in 1984 and subsequently cut short), the article suggests a revival of the Project which, among other results, seems to have led to enhancing teachers' role and performance, favouring the interests of student-workers. <![CDATA[Violence against women made visible through the new women's police station (Florianópolis, 1986-1988)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo descreve algumas dimensões da violência denunciada sobre a mulher, após a criação da Delegacia da Mulher em Florianópolis (SC). A partir de mais de 2.000 registros de ocorrências policiais ao longo dos três primeiros anos de funcionamento da delegacia (1986-1988), as informações foram tratadas com auxílio da estatística descritiva. Embora os boletins de ocorrência e a forma como são registrados os dados não permitam uma inteligibilidade imediata e ampla dos episódios de violência, foi possível constatar que, na maioria dos casos, a denúncia é feita pela própria vítima e constam conseqüências lesivas para o corpo da mulher; a relação predominante entre a mulher e o acusado é de tipo conjugal; e a maioria das denunciantes é ocupada na área de prestação de serviços domésticos.<hr/>The article describes some dimensions of violence against women as reported by the victims at the Women's Police Station in the city of Florianópolis, capital of a Southern Stata (Brazil). Statistical, descriptive information was gathered fromover 2.000 registers from the three first years of the station's operation. Though the records and the way the claims are registered do not allow for a broad, immediate inderstanding of the circumstances of violence, it was assessed that, in most cases, the charge is made by the victim herself, and violence results in harm to the woman's body; the prevailing relationship between the woman and the accused is of a conjugal type; and most of the victims are housewives or maids. <![CDATA[Foreign professors at Faculdade Nacional de Filosofia, Rio de Janeiro: 1939-1951]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Após uma rápida apreciação histórica da presença de cientistas e docentes estrangeiros no Brasil, especialmente nas instituições universitárias criadas na década de 30, o artigo analisa o processo de contratação de professores estrangeiros para a Faculdade Nacional de Filosofia, criada em1939 no Rio de Janeiro. Buscando dimensionar sua contribuição para o desenvolvimento científico, cultural e econômico do país, examinam-se os envolvimentos políticos e os critérios utilizados para sua seleção; a reação que a iniciativa de convidá-los provocou entre mestres brasileiros e meios de comunicação; e as contribuições específicas dos professores estrangeiros ao ensino e pesquisa naquela que veio a constituir o cerne da antiga Universidade do Brasil.<hr/>After a brief historical overview on the presence of foreign scientists and professors in Brazil - especially at the higher education institutions created along the 30's - the article analyzes the processof hiring foreigh professors for Faculdade Nacional de Filosofia, founded in Rio de Janeiro in 1939. In order to assess their effective contribution to Brazilian scientific, cultural and economic development, the article examines the political involvement and the criteria used for their selection; the reaction their presence has raised among Brazilian professors and the media; and their specific contribution in terms of research and teaching for that college, which came to constitute the core of the University of Brazil. <![CDATA[Collective tutoring and interdisciplinary research at FE/UNICAMP]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata uma experiência pioneira no contexto brasileiro, de caráter interdisciplinar e integrado de pesquisa e orientação coletivas de dissertações de mestrado em educação, iniciada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas a partir de 1985. No modelo colegiado de orientação de mestrandos ressalta-se a potencialidade para superar uma série de problemas relacionados à orientação de pesquisa. Apresentam-se aqui a temática da pesquisa coletiva (administração descentralizada da educação de 1º grau), a metodologia adotada e um balanço dos aspectos positivos e negativos da experiência.<hr/>This paper describes a pioneering experience in Brazilian education colleges, of interdisciplinary, collective research and joint tutoring of masters' theses, set up at the Education College of the State University of Campinas in 1985. The model adopted is shown to be likely to overcome a series of problems in masters' tutoring. The article presents the subject of the collective research (on decentralizing basic education system), as well as the methodology used and an assessment of positive and negative aspects of the experience. <![CDATA[Mulher e educação formal no Brasil: Estado da Arte e Bibliografia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata uma experiência pioneira no contexto brasileiro, de caráter interdisciplinar e integrado de pesquisa e orientação coletivas de dissertações de mestrado em educação, iniciada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas a partir de 1985. No modelo colegiado de orientação de mestrandos ressalta-se a potencialidade para superar uma série de problemas relacionados à orientação de pesquisa. Apresentam-se aqui a temática da pesquisa coletiva (administração descentralizada da educação de 1º grau), a metodologia adotada e um balanço dos aspectos positivos e negativos da experiência.<hr/>This paper describes a pioneering experience in Brazilian education colleges, of interdisciplinary, collective research and joint tutoring of masters' theses, set up at the Education College of the State University of Campinas in 1985. The model adopted is shown to be likely to overcome a series of problems in masters' tutoring. The article presents the subject of the collective research (on decentralizing basic education system), as well as the methodology used and an assessment of positive and negative aspects of the experience. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Este artigo relata uma experiência pioneira no contexto brasileiro, de caráter interdisciplinar e integrado de pesquisa e orientação coletivas de dissertações de mestrado em educação, iniciada na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas a partir de 1985. No modelo colegiado de orientação de mestrandos ressalta-se a potencialidade para superar uma série de problemas relacionados à orientação de pesquisa. Apresentam-se aqui a temática da pesquisa coletiva (administração descentralizada da educação de 1º grau), a metodologia adotada e um balanço dos aspectos positivos e negativos da experiência.<hr/>This paper describes a pioneering experience in Brazilian education colleges, of interdisciplinary, collective research and joint tutoring of masters' theses, set up at the Education College of the State University of Campinas in 1985. The model adopted is shown to be likely to overcome a series of problems in masters' tutoring. The article presents the subject of the collective research (on decentralizing basic education system), as well as the methodology used and an assessment of positive and negative aspects of the experience.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 12:05:00 06-05-2024-->