Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419910004&lang=pt vol. num. 79 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Fato e mito: descobrindo um problema racial no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No país que recebeu a maior população escrava das Américas, o mito da democracia racial persiste e, com ele, o descanso oficial e o desinteresse de grande parte da produção intelectual pelo estudo das relações raciais. Este artigo examina, a partir da inexistência de dados quantitativos sobre a cor da população brasileira durante mais de 50 anos pós-abolição, o debate sobre raça e a baixa repercussão das vozes que se insurgiram contra as teses assimilacionistas e a ideologia do branqueamento, ao longo do século atual. A partir de 1976 (quando quesitos sobre raça foram finalmente incluídos na PNAD), o fato novo da evidência documentada de discriminação racial não produziu impacto significativo na elite, nos políticos ou na comunidade acadêmica - embora já existam marcos e fontes bibliográficas para a pesquisa, aqui arrolados. Militantes e acadêmicos são, então, conclamados a agir para eliminar o racismo, obstáculo à verdadeira democratização de nossa sociedade multi-racial<hr/>In the country with the largest slave population in the Americas, the myth of racial democracy persists along with unconcern for race relations among official circles and most social scientists. Stressing the inexistence of quantitative data on Brazilian population's multi-racial features through over 50 years after abolition, the paper reviews the debate on race in the present century, as well as the slight impact of dissenters who arose to contest assimilationist, "whitening" ideology. From 1976 on (when at last data on race were collected by PNAD - National household survey) the new facts of hard evidence on racial discrimination have not produced a significant impact upon the elite, the politicians, or the scholarly community - though sufficient bibliographical sources, here inventoried, are available for research. Militants and social scientists are thus summoned to take action against racism if they are to honor their country's commitment to democracy. <![CDATA[Ouvindo os alunos: em busca de caminhos para uma nova concepção de ciência e tecnologia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo faz uma breve revisão da discussão sobre as matrizes epistemológicas que embasam diferentes concepções de ciência, buscando recuperar esse debate para o âmbito educacional. Os resultados de pesquisa junto a vestibulandos paulistas, acerca das representações que construíram sobre ciência e tecnologia, sugerem que as práticas pedagógicas na área não estão conseguindo viabilizar a aquisição de um conhecimento crítico em ciência e tecnologia, à luz das condições objetivas da existência social.<hr/>This paper offers a brief review of current debate on epistemological matrices underlying different conceptions of science and technology, seeking to bring this debate to the educational field. It presents the results of a survey on current representations of science and technology among students enrolled for the entrance examinations to Catholic University in São Paulo. Results suggest that teaching practices in this field do not seem to provide students a critical approach to science and technology in the light of objective conditions of social existence. <![CDATA[Uso de "provas Piagetianas" como instrumento diagnóstico: questionando uma prática consensual]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Muitos psicólogos têm feito uso, para fins de diagnóstico, do que se convencionou chamar provas de diagnóstico operatório que, na verdade, consistem na utilização das situações de pesquisa desenvolvidas por Piaget e colaboradores ao longo de sua obra. Fruto de uma prática consensual, a utilização de tais provas revela-se controversa, analisando-se sua natureza e papel em relação à própria teoria e às evidências da literatura a respeito.<hr/>There has been widespread use of so-called "piagetian tests" with diagnostic purposes. Such "tests" are, in fact, the research task situations developed and described by Piaget and his colleagues all through their works. Though it has become a consensual practice, their use for diagnostic purposes may be controversial when analyzed in terms of the nature and role of these experimental situations in relation to the theory and in the light of evidences from the literature. <![CDATA[Crianças com crianças, aprendendo: interação social e construção cognitiva]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Relatam-se aqui os resultados de três estudos sobre o papel da interação social na construção cognitiva em situação de aprendizagem operatória. Eles provêm da análise qualitativa das formas de interação social das crianças, e da participação de cada uma delas e do adulto em pequenos gruposde diferentes composições numéricas. Os sujeitos são alunos de pré-escola e de 1ª série do 1º grau de uma escola pública de Curitiba. Os resultados indicam: a) uma evolução das formas de interação em relação à idade dos sujeitos e à composição numérica dos grupos; b) uma seqüência predominante dessas formas de interação; c) uma relação entre algumas formas de interação e as peculiaridades das tarefas; d) a menor relevância de uma participação mais intensa, em comparação a uma participação qualitativamente melhor dos sujeitos para a solução das tarefas; e) modos de polarização da participação das crianças e formas de participação do adulto.<hr/>The article reports results of three studies about the role of social interaction in cognitive construction within situations of operational learning. Children's modes of social interaction, their individual participation and the adult's participation in groups of different numerical composition are exposed to qualitative analysis. The subjects attend preschool and the 1st grade at an elementary public school in Curitiba, PR. Results point to: a) an evolution in the modes of interaction related to subject's age and to the numerical composition of the groups; b) a prevailing sequence of social interaction ways; c) a relationship between some modes of interaction and the specific tasks involved; d) the lower relevance of children's intensive participation when compared to a higher-quality participation in task accomplishing; e) the ways children's participation is organized in poles, and adult's ways of participation. <![CDATA[Universidade e democracia: voltando o olhar para a esquerda]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No México, durante mais de 20 anos, setores de esquerda puderam administrar - ou, pelo menos, influenciar fortemente - instituições de ensino superior, as Universidades Autônomas (UAs). Este artigo propõe uma revisão crítica dessa experiência, ao longo de três eixos coincidentes com os três sentidos básicos atribuídos à democracia em relação à universidade: a questão da democratização do acesso x qualidade da formação; a do "retorno" das atividades universitárias à sociedade; e o problema da participação e representação na gestão da universidade. Tudo indica que a gestão da esquerda nas UAs seguiu um padrão essencialmente adaptativo e que, frente às mudanças ora propostas para o ensino superior mexicano, a esquerda precisa renovar-se profundamente e definir seu projeto educacional.<hr/>For over twenty years in Mexico, leftist current have been able to run - or at least have a strong influence on - several higher education institutions called Autonomous Universities (UAs). The present paper offers a critical evaluation of this experience, along the lines suggested by the three basic meanings assigned to democracy in relation to the university: democratizing the access x academic quality; the issue of the university's "return" to society; and that of participation and representation in the institution's management. It is argued that left administration of the UAs has followed an adaptative pattern, and that, in view of current proposals of change in Mexican higher education, the left should change its practice and its approach to higher education. <![CDATA[As lutas sociais e a educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O exame da bibliografia recente acerca dos movimentos sociais urbanos por educação, no país, permite apontar alguns aspectos comuns a estas mobilizações, que contestam a visão corrente que desqualifica a demanda popular, mostrando como as questões sobre as quais se manifesta o descontentamento da população incidem também sobre a qualidade das escolas que chegam até os bairros pobres das cidades brasileiras. Compondo-se com algumas das fragilidades constatadas nessas mobilizações de base local, a extrema rigidez e centralização do sistema escolar constituem obstáculos poderosos ao amadurecimento dos grupos que lutam por uma educação melhor para todos.<hr/>A review of recent literature on Brazilian urban social movements for education reveals several aspects of these mobilizations that lead to challenging a current view that disqualifies people's claims. It is shown that such claims often include issues related to the quality of the schooling that reaches poor neighborhoods in Brazilian cities. It is argued that, along with some weaknesses found in these grassroots, it is the school system's extreme rigidity and centralism that hampers further development of the groups who strugle for better schooling for all <![CDATA[A produção da exclusão social: violência e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A realização do simpósio A produção da exclusão social: violência e educação, no âmbito da 6ª CBE - Conferência Brasileira de Educação, tem por objetivo propor o tema numa perspectiva interdisciplinar, compreendendo Filosofia, Antropologia e Sociologia, e lançá-lo para o debate entre os educadores a fim de melhor equacioná-lo como problema na sociedade brasileira. <![CDATA[Estudo de caso de segurança nas escolas públicas estaduais de São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Vou começar minha exposição citando, um pouco ao acaso, fragmentos de notícias veiculadas pela grande imprensa sobre o assassinato da estudante Silmarya numa escola da Zona Norte paulista, que está relacionado com o tema deste simpósio. Essas notícias, além de servir de introdução, são motivadoras e desencadeadoras de nossa reflexão. <![CDATA[A socialização incompleta: os jovens delinqüentes expulsos da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos 20 anos, as administrações públicas das grandes cidades brasileiras vêm se mostrando incapazes de debater seus principais problemas. Aqui e acolá acumulam-se insatisfações de todas as ordens, que tornam a vida coletiva nas grandes metrópoles insuportável. Não é necessário ativar a imaginação para listar os problemas que habitam com freqüência as conversas nas ruas, nos bares, nos escritórios, nas fábricas, as tomadas de cena da mídia impressa e eletrônica, os debates acadêmicos... <![CDATA[Psicanálise da maternidade: uma crítica de Freud a partir da mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos 20 anos, as administrações públicas das grandes cidades brasileiras vêm se mostrando incapazes de debater seus principais problemas. Aqui e acolá acumulam-se insatisfações de todas as ordens, que tornam a vida coletiva nas grandes metrópoles insuportável. Não é necessário ativar a imaginação para listar os problemas que habitam com freqüência as conversas nas ruas, nos bares, nos escritórios, nas fábricas, as tomadas de cena da mídia impressa e eletrônica, os debates acadêmicos... <![CDATA[Écoles en transformation: zones prioritaires et autres quartiers. Écoles et quartiers: dos dynamiques éducatives locales]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos 20 anos, as administrações públicas das grandes cidades brasileiras vêm se mostrando incapazes de debater seus principais problemas. Aqui e acolá acumulam-se insatisfações de todas as ordens, que tornam a vida coletiva nas grandes metrópoles insuportável. Não é necessário ativar a imaginação para listar os problemas que habitam com freqüência as conversas nas ruas, nos bares, nos escritórios, nas fábricas, as tomadas de cena da mídia impressa e eletrônica, os debates acadêmicos... <![CDATA[A escola pública como local de trabalho]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos 20 anos, as administrações públicas das grandes cidades brasileiras vêm se mostrando incapazes de debater seus principais problemas. Aqui e acolá acumulam-se insatisfações de todas as ordens, que tornam a vida coletiva nas grandes metrópoles insuportável. Não é necessário ativar a imaginação para listar os problemas que habitam com freqüência as conversas nas ruas, nos bares, nos escritórios, nas fábricas, as tomadas de cena da mídia impressa e eletrônica, os debates acadêmicos... <![CDATA[Feminismos como crítica da modernidade: releitura dos pensamentos contemporâneos do ponto de vista da mulher]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741991000400013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nos últimos 20 anos, as administrações públicas das grandes cidades brasileiras vêm se mostrando incapazes de debater seus principais problemas. Aqui e acolá acumulam-se insatisfações de todas as ordens, que tornam a vida coletiva nas grandes metrópoles insuportável. Não é necessário ativar a imaginação para listar os problemas que habitam com freqüência as conversas nas ruas, nos bares, nos escritórios, nas fábricas, as tomadas de cena da mídia impressa e eletrônica, os debates acadêmicos...