Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419920002&lang=pt vol. num. 81 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Pesquisa educacional na América Latina: tendências, necessidades e desafios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da identificação das principais tendências nas abordagens adotadas pela pesquisa educacional no continente desde a década de 60 até os dias atuais, discutem-se os desafios conceituais a serem enfrentados pelos esforços de pesquisa nos anos vindouros, enfatizando e ilustrando a necessidade de superar a defasagem entre as abordagens macro e micro no estudo de fenômenos educacionais. Examinando questões como a formação de pesquisadores, o financiamento, as relações entre redes, pesquisa educacional e elaboração de políticas públicas, apontam-se relevantes melhorias necessárias no quadro institucional para aumentar a capacidade de a pesquisa educacional lidar com aqueles desafios, tendo sempre em mira a preocupação com as oportunidades dos setores desprivilegiados e com a construção da ordem democrática na região.<hr/>Drawing on the main trends identified in the approaches to educational research in the continent, from the 60's through current days, this paper discusses main conceptual challenges to be faced by research in the years to come, stressing and illustrating the need to overcome the current gap between macro and micro approaches to educational phenomena. The addresing of issues such as training of researchers, funding, and relationships between networks, educational research and policy making points to key improvements required in institutional framework, so as to increase research capacity to meet those challenges, having as central concerns the opportunities for the underprivileged and the building of a democratic order in the region. <![CDATA[A produção recente na área da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este panorama da produção brasileira na área educacional recorta os estudos recentes segundo quatro linhas de estudo - as relações entre Estado e educação; entre universidades e sociedade; professores e prática pedagógica; e educação popular - apresentando um leque das principais tendências e pleiteando a ampliação do diálogo entre as áreas da Educação e das Ciências Sociais.<hr/>This paper offers an overview of recent literature on education broken down into four lines of research - state and education; university and society; teachers and teaching; and popular education - and presents main trends therein, stressing the need to a broader dialogue between the areas of education and social sciences. <![CDATA[O público e o privado na educação brasileira contemporânea: posições e tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O embate sobre o papel do Estado na educação brasileira atravessa toda nossa história republicana. Buscando a genealogia das diversas argumentações em torno da laicidade ou da gratuidade do ensino, à luz dos textos constitucionais e das LDBs, este artigo analisa os vários discursos de defesa do ensino privado, identificando as principais tendências aí presentes.<hr/>The debate on the state's role in Brazilian education crosses through the country's republican history. By searching the genealogy of differing arguments on lay and gratuitous schooling, in the light of constitutions and educational laws, the paper analyzes the various discourses of advocacy for private schooling, pointing the main current trends therein. <![CDATA[Mudanças tecnológicas: impactos sobre o trabalho e a qualificação profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A tecnologia em si, ou a introdução de novas tecnologias, não podem ser tomadas como variáveis independentes, provocando mudanças no perfil do emprego e da mão-de-obra. À luz dos exemplos da indústria automobilística, metal-mecânica e micro-eletrônica brasileiras, este artigo analisa os impactos de novas tecnologias sobre o trabalho e a qualificação profissional, mostrando como intervêm as estratégias e a organização adotadas pelas empresas, e como incidem diferentemente sobre mulheres e homens na indústria.<hr/>Technology in itself, or the introduction of new technologies, can not be taken as independent variables that would bring about changes in employment and labour. By drawing on exemples from Brazilian industries (automobile, metal-mechanic and microelectronic sectors), this article analyzes the impact of new technology on to work and required professional skills, showing how the impact may vary according to the organizational and political strategies adopted by the enterprises, as well as how they affect differently women and men in industry. <![CDATA[A "revisão da bibliografia" em teses e dissertações: meus tipos inesquecíveis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa o papel da revisão da bibliografia em trabalhos de pesquisa e aponta as principais deficiências observadas em teses de mestrado e doutorado, no que se refere a esse aspecto. A primeira seção destaca a importância da análise crítica do estado atual do conhecimento na área de interesse do pesquisador para a problematização do tema a ser investigado. A segunda trata do referencial teórico e discute as dificuldades encontradas na construção teórica no campo da educação. Finalmente, a terceira seção apresenta os equívocos mais freqüentes observados em revisões de bibliografia, utilizando o recurso da caricatura para tornar mais visíveis certos traços.<hr/>The article analyzes the role of literature review in research works and points out the main inadequacies observed in graduates' dissertations and theses regarding this aspect. The first section emphasizes the importance of a critical analysis of the state of the art in researchers' field of interest, so that a subject may be turned into a research problem. The second deals with the theoretical framework and discusses the difficulties of theory construction in the field of education. Finally, by using the caricature as a means of stressing some features, the last section presents the most frequent mistakes observed in literature reviews. <![CDATA[Acerca da instrumentação prática do construtivismo: a (anti) pedagogia Piagetiana, ciência ou arte?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As diversas tentativas de aplicação pedagógica das teses psicogenéticas em geral pressupõem em geral logicamente que estas possam imbuir o educador de um poder de controle sobre a dinâmica da aprendizagem, o que acabaria tornando metódico e científico o fazer pedagógico. À luz dos estudos genebrinos, é precisamente isso que parece inviável de ser sustentado, para além das diferentes e pertinentes críticas que tais tentativas tenham recebido. A possibilidade de controlar a aprendizagem pressupõe, por um lado, que a dinâmica do aprender seria suscetível de padronização e, por outro, que o sujeito que aprende é centrado sobre sua consciência. Essas duas pressuposições colidem com teses piagetianas centrais. Este artigo tenta demonstrar, em particular, como os estudos sobre a problemática da tomada de consciência impugnam radicalmente toda ilusão de controle.<hr/>Attempts to apply psychogenetic theses on to pedagogy in general presume that these might allow teachers full control over learning dynamics, whereby pedagogical practices would become methodic and scientific. This paper argues that such idea of control can not be sustained within the frame of the Geneva School works, beyond the various and pertaining criticism those attempts have received. The possibility of controlling learning processes relies on two major assumptions: that learning dynamics are liable to standardization, and that the subject who learns is centered on his own conscience. These assumptions contradict fundamental piagetian theses; this paper attempts to demonstrate, in particular, that studies on the issue of acquiring conscience radically deny any illusion of control. <![CDATA[Vygotsky: alguns equívocos na interpretação de seu pensamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Fazer uma breve exposição sobre Vygotsky, hoje, para interlocutores que trabalham na área de educação ou por ela se interessam, exige mais do que a rápida apresentação de sua biografia e de suas idéias principais. Oito anos depois da publicação de sua primeira obra no Brasil (A Formação Social da Mente, 1984) e pelo menos três anos depois das primeiras manifestações de um marcado interesse por seu pensamento nos meios educacionais brasileiros, é necessário ultrapassar o estado de difusão de idéias gerais e de confronto com outras teorias. O momento é de aprofundamento, interpretação e desenvolvimento. Esse processo não se da contribuição de Vygostsky no interior de nosso próprio processo de produção de conhecimento. Esse processo não se dá, obviamente, em situações de palestras, conferências e exposições orais (importantes momentos de síntese e divulgação), mas o âmbito dos estudos e pesquisas, cuidadosos e de longo prazo. <![CDATA[A formação dos docentes: o confronto necessário professor x academia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora considerando que a formação do professor tem aspectos idiossincráticos conforme a natureza da disciplina objeto-de-ensino a que se dedique, há questões de fundo que perpassam a formação de qualquer professor e que devem ser revisadas antes de, e até como ponte de referência para, uma discussão sobre uma especialidade em particular. Quero colocar desde o início que, falando em formação de docentes, refiro-me tanto à formação pré-serviço como à continuada, ambas faces de uma mesma problemática. <![CDATA[Entre a virtude e o pecado]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Embora considerando que a formação do professor tem aspectos idiossincráticos conforme a natureza da disciplina objeto-de-ensino a que se dedique, há questões de fundo que perpassam a formação de qualquer professor e que devem ser revisadas antes de, e até como ponte de referência para, uma discussão sobre uma especialidade em particular. Quero colocar desde o início que, falando em formação de docentes, refiro-me tanto à formação pré-serviço como à continuada, ambas faces de uma mesma problemática. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Embora considerando que a formação do professor tem aspectos idiossincráticos conforme a natureza da disciplina objeto-de-ensino a que se dedique, há questões de fundo que perpassam a formação de qualquer professor e que devem ser revisadas antes de, e até como ponte de referência para, uma discussão sobre uma especialidade em particular. Quero colocar desde o início que, falando em formação de docentes, refiro-me tanto à formação pré-serviço como à continuada, ambas faces de uma mesma problemática.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:05:17 02-05-2024-->