Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419920003&lang=es vol. num. 82 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Early childhood assistance in the 80's in Brazil: federal funding policies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto analisa os mecanismos de financiamento de programas educacionais para a faixa etária dos 0 aos 6 anos adotados na década de 80, no contexto mais amplo do financiamento das políticas sociais no país, e considerando a pulverização dos programas voltados à infância, disseminados pelas áreas de previdência social, saúde, trabalho, educação etc. O quadro esboçado revela grande instabilidade nos financiamentos, gerando desperdício de esforços e recursos, onerando freqüentemente a própria população caracterizada como carente e permitindo apontar entraves a serem superados, para alcançar formas de financiamento compatíveis com um sistema educacional mais democrático.<hr/>The paper analyzes financing mechanisms for early childhood educational programs within the broader context of public policy funding in the country. Due to a scattering of small children assistance programs among various sectors, data analyzed refer to welfare, health,work, education and other areas' budgets. The overall picture is one of sharp instability and inequity, leading to waste of efforts and resources, often overburdening the very population defined as lacking assistance. The paper points out hindrances to be overcome so as to reach financing strategies compatible with a more democratic educational system. <![CDATA[Brazilian preschool education during military government]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tanto no plano da ação como no das idéias, a educação da criança pequena delimita hoje um campo no âmbito das políticas sociais, enfrentando embates (assistência ou educação, competência privada ou pública) que aparecem cristalizados na Constituição de 1988. Este artigo traça a trajetóriado modelo de educação pré-escolar de massa implantado durante os anos do regime militar e desenvolvido até a abertura política de meados da década de 80, resgatando também as resistências de administrações locais (estaduais e municipais) ao modelo centralizador definido pela esfera federal.<hr/>The education of small children in Brazil forms a field within public policies that faces - both in the scope of action and of ideas - a twofold bid (assistance x education, private x public sponsoring) which appears neatly in constitutional text of 1988. This article analyzes the mass model of preschool education set up by military government from the mid-60's through the political "opening" of the mid-80's, and also shows local administrations' resistance to the centralizing model defined by federal agencies. <![CDATA[Short-lived childhood: work and schooling among poor children and youth]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Visando subsidiar o aprofundamento da questão do fracasso escolar de crianças das camadas populares, este texto relata pesquisa antropológica junto a crianças e jovens de uma favela carioca que estudam e trabalham: na lógica cultural de suas famílias, a obrigatoriedade do trabalho desde cedo assume outros significados, além da instância econômica; e a escola assume lugar e sentido ambíguos, gerando, para essas crianças, uma "escola de curta duração".<hr/>With the aim of deepening the issue of school failure among underprivileged children, this text sums up an anthropological research with children and young people from a slum in Rio de Janeiro who work and study: within the cultural logics of their families, working since an early age has other meanings besides the economic one, and studying assumes an ambiguous place and meaning, leading children to "short-lived schooling". <![CDATA["Patriarchal family" among the urban poor?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto discute a contribuição da noção de família patriarcal, a partir da forma como Gilberto Freyre a construiu, para pensar a questão da moralidade familiar entre pobres urbanos. Dialogando com a produção recente sobre a família (e embora estudos empíricos refutem a prática deste tipo de organização familiar nas camadas de baixa renda), argumenta com a atualidade e operacionalidade da noção de família patriarcal como modelo ideológico na análise das relações internas à família.<hr/>This paper discusses the contribution of the notion of patriarchal family as constructed by Gilberto Freyre in the 30's, to reflect on the issue of family morality among the urban poor. In a dialogue with recent literature on the family (and in spite of empirical studies that deny such family organization among lower strata), it stresses the contemporary and operational aspects of the notion as an ideological model for the analysis of family internal relationships. <![CDATA[Construction of the intimacy boundary: humiliation and shame in moral education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O presente artigo busca definir um campo de pesquisa sobre a "fronteira moral da intimidade", na interseção do estudo das condutas humanas a respeito do falar-de-si ou calar-sobre-si com o do juízo moral que regula essas condutas. O texto apóia-se em pesquisa sobre o tema da confissão do delito, uma das formas normatizadas do falar-de-si. Foram feitas entrevistas clínicas com 70 crianças, de 6 a 14 anos, sobre um dilema envolvendo punição em situação escolar. Os dados mostram que, a partir dos 8 anos de idade, a confissão pública polariza os juízos das crianças, que a consideram a punição mais penosa; as opiniões se dividem no que tange à correção moral desta forma de castigo. Discutem-se também decorrências pedagógicas, mostrando que causar vergonha é um efeito inevitável em toda punição, mas que sua prática, através de humilhação explícita ou pública, pode trazer efeitos danosos ao desenvolvimento das crianças menores.<hr/>This paper attempts to define a field of research on "intimacy moral boundary", in the intersection between studies on human behaviour concerning self-disclosure or silencing-about-oneself, and those on moral judgement ruling these behaviours. The paper relies on an inquiry about the subject of confessing a wrongdoing, one among regulated forms of self-disclosure. Clinical interviews were made with 70 children between 6 and 14 years old, about a dilemma involving punishment in a school situation. Data show that, as from the age of 8, public confession is felt as the most painful punishment, polarizing children's judgements; their opinions differ, though, on whether this be a correct form of punishment. Ensuing pedagogic attitudes are also discussed: whereas any punishment inevitably entails shame, the practice of explicit and public humiliation may bring about negative effects on young children's development. <![CDATA[French educational system on a crossroad between past and future]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es As transformações sócio-econômicas que afetaram a França nas últimas décadas, em especial a mudança na composição étnica da população, repercutiram em mudanças no sistema educacional, abalando os princípios sobre os quais se erigiu a escola da República. Este artigo faz uma breve retrospectiva dessas mudanças, apresentando as atuais propostas e projetos em implantação, num oportuno contraponto à encruzilhada em que se encontra a educação em nosso continente.<hr/>France has undergone socio-economic changes in the last decades, mainly the change in ethnic composition of the population, which have deeply affected its educational system, challenging the principles on which the Republican school had been built. This article makes a brief review of those changes, presenting current projects being onset in schooling, which may contribute to the debate on school changes in our continent. <![CDATA[History of training educational administrators in Brazil: a proposal of periods]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa o processo histórico e o padrão de estruturação da administração da educação no Brasil, a partir de dois elementos socialmente objetivados: a formação e os decorrentes títulos que sancionam o exercício profissional, e as regras ou procedimentos de introdução no mundo profissional. Através do exame da legislação pertinente, e da análise de dados e informações obtidos em 1990, diretamente junto à 6ª DEMEC e às instituições de ensino superior no Rio Grande do Sul, propõe-se uma periodização tentativa para a história da formação do administrador escolar no país.<hr/>This article examines the historical process and structural patterns in Brazilian educational administration, through the analysis of professional training and the corresponding credentials issued by the educational system, as well as of rules and procedures of introduction into professional world. By drawing on educational laws and on data and information obtained from the Ministry of Education regional office and from higher education institutions in the State of Rio Grande do Sul, it suggests tentative periods for the history of training school administrators in Brazil. <![CDATA[Epistemological pressupositions for research on science teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Tendo como referência a teoria piagetiana de equilibração, este artigo examina aspectos da construção do conhecimento, especial do conhecimento científico, retirando exemplos de conteúdos específicos de Ciências. Discute a função do professor na construção do conhecimento pelo aluno, buscando subsidiar a pesquisa em ensino em uma perspectiva construtivista.<hr/>By drawing on Piaget's theory of equilibration, this paper examines aspects of the construction of knowledge, mainly scientific knowledge, using examples from Science curricula contents. It discusses the teacher's role inthe construction of knowledge by students, offering suggestions for research on science teaching in a constructivist approach.