Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419920004&lang=pt vol. num. 83 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Políticas educacionais no Brasil: desafios e propostas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Após breve retrospectiva do planejamento da educação no Brasil a partir de 1962, o artigo aponta para a urgência de elaborar-se uma política educacional que atenda às necessidades da sociedade brasileira, refletida nos indicadores sociais e educacionais que apresenta e analisa. Por sua vez, a crise mundial dos paradigmas políticos, econômicos e culturais impõe uma crítica radical ao discurso da modernidade, fruto da ideologia neoliberal, propondo a busca de estratégias de integração internacional do país em posição não-subordinada. Este quadro determina os eixos principais em torno dos quais poderão e deverão articular-se os esforços de pesquisa e ensino, com vista a definir o papel da educação na democratização substantiva da sociedade brasileira.<hr/>After a brief overview of educational planning in Brazil since 1962, the paper points to the urge to devise an educational policy that meets present needs of Brazilian society, reflected by data on social and educational situation here presented and analyzed. On the other hand, current worldwide crisis of political, economic, and cultural paradigms imposes a radical criticism of the discourse on modernity issued from neo-liberalism, thus imposing the search for strategies for the country's international integration in a non-subordinate position. Such a framework determines main subjects on which to concentrate research and teaching efforts, so as to define the role of education for effective democracy in Brazilian society. <![CDATA[Estado e Municípios: a prioridade ao ensino fundamental em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo examina as condições de consolidação do ensino de 1º grau a partir da reforma dos anos 70, no Estado de São Paulo, onde a participação dos municípios em sua manutenção direta é a menor do país. Com base em dados secundários e estudos de caso, analisa a participação do estado e municípios quanto à oferta de vagas, contratação de pessoal operacional e serviços de apoio ao educando. A análise das formas de relacionamento entre estado e municípios, assim como da complexidade na alocação de recursos aos vários níveis de ensino nas diferentes esferas, permite avançar sugestões para o processo de descentralização visando a melhoria da qualidade do ensino fundamental no estado.<hr/>This paper discusses the consolidation of basic schooling in the State of São Paulo since the educational reform introduced in the 70's, given the fact that the participation of local power in basicschool coverage is the lowest in the country. Based on secondary data and case studies, it analyzes the contributions of the State and counrtries concerning offer of classes, operational staff admittance, and student support services. The analysis of the relationships between State and local administrations, within the complexity of resource allocation to the various educational levels and spheres, leads to suggesting measures for the process of decentralization aiming at the improvement of basic school quality. <![CDATA[Afinal, onde está a leitura?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A ausência de material escrito em exposição e à disposição dos alunos das séries iniciais de escolas públicas no Brasil alerta para uma grave distorção. No esteio do construtivismo e outras tendências, a introdução à língua escrita dá-se através da produção de texto pela criança, negligenciando-se a leitura. Este artigo faz um breve apanhado das práticas sociais da escrita e de sua história, assim como do nexo entre o papel do pedagogo e a pesquisa sobre alfabetização - especialmente as realizadas por Emilia Ferreiro e seguidores. Apontando os efeitos em sala de aula decorrentes da primazia à produção de texto na aprendizagem da língua, pleiteia medidas para corrigir a distorção e levar os alfabetizados ao efetivo domínio da leitura.<hr/>First grade children in Brazilian public schools are seldom exposed to, or have access to, written matter, which points to a serious distortion. Following constructivism and other trends, children are introduced to written language mainly through producing their own text, reading being thus neglected. By drawing on writing social practices and their history, this paper discusses the links between pedagogues' role and research on learning - especially research made by Emilia Ferreiro and followers -, showing the effects of the children-writing approach on to the classroom, and suggesting measures to enable children to reach effective reading. <![CDATA[Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.<hr/>In classroom day-to-day errors are usually viewed as mere indicators of student achievement. This article describes a research where diagnostics and analysis of errors in Mathematics were used to identify levels of difficulty and to evaluate and guide the teaching/learning process. Based upon the operation of subtraction, tests were applied to students from 3rd to 6th grades of 11 public schools in Belo Horizonte and Rio de Janeiro, so as to assess levels of difficulty. Results show that, whereas a good understanding of the structure of our numeration system implies a good achievement in subtraction, the reciprocal is not true, which allows suggestions to improve teaching in the classroom. <![CDATA[Desrespeito ao pobre?: Renda familiar e desenvolvimento motor em crianças pelotenses]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Examina-se a associação entre desenvolvimento motor amplo de uma amostra de crianças pelotenses com 4 anos de idade e a renda mensal de suas famílias. Entre as 305 crianças testadas através das Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths, as pertencentes ao grupo de renda mais baixa (até 1,5 salário mínimo) apresentaram uma pequena defasagem na área de motricidade ampla, quando comparadas com o restante da amostra. Embora se reconheça o viés sócio-econômico da maioria dos testes psicológicos, argumenta-se que a escala utilizada seria menos afetada por esse viés e que os resultados da investigação refletem o processo de dominação sofrido pelas classes desfavorecidas.<hr/>This paper investigates the association between gross motor development and family income in a sample of 4-year old children from Pelotas (RS). South of Brazil. Among the 305 children tested through the Griffiths Mental Development Scales, those in the lowest income group lagged slightly behind in their gross motor abilities when compared to the rest of the sample. Although most psychological tests are viewed as bearing socioeconomic biases, it is argued that the scale used is less affected by such sources of error and that present findings reflect the process of domination undergone by lower classes. <![CDATA[Ciência e divulgação: metas e mitos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma abordagem epistemológica, o artigo discute a problemática da divulgação científica escrita. Com base em exemplos extraídos de textos destinados aos jovens e ao público leigo em geral, aponta a existência de três tendências no tratamento da informação científica: a dramatização ou sensacionalismo, a mistificação e a banalização. Considerando-as tipos genéricos, busca avaliar os reflexos negativos que estas distorções conferem à viculação de conhecimentos científicos, comprometendo gravemente a função educativa que tal divulgação atualmente cumpre.<hr/>Bearing on an epistemologic approach, this paper discusses the issue of propagation of scientific knowledge by written media. Based on examples from texts aimed at youth and lay people, it points out three trends - to dramatize (or use sensationalism), mystify, and commonplace - in the treatment of scientific information. Taken as generic types, these trends are evaluated as bringing about negative reflects on to the vulgarization of scientific knowledge, seriously affecting the educational function it fulfills nowadays. <![CDATA[Qualidade do ensino: velho tema, novo enfoque]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A preocupação com a qualidade de ensino sempre esteve presente na pauta de discussão dos educadores brasileiros. E mais, sempre foi enfatizada nos discursos e plataformas de candidatos a cargos públicos e evocada como meta fundamental de governantes já eleitos. <![CDATA[A psicologia dos psicólogos e a psicologia dos educadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Posto dessa forma, esse tema sugere uma provocativa indagação: há uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores: Se a questão pretende se referir à existência de mais que uma instância de produção de conhecimento psicológico, a resposta só poderia ser não. Não há mais do que uma Psicologia, ainda que essa única psicologia se constitui como uma multiplicidade de teorias, paradigmas, áreas e técnicas. A Psicologia não pode ser desdobrada, portanto, em uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores <![CDATA[Avaliação do ensino superior: contexto, experiência, desdobramentos e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Posto dessa forma, esse tema sugere uma provocativa indagação: há uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores: Se a questão pretende se referir à existência de mais que uma instância de produção de conhecimento psicológico, a resposta só poderia ser não. Não há mais do que uma Psicologia, ainda que essa única psicologia se constitui como uma multiplicidade de teorias, paradigmas, áreas e técnicas. A Psicologia não pode ser desdobrada, portanto, em uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741992000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Posto dessa forma, esse tema sugere uma provocativa indagação: há uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores: Se a questão pretende se referir à existência de mais que uma instância de produção de conhecimento psicológico, a resposta só poderia ser não. Não há mais do que uma Psicologia, ainda que essa única psicologia se constitui como uma multiplicidade de teorias, paradigmas, áreas e técnicas. A Psicologia não pode ser desdobrada, portanto, em uma psicologia dos psicólogos e uma psicologia dos educadores</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 09:05:17 02-05-2024-->