Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419930001&lang=es vol. num. 84 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Brazilian public policies unconcern for the quality of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os esforços para melhorar a qualidade do ensino público no país ressentem-se da ausência de um mapeamento mais preciso dos condicionantes da possibilidade e capacidade social e política para tanto. A partir de uma breve apresentação dos principais programas educacionais lançados nas últimas décadas (EDURURAL, Ciclo Básico, Jornada Única, CIEPs, PROFIC, CIACs), voltados principalmente às populações das periferias urbanas e zonas rurais, este artigo analisa como tais inovações foram afetadas tanto pelo funcionamento de variáveis endógenas ao próprio sistema educacional, como por características que marcam a gestão da coisa pública no Brasil - instabilidade e ambigüidades políticas -, encaminhando, como contraproposta, mecanismos de avaliação e de informação da sociedade civil, para que esta exerça pressão mais efetiva sobre os governos.<hr/>The efforts to improve quality of public education in Brazil show the need to further information on the determinants of social and political possibility and ability to attain it. By drawing on a description of the implementation of main educational programs launched in the country in the last decades, this paper analyzes how these innovative proposals were affected both by variable operating within the educational system and by features of public administration in the country - political instability and ambiguity -, suggesting as countermeasures some mechanisms to evaluate the programs and to keep the population well-informed, so that it can exert effective pressure onto governments. <![CDATA[Ritmos, fragmentações: tempo e trabalho docente numa escola pública de 1º grau]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es A investigação etnográfica numa escola pública de 1º grau na periferia da Grande São Paulo permitiu apontar diferenças marcantes na organização do tempo e em características da docência entre os diversos turnos em que se divide a escola. Os dados da observação ao longo do ano letivo de 1990 e dos depoimentos de educadoras e funcionárias levam ao questionamento de pressupostos vigentes no debate acerca do tempo de permanência dos alunos na escola, das propostas que intervêm na seriação e na jornada docente, assim como das atitudes profissionais, mediadas pelas relações de gênero, que distinguiriam as professoras das séries iniciais e finais do ensino fundamental.<hr/>An ethnographic investigation in a basic school in the outskirts of The Great São Paulo has allowed pointing out sharp differences in the organization and use of time among morning, afternoon and evening turns, when the school receives different kinds of studentsand teachers. Data from observation along 1990 terms and from speeches by educators and school officials lead to questioning some current debate issues, related to schooltime, to changes in grades arrangement, as well as to professional, gender-related attitudes that mark differences between lower and upper-grade teachers. <![CDATA[From 4th to 5th grade: a project to avoid school failure]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Índices de insucesso escolar são observados em todas as séries da escola pública brasileira mas, no ensino de 1º grau, observam-se dois "picos" de reprovação, o maior deles nas primeiras séries (agora, no final do Ciclo Básico); o segundo, que tem recebido pouca atenção dos pesquisadores, ocorre ao final da 5ª série e, ao que tudo indica, é mais grave e complexo nas escolas de periferia. O presente trabalho relata um projeto desenvolvido na Delegacia de Ensino de Caieiras (SP), que objetivou avaliar o repertório de alunos das 4ªs séries, introduzir programas de revisão e propor a continuidade do trabalho nas 5ªs séries. Os resultados obtidos demonstram progressos relevantes no desempenho acadêmico dos alunos, discutindo-se as dificuldades específicas intra-escolares encontradas.<hr/>High rates of school failure are observed in all levels of Brazilian public schools, but at two moments are highest: after the first grade (now, after the two grades of Ciclo Básico) and at the end of 5th grade; the latter, seemingly more serious and complex in urban peripheries, has received lesser attention by research and literature. This paper reports a project developed in a school district in the outskirts of the Great São Paulo, to assess the repertoire of 4th grade pupils, introduce revision programs, and suggest continuity procedures for the pedagogical work at 5th grade, discussing the intraschool problems met. Results obtained show relevant improvements in student achievement. <![CDATA[Toward a policy for effective reading from the age of 2 through 12]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A distribuição desigual da população que tem acesso à escrita entre "alfabetizados" e "leitores" é colocada em questão, obrigando os sistemas educacionais de todos os países a reconsiderar o ensino da leitura ou, mais precisamente, a considerá-lo. Neste texto, o autor parte do esclarecimento da própria natureza da escrita e da leitura, bem como do estatuto do leitor, para discutir as condições para que uma criança aprenda a ler, avançando sugestões para uma política que permita a todos os escolares a apropriação da leitura com significado.<hr/>The population that has access to written matters being unequally divided into "literate" and (true) "readers", school systems worldwide are led to reconsider, rather to begin considering, teaching reading. This paper makes a brief exposition of the very nature of writing and reading, as well as the reader status, and discusses the conditions needed so that a child can read, suggesting steps for a broad policy that allow all children to attain effective reading. <![CDATA[Education and work: a review of brazilian literature (1970-1989)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto apresenta e sintetiza ampla revisão da bibliografia brasileira, produzida de 1970 a 1989, sobre o tema das relações entre educação e trabalho. O levantamento bibliográfico original arrolou várias centenas de contribuições das áreas da Antropologia, Sociologia, Economia, Política, Pedagogia e da produção técnico-profissional (das quais listam-se aqui cerca de uma centena), buscando uma aproximação teórico-metodológica. O diálogo estabelecido, em torno de eixos temáticos como família, infância e juventude, permite registrar avanços e lacunas, assim como o equacionamento dos problemas da área educacional relacionados à questão do trabalho infanto-juvenil.<hr/>This paper synthesizes a broad review of Brazilian literature of the 70's and 80's concerned with the relationships between education and work. In an attempt to approximate theoretical and methodological approaches, several hundred studies of various areas - Anthropology, Sociology, Economics, Pedagogy, and technical-professional production - were reviewed, a hundred of which are listed herein. The dialogue around themes such as family, childhood and youth leads to discussing progressions and gaps, as well as educational issues related to child and youth work. <![CDATA[Education and brazilian path to modern times]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho analisa os principais indicadores educacionais do país, revelando erros nas estatísticas oficiais do Ministério da Educação que levam a distorções nas políticas educacionais. Ao contrário do que se apregoa, verifica-se que o brasileiro faz um esforço enorme para se educar. A análise dos indicadores de desempenho, comparados aos de alguns países, sugere que o Brasil não tem como competir num mundo onde a internacionalização do capital e da tecnologia é cada vez mais acentuada. Sugerem-se algumas políticas que deveriam ser implementadas para superação dos atuais níveis de ineficiência de nosso sistema educacional.<hr/>The analysis of the country's main educational data discloses errors in official statistics provided by the Ministry of Education, thus misguiding policies. It is shown that, contrary to common belief, Brazilians do make huge efforts to educate themselves. The comparative analysis of students achievement among some countries shows that Brazil can not compete in a world of growing internationalization of capital and technology. Policy outlines are suggested to make up for the country's current disadvantages in terms of educational system efficency. <![CDATA[A melhoria da qualidade do ensino: do discurso à ação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es A sociedade moderna, através de suas inúmeras conquistas tecnológica, criou sistemas cada vez mais integrados em nível mundial, ao mesmo tempo em que mais complexos e diversificados. Frente a essa realidade, inúmeros trabalhos têm tentado buscar diretrizes para repensar o papel do conhecimento e da escola numa sociedade que sofre, em seu dia-dia, rápidas e profundas transformações. As novas tecnologias do conhecimento: computador, vídeo, laser, etc. têm colocado em cheque os tradicionais recursos da escola: giz, lousa, livro, caderno.