Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419930002&lang=es vol. num. 85 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Enfrentando o desafio da escola: princípios e diretrizes para a ação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo examina pontos críticos que estão na base dos descompassos que a escola vive hoje. Trata das mudanças que precisariam operar-se para se pôr em movimento condições capazes de levar a uma reversão de perspectivas para a realidade escolar. Aborda a questão do direito subjetivo à educação básica; da necessidade de se cuidar de cada escola e não de um sistema em tese; dos parâmetros éticos a serem concretizados; da necessidade de uma cultura de sucesso e não de fracasso para a escola pública e do papel da avaliação e da participação. A partir daí, propõem-se ações que possam alavancar a escola em direção de mudanças qualitativamente desejáveis.<hr/>This article examines critical points that are on the basis of the unsteadiness that schooling is facing today. It deals with essential changes that may enable a reversal of expectations for schooling reality. It approaches the issue of the subjective right to elementary school; the needto care for each school and not for a system in thesis; the ethical parameters to be carried out; the need of a culture of success instead of a culture of failure to public school; the role of evaluation and of participation. Based on these points, actions are proposed in order to upgrade schooling towards desirable quality changes. <![CDATA[Investimentos autofinanciáveis em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Vários estudos têm mostrado a relação existente entre desenvolvimento econômico de um país e nível de escolaridade de sua população. Países com sistema educacional eficiente e de boa qualidade formam indivíduos qualificados para integrar o mercado de trabalho com melhor produtividade. Em sistemas educacionais ineficientes, como é o caso do brasileiro, o investimento se justifica não somente pelo seu retorno econômico, como também pela melhoria de sua eficiência, o que produz, quase certamente, um retorno financeiro devido à economia obtida com essa melhoria. Os resultados aqui obtidos o confirmam.Investimentos em livro escolar, em material didático e nas condições físicas das escolas - insumos educacionais que visam a melhorar a aprendizagem dos alunos e, desta forma, estabelecer um ensino de melhor qualidade - também aumentam a eficiência do sistema, através da melhoria do fluxo dos alunos. Essa melhoria do fluxo diminui o custo para se obter um aluno formado, devido a um menor desperdício do sistema. A redução de custo mostrou-se maior que o investimento feito.<hr/>Several studies have shown the existent relation between the economical development of a country and the schooling level of its population. Countries where there is an efficient and high quality educational system shape qualified individuals apt to get into labor with a better productionability.In inefficient educational systems, as in the Brazilian one, investment is justified not only for its economical return as well as for the upgrading of its efficiency, most certainly causing a financial return due to the savings obtained with this upgrading. The results herein confirm this fact.Investiments in school-books, didactic material and physical conditions of the building - educational goods which may improve students learning since they favour a higher quality teaching - also increase the system efficiency through a better flow of students. This better flow minimizes the costs for a student's graduation because there is less waste in the system. The reduction in costs was larger than the investment. <![CDATA[A função social do ensino médio na América Latina: é sempre possível o consenso?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Comparando os processos de expansão do ensino médio no Brasil e no Chile, o texto problematiza a tese segundo a qual há consenso entre os diversos setores da sociedade a respeito do papel da escola secundária no desenvolvimento econômico e social da América Latina. Questiona a relação linear que agora se estabelece entre o uso de novas tecnologias e a convergência de interesses de diferentes grupos sociais. A argumentação traz dados de diversas pesquisas e estudos realizados nas áreas de educação, economia e sociologia do trabalho. O artigo conclui que o discurso da modernidade, apesar de seu apelo irrecusável, deve ser cuidadosamente analisado por educadores e educandos, de modo a detectar suas falácias e contradições, principalmente quando aplicado ao processo escolar.<hr/>While compairing Brazilian and Chilean expanding high school enrolling processes, the author raises some doubts on the thesis which states that there is an agreement among different sections of society regarding the role of secondary school (high school) in the economical and social development in Latin America. She questions the linear relation which has been established between the use of new technologies and the convergence of interests of different social groups. The reasoning brings forth some data from several researches and studies carried out in the areas of Education, Labor Economics and labor Sociology. The article concludes that the modernity discourse, in spite of its irrecusable appeal, has to be carefully analysed by teachers and students, in order to detect its fallacies and contradictions, mainly when applied to schooling process. <![CDATA[A questão política da alfabetização no Rio de Janeiro de 1983 a 1987]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste estudo é o de analisar o processo de planejamento e implantação da política de alfabetização do município do Rio de Janeiro, concebida e implementada entre 1983 e 1987 pelo Grupo de Trabalho de Alfabetização (GTA), especialmente criado para esse fim. A revisão das teorias sobre políticas públicas levou à construção de um esquema de análise e à formulação de hipóteses gerais. Na análise dos dados, dedicou-se especial atenção ao papel da burocracia como instância mediadora de políticas e, no caso, também formuladora de políticas a partir do impacto sofrido pelas mudanças no conhecimento especializado. A falta de harmonia entre a política educacional do Estado e a política de alfabetização do Município foi apontada como um dos principais fatores que levaram esta última ao declínio. Concluiu-se que estratégias para contornar a burocracia, tal como o paralelismo de redes escolares, não têm sido eficazes para garantir a permanência e a continuidade das políticas. Dois fatores poderiam influir no sentido de reverter a situação: o aumento da efetividade da burocracia e o aumento da participação política.<hr/>The subject matter of this research is the planning and implementation processes regarding the policy of literacy for the Country of Rio de Janeiro, which was set up and carried out in the period of 1983-87 by a working group especially designed for this task. The theoretical review ledto the construction of an analysis model and to the setting of general hypothesis. Special attention was dedicated to the role performed by the technobureaucracy as a policy mediator, and, in this special case, also as a policy formulator following the influence of the changes in the specialized knowledge. The lack of harmonious acting between the state educational policy and the local literacy policy was considered as one of the main factors for the latter's decay.The analysis led to the conclusion that strategies aiming at circumventing bureaucracy - such as the building up of parallel educational networks - have not been effective enough to assure the continuity of policy implementation. It is suggested that two factors could possibly revert this situation: the increase both in the bureaucracy's effectiveness and on the level of political participation. <![CDATA[Autonomia/submissão do sujeito e identidade de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho, discuto aspectos de teorias e pesquisas empíricas concernentes aos temas: dependência, independência, autonomia e identidade de gênero. Esta revisão do conhecimento produzido pela psicologia permite tecer considerações que apontam pressupostos, implicações, vieses e lacunas no que diz respeito à compreensão da subjetividade do homem e da mulher.<hr/>On this paper I discuss aspects of empirical researches and theories concerning issues of dependence, independence, authonomy and gender identity. This review of the knowledge produced by psychology allows some arguments which lead us into presuppositions, implications, obliquities and gaps concerning the understanding of men's and women's subjectivity. <![CDATA[Biblioteca das moças: contos de fada ou contos de vida?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste estudo pretende-se investigar, através da análise de romances da Coleção Biblioteca das Moças (publicados de 1935 a 1963), quais as representações específicas de mulher e professora que são ali veiculadas. Procura-se também lidar com a literatura como um dos processos sociais de apropriação e representação de hábitos e valores capazes de engendrar um imaginário e uma identidade próprias em suas leitoras. Na tentativa de utilizar uma perspectiva teórico-metodológica de base ampla e flexível, recorre-se a abordagens interdisciplinares e plurais que caracterizam a história da cultura.<hr/>This study intends to investigate, through the analysis of the Coleção Biblioteca das Moças (Young Ladies Library Collection) novels, what are the specific roles of woman and teacher portrayed therein. It also endeavor in dealing with the literature habit as one of the social processes of appropriation and representation of uses and values ableto engender a self imagery and identity on the novel's readers. While trying to use a broad and flexible theoretic-methodological perspective, the author have recoursed to plural and interdisciplinary approaches, which characterize the history of Culture. <![CDATA[A biologia educacional e os fundamentos da educação: o caso do Paraná]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta um breve histórico da Biologia Educacional no Brasil e discute as principais mudanças que ocorreram na disciplina, nos oitenta anos de existência da UFPR.<hr/>This article presents a short history of Educational Biology in Brazil and discusses the main changes this discipline has suffered since Federal University of Paraná (UFPR) was founded. <![CDATA[Política e planos de educação no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pode-se dizer que "problema nacional", como problema governamental, só existe a partir de uma percepção coletiva. Nesses termos, não seria suficiente, para afirmar a existência de um problema nacional, apenas a consciência crítica de alguns homens em face de uma realidade. É claro que essa observação não deve ser compreendida no sentido ingênuo de que a consciência cria a realidade social, mas apenas significado que, sem as pressões sociais que decorrem de uma percepção coletiva, a simples existência de determinados fatos pode não ser uma questão de governo, isto é, um problema nacional. <![CDATA[Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pode-se dizer que "problema nacional", como problema governamental, só existe a partir de uma percepção coletiva. Nesses termos, não seria suficiente, para afirmar a existência de um problema nacional, apenas a consciência crítica de alguns homens em face de uma realidade. É claro que essa observação não deve ser compreendida no sentido ingênuo de que a consciência cria a realidade social, mas apenas significado que, sem as pressões sociais que decorrem de uma percepção coletiva, a simples existência de determinados fatos pode não ser uma questão de governo, isto é, um problema nacional. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Pode-se dizer que "problema nacional", como problema governamental, só existe a partir de uma percepção coletiva. Nesses termos, não seria suficiente, para afirmar a existência de um problema nacional, apenas a consciência crítica de alguns homens em face de uma realidade. É claro que essa observação não deve ser compreendida no sentido ingênuo de que a consciência cria a realidade social, mas apenas significado que, sem as pressões sociais que decorrem de uma percepção coletiva, a simples existência de determinados fatos pode não ser uma questão de governo, isto é, um problema nacional.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 02:04:16 28-04-2024-->