Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419930003&lang=pt vol. num. 86 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Magistério primário: profissão feminina, carreira masculina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nestas considerações procura-se, inicialmente, registrar, com base em trabalhos anteriores, como a mulher vai entrando para o magistério primário e tornando o exercício dessa profissão predominantemente feminino já na virada do século, em São Paulo. Em seguida, procura-se mostrar, a partir de relatos orais e outros documentos, como a maioria feminina não está representada nos postos de controle e de formação de novos profissionais, que continuam a ser ocupados por homens.<hr/>In these considerations, we have initially tried to register, based on previous works, how women get into elementary teaching and how they have turned this career into a female job domain, since the end of the century, in São Paulo. Following, we try to show, based on verbal reports andother documents, how the female majority is not represented in positions of control and upbringing of new professionals. These positions are still taken by men. <![CDATA[Educação e desigualdades raciais no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O sistema educacional brasileiro alcançou significativa expansão notadamente a partir da segunda metade deste século. Apesar disso, o Brasil ainda apresenta níveis educacionais inferiores aos de outros países com características similares, com profundas desigualdades raciais.Este artigo, utilizando os dados das PNADs - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio - de 1982 e 1988, analisa o funcionamento do sistema de ensino no contexto dos diferentes desempenhos obtidos pelos grupos raciais, bem como aborda as taxas de aprovação, reprovação e evasão da população estudantil e alguns indicadores de realização educacional.Os índices educacionais obtidos por pretos e pardos são sistematicamente inferiores aos de outros grupos raciais. Assim, constata-se que a variável raça continua representando importantes efeitos nessa etapa do ciclo de vida.<hr/>The Brazilian educational system achieved significant expansion especially since the second half of the century. In spite of this, Brazil still has low educational levels, stressing that: they are below levels of other countries with similar features; they show deep racial disparities.This article, using data from the 1982 National Household Surveys analyses the working methods of the teaching system within the context different results achieved by racial groups: it approaches pupils approval, failure, and drop-out rates and also some indicators on achievement in Education. The educational levels achieved by black and mulattos are systematically below those from other racial groups.Therefore, it is evident that the variable race still stands for significant effects during this stage in life. <![CDATA[Movimento negro e educação do negro: a ênfase na identidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta alguns dados comparativos sobre a situação educacional de brancos e negros e discute a reação do movimento negro perante a situação dos negros do Brasil, especialmente no que se refere à identidade étnica da criança. Procura mostrar também a configuração que a valorização da identidade vai assumindo em diferentes momentos da luta, processo no qual a recuperação das raízes culturais adquire cada vez maior importância. Finalmente, o artigo comenta algumas experiências do movimento e propostas que apresentou em diferentes oportunidades, ao longo deste século, quando pôde atuar mais diretamente junto aos órgãos educacionais oficiais.<hr/>The article presents comparative data about the current condition of upbringing black and white people, drawing, attention to the precariousness of black students and the black population on this issue. At a second stage, it discusses the reaction of the black movement when facing the problem, and, in special, the emphasis given to reinforcingthe ethnic identity on the black children. It also attemps to show the configuration that the identity value is taking in different moments of this fight, and how, during this process, the recovering of cultural roots acquires more and more importance. At the end, the article comments on some experiences and proposals of the black movement that were shown in different occasions when they were able to work more closely to the official educacional agencies. <![CDATA[Divergências mas não antagonismos: mães e professoras das escolas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É comum, em uma primeira avaliação das lutas por acesso e melhoria da qualidade do ensino público, supormos a inexistência de discordâncias entre aqueles que delas participam. Pesquisa qualitativa com enfoque etnográfico sobre o Movimento Estadual Pró-Educação (MEPE) aponta, incorporando as relações de gênero, aproximações e divergências entre as principais protagonistas dessas lutas: professoras e mães de alunos, destacando algumas das possíveis contribuições que a visão desses segmentos distintos - nem antagônicos, nem alidados incondicionais - podem trazer para a luta pela melhoria do ensino público.<hr/>Usually, during a first evaluation of the struggle for access and improvement in the quality of Public Schooling, we suppose that there is no disparity among those who fight for it. However, a qualitative research, from an ethnographic perspective, on the State Movement for Education (MEPE) reveals, incorporating gender relations, similaritiesand differences among the main characters of these struggles: teachers and students' mothers. Is also underlines some possible contributions that points of view of these different segments - neither opponents nor inconditional allies - may bring to the struggle for upgrading Public Schooling. <![CDATA[A criança de favela em seu mundo de cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste trabalho, buscou-se investigar, através de pesquisa etnográfica, o processo de socialização da criança de favela no interior do espaço familiar e dos grupos etários, analisando os valores, normas e padrões transmitidos nesses espaços, especialmente a visão sobre a escola e o trabalho.<hr/>In this work we have tried to investigate, through an ethnographic research, the socialization process of children living in slums, within the family space and the age groups, analysing values, rules and patterns handed down in these spaces, focusing on schooling and labor. <![CDATA[Processos de adaptação na creche]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Começar a freqüentar uma creche, mudar de turma ou de educador(a) responsável dentro dela, são situações que impõem um processo de adaptação muitas vezes difícil tanto para a criança como para a família e para o(a) próprio(a) educador(a). As reações da criança pequena a indivíduos e situações novas são muito influenciadas pela relação que a mãe,o pai e outros familiares estabelecem com essa novidade. Na medida em que estes conhecem o ambiente e a rotina da creche, têm maior oportunidade de adquirir confiança e estabelecer um vínculo afetivo com as pessoas que cuidam da criança. A partir de várias experiências em creche, trabalhando com a questão da adaptação junto aos educadores e às famílias, temos verificado que essas situações delicadas e complexas exigem preparo, conhecimento e experiência por parte dos profissionais envolvidos. Por outro lado, acreditamos que para prover um serviço educacional de qualidade, adequado à faixa etária que atende, a creche tem de incluir em sua proposta pedagógica um trabalho frente aos processos de adaptação, que pode ser mais ou menos sofisticado, conforme os recursos de que dispõe.<hr/>The entry of the child and the family into a day care center, as well as any change of group or of caretaker, are delicate situations that require care, knowledge and experience from the staff. The infant or toddler's reactions to new people and situations are much influenced by the relationship that the mother, the father and other relatives establish with that news. The adaptation process will be much easier when they know the nursery school environment and routine, as they can establish a reliable and affectionate relationship with the child's caretakers. Based on several experiences working on those questions with caretakers and families, we have realized that, in order to attain quality of care, some work should always be done regarding the adaptation processes. This work can be more or less sophisticated, depending on the social and economic resources of the day care center. <![CDATA[Agrupamento de escolas rurais: alternativa para o impasse da educação rural?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O agrupamento das escolas rurais em torno de novos núcleos, com o fim da multisseriação e com a oferta de melhores condições de ensino, iniciou-se em São Paulo em 1989, tendo obtido rápida adesão de grande parte dos municípios. O artigo descreve o processo de discussão e de implantação desses agrupamentos, com as suas características técnicas, dentro do contexto social, econômico e político do estado de São Paulo. Também são descritas resumidamente as experiências internacionais nesse campo, e comparadas á experiência paulista. As vantagens e desvantagens do processo são analisadas sob a ótica da oferta de ensino para a população rural, bem como dos problemas encontrados e das possíveis formas de sua superação. Conclui-se que o processo apresenta um grande potencial de melhoria das condições de ensino para a população rural, mas requer cuidados especiais sob vários aspectos.<hr/>The consolidation of rural schools in the state of São Paulo, with the elimination of one-teacher schools and the improvement of overall educational conditions, was installed in 1989, being accepted by the majority of countries in the state. The paper describes the process of discussion and implementation of the program, considering its technical characteristics and the social, economic and political context of the state of São Paulo. International experience is also compared to the local experience. Benefits of the program are evaluated, under the approach of schooling supply for the rural population, as well as the problems that have been found and the possible solutions. The main conclusion is that the program has a large potential for the improvement of access conditions to schools in rural areas but has also some shortcomings that must be considered. <![CDATA[Arquipélago de competência: universidades brasileiras na década de 90]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores? <![CDATA[O trabalho invisível. Estudos sobre trabalhadores a domicílio no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores? <![CDATA[De Piaget e Freud. A (Psico)pedagogia entre o conhecimento e o saber]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores? <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000300011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>A universidade brasileira constitui uma abstração. De que universidade concreta estamos falando? Da USP, uma universidade pública estadual, com mais de meio século de existência, que conta com um corpo docente de 5608 professores, dos quais 66% são doutores, 72% trabalham em tempo integral e que apresenta a maior produção científica do país? Ou da Universidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, uma instituição privada, recentemente criada e que conta com apenas 135 professores entre os quais um doutor e nenhum professor em tempo integral? Ou, ainda, no âbito das federais: da Universidade Federal de Roraima, com 57 professores, todos em tempo integral e com apenas um doutor? Ou da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 3790 professores e mais de mil doutores?</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 04:04:12 28-04-2024-->