Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419930004&lang=pt vol. num. 87 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Modernidade educativa e modernização educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discutem-se neste artigo os conceitos de modernidade e modernização no mundo contemporâneo, à luz da crítica pós-modernista e em termos de sua relevância no campo da educação.<hr/>In this article, the concepts of modernity and modernization in the contemporary world are discussed, based on the post-modern critique and considering their importance in Education. <![CDATA[Para um discurso das regras na escola ou na psicopedagogia: uma análise construtivista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto divide-se em três partes: na primeira, proponho uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando uma comparação entre as leis e as regras, trabalhando também o estatuto das regras na teoria de Piaget e nos jogos. Na segunda parte, como discussão, faço uma análise do discurso da lei pela escola e pelos professores e de como, na minha opinião, a Psicopedagogia contribui para uma reconsideração de tais discursos. Na terceira parte, tento desenvolver o discurso da lei no próprio corpo da Psicopedagogia e procuro identificar algumas das contribuições do Construtivismo de Piaget para uma reconsideração desse discurso em favor do discurso da regra.<hr/>This text is divided into three parts. In the first part, I propose a comparison between laws and rules, also dealing with the statutes of the rules within the Piaget theory and wighin games. In the second part, as an argument, I will analize the discourse of the law used by schools andteachers and as, in my opinion, Psychopedagogy helps to reconsider such discourses. In the third part, I try to develop the discourse of the law within the body of Psychopedagogy and to identify some constributions of Piaget's Constructivism to reconsider this discourse favoring, instead, the discourse of the rule. <![CDATA[As novas tecnologias e as relações estruturais entre educação e produção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de uma crítica sobre as relações entre as novas tecnologias e a educação o ensaio propõe uma análise estrutural e relacional das conexões entre trabalho e educação. Argumenta-se aqui que grande parte dessas pesquisas tende a apresentar um quadro demasiadamente otimista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias no processo de trabalho, além de propor reformas educacionais baseadas num modelo liberal de oferta-demanda. Essas pesquisas são ainda criticadas por sua visão substancialista e essencialista das modificações introduzidas pelas novas tecnologias. O ensaio tenta desenvolver um quadro alternativo de análise centrado nas relações estruturais entre trabalho e educação. Uma tal análise demonstraria que as novas tecnologias na realidade deixam intocada a divisão social entre trabalho mental e trabalho manual.<hr/>The essay develops a critique of the conceptual framework used in recent investigations on the relationship between the introduction of new technologies in the work process and education. The present essay propose an alternative framework focusing on the structural relationship between education and work. The argument presented here states that those investigations tend to present an overoptimistic view of the modifications brought about by the new technologies into the work process. They also tend to delineate educational reforms based on a liberal suply/demand model. Those researches are also criticized for their essencialist and substantialist view of the modification brought about by the new technologies. The essay tries to develop an alternative framework of analysis, centered on the structural relation between education and work. It is argued that such an analysis would demonstrate that the new technologies do not touch the social division between mental and manual labor. <![CDATA[Formação de professores das séries iniciais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta revisão da produção brasileira e latino-americana sobre formação de professores para as séries do ensino, em torno de três eixos - o perfil do professor, quem o forma, como é formado -, aponta para a necessidade de revisão das estruturas institucionais que alicerçam a formação docente. Levando em conta o quadro atual das políticas públicas no continente latino-americano, sugere-se que o papel do professor venha a sofrer certas transformações radicais. Mantendo-se as funções atuais de guia estruturante do processo ensino-aprendizagem, orientador do desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, além de agente integrador escola/comunidade, aponta-se para a urgência de um professor criativo, calibrador da pertinência cultural da educação.<hr/>The present review of Brazilian and Latin American literature on teacher training for the first four grades of elementary school attempts to outline a profile of teachers, who trains them and how they are trained, and point to the need to review the structures of training institutions. Taking into account the present outline of public policiesin the continent, the paper suggests that teachers' role will suffer radical changes. While keeping the current roles of guiding the learning process and students' cognitive and social development, besides that of agents for school/community integration, teachers should be criative agents, able to assess at every moment the cultural bearings of education. <![CDATA[A escolarização do doméstico: a construção de uma escola técnica feminina (1946-1970)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como apoio uma pesquisa histórica realizada numa escola técnica feminina de Porto Alegre, analisa-se o processo de formação de jovens mulheres nos cursos industriais e técnicos ali desenvolvidos de 1946 (data de fundação da escola) até 1970. Acentua-se a estreita imbricação entre aformação técnica e a formação para o lar, percebendo-se o doméstico como o eixo que articulava todo o processo educativo. Analisam-se fontes documentais escritas e orais, com base em referenciais histórico-sociológicos, no sentido de compreender como e por que os "saberes domésticos" (os conhecimentos, habilidades e atitudes envolvidos no fazer da mulher no lar) foram escolarizados.<hr/>Supported by a historic research carried out in a female technical school in Porto Alegre (Southern Brazil), we analyze the upbringing process of young women in the industrial and technical courses given there, from its foundation in 1946 up to 1970. The light ties linking technical anddomestic education are enhanced, showing the domestic world as an axis that moved all the educational process. We analyze written and verbal documental sources based on historical and sociological references, trying to understand how and why the "domestic knowledge" was transmitted through schooling. We call "domestic knowledge" the know-how, the abilities and the attitudes involved in making the housewife. <![CDATA[Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.<hr/>Noting the secondary role that physical activity plays in traditional schools, the article intends to restore the meaning of the use of the body in children's development. If motor training, side by side with the human movement, is considered as a means of communication, of affective and cognitive manifestation, it will be possible to reintegrate the body in the learning process and, particularly, in the achievement of the written language. The motor experience assures the upbringing of the interlocutor, essential to the written expression and, besides, it guaranties its figurative dimension (readable register of graphic caracters). <![CDATA[O valor da interação criança-criança em creches no desenvolvimento infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Uma perspectiva teórico-metodológica baseada em postulados sócio-interacionistas e usando o conceito de "papel" orienta a análise de alguns episódios interacionais de dois grupos de crianças de dois a quatro anos matriculados em creche. Tais episódios são apresentados para se discutir a evolução da coordenação de papéis no período etário estudado. Ao final, é feita uma discussão acerca das funções das interações criança-criança no desenvolvimento infantil e como a creche pode estruturar situações favorecedoras daquelas interações.<hr/>A theoretical-methodological perspective based on a socio-interactionist approach to human development and using the concept of "role" guides the analysis of some interactional episodes of two groups of two to four years old children attending a day-care center. The episodes are presented in order to discuss the evolution of role coordination at this age period. A discussion is made about the functions of early peer interaction in the development of the child and how the day-care center can structure situations that favour its occurrence. <![CDATA[O discurso sobre criança de rua na década de 80]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Nas últimas décadas tem-se observado uma mobilização mundial pela ampliação e aplicação dos direitos civis a crianças e adolescentes. O desvelamento de condições degradantes, materiais e morais, em que vivem muitas crianças e adolescentes de países ricos e pobres têm suscitado a indignação e a busca de soluções entre aqueles que defendem a construção de uma Terra onde os direitos humanos sejam extensivos a todos seus habitantes. <![CDATA[América Latina: a nova etapa do desenvolvimento educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt e cinco países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santiago do Chile, entre 8 e 11 de junho deste ano, para aprovar o plano de ação do chamado Projeto Principal de Educação, correspondente aos próximos três anos. Este é o quinto encontro que se realiza no âmbito do Projeto Principal e coincide com a comemoração da primeira década do projeto. Iniciado sob os auspícios da UNESCO, seu objetivo era lograr um compromisso efetivo dos estados membros da Região para enfrentar as carências e necessidades educacionais, sintetizadas em três pontos principais: assegurar, antes do ano 2000, a educação básica de todas as crianças em idade escolar, erradicar o analfabetismo e melhorar substancialmente a qualidade e a eficiência dos sistemas educacionais. <![CDATA[Educação e escola no campo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt e cinco países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santiago do Chile, entre 8 e 11 de junho deste ano, para aprovar o plano de ação do chamado Projeto Principal de Educação, correspondente aos próximos três anos. Este é o quinto encontro que se realiza no âmbito do Projeto Principal e coincide com a comemoração da primeira década do projeto. Iniciado sob os auspícios da UNESCO, seu objetivo era lograr um compromisso efetivo dos estados membros da Região para enfrentar as carências e necessidades educacionais, sintetizadas em três pontos principais: assegurar, antes do ano 2000, a educação básica de todas as crianças em idade escolar, erradicar o analfabetismo e melhorar substancialmente a qualidade e a eficiência dos sistemas educacionais. <![CDATA[Do mundo da leitura para a leitura do mundo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt e cinco países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santiago do Chile, entre 8 e 11 de junho deste ano, para aprovar o plano de ação do chamado Projeto Principal de Educação, correspondente aos próximos três anos. Este é o quinto encontro que se realiza no âmbito do Projeto Principal e coincide com a comemoração da primeira década do projeto. Iniciado sob os auspícios da UNESCO, seu objetivo era lograr um compromisso efetivo dos estados membros da Região para enfrentar as carências e necessidades educacionais, sintetizadas em três pontos principais: assegurar, antes do ano 2000, a educação básica de todas as crianças em idade escolar, erradicar o analfabetismo e melhorar substancialmente a qualidade e a eficiência dos sistemas educacionais. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741993000400012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>e cinco países da América Latina e do Caribe se reuniram em Santiago do Chile, entre 8 e 11 de junho deste ano, para aprovar o plano de ação do chamado Projeto Principal de Educação, correspondente aos próximos três anos. Este é o quinto encontro que se realiza no âmbito do Projeto Principal e coincide com a comemoração da primeira década do projeto. Iniciado sob os auspícios da UNESCO, seu objetivo era lograr um compromisso efetivo dos estados membros da Região para enfrentar as carências e necessidades educacionais, sintetizadas em três pontos principais: assegurar, antes do ano 2000, a educação básica de todas as crianças em idade escolar, erradicar o analfabetismo e melhorar substancialmente a qualidade e a eficiência dos sistemas educacionais.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 10:05:32 06-05-2024-->