Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419940001&lang=es vol. num. 88 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Research on education in Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo contém um amplo levantamento a respeito da situação atual da pesquisa educacional no País. Analisa as características dos programas de pós-graduação que constituem a principal base institucional para pesquisa, desde o início dos anos 70. Também comenta o trabalho realizado por centros de pesquisa independentes e analisa o sistema de financiamento para a pós-graduação, a produção e a disseminação de resultados de pesquisa. Finalmente, comenta as características teóricas e metodológicas dessa produção, assim como os temas e problemas investigados. O texto termina com uma discussão sobre as tendências, problemas e desafios que se colocam para a pesquisa educacional no momento.<hr/>The paper contains a broad overview of the present situation of educational research in Brazil. The authors examine characteristics of the graduate programs on Education, which are the main institutional background for research, since the early 70's. The article also provides information about independent research centers, such as the Carlos Chagas Foundation, and analyses the financing system for capacity building, production and dissemination of educational research. The authors briefly examine the theoretical and methodological orientations in educational research, as well as subjects investigated in recent production. The article finally discusses current issues, perspectives, needs and challenges in this field of knowledge. <![CDATA[The community nursery blurred by poverty]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto analisa os diversos atores presentes no campo do atendimento à infância de zero a seis anos. A partir do estudo das práticas do Movimento de Luta por Creches na região metropolitana de Belo Horizontes discutem-se: a origem das creches comunitárias, sua relação com o trabalho feminino e com o contexto social e político; o papel das associações de apoio ao Movimento de Luta por Creches; as transformações no significado do direito à creche; a participação dos usuários nas experiências comunitárias; os paradoxos e as ambigüidades da luta por creches para crianças de camadas populares.<hr/>The text analyzes the different agents that are present within the field of child assistance, considering children from zero to six years of age. Based on studies of the Movement for Nurseries (Movimento de Luta por Creches) in the metropolitan region of Belo Horizonte, we discuss: the origin of the community nerseries, their relationship withthe female work and with the social and political context; the role of the supporting associations to the movement; the changes in the meaning of the right to nursery; the participation of the users within the community experience; paradoxes and ambiguities while fighting for nurseries to lower-class children. <![CDATA[Family, house and work]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto procura demonstrar os fluidos limites entre conceitos como família, casa e trabalho. Analisa relatos de trabalhadoras autônomas, de classe baixa, em geral casadas e mães, que exercem atividades econômicas no domicílio como forma de enfrentar o cotidiano, juntamente com os demais membros do grupo familiar. Mostra que a moradia pode revelar-se não só um espaço de vida familiar, mas também espaço de trabalho, no qual se realizam atividades econômicas que podem representar ganhos adicionais e muitas vezes vitais para o grupo familiar.<hr/>The article tries to show how frail are the boundaries among concepts such as family, house and work. It analyzes statements given by lower-class self-employed female workers - usually married and with children - who carry out economic activities at their residence, trying to face the struggle for life, together with the other members of the family. It proves that the residence can be not only a home but also a workshop where economic activities are performed to supply additional income, sometimes essential to support the family. <![CDATA[The psychogenetic learning theory and educational praxis: problems and prospects]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Reflexão de caráter epistemológico sobre a pertinência da teoria psicogenética para interpretar o aprendizado escolar em face da complexidade que este apresenta.<hr/>An epistemologic reflexion on the pertinency of psychogenetic theory to interpret school learning in the face of its complexity. <![CDATA[Teaching as a profession]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base na literatura estrangeira, o artigo discute a evolução das principais abordagens teóricas acerca do magistério enquanto profissão e levanta algumas questões para pesquisa com referência ao contexto brasileiro.<hr/>Considering the lack of studies on teaching as a profession in Brazil, we discuss the main approaches to this question, based on foreign literature, and present some research questions related to Brazilian context. <![CDATA[Itinerants and itineraries in the search of the word]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Pensar a sala de aula como um espaço de nascimento de leitores/escritores é propor que nela se instalem a interação e a palavra. Em questão, portanto, o silêncio forçado e o repetir sem sentido que não raro fazem parte de nossas classes de leitura e escrita. Ao se apagarem as vozes das crianças se emudecem também o professor, que na eloqüência disfarçada tenta esconder os sentimentos difusos e o cansaço de alguém que se perdeu no caminho. Na busca desse caminho, coloca-se para o professor o diálogo com o seu próprio texto, com o texto de seu aluno e com a produção cultural. Mediando o diálogo, a linguagem entendida como interlocução, como lugar de acontecimento e de fruição.<hr/>To think the classroom as a space where readers and writers can emerge is to propose that it includes both interaction and word. It is in question, therefore, the forced silence and senseless repetition so frequent in our reading and writing classes. When the children voices are abolished, so is the teacher's voice who, in his disguised eloquence, tries to hide the scattered feelings and the fatigue of someone who has been misled from his path. In the search for such path, the dialogue with its own text, with that of the student and with the cultural production is imperative for the teacher. Mediating all these speechs, language - understood as interlocution - is a source of knowledge and pleasure. <![CDATA[The double nature of the new school: psychology and social sciences]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute as concepções fundamentais presentes no ideário de renovação educacional no Brasil, entre os anos de 1930 e 1945. Busca esclarecer que o pensamento pedagógico renovador é fortemente marcado por preocupações sociais; nesse quadro, os conhecimentos e técnicas oriundos da Psicologia são utilizados como meios para dar maior racionalidade à escola e ao trabalho do professor. Conclui que tanto a Psicologia quanto as ciências sociais fornecem à Escola Nova as bases teóricas para sua formulação.<hr/>This article discusses the fundamental concepts present in the philosophy of educational renovation in Brazil between 1930 and 1945. It attempts to make clear the notion that innovative pedagogical thinking is strongly characterized by social concerns; in this context, the knowledge and techniques arising from Psychology are used as means to lend greater rationality to the school and the teacher's work. It is concluded that both Psychology and the social sciences furnish the "new school" with the theoretical basis for its foundation. <![CDATA[Luria e o desenvolvimento da escrita na criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A difusão no Ocidente do texto de Luria sobre o desenvolvimento da escrita na criança - texto de 1929 - suscitou um amplo movimento de admiração. Pro que não tomamos conhecimento antes desse texto? Como é possível que a história da escrita, no Ocidente capitalista, tenha-se detido na história das grafias, ignorando que naquela maravilhoso despertar intelectual da Rússia revolucionária pré-stalinista alguns eram capazes de ver com olhos realmente novos as primeiras produções das crianças? <![CDATA[Paulo Freire: pedagogia do oprimido trinta anos depois]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em recente entrevista a uma revista semanal brasileira de grande circulação (Revista Veja), Daniel Cohn-Brendit, o ex-rebelde que comandou as revoltas estudantis de maio de 68 na França, disse que os despossuídos estão órfãos, pois as questões sociais que lhes dizem respeito sumiram do atual discurso político. De fato, o atual predomínio das teses neoliberais tornou quase constrangedor mencionar-se a opressão econômica e social na América Latina. Parece que os dois pólos da relação histórico-dialética "opressor-oprimido" saíram de cena. Só se discute agora o "consenso social" para o avanço da modernidade. Nesse quadro, como fica a atualidade de seu livro A Pedagogia do oprimido, lançado há trinta anos? <![CDATA[Por entre as pedras: arma e sonho na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Em recente entrevista a uma revista semanal brasileira de grande circulação (Revista Veja), Daniel Cohn-Brendit, o ex-rebelde que comandou as revoltas estudantis de maio de 68 na França, disse que os despossuídos estão órfãos, pois as questões sociais que lhes dizem respeito sumiram do atual discurso político. De fato, o atual predomínio das teses neoliberais tornou quase constrangedor mencionar-se a opressão econômica e social na América Latina. Parece que os dois pólos da relação histórico-dialética "opressor-oprimido" saíram de cena. Só se discute agora o "consenso social" para o avanço da modernidade. Nesse quadro, como fica a atualidade de seu livro A Pedagogia do oprimido, lançado há trinta anos? <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Em recente entrevista a uma revista semanal brasileira de grande circulação (Revista Veja), Daniel Cohn-Brendit, o ex-rebelde que comandou as revoltas estudantis de maio de 68 na França, disse que os despossuídos estão órfãos, pois as questões sociais que lhes dizem respeito sumiram do atual discurso político. De fato, o atual predomínio das teses neoliberais tornou quase constrangedor mencionar-se a opressão econômica e social na América Latina. Parece que os dois pólos da relação histórico-dialética "opressor-oprimido" saíram de cena. Só se discute agora o "consenso social" para o avanço da modernidade. Nesse quadro, como fica a atualidade de seu livro A Pedagogia do oprimido, lançado há trinta anos?</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:05:32 02-05-2024-->