Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419940002&lang=pt vol. num. 89 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O ambiente da criança]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar a utilidade de determinados modelos para a descrição dos ambientes socioculturais das crianças, bem como o delineamento e a avaliação de programas que visem à melhoria do seu bem-estar. Na primeira parte discute-se o quanto é complexa a definição de padrões adequados de desenvolvimento infantil para programas de intervenção. Constata-se que o conceito de infância varia entre diferentes classes e culturas, o que gera expectativas e demandas diversas quanto ao processo de desenvolvimento das crianças. Coerentemente com essas demandas, as trajetórias do desenvolvimento infantil também variam, criando distanciamento entre as crianças, quando são feitas comparações cruzadas entre grupos. Assim, na escolha de padrões de desenvolvimento para programas de intervenção, é necessário que sejam considerados os pontos fortes e fracos do grupo que, se espera, será seu beneficiário. Na segunda parte, foram escolhidas como exemplo duas situações ambientais que colocam em risco o desenvolvimento infantil, quais sejam: a pobreza e o preconceito. Crescer em ambiente de pobreza e preconceito é considerado uma circunstância desfavorável, a qual, no entanto, isoladamente, pode não colocar em risco o desenvolvimento infantil. Contudo, ambas as características ambientais envolvem fatores tão adversos que são crônicos e interagem de maneira multiplicadora com relação aos efeitos negativos para o desenvolvimento da criança. São discutidos vários aspectos de cada um desses ambientes desfavoráveis. Finalmente, a terceira parte resume as características de um modelo geral para o planejamento e a análise dos resultados de intervenções no bem estar das crianças.<hr/>The goal of this paper is to discuss useful models for the description of children's sociocultural environments and the design and evaluation of programmes that aim at improving children's welfare. In the first section of the paper the complexity of defining suitable child development outcomes for intervention programmes is discussed. The concept of childhood is seen to vary across classes and cultures resulting in different expectations and demands for children's development. Consistently with these demands, children's developmental trajectories also differ thereby creating gaps between children when cross-group comparisons are carried out. Thus the choice of child development outcomes for intervention programmes needs to carefully consider strenghts and weaknesses of the group which is expected it benefit from the programme. In the second section two environment conditions that thereaten children's development were chosen as examples for close scrutiny: poverty and prejudice. Growing up with poverty and prejudice are characterized unfavourable circumstances which in isolation might not threaten children's development. However both situations involve systems of such adverse circumstances, which are chronic and interact in a multiplicative fashion with respect to negative effects on children's development. Several aspects of each of these inauspicious environments are discussed. Finally, the third section summarizes the characteristics of a general model for planning and analysing the results of interventions on children's behalf. <![CDATA[Cinema, laboratórios, ciências físicas e escola nova]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da Reforma Fernando de Azevedo (1927-1930) no Distrito Federal, o artigo discute aspectos da Escola Nova nos anos 20, especialmente a ênfase no ensino baseado na experiência, em oposição ao ensino verbalista. Comenta como as referências das ciências físicas - laboratórios e experimentação - oferecem suporte para a constituição de um campocientífico ao discurso educacional. Por fim, apresenta o cinema como síntese desse movimento entre Física e Escola Nova. Versão aplicada da ciência, o cinema traz à sala de aula a possibilidade de vivenciar fatos, até então relatos do ensino verbalista.<hr/>Based of the reform of education authored by Fernando de Azevedo (1927-1930), in the Federal District of Rio de Janeiro, the article discusses aspects of the "New School" of the 1920', especially the emphasis on education based on experience in stead of verbal teaching. It shows that thephysical science references - laboratories and experiments - provide support for the constitution of a scientific field against educational discourse. In conclusion, the article presents the cinema as the synthesis of this movement between the Physical and the New School. A new aplication of science, the cinema brings the schoolroom the possibility of living facts until then recounted verbally. <![CDATA[Anos 90: as novas tarefas da educação dos adultos na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata da nova importância adquirida pela educação dos adultos neste final de século, não apenas como instrumento de alfabetização eficiente e de elevação dos níveis de competência da população, mas como lifelong learning. A dinâmica econômica gerada pela revolução tecnológica, apoiada na microeletrônica, ressalta a importância do conhecimento e modifica o nível, a qualidade e o conteúdo dos requerimentos educacionais. O papel da educação dos adultos cresce frente à necessidade da constante readaptação imposta pela vida contemporânea ao perfil da população pelas novas formas assumidas pelo emprego e pelo desemprego.<hr/>This article addresses the new importance of the adult education at this end-of-century, importance not only as an efficient "alphabetizing" and boosting of competence levels, but as lifelong learning. The dynamics of economics generated by the revolution in technology, based on micro-electronics', highlights the importance of knowledge and change in level, quality and content of educational requirements. The role of adult education is magnified by the need of its constant readaptation imposed by contemporary life needs upon the people's profile by the new forms of employment and unemployement. <![CDATA[Sabedoria docente: repensando a prática pedagógica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O caráter reflexivo do trabalho docente, as contradições detectadas entre o discurso e a ação dos professores, a ausência de isomorfismo entre as teorias e a prática pedagógica e a fragilidade do rótulo Ensino Tradicional como matriz analítica do cotidiano escolar são alvos de discussão neste trabalho. A investigação de uma "sabedoria docente" - crenças, valores, concepções e até procedimentos que norteiam o fazer dos professores, de natureza diversa quer do conhecimento científico, quer do senso comum - é aqui analisada e exemplificada mediante estudo realizado com professores de quintas séries do 1º Grau.<hr/>The reflective tone of this student paper, the contradictions detected between the discourse and action of teachers, the absence of isomorphism between educational theory and practice and the fragility of Traditional Educational label as the analytical matrices of daily school life are the theme of this work. The investigation of”student knowledge" - beliefs, values, concepts, and oven procedures that guide the work of teachers, that of a nature diverse from scientific knowledge or common sense - is analyzed in this article and given example by means of a study made with teachers of the fifth grade. <![CDATA[Caracterização de redes municipais de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma análise da administração da educação municipal a partir da reconstituição da história do Órgão Municipal de Educação de quatro municípios do Rio Grande do Sul. Argumenta que as redes municipais de educação não são homogêneas entre si, apesar de se assemelharem em vários aspectos, dentre os quais a permeabilidade. A permeabilidade vai-se dando ao longo da história da administração da educação municipal e se constitui numa estratégia pela qual os poderes hierarquicamente separados (União e Estado federado) fazem prevalecer sua própria concepção de bem público no nível local.<hr/>This text analyses the administration of the municipal education, having in mind the historical reconstruction of its organization, in four cities of Rio Grande do Sul, Brazil. The municipal strategies of education are not homogeneous among themselves, in spite of having many similar aspects in common, such as, for instance, the permeability. Permeability develops along with the history of administration of municipal education and its strategy, through which the powers hierarchicly separated (Union and federalized state) impose their own conception of public welfare at local levels. <![CDATA[Educação, escola e participação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute os sentidos atribuídos à educação e à escola pelos alunos do 2º grau da rede pública do município do Rio de Janeiro. Discute, também, a relação escola-participação à luz das significações atribuídas à escola e à educação. Foram analisados depoimentos dos educandos a partir do quadro teórico fornecido pela Análise do Discurso, na linha de Michel Pêcheux. A opção por tal metodologia implicou uma visão particular do sujeito. Assim, este trabalho trata especificamente do sujeito-da-educação, uma vez que a reflexão pressupõe que não se pode falar do sujeito, genérico e universal, mas sim das diferentes posições que ele ocupa no texto. Por conseguinte, não se buscou encontrar o sentido de educação e escola, mas os vários sentidos que se abrigam sob esses temas e compreender os processos históricos que determinam a permanência de uns e o apagamento de outros. Concluiu-se o trabalho em favor de uma educação para a participação, plural e ética, como uma espécie de antídoto às formas de autoritarismo que impregnam os discursos da/sobre a educação, alertando sobre os riscos de se cair num ecletismo "neutro", em que ninguém tem razão, em que não há razão, em que tanto faz como tanto fez.<hr/>The article discusses feelings held with respect to education and schools by the second grade students of the Rio de Janeiro public system. It also discusses the school-participaion relation in light of the significance of the school and education. Students opinions were analyzed according to the theoretical subjects given, which were based onthe Michel Pêcheux line of Discourse Analysis. That methodology's option implied a particular view of the subject. Therefore, this paper treats specifically of this subject-in-education, because reflection presupposes that the subject cannot be spoken of, generically or universally, but that the different positions it takes in the text may. Consequently, it did not try to find the meaning of education versus school, but the various meanings esconced in these themes and to comprehend the historical process that determine the permanence of one and be diminishing flame of the other. In the end, the article favored a participative, pluralistic, and ethical education as an antidote to the authoritarian forms that impregnate arguments of and about education, by alerting of the risks of falling into a "neutral" eclecticism, where no one is right, where there is no reason, where it's okay you do or if you don't. <![CDATA[Formação de professores em serviço: um diálogo com vários textos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O pretexto para escrever este artigo surgiu quando aceitei o convite para debater o trabalho de Sonia Kramer, "A Formação do professor como leitor e construtor do saber", apresentado na Sessão Especial do GT Metodologia e Didática da XVI Reunião Anual da ANPEd, em setembro de 1993. <![CDATA[Formação continuada de professores de alunos trabalhadores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.<hr/>The paper reports a successful experience of continuing education, held in the form of an action research along the 200 public school teachers, most working in supplementary courses in 1st and 2nd grade. Their main results indicate the importance of starting such work with a deep reflection on the political dimension of the educational as well as to work in small study groups within the local schools where they teach the teachers. In concrete terms, the work could make for a year and a half, 23 groups weekly to discuss issues related to education. Beginning with the political-philosophical issues, through socio-historical approach to learning and ending with some methodological aspects, they arrived at the end of that time be free to continue showing their own. From a theoretical viewpoint, this paper presents a discussion of the role that the change in the representation of teachers on students, education, and he even play in the possible changes in their pedagogical practice. <![CDATA[Assistência à infância no Brasil: uma análise de sua construção]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.<hr/>The paper reports a successful experience of continuing education, held in the form of an action research along the 200 public school teachers, most working in supplementary courses in 1st and 2nd grade. Their main results indicate the importance of starting such work with a deep reflection on the political dimension of the educational as well as to work in small study groups within the local schools where they teach the teachers. In concrete terms, the work could make for a year and a half, 23 groups weekly to discuss issues related to education. Beginning with the political-philosophical issues, through socio-historical approach to learning and ending with some methodological aspects, they arrived at the end of that time be free to continue showing their own. From a theoretical viewpoint, this paper presents a discussion of the role that the change in the representation of teachers on students, education, and he even play in the possible changes in their pedagogical practice. <![CDATA[Construtivismo de Piaget a Emilia Ferreiro]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.<hr/>The paper reports a successful experience of continuing education, held in the form of an action research along the 200 public school teachers, most working in supplementary courses in 1st and 2nd grade. Their main results indicate the importance of starting such work with a deep reflection on the political dimension of the educational as well as to work in small study groups within the local schools where they teach the teachers. In concrete terms, the work could make for a year and a half, 23 groups weekly to discuss issues related to education. Beginning with the political-philosophical issues, through socio-historical approach to learning and ending with some methodological aspects, they arrived at the end of that time be free to continue showing their own. From a theoretical viewpoint, this paper presents a discussion of the role that the change in the representation of teachers on students, education, and he even play in the possible changes in their pedagogical practice. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>O trabalho relata uma experiência bem-sucedida de formação continuada, realizada sob a forma de uma pesquisa-ação junto a 200 professores da rede pública, a maioria atuando nos cursos supletivos de 1° e 2º graus. Seus principais resultados apontam para a importância de se começar tal tipo de trabalho com uma profunda reflexão sobre a dimensão política do ato educativo, bem como a de se atuar em pequenos grupos de estudo, no interior das próprias escolas onde lecionam os professores. Em termos concretos, o trabalho conseguiu fazer com que, durante um ano e meio, 23 grupos discutissem semanalmente temas relacionados à educação. Começando com as questões político-filosóficas, passando pelo enfoque sócio-histórico da aprendizagem e terminando com alguns aspectos metodológicos, eles chegaram ao término desse tempo mostrando ter autonomia para continuarem por conta própria. Do ponto de vista teórico, este texto apresenta uma discussão sobre o papel que a mudança nas representações dos professores sobre o aluno, a educação e ele mesmo desempenham nas possíveis transformações da sua prática pedagógica.<hr/>The paper reports a successful experience of continuing education, held in the form of an action research along the 200 public school teachers, most working in supplementary courses in 1st and 2nd grade. Their main results indicate the importance of starting such work with a deep reflection on the political dimension of the educational as well as to work in small study groups within the local schools where they teach the teachers. In concrete terms, the work could make for a year and a half, 23 groups weekly to discuss issues related to education. Beginning with the political-philosophical issues, through socio-historical approach to learning and ending with some methodological aspects, they arrived at the end of that time be free to continue showing their own. From a theoretical viewpoint, this paper presents a discussion of the role that the change in the representation of teachers on students, education, and he even play in the possible changes in their pedagogical practice.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 11:05:58 04-05-2024-->