Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419940003&lang=es vol. num. 90 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Government policies in education: current high points in analysis]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo faz uma revisão dos pressupostos teóricos utilizados na análise das políticas públicas por autores europeus. Recoloca a questão no exame das políticas sociais brasileiras, dando destaque ao setor da educação a partir da década de 60.<hr/>The article reviews the theoretical assumptions used in the analysis of governmental policies by European authors. It places the question under the focus of Brazilian social policies, centralizing on the sector of education since the 60's. <![CDATA[Research in education: concept of science, theoretical paradigmas and the challenge of knowledge production]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho analisa aspectos centrais das transformações na pesquisa em Educação no Brasil, hoje. Considerando a prática concreta de professores e pesquisadores, são discutidos três pontos. O primeiro diz respeito à concepção de ciência que norteia as pesquisas e à forma problemática com que, freqüentemente, são utilizados alguns construtos teóricos que têm embasado as reflexões e as práticas pedagógicas investigativas; focaliza-se a indissociabilidade entre teoria e prática, o saber como construção coletiva e o professor como pesquisador. O segundo refere-se ao papel dos paradigmas teóricos na produção do saber novo e a análise desenvolve-se com base na teoria de Kuhn sobre a ciência. O terceiro ponto trata dos desafios de uma produção de conhecimento efetivamente criativo, revolucionário, que traga contribuições à solução dos graves problemas educacionais que nos afligem.<hr/>This article analyses aspects of change in research on Education in Brazil today. Three points are discussed, taking into account the concrete practice of teachers and researchers. The first concerns the concept of science which guides research and the problems of the way in which some theoretical constructs are often used, which, in the last few years have provided a foundation for investigative reflections and pedagogical practices; the Indi sociability between theory and practice, knowledge as a collective construction and the teacher as researcher are focused. The second point refers to the role of theoretical paradigms in producing new knowledge and the analysis is developed based on Kuhn's theory of science. The third point deals with the challenges of the production of effectively creative, revolutionary knowledge which will contribute to the solution of serious educational problems afflicting us. <![CDATA[Notes in the redistribution of competencies among actors in the educational system]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es As "notas" discutem questões como descentralização, poder, planejamento curricular e a necessária articulação que deve existir, sobretudo em países federados como o Brasil, entre as distintas esferas de poder público que respondem pela tarefa educativa. A variável política é identificada como fundamental para o êxito ou fracasso da descentralização. No caso brasileiro, este componente vincula-se à descontinuidade das ações provocando interrupções, superposição de ações, desperdícios e a sensação de que sempre se recomeça do mesmo lugar.<hr/>"Notes" discusses matters such as decentralization, power, planning of curriculum, and the necessary articulation that should exist, especially in federative countries such as Brazil, among the different spheres of government that are responsible for the task of education. The variable policy is identified as fundamental to the success or failure of decentralization. In the case of Brazil, this component is tied to the discontinuity of action, provoking interruptions, overlapping of actions, waste of many kinds, and the feeling that one must always start all over again at the same place. <![CDATA[The theory of science found in Weber and research in education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da constatação da presença tão comum quanto nefasta do abstracionismo pedagógico nas investigações sobre educação - entendido pelo autor como a formulação de princípios gerais que se pretendem descritivos e explicativos de um fenômeno específico, mas que pouco levam em consideração as condições concretas em que o processo escolar se dá -, o artigo procura investigar a possível fecundidade do pensamento metodológico weberiano para a superação dessa tendência. Nesse sentido, ele busca reconstruir sumariamente os problemas metodológicos fundamentais enfrentados por Weber, bem como suas reflexões sobre a significação social da ciência, a possível "objetividade" das ciências sociais e o recurso ao "tipo ideal", como instrumentos intelectuais potencialmente fecundos para as investigações em educação.<hr/>From the verification of the presence, common as well as tragic, of educational abstractionism in the investigations on education - seen by the author as the formulation of general principles that are intended to describe and explain a specific phenomenon but that give little attention to the concrete conditions in which the educational process takes place - the article seeks to investigate the possible fruitfulness of Weber an methodology to overcome this tendency. With this purpose in mind, the author seeks to reconstruct the basic problems in methodology encountered by Weber, as well as his reflections on the social significance of science, the possible "objectivity" of the social science and the feature of the "ideal type" as intellectual instruments potentially fruitful for investigations in education. <![CDATA[The university and the training of teachers: a historical overview]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A universidade brasileira, de forma geral, tem-se mostrado incapaz de equacionar o problema da formação de professores. Propomo-nos refletir sobre as idéias e as ideologias que deram forma aos projetos de criação dos cursos de licenciatura no país. Tais cursos surgiram nos anos 30, no âmbito de algumas das nossas experiências universitárias mais significativas. Damos especial destaque às experiências da Universidade do Distrito Federal, da Universidade de São Paulo e da Universidade do Brasil.<hr/>In general, the Brazilian university has proved itself incapable of solving the problem of teacher training. This article proposes that we reflect on the ideas and ideologies that shaped the projects for the creation of courses in bachelor degree programs in education. These courses arose in the 30's amongst some of our most important university experiments. Special attention was given to the experiments of the University of the Federal District, the University of São Paulo, and the University of Brazil. <![CDATA[Memory and education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, busca-se identificar as orientações com que o tema memória vem sendo pesquisado nas Ciências Humanas, especificamente em Educação. Destaca-se também a importância do tema para a compreensão do comportamento docente em sala de aula e os cuidados teóricos e metodológicos a serem observados pelos pesquisadores que se dedicam ao assunto.<hr/>In this text, the author sought to identify the guidelines along which the subject of memory is being researched in the Human Sciences, specifically in Education. The importance of the subject is emphasized in order that learner behavior in the classroom may be comprehended. Also underscored is the theoretical and methodological attention to be given by the researchers working on the subject. <![CDATA[Eugenics, modness and the femine condition]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Apontar alguns aspectos sócios normativos que caracterizavam o gênero feminino, e que foram defendidos como critérios da normalidade por uma Psiquiatria influenciada pela Eugenia, é o objetivo deste artigo. Para tal, foram apresentados exemplos dos prontuários de pacientes do Sanatório Pinel de Pirituba e dos questionários respondidos pelos seus responsáveis (em geral familiares). Essa instituição, cujos sócios faziam parte de uma elite intelectual e econômica, foi idealizada de acordo com os preceitos da Higiene Mental, a qual pretendia combater, preventivamente, a degeneração social, resguardando assim o modelo do cidadão ideal. Através dessa documentação e dos pareceres sobre a normalidade feminina expostos na obra do médico eugenista Renato Kehl e da feminista Maria Lacerda de Moura, além dos critérios nosológicos apresentados por Antonio Carlos Pacheco e Silva, pode-se observar a essência orgânica atribuída à sociedade, onde a conduta moral dos cidadãos deveria ser policiada também medicamente, a partir da família.<hr/>The object of the article is to point out some socio-normative aspects that characterized the female gender and that were defended as criteria for normality by a school of psychiatric thought influenced by eugenics. To do so, examples of the dossiers of patients at the Sanatorio Pinel de Pirituba and questionnaires answered by the people responsible for the patients (usually family members). The mental hospital, whose associates are members of intellectual and economic elite, was created in accord with the precepts of Mental Hygiene, which was intended to combat social degeneration preventively and thus safeguard the model of the ideal citizen. Through this documentation and the reports on female normality set forth in the work of the eugenicist, Renato Kehl, and of the feminist, Maria Lacerda de Moura, in addition to the nosological criteria presented by Antonio Carlos Pacheco e Silva, the organic essence attributed to society may be observed. In it, the moral conduct of the people should be policed also medically, beginning wigh the family. <![CDATA[A controvérsia do ensino pago]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es A questão da introdução do ensino pago no sistema univertário público voltou a ser intensamente discutida na imprensa no primeiro semestre de 1991, especialmente após a declaração do ex-presidente do Banco Central, Ibrahim Eris, de que ensino gratuito "é um subsídio para o rico" (Dimenstein, 1990). A Constituição de 1988. Artigo 206 eliminou a possibilidade de cobrança da anuidade em qualquer nível do ensino público. Alterando a anterior, que prescrevia: o ensino público será igualmente gratuito para quantos no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem faltas ou insuficiência de recursos. <![CDATA[Knowledge of the physical in the first through fourth grades: the submarine]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.<hr/>In this paper we investigate how students begin to build the physical knowledge in the classroom, in the context of science teaching the first four grades of 1st grade. To do this, planned and tested an activity for 2nd grade. The fluctuation is the main concept involved in physical activity. The problem we have proposed to the students was to get a submarine sink and float. The aim of the experiment is to make students engage in research work; solve the problem through its own action and to carry out causal relationships. The activity was videotaped. We observed that the action of the students during the trial goes through several stages. At first they act to know the "submarine", then act to get him the reaction they want. The following are actions to be aware of how the effects were achieved and, finally, to explain the causes. <![CDATA[30 anos depois: grandezas e misérias do ensino no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.<hr/>In this paper we investigate how students begin to build the physical knowledge in the classroom, in the context of science teaching the first four grades of 1st grade. To do this, planned and tested an activity for 2nd grade. The fluctuation is the main concept involved in physical activity. The problem we have proposed to the students was to get a submarine sink and float. The aim of the experiment is to make students engage in research work; solve the problem through its own action and to carry out causal relationships. The activity was videotaped. We observed that the action of the students during the trial goes through several stages. At first they act to know the "submarine", then act to get him the reaction they want. The following are actions to be aware of how the effects were achieved and, finally, to explain the causes. <![CDATA[Le système éducatif]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.<hr/>In this paper we investigate how students begin to build the physical knowledge in the classroom, in the context of science teaching the first four grades of 1st grade. To do this, planned and tested an activity for 2nd grade. The fluctuation is the main concept involved in physical activity. The problem we have proposed to the students was to get a submarine sink and float. The aim of the experiment is to make students engage in research work; solve the problem through its own action and to carry out causal relationships. The activity was videotaped. We observed that the action of the students during the trial goes through several stages. At first they act to know the "submarine", then act to get him the reaction they want. The following are actions to be aware of how the effects were achieved and, finally, to explain the causes. <![CDATA[O ensino médio: desafios e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.<hr/>In this paper we investigate how students begin to build the physical knowledge in the classroom, in the context of science teaching the first four grades of 1st grade. To do this, planned and tested an activity for 2nd grade. The fluctuation is the main concept involved in physical activity. The problem we have proposed to the students was to get a submarine sink and float. The aim of the experiment is to make students engage in research work; solve the problem through its own action and to carry out causal relationships. The activity was videotaped. We observed that the action of the students during the trial goes through several stages. At first they act to know the "submarine", then act to get him the reaction they want. The following are actions to be aware of how the effects were achieved and, finally, to explain the causes. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>No presente trabalho procuramos investigar como os alunos começam a construir o conhecimento físico, em sala de aula, no contexto do ensino de ciências das quatro primeiras séries do 1º grau. Para isso, planejamos e testamos uma atividade para a 2º série. A flutuação é o conceito físico principal envolvido na atividade. O problema que propusemos aos estudantes foi conseguir que um submarino afundasse e flutuasse. O objetivo do experimento é fazer com que os alunos se envolvam num trabalho de investigação, resolvem o problema por meio de sua própria ação e possam elaborar relações causais. A atividade foi gravada em vídeo. Pudemos observar que a ação dos alunos durante a experimentação passa por várias etapas. No começo eles agem para conhecer o "submarino", em seguida agem para obter com ele as reações que desejam. Seguem-se ações no sentido de ter consciência de como os efeitos foram realizados e, por último, explicam-se as causas.<hr/>In this paper we investigate how students begin to build the physical knowledge in the classroom, in the context of science teaching the first four grades of 1st grade. To do this, planned and tested an activity for 2nd grade. The fluctuation is the main concept involved in physical activity. The problem we have proposed to the students was to get a submarine sink and float. The aim of the experiment is to make students engage in research work; solve the problem through its own action and to carry out causal relationships. The activity was videotaped. We observed that the action of the students during the trial goes through several stages. At first they act to know the "submarine", then act to get him the reaction they want. The following are actions to be aware of how the effects were achieved and, finally, to explain the causes.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:04:02 29-04-2024-->