Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419950001&lang=es vol. num. 92 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The teacher and the construction of knowledge of teaching; theoretical-methodological issues]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com o objetivo de estudar a construção do conhecimento da professora sobre o ensino, o artigo trata de algumas questões teórico-metodológicas relacionadas ao estudo da construção do conhecimento de modo geral. Examina, em particular, os conceitos "saber", "conhecimento" e "representação" assim como as relações recíprocas que estabelecem. A suposição que norteia a reflexão é que a construção do conhecimento, assim como a da própria subjetividade, se dá a partir de matrizes sociais, mediadas pela cultura e pela linguagem, que chegam ao sujeito como representações. Nessa mediação a vivência e o vivido são de importância fundamental, e, no caso da professora, ganha relevância a cultura escolar, especialmente as relações que estabelece com os alunos.<hr/>To study the construction of the knowledge a teacher has of teaching, this article addresses some questions on theory and methodology related to the study of the building of knowledge in general. It examines, in particular, the concepts of "knowing", "knowledge", and "representation", as well as the reciprocal relations that they establish. The supposition that orients this view is that the building of knowledge, like that of subjectivity itself, is an offschoot of social matrixes, mediated by culture and language, which come to the person as images. In this intermediation, experiencing and that experienced are of vital importance and, in the case of the teacher, school culture gains relevance, especially in the relations he/she establishes with the students. <![CDATA[Curriculum, tensions and alternatives]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo é resultado de assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro para a elaboração de um Núcleo Curricular Básico, desenvolvido no período de 1993-4. Parte de uma reflexão sobre a discussão curricular no Brasil para assinalar os problemas das análises dicotomizadas - experiência cultural da criança x experiência cultural da humanidade, qualidade x quantidade, universal x singular etc. Propõem a necessidade de incorporar essas categorias como tensões que normalmente atravessam a teoria e a prática educacional. Com base na proposta curricular vigente no município do Rio de Janeiro, levanta uma hipótese preliminar de trabalho em torno de "conceitos-nucleares" e desenvolve um exercício de análise para testar a validade de tal hipótese.<hr/>This article is the result of a period of assistance rendered to the Department of Education of the city of Rio de Janeiro, on a 1993-4 project do draw up a Basic Core Curriculum. Its setting off points is a thinking over of the movement for discussion of curriculum in Brazil in order to point out the problems dichotomized analyses - the cultural experience of the child vs. the cultural experience of humanity, quality vs. quantity, universal vs. singular etc. - in the ambit of curriculum. It proposes the need to incorporate these categories as tensions that normally crisscross educational practice and theory. Based on the current proposal for curriculum in Rio de Janeiro, it presents a preliminary hypothesis for work on "core concepts" and develops an exercise in analysis to test the viability of the hypothesis. <![CDATA[On the genetic roots of thought and language: Vygotsky and Piaget]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho são analisadas as pesquisas e idéias de Vygotsky e Piaget sobre a psicogênese do pensamento e da linguagem. Tal análise é feita a partir de um enfoque ao mesmo tempo epistemológico e genético. Os eixos da análise são: 1) as raízes do significado das primeiras palavras; 2) o papel da linguagem na formação das estruturas cognitivas; 3) os mecanismos figurativos e operativos na formação do pensamento conceitual. Os resultados do nosso estudo mostram que as diferenças teóricas entre esses autores não (ou não apenas) têm como base uma maior ou menor importância outorgada ao ambiente social, mas, principalmente, concepções epistemológicas diferentes e subjacentes à explicação dos processos e dos mecanismos psicológicos de formação dos instrumentos cognitivos.<hr/>In this article we analyse Vygotsky's and Piaget's research and ideas on the psychogenesis of throught and language. The approach adopted is both epistemological and genetic. The specific topics studied are: 1) the roots of first-word meaning; 2) the role of language in the formation of cognitive structures; 3) the figurative and operative mechanisms in the development of conceptual thinking.The results of our study show that the theoretical differences between the authors are not based only on the relative importance attributed to social environment. The differences are based on diferent epistemological concepts which underlie the explanation of psychological processes and mechanisms that form cognitive instruments. <![CDATA[Eugenics: by want of biology]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es A partir da polêmica levantada pela publicação do livro The Bell Curve nos Estados Unidos, este artigo apresenta um histórico das pregações eugênicas, retomando os enunciados eugênicos originais, desde Francis Galton, e seus pressupostos darwinianos. O artigo procura mostrar o contexto em que as idéias de "melhoramento da raça" se estabeleceram. Na Inglaterra, isso significou, sobretudo uma discriminação contra os pobres, sem vínculo direto com a cor da pele. No Brasil, a introdução do ideário eugênico pode ser localizada na literatura a partir do início deste século. Sua implementação teve como palco o ambiente educacional.<hr/>Based on the debate caused by the publication of The Bell Curve in the United States, this article presents a rundown on the preachings of eugenics. It goes back to the early pronouncements, beginning with Francis Galton and his Darwinian presuppositions, and attempts to show the contextof the establishment of the ideas of "race improvement". In England, this meant, primarily, discrimination against the poor, but did not involve the color of the skin. In Brazil, eugenic thought may be found in its literature of the beginning of this century. The stage for its implementation was education. <![CDATA[Total quality in the education of the professional: from text to context]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute o conceito de qualidade de ensino, sua relação com o significado de Qualidade Total e seus desdobramentos para a educação; questiona a dicotomia quantidade x qualidade no âmbito do sistema educacional brasileiro; explicita o vínculo que se estabelece entre os indicadores implícitos na concepção de ensino de qualidade com as demandas provenientes dos novos processos de produção e suas exigências para a formação profissional.<hr/>This article discusses the concept of quality education, its relation to the significance of Total Quality, and its implications on education. It questions the quality-quantity dichotomy in the scope of the Brazilian educational system. It spells out the link between the indicators implicit in the quality education concept and the demands brought by the new production processes and the requirements entailed in the education of the professional. <![CDATA[Play in preschool education: some questions]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto apresenta uma concepção sócio-histórica do brincar e faz um panorama de sua evolução nas teorias e práticas pedagógicas pré-escolares ocidentais. Baseado em trabalhos de Brougère, Henriot e Vygotsky, desenvolve a idéia de que a valorização do brincar na educação infantil está associada a uma nova imagem de criança que vem sendo construída em função do seu status social, a partir dos séculos XVI e XVII. Levanta questões a respeito de algumas competências profissionais necessárias para o trabalho pedagógico em creches e pré-escolas.<hr/>This reading presents a socio-historical view of play and forms of the theories and pre-school educational practices of the Western world of the panorama of the evolution of play. Based on the works of Brougère, Henriot, and Vygotsky, the author develops the idea that the merit attributed to play in the education of the young child is associated with a new image of the child. Since the sixteenth and seventeenth centuries, this image has been building on the base of the child's social status. The author raises questions concerning some professional capabilities necessary to educational work in day centers and preschools. <![CDATA[Emprego, trabalho e cidadania]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor faz neste artigo uma reflexão acerca do impacto das transformações tecnológicas nos países do Primeiro Mundo, que colocam também, para realidades como a nossa, enormes desafios. <![CDATA[Conferência Nacional de Educação para todos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O autor faz neste artigo uma reflexão acerca do impacto das transformações tecnológicas nos países do Primeiro Mundo, que colocam também, para realidades como a nossa, enormes desafios. <![CDATA[Contribuição da sociologia para a avaliação escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho questiona a exigüidade de estudos de cunho sociológico no campo específico da avaliação escolar. São analisadas algumas raras contribuições de autores estrangeiros e cotejadas as sugestões de dois autores brasileiros com os resultados de uma pesquisa sobre o tema, da qual a autora participou <![CDATA[Creches e pré-escolas no Hemisfério Norte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho questiona a exigüidade de estudos de cunho sociológico no campo específico da avaliação escolar. São analisadas algumas raras contribuições de autores estrangeiros e cotejadas as sugestões de dois autores brasileiros com os resultados de uma pesquisa sobre o tema, da qual a autora participou <![CDATA[Conquistando o mundo da escrita]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho questiona a exigüidade de estudos de cunho sociológico no campo específico da avaliação escolar. São analisadas algumas raras contribuições de autores estrangeiros e cotejadas as sugestões de dois autores brasileiros com os resultados de uma pesquisa sobre o tema, da qual a autora participou <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Este trabalho questiona a exigüidade de estudos de cunho sociológico no campo específico da avaliação escolar. São analisadas algumas raras contribuições de autores estrangeiros e cotejadas as sugestões de dois autores brasileiros com os resultados de uma pesquisa sobre o tema, da qual a autora participou</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 08:05:01 05-05-2024-->