Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419950002&lang=es vol. num. 93 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Games and their importance in the school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O propósito deste texto é caracterizar - segundo Piaget - exercício, símbolo e regra como formas de jogo e, além disso, analisar a importância de cada uma delas para a construção do conhecimento na escola. Procurou-se analisar também a importância dos jogos na escola, mediante respostas às seguintes questões: o que é o jogo? por que(m) se joga?para que(m) se joga?<hr/>The purpose of this paper is to characterize, according to Piaget, exercise, symbol, and rule as forms of games and, in addition, to analyse the importance of each in learning. The importance of games in the school was also analysed through the answers to the following questions: what isa game? Whom or what do you play for? why do you play? <![CDATA[A very feminine world: gender and the socializing process in community child care centers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre diferenças na socialização de meninas e meninos em creches comunitárias de Belo Horizonte e Contagem. Analisa a socialização diferencial a partir: a) do relacionamento entre educadoras e crianças; b) das concepções das educadoras sobre masculino, feminino e família; c) da forma como as educadoras lidam com a sexualidade infantil na creche. Ampliando a discussão para a discriminação de sexo, raça, classe e tipo de família, argumenta que a discriminação nas creches comunitárias aparece como auto-estigmatização em uma população que apresenta diferentes formas de organização familiar; é predominantemente feminina; de nível socioeconômico baixo e racialmente diversificada.<hr/>This paper presents the results of a research on differences in the socialization of girls and boys at day care centers in Belo Horizonte and Contagem in the state of Minas Gerais. The analysis focuses on (a) the relations between educators and children, (b) the educators' concepts of masculine, feminine and family, (c) how educators deal withchildren´s sexuality. Expanding into sexual, racial, family-type and class discrimination, the author argues that the stigmatizing process at child care community centers can be understood as a process of self-stigmatization among a population that presents different types of family organization that is predominantly feminine, poor and racially diversified. <![CDATA[Teaching practice and supervised training stage in education of teachers]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200003&lng=es&nrm=iso&tlng=es A formação de professores para as séries iniciais do 1º grau, feita atualmente pela Habilitação Específica para o Magistério (curso que veio substituir a antiga Escola Normal), passa necessariamente pelo cumprimento de atividades práticas - vinculadas às disciplinas Prática de Ensino e Estágio Supervisionado -, enfatizadas como momento culminantedessa formação.O presente estudo procurou caracterizar esse componente curricular através de três níveis: o da legislação, o teórico e o da realidade das escolas, que muitas vezes não concordam entre si e assumem contornos conflitantes. Tal análise possibilita repensar a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado e sua efetiva relevância nos cursos atuais, ao mesmo tempo em que levanta questionamentos a respeito da situação atual da formação de professores no Estado de São Paulo.<hr/>The education of teachers for the beginning grades of primary school, currently performed by the "Habilitação Específica para o Magistério" (Specific Teaching Qualification Course), the course replacing the old "Escola Normal" (normal teachers' college), must include the practical activities related to the "Teaching Practice" and "Supervised internship disciplines", the culminating moments of teacher education.This study seeks to characterize this curriculum component in three levels: the legislation on, the theory, and the reality of the schools, which often run counter to each other, forcing change in their contours. Such analyses make it possible to rethink "Teaching Practice" and "Supervised Residency" and their relevance to present courses, at a time when queries are being raised with respect to the current situation in the training of teachers in the state of São Paulo. <![CDATA[Social movements for education: the invisibility of the genders]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho aponta o desconhecimento que as pesquisas sobre movimentos sociais por educação têm da presença majoritariamente feminina tanto nessas lutas quanto no magistério público; indica algumas contribuições que as teorias sobre relações sociais de gênero podem oferecer para a compreensão das lutas por educação, dos movimentos de mães e professoras e para as interações entre escolas e famílias de alunos.<hr/>This paper points to the unawareness that research on social movements in behalf of education shows that their ranks are mostly filled by women both in their struggles and in public school teaching. It indicates some contributions that theories on gender social relations may lend to the comprehension of the struggles for education, of the movements of mothers and teachers, and of the interaction between schools and the students' families. <![CDATA[Proposta metodológica de combate ao racismo nas escolas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo tem por objetivo esboçar uma proposta para o enfrentamento do racismo, a ser desenvolvida entre crianças de zero a seis anos, faixa etária entendida como privilegiada para a formação da personalidade e para a elaboração de conceitos que nortearão a vida adulta. Trata-se de uma proposta preliminar que vem sendo experimentada em escolas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e que tem sofrido, ao longo desse processo, alguns reajustes. Enquanto apenas esboço, espera-se que a proposta possa vir a ser aperfeiçoada tanto prática como teoricamente, com a contribuição de outros estudiosos, numa perspectiva multidisciplinar.<hr/>This article aims at presenting an outline of a proposal to work with children in a fight against racism, the underlying presupposition being that the age-group 0-6 is the optimum phase for the development of the personality and for the elaboration of concepts that will orient future adult life. As a preliminary proposal that is being experimented in some schools in Campo Grande, Mato Grosso do Sul, it has been undergoing modifications. As an outline, it is hoped that it will be improved on in theory and in practice with the help of other researchers within a multidisciplinary perspective. <![CDATA[Public schooling systemized history of Brazilian education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é apresentar uma leitura da nossa primeira história sistematizada da educação brasileira: Instruction Publique au Brésil - Histoire et Législation (1889), centrada no combate à libertinagem na cidade do Rio de Janeiro e na defesa de uma ampla reforma pública dos costumes na sociedade brasileira. Contudo, apesar de esse livro ser o primeiro em ordem cronológica de publicação e trabalhar com uma temática central da nossa história da educação, não se constitui em obra fundadora dessa área de conhecimento como disciplina escolar.<hr/>This article presents a reading of our first systematic history of education in Brazil: Instruction Publique au Brésil - Histoire et Législation (1889). Key to this reading is the combat against the libertine habits in the city of Rio de Janeiro as well as the defense of wide reforms in Brazilian society. The conclusion is that, in spite of being the first book on a central theme on the history of education in Brazil, it is not a seminal work in the area of school discipline. <![CDATA[Social interaction and the building up of play]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho focaliza a construção conjunta de brincadeiras em crianças de 1 a 3 anos, mediante a descrição e análise de dois episódios lúdicos gravados em vídeo durante períodos de atividade livre em uma creche de periferia da cidade de São Paulo. A análise parte da concepção da criança como agente ativo de seu desenvolvimento e da interação social como componente privilegiado desse processo.<hr/>The joint construction of play activities by 1-3 year-old children is focused in this paper through the description and analysis of two play episodes, video-recorded during free-play in a daycare center in the periphery of São Paulo. The framework of the analysis is the view of the child as an active agent of his/her development, and of social interaction as a privileged component of this process. <![CDATA[Questões raciais e educação. Entre lembranças e reflexões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto trata de questões relativas ao racismo, abordando particularmente a educação. Contra o racismo de qualquer tipo, o texto defende e propõe uma escola que seja humana, fundada numa perspectiva intelectual e que tenha na história o eixo central tanto dos seus objetivos quanto dos conhecimentos que veicula, trabalha, difunde. História nunca esquecida, sempre resgatada, recontada, ressignificada. Apresentando originalmente no seminário A Questão das Relações Raciais na Educação, o texto conserva aqui propositadamente a forma coloquial afim suscitar a continuidade do debate então iniciado. <![CDATA[ANDES: representação política e sindical de professores universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se aqui da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior/Sindicato Nacional (ANDES), como exemplo, por setores das novas classes médias, de identidades críticas em relação à ordem estabelecida. A hipótese levantada é que instituições representativas desses setores, caso da ANDES, defendem posições corporativas por vezes contraditórias com a postura miam universal e socializante das lideranças sindicais e partidárias, especialmente nas áreas da educação, da cultura e da saúde pública. <![CDATA[Por dentro da escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se aqui da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior/Sindicato Nacional (ANDES), como exemplo, por setores das novas classes médias, de identidades críticas em relação à ordem estabelecida. A hipótese levantada é que instituições representativas desses setores, caso da ANDES, defendem posições corporativas por vezes contraditórias com a postura miam universal e socializante das lideranças sindicais e partidárias, especialmente nas áreas da educação, da cultura e da saúde pública. <![CDATA[Transformação produtiva e eqüidade. A questão do ensino básico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000200011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Trata-se aqui da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior/Sindicato Nacional (ANDES), como exemplo, por setores das novas classes médias, de identidades críticas em relação à ordem estabelecida. A hipótese levantada é que instituições representativas desses setores, caso da ANDES, defendem posições corporativas por vezes contraditórias com a postura miam universal e socializante das lideranças sindicais e partidárias, especialmente nas áreas da educação, da cultura e da saúde pública.