Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419950003&lang=pt vol. num. 94 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Comparação entre a pós-graduação profissional e a acadêmica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este é um estudo de campo que recolheu depoimentos de estudantes e professores de pós-graduação em áreas bem específicas - administração pública, em física e ciências econômicas e sociais - e permitiu observar como o campo empresarial impõe suas exigências sobre o sistema escolar. Comparam-se atitudes e comportamentos de estudantes e professores em relação à pós-graduação, colocando-se perguntas. Os resultados obtidos com as respostas mostram diferenças substantivas entre o que se chama de "pós-graduação profissional" (em administração) e "pós-graduação acadêmica" (em ciências puras e filosofia). Em conseqüência, o uso de critérios uniformes para a avaliação da produtividade escolar (número de teses e dissertações apresentadas, número e qualidade de publicações etc.) apresenta-se precário em função das particularidades de cada campo profissional.<hr/>This field study gathered statements from graduate students and professors in very specific areas business administration, specialization in finances, public administration, physics and the social and the economic sciences. It permitted observation of how the business field imposes its demands on the school system. The attitudes and behavior of students and professors in relation to graduate programs are compared. The results obtained show substantive differences between what are called "professional graduate" programs (in administration) and "academic graduate" programs (in the pure sciences and philosophy). Consequently, the use of standardized criteria to evaluate school productivity (the number of theses and dissertations, the number and quality of publications, etc.) is shown to be questionable in function of the particulars of each professional field. <![CDATA[A alfabetização nos cursos de habilitação para o magistério]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar as concepções de alfabetização atualmente transmitidas nos cursos de Habilitação para o Magistério, da rede estadual de ensino de Campinas (SP). Baseia-se no pressuposto de que as condições sociais presentes, bem como o progresso teórico observado nos últimos anos, possibilitaram a superação do modelo de alfabetização considerado tradicional, em direção a um modelo de alfabetização considerado funcional. Os dados sugerem que a maioria das alunas do 4º ano dos cursos, bem como os docentes da disciplina Conteúdos Metodológicos da Língua Portuguesa, ainda apresenta concepções que podem ser consideradas tradicionais. As exceções são apresentadas pelas respostas das alunas e professora do CEFAM, dados que são aqui discutidos.<hr/>This study aims to describe and analyse the literacy training not presently transmitted during the process of teacher formation in the public school, in the city of Campinas, São Paulo. It is based on the supposition that the social conditions present, as well as the progress in pedagogical theory observed recently, permitted the surpassing of the model of literacy training considered to be traditional in the direction of a functional model of literacy training. The data suggest that the majority of 4th. grade pupils in the course and their respective teachers still present what are considered to be traditional concepts of literacy. The exceptions are represented by the students and professors of CEFAM (Centers for training and Advanced Studies in Education). This data is discussed here. <![CDATA[A representação social do adolescente e da adolescência: um estudo em escolas públicas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto discute, a partir dos depoimentos de professores, diretores, inspetoras de alunos e alunos, a representação social do adolescente e da adolescência, procurando perceber como essa representação social se insere nas relações cotidianas da escola. Os depoimentos indicam que os diversos componentes dessa representação social articulam-se em torno de um núcleo ou de uma estrutura central. A análise mostrou que a representação social do adolescente e da adolescência é compartilhada por todos os segmentos analisados, mas quando se trata de especificar os personagens em pessoas não se encontra consistência nessa representação.<hr/>A discussion among teachers, directors, students and student inspectors of the social representation of the adolescent and adolescence, in an attempt to perceive how this social representation is inserted into daily relationships in the school. The statements show that the various representation components interact around a nucleus or a central structure. The analysis show that there is a social representation structure of the adolescent and adolescence which is shared by all the segments analysed, but there is no consistency when attempting to apply these representations to specif persons. <![CDATA[Paradigmas do moderno em educação: Francisco Campos e Anísio Teixeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Procurou-se fazer um confronto entre as concepções de moderno de Francisco Campos e de Anísio Teixeira que de muitas maneiras marcaram a institucional idade educacional brasileira contemporânea. O moderno em Campos forjou instituições que acabaram por constituir agentes educacionais novos. Porém, por outro lado, tais instituições impuseram o enquadramento do outro, o não-moderno, sem respeitar a cultura daquele com quem interagia. Já Anísio é expressão de um moderno que nega modelos educacionais e acentua a autonomia do fazer educativo. Trata-se de uma autonomia que exige o reconhecimento daquele que se incorpora ao processo educativo, sem pretensões de lhe dirigir o destino, mas de lhe abrir possibilidades.<hr/>This article attempts to contrast Francisco Campos' and Anísio Teixeira's concepts of the modern which in many ways mark the institutionalizing of contemporary Brazilian education. Campos' "modern" forged institutions which ended up constituting new educational agents. On the other hand, such institutions imposed the standardization of the other - the not-modern - without respecting the culture with which it interacted. Anisio's is the expression of the modern which negates educational models and accents autonomy in the educational task. This is an autonomy which demands recognition of that which is incorporated in the educational process without pretending to direct destiny, but to open up possibilities. <![CDATA[Avaliação da aprendizagem nas pesquisas no Brasil de 1930 a 1980]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como referência o marcos interpretativos assumidos pela pesquisa educacional no Brasil, nas décadas de 30 a 80, este texto procura explicitar ênfases presentes na construção do conhecimento na área de avaliação da aprendizagem. As considerações sobre o conhecimento produzido até a década de 70 apóiam-se em estudos que se voltam para a análise da evolução da pesquisa educacional no país; aquelas relativas à década de 80 têm como fonte dissertações e teses desenvolvidas em programas de pós-graduação no período.<hr/>Based in the interpretative references assumed by educational research in Brazil from the 30's to the 80's, this text seeks to make explicit the emphases present in the construction of knowledge in the area of learning evaluation. Considerations about knowledge produced up to the 70's are supported by studies dedicated to the evolution of educational research in the country. Those on the 80's have their source in dissertations and theses developed in post graduate programs of the period. <![CDATA[A saúde na escola: análise de livros didáticos de 1ª a 4ª séries]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os volumes pertencentes a três coleções de livros didáticos (1ª a 4ª séries) mais distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) no Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1991, foram analisados com relação a seus conteúdos de Programas de Saúde. Os resultados apontam a inadequação desses livros quanto à correção dos conteúdos, metodologias utilizadas e ilustrações apresentadas, dentre outros problemas. O caráter receituário e dogmático das informações veiculadas prejudicam os objetivos dos Programas de Saúde escolares, além de incentivar preconceitos e temores infundados com relação à doença ou aos doentes. Por outro lado, não dimensionam as verdadeiras situações de risco. Tendo em vista a importância do PNLD no cenário educacional atual, são feitas algumas sugestões de melhoria dos processos de avaliação dos livros didáticos disponíveis, o que modificaria a curto e médio prazo a qualidade do Programa.<hr/>Three collections of the most widely PNLD-distributed text-books (1st through 4th grades) in the State of Rio de Janeiro in 1991 were analyzed, in order to evaluate the Health-Program´s content. We detected and quantified inadequacies, and deficiencies in the correction of its content, methodologies, and illustrations. The dogmatic style used throughout the texts jeopardizes the true objectives of a health teaching program. It also strengthens prejudices and unwarranted fears concerning diseases and contact with sick persons. They also fail in the corrects presentation and characterization of risk situations. In view of the importance of the PNLD (National Plan for Textbooks) in the present educational scene, some recommendations towards its improvement and proper implementation are made. <![CDATA[O estágio na formação de professores: unidade entre teoria e prática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute os conceitos de prática (e de teoria) presentes na formação de professores, tendo por base a análise das atividades de estágio em curso nos Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAMs), que já apontam para a sua compreensão como unidade entre teoria e prática. Para isso, sintetiza os conceitos de prática presentes nos cursos de formação (Escola Normal e Habilitação Magistério), discute os conceitos de teoria, prática e práxis, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo que na prática contraditória dos CEFAMs há possibilidades de efetivar-se a referida unidade.<hr/>The article discusses the concepts of practice (and theory) envolved in teacher training, based on an analysis of the activities of the present interships at the Center for Training and Advanced Studies in Education (Centros de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério - CEFAMs, which demonstrate an understanding of the unity between theory andpractice. To this end, it synthesizes the concepts of practice present in the training courses at the School for Teacher Training and Certification (Escola Normal e Habilitação Magistério), discusses concepts, theory, practice and praxis, and presents data from the field study, concluding that in the contradictory practices of the CEFAMs there are possibilities for realizing the referenced unity. <![CDATA[Universidade e escola pública atuando em parceria]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Lucy M. Calkins, Teachers College, Columbia University, Nova Iorque. Clotilde Ponte corvo, Departamento de Psicologia, Universidade La Sapienza, Roma. Duas pesquisadoras que, não satisfeitas em apenas falar sobre a escola, decidiram, cada uma a seu modo e em seu lugar, construir um caminho de mão dupla no qual transitam pesquisadores e professores da Universidade e da escola pública de primeiro grau. Juntas falam a escola. São premissas desse diálogo que pretendo aqui discutir. <![CDATA[A linguagem como processo terapêutico. Sócio-construtivismo. Interações eficazes.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Lucy M. Calkins, Teachers College, Columbia University, Nova Iorque. Clotilde Ponte corvo, Departamento de Psicologia, Universidade La Sapienza, Roma. Duas pesquisadoras que, não satisfeitas em apenas falar sobre a escola, decidiram, cada uma a seu modo e em seu lugar, construir um caminho de mão dupla no qual transitam pesquisadores e professores da Universidade e da escola pública de primeiro grau. Juntas falam a escola. São premissas desse diálogo que pretendo aqui discutir. <![CDATA[Caetano de Campos: Fragmentos da História da Instrução Pública em São Paulo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Lucy M. Calkins, Teachers College, Columbia University, Nova Iorque. Clotilde Ponte corvo, Departamento de Psicologia, Universidade La Sapienza, Roma. Duas pesquisadoras que, não satisfeitas em apenas falar sobre a escola, decidiram, cada uma a seu modo e em seu lugar, construir um caminho de mão dupla no qual transitam pesquisadores e professores da Universidade e da escola pública de primeiro grau. Juntas falam a escola. São premissas desse diálogo que pretendo aqui discutir.