Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419950004&lang=es vol. num. 95 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Everday teachers' practice and process of appropriation and construction of her own knowledge: an ethnographical study]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo pretende analisar e reconstruir, a partir de uma perspectiva etnográfica, o processo de constituição da prática docente cotidiana de uma professora de uma escola pública de ensino fundamental de Barcelona, Espanha, tomando como referencial teórico os estudos sobre a vida cotidiana de Agnes Heller. Para essa construção utiliza informações provenientes de três contextos históricos: o movimento de renovação pedagógica na Catalunha, a história da escola e a história de vida da professora. A descrição da prática foi construída a partir de três dimensões: a) estruturando a situação de ensino; b) interatuando com os estudantes; c) articulando os conteúdos. Na análise de cada uma dessas dimensões, busca-se mostrar como a professora consegue romper com alguns aspectos determinantes de sua prática, identifica-se os saberes produzidos e apropriados por ela e reconstrói-se o processo de constituição desses saberes, destacando-se os elementos de continuidade e ruptura desse processo<hr/>This study describes and analyses, from an ethnographical point of view, the daily practice of a female teacher in a public elementary school class in the city of Barcelona, Sapin, using as theorical framework Agnes Heller's studies on every day life. For that purpose I bring information from three historical contexts: the renewed pedagogical moviment, the history of that public elementary school, and also the school teacher's history. The analytical description is organized into three dimensions: a) structuring of teaching situation; b) teacher-student interaction and c) articulation of contents. In analyzing each one of these dimensions, I tried to demonstrate how that teacher breaks with some determinant aspects of her own practice, and I also identified the knowledge produced and appropriated by her, rebuilding the process of constitution of that knowledge, emphasyzing elements of continuity and rupture <![CDATA[Women and work: human resource policies in selected large companies]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Com base em informações obtidas em empresas de grande porte do setor privado, o artigo analisa políticas de recursos humanos e benefícios sociais que contribuem para a conciliação entre o trabalho e a família. Na primeira parte, é apresentado um diagnóstico sobre mudanças no perfil das mulheres que trabalham entre elas o maior número de trabalhadoras com responsabilidades familiares. Na segunda parte são analisados dados levantados e visitas a três multinacionais sediadas em São Paulo e entrevistas com gerentes de Recursos Humanos, versando sobre direitos trabalhistas e benefícios não compulsórios oferecidos em áreas como alimentação, educação e transporte. A pesquisa, ainda exploratória, mostra a importante participação do setor privado na implementação de políticas sociais que beneficiem os trabalhadores e suas famílias, e o artigo chama a atenção das trabalhadoras para que se mobilizem a fim de pleitear que as questões de gênero passem a ser mais contempladas nas políticas de recursos humanos das empresas<hr/>Based on information obtained in large private companies, the article analyzes human resource policies and social benefits which contribute to reconciling work and the family. The first part presents a diagnostic of women's participation in the Brazilian work force, which has expanded and diversified in recent years, and of changes in the profile of women who work, the majority of them with family responsibilities. The second part analyzes data obtained in visits to three multinacional companies, headquartered in São Paulo and interviews with Human Resources managers, centering on non-compulsory workers': rights and benefits offered in areas such as food, education and transportation. The research, while still exploratory, demonstrates the important participation of the private sector in the implementation of social policies which benefit workers and their families. The article includes a call for women workers to mobilize to argue that gender questions be more fully contemplated in the companies' human resource policies <![CDATA[Evolution in Brazil: a review of related literature]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo realizado se situa na perspectiva dos "estados da arte" e focaliza a avaliação na escola de primeiro grau, enfatizando prioritariamente a avaliação na ação pedagógica. Abarca o período de 1980 a 1992 e privilegia a análise dos artigos publicados em onze revistas de âmbito nacional. Foram levantados 124 artigos. Na análise realizada utilizaram-se as seguintes categorias: tipo de trabalho, enfoque, tema principal e temas correlatos e tendências pedagógicas e/ou teorias de avaliação.<hr/>The study assumes the perspective of the "states of the art" and focus on the process of evaluation in the brazilian elementary schools (7 to 14 years old students). The major concern is the evaluation process in a instructional context. It covers the period from 1980 to 1992. The articles analyzed have been published in eleven nationwide periodicals. A hundred and twenty four articles have been identified. The study was carried out by means of several categories: the nature of the study, the approach, the major themes and related aspects and the educational and/or evaluation theories. <![CDATA[Centralization and decentralization of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto propõe novo enfoque para a identificação e análise exploratórias de aspectos relacionados com processos de centralização, denconcentração e descentralização, com base na reflexão sobre a experiência em curso em países da América Latina<hr/>The text proposes a new focus to identify and analyze explorations of aspects related to centralization, deconcentration and decentralization processes, based on reflexions on experiences now taking place in Latin America <![CDATA[Focussing the analysis on the school: a study on 16 brazilian schools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Buscando conhecer as condições que propiciam uma mudança efetiva nas atitudes e valores da escola, de modo que seu foco prioritário seja a aprendizagem e a formação de um aluno capaz de participar da vida econômica, política e sociocultural da sociedade contemporânea, o CENPEC, em parceriacom o UNICEF, registrou e analisou a experiência de 16 escolas brasileiras que estão buscando a melhoria da qualidade do ensino que oferecem. Dada a diversidade da realidade brasileira e dessa problemática específica, este artigo apresenta apenas um mapeamento inicial das tendências detectadas nas escolas - construção de um projeto, gestão participativa, reformulação das práticas pedagógicas - e em sua relação com o sistema mais amplo, que apontam para a reversão dos altos índices de repetência e evasão ainda persistentes em nosso sistema educacional<hr/>This study has recorded and analyzed the experience of 16 public basic schools all over Brazil, seeking to know the conditions that allow for effective changes in attitudes and values, so that the focus of educational work be actual learning, enabling students to take full part in contemporary society economic, politic, social, and cultural life. With UNICEF support, the Center for Research on Education and Culture (CENPEC) has selected 16 schools where conspicuous efforts are being made to improve quality, taking into account the diversity of national reality. This article sums up main trends found in those schools - construction of a school project, participative management, changes in pedagogic practices - that point to reversing present setbacks in Brazilian educational system <![CDATA[The althernative preschools]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a trajetória de um conjunto de pré-escolas particulares surgidas entre meados dos anos 70 e início dos 80, na cidade de São Paulo. São apresentados e discutidos aspectos da história das pedagogias desenvolvidas nessas experiências e a sua relação com elementos relativos ao contexto político, social e cultural do período em que surgiram até meados dos anos 80. Na análise, ressalta-se o papel que nelas teve a mudança cultural que se vem processando no Brasil há cerca de três décadas e vincula-se essas pedagogias ao que, no período, era chamado de "alternativo".<hr/>The article analyzes the trajectory of a group of private preschools, founded between the mid 70's and the beginning of the 80's, in the city of São Paulo. Historical aspects of the pedagogies developed in these experiences and their relationship to related elements of the political, social and cultural policies of the period in which they arose until the mid 80's are presented and discussed. In the analysis, the role the cultural changes that have been occurring in Brazil for about three decades had in their development is emphasized and these pedagogies are linked to what, at the time, was called "alternative". <![CDATA[Social and non-social domains of cognition and the "logic" of idiological representations]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo trata dos domínios social e não-social da cognição sob a perspectiva da Psicologia Genética. Relata investigação sobre a forma predominante de caciocínio (lógico-matemático versus sociovalorativo) e a existência de processo genético em certas representações ideológicas de criançase adolescentes frente a um instrumento especialmente elaborado, tendo por modelo provas piagetianas. Os resultados permitem concluir que a ativação de significados sociovalorativos pode ter interferido no raciocínio LM dos sujeitos e que talvez não haja propriamente "raciocínio social", mas critérios socialmente fundados para o conhecimento e representação do mundo<hr/>The paper deals with the social and non-social domains of cognition under the perspective of Genetic Psychology. It reports a research about the preponderant form of reasoning (logico-mathematical versus social-valuing) and the existence of genetic process in some ideological representations among children and adolescents facing a specially elaborated instrument which had Piagetian proofs as model. The result lead to the conclusion that the activation of social-valuing meanings could have interfered in the LM reasoning and that, perhaps, there isn´t a properly "social reasoning", but social-based criterions to know and represent the world <![CDATA[Descentralizar e redistribuir nos sistemas de ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo foi apresentado na 18º Reunião da ANPEd em Caxambu, Minas Gerais, e pretende oferecer contribuição ao debate sobre o pacto federativo, com vistas a uma distribuição mais equitativa de recursos e encargos no âmbito dos sistemas de ensino. <![CDATA[Questões sobre o caráter público dos convênios de atendimento à infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Palestra realizada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte em 19. 10. 94, na qual se discute o papel dessa instância no estabelecimento de critérios democráticos de gestão dos serviços públicos através de convênios ou parcerias <![CDATA[Didática da história patrimônio e história local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Palestra realizada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte em 19. 10. 94, na qual se discute o papel dessa instância no estabelecimento de critérios democráticos de gestão dos serviços públicos através de convênios ou parcerias <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741995000400011&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description>Palestra realizada no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte em 19. 10. 94, na qual se discute o papel dessa instância no estabelecimento de critérios democráticos de gestão dos serviços públicos através de convênios ou parcerias</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 01:05:49 02-05-2024-->