Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419960001&lang=pt vol. num. 96 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Referenciais teóricos para análise do processo de ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo procuramos discutir como diferentes referenciais teóricos permitem que se analise o processo de ensino-aprendizagem que ocorre na sala de aula de ciências sob diferentes ângulos. Para isso apresentaremos as principais idéias sobre as características do processo de ensino e sobre o papel do professor que se depreende de duas correntes teóricas: a teoria piagetiana e a teoria socioistórica ou sociocultural de Vygotsky. Sempre que possível usaremos, para ilustrar nossa exposição, exemplos retirados da nossa pesquisa realizada em sala de aula da oitava série do Ensino Fundamental, onde documentamos o processo de ensino-aprendizagem de explicações atomísticas para os estados físicos da matéria.<hr/>In this article we discuss how different theoretical framework can provide information about different aspects of the teaching and learning process that happens in the classroom. We shall present the main ideas about teaching and the role of teacher that can be inferred from two theoretical viewpoints: the Piagetian and the Vygotskian theories. To illustrate our presentation, we shall use, whenever is possible, examples from classrooms (age 14-15) in which we have done research to describe the construction, by the students, of atomistic explanations for the physical states of matter. <![CDATA[O debate atual sobre os paradigmas de pesquisa em educação ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo focaliza o debate sobre os paradigmas utilizados na pesquisa em educação, apontando alguns dos equívocos que caracterizam tal debate na década passada e indicando as tendências observadas nos trabalhos mais recentes dedicados à questão metodológica. Os três paradigmas considerados como sucessores do positivismo - pós-positivista teórico-crítico e construtivista - são brevemente discutidos, analisando-se seus pressupostos ontológicos e epistemológicos e seus aspectos metodológicos básicos, bem como as diferentes posições sobre as possibilidades de acomodação entre paradigmas.<hr/>The article focuses the debate on the paradigms used in educational research, pointing out some of the mistakes that characterized this debate during the last decade and indicating the trends observed in more recent work dedicated to methodological issues. The three paradigms regarded as the successors of positivism - post positivism, critical theory and construtivism - are briefly discussed, analyzing their ontological and epistemological assumptions and their basic methodological aspects, as well as the different positions regarding the possibilities of accommodation. Finally, the current debate is evaluated and it is concluded that the sharper characterization of the available alternatives opens new and promising perspectives to the research in the area. <![CDATA[Cidadania e vínculo social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O autor, editor da revista francesa L´Esprit, discute a relação entre vínculo social e cidadania neste texto, a partir da concepção clássica de cidadania desenvolvida na França.<hr/>The autor, editor of french magazine L´Esprit, discusses the relationship between social status and citizenship in this text, based on the classical concept of citizenship developed in France. <![CDATA[Construindo um novo conceito de escola primária: caminhos percorridos ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt No segundo lustro dos anos cinqüenta emergem, com maior clareza, os esforços para a construção de um novo conceito de escola primária, de maior aderência aos anseios de redemocratização do país e de desenvolvimento econômico presentes após a ditadura dos anos 30. Educadores e governantes progressistas inscreveram em suas agendas de trabalho o debate e a implantação de medidas que visavam a transformação da estrutura administrativa e da culura pedagógica até então vigentes no sistema de ensino primário, altamente articulado em torno de quatro pilares: os programas escolares, a carreira do magistério, o sistema de avaliação e promoção dos alunos e a inspeção escolar. Registra-se no movimento de construção de um novo conceito de escola primária o ensaio de medidas como: 1. Revisão dos programas escolares, para atender os reclamos de democratização e de modernização do ensino; 2. Eliminação dos elos que vinculam a carreira do magistério aos sistemas de avaliação e promoção dos alunos, como condição de maior liberdade e incentivo para a criação de novas práticas de ensino e orientação do ensino; 3. Reformulação do sistema de avaliação e promoção, tendo como meta propiciar condições para o efetivo cumprimento do preceito legal de escolaridade obrigatória; 4. Assistência ao professor, mediante redefinição do papel pedagógico do diretor e do inspetor escolar e a criação de serviços de orientação pedagógica<hr/>In the second half of the fifties, quite clear efforts were made, in Brazil, to build a new concept of primary school, more adequate to population's wishes of redemocratization and economic development of the country that emerged soon after the end of the dictatorship of the thirties. Educators and members of the government registered in theiragendas the debate and the implementation of policies aimed at transforming the administrative structure and the pedagogical culture still present in the primary school system, highly articulated upon four pillars: school programs, teaching career, evaluation and student promotion systems, and school inspection. In this movement of building a new concept of primary school, attempts were made to: 1. Revise school programs, in order to reach the needs of democratization and modernization of the teaching system. 2. Eliminate the links between the teaching career and the evaluation and student promotion system, as a condition for more freedom and as an encouragement to the creation of new orientations and practices of teaching. 3. Reformulate the evaluation and student promotion systems, in order to propitiate the necessary conditions for the effective accomplishment of the legal precept of compulsory schooling. 4. Assist the teacher, by the redefinition of the pedagogical role of the principal and of the school inspector, and the creation of the Pedagogical Orientation Services <![CDATA[Crianças na cidade: políticas públicas e universo cultural]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo discute políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes em situação de rua. Partindo de questões como a adequação e a dinâmica entre limites e espaços institucionais na viabilização dessas políticas, são analisados alguns projetos educativos a partir de sua dimensão antropológica, na medida em que levam em conta os processos socioculturais e universos simbólicos significativos nas experiências de vida dos grupos aos quais eles se destinam - garantindo, assim, a sua eficácia. Por fim, a discussão está ilustrada com uma proposta concreta de desenvolvimento de processos educativos através da ação sobre espaços públicos da cidade, dentro do paradigma contemporâneo da preservação ambiental<hr/>The article discusses public policies aimed to homeless children. Starting from questions like the adjustment and the dinamics between institucional constraints and spaces in the aplicaticon of this policies, some Educative Projects are analised in their anthropological dimension, as they observe the significant social and cultural processes and simbolic universe in the life experiences of the groups to which they are aimed - making the effort for their efficacy. Finally, the discussion is illustrated by a concrete proposal of development of educative processes through the action on public spaces of the city, in the contemporary paradigm of environmental preservation <![CDATA[Educação infantil, classe, raça e gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho foi realizado no contexto do projeto "Criança de 0 a 6 anos e raça e escola", em parceria com Regina P. Pinto e apoio da FAPESP e foi apresentado na sessão Educação, no seminário Equidade entre os sexos: uma agenda para a virada do século, organizado pela Fundação Carlos Chagas, em São Paulo, no dia 09 de agosto de 1995. <![CDATA[Protagonistas ou coadjuvantes: Carlota e os estudos feministas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto sinaliza as armadilhas que têm capturado os estudos feministas, que em seu afã de resgatar da sombra a presença feminina vêm transformando as mulheres em protagonistas permanentes do processo histórico. <![CDATA[Mulheres na escola: algumas reflexões sobre o magistério feminino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões. <![CDATA[The international encyclopedia of education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões. <![CDATA[Família de crianças e adolescentes: diversidade e movimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>A feminização do magistério no Brasil tem merecido por parte dos educadores e historiadores da educação apenas breves referências nos seus estudos. A adoção de paradigmas clássicos, com ênfase no processo da produção, ao inserirem o magistério feminino nas suas categorias de análise, descartam a dimensão macroestrutural e subjetiva e com isso deixam de apontar para questões determinantes que devem ser levadas em consideração sempre que se analisa o magistério. Isso ocorre, principalmente, por não se levar em consideração que o magistério, como profissão feminina, apresenta especificidades que o diferencia das demais profissões.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 06:04:43 29-04-2024-->