Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419960002&lang=pt vol. num. 97 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Dewey e Piaget no Brasil dos anos trinta]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é situar o pensamento de John Dewey e de Jean Piaget no interior das discussões a respeito das finalidades da educação no Brasil nos anos trinta. Para isso, são analisados dois artigos de autoria desses pensadores publicados em um periódico educacional do Estado de São Paulo, em 1932 e 1936, respectivamente<hr/>The purpose of this article is to situate John Dewey's and Jean Piaget's ideas inside the discussions about the aims of education in Brazil in the course of thirties. It analises two articles of these authors published in behalf of a State of São Paulo's review of education, in 1932 and 1936, respectively. <![CDATA[Trabalho, sociedade e políticas sociais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo do texto é discutir o tema política social a partir de dois aspectos principais. O primeiro refere-se ao trabalho como eixo central desse tipo de política. O segundo refere-se à organização da sociedade e ao seu relacionamento com o poder público para a formulação e a implementação de ações sociais. Para este fim, são discutidos inicialmente temas da história das práticas de proteção social e, em seguida, temas da política social no Brasil<hr/>This text discusses the theme of social policies based on two principal aspects. The first refers to society's organization and its relationship to government in the formulation and implementation of social actions. It begins with the history of social protection policies and then discusses social policy issues in Brazil <![CDATA[A economia do ensino básico: o caso do Estado de Minas Gerais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente trabalho analisa alguns aspectos relacionados com a economia do ensino básico no sistema estadual de educação do Estado de Minas Gerais. Considerando o período 1980-1993, apresentam-se as séries da "Receita Corrente Líquida do Estado", dos "Gastos com Educação", e dos "Gastos com Pessoal" nesse setor, em termos nominais e corrigidos pela inflação. Essa informação é completada com as séries sobre número de alunos e número de professores, discutindo-se algumas relações entre elas. Finalmente, apresentam-se evidências sobre a evolução do salário real dos professores, no período 1986-1994, que mostram a queda do poder aquisitivo dos mesmos nesses anos<hr/>This paper presents statistical series of the Minas Gerais State annual income, total expenses with public education, and wages paid in that sector in the 1980-1993 period. In addition, series on number of students and number of teachers in the state educational system, in the same period of time, are presented. Some relations between pairs of some of these variables are analysed. Finally, the evaluation of teachers real wages from 1986 to 1994 is discussed <![CDATA[Ensino com pesquisa: a prática do professor universitário]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto decorre de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Pelotas e revela a preocupação em estudar o professor que está fazendo alguma ruptura com a proposta tradicional de ensino e se encaminhando para a perspectiva da produção do conhecimento. Aponta para a relação entre conhecimento acadêmico e estruturas de poder presentes na sociedade e enfoca, especialmente, como alguns professores estão reconstruindo o caminho do ensino com a pesquisa, bem como quais as características deste trabalho<hr/>The text is the outcome of a research carried out at the Universidade Federal de Pelotas and is concerned in studing the "teacher" who is doing some break in the traditional teaching proposal and going in for the bid of knowledge production. It is aimed at the relationship between academic knowledge and power structures which we can find in society and shows up, especially, how some teacher are rebuilding the higher education pathway, working on research and also pointing out the teaching features <![CDATA[Relações com o saber e com a escola entre estudantes de periferia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo comparo uma pesquisa feita numa escola secundária de periferia com outra realizada com bons alunos de uma escola de clientela "mais favorecida". Como pensar, ao mesmo tempo, a singularidade das histórias escolares e a correlação estatística entre fracasso escolar e origem social? A pesquisa se concentra no significado que a escola tem para os alunos e no próprio fato de aprender. Tenta identificar os processos que estruturam a história escolar dos jovens: mobilização na escola e em relação à escola, processos "epistêmicos". Mostra que uma história escolar nunca é vivida por antecipação, que os jovens dos meios populares pensam a escola em termos de futuro mais do que de saber e que aprender não apresenta um sentido unívoco.<hr/>This article compares a study done in a secondary school in the urban periphery with another realized among good students in a school for "more favored" clients. How to simultaneously conceptualize the singularity of schooling histories and the statistical correlation between school failure and social origin? The study concentrates on the meaning of school for students and the fact of learning itself. It tries to identify the processes which structure the schooling history of the youngsters: mobilization in the school in relation to school, and learning processes. It shows that schooling history is never lived in advance, that youngsters from poorer environments think of school more in terms of the future than in relationship to knowledge, and that learning represents no single meaning <![CDATA[O campo das produções simbólicas e o campo científico em Bourdieu]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho faz um comentário dos conceitos sociológicos - campo, habitus e estratégias - que Pierre Bourdieu utiliza na análise da estrutura e funcionamento dos campos das produções culturais e simbólicas e tem por objetivo explorar as implicações dessas idéias para uma análise do desenvolvimento de determinados campos ou disciplinas acadêmicas e científicas. Discute, sobretudo a estrutura e o funcionamento do campo científico na ótica bourdieuniana, no qual, por um aparente paradoxo, o avanço da ciência e do conhecimento científico são o resultado de lutas entre posições e agentes que disputam uma espécie específica de capital simbólico: a autoridade e/ou a legitimidade científica. Como ilustração das hierarquias que constituem o campo científico e do procedimento analítico proposto por Pierre Bourdieu, comentam-se aspectos de dois estudos que exemplificam a aplicação dessas categorias a fenômenos e eventos bem delimitados: uma análise do campo universitário francês, realizada pelo próprio Pierre Bourdieu na obra Homo Academicus, e uma análise do campo das Ciências Sociais, no Brasil dos anos 80, levada a efeito por Monique de Saint Martin.<hr/>This article is about Pierre Bourdieu's sociological concepts of field, habitus and strategies, employed by him to analyse the structure and functioning of the fields of cultural and symbolical productions. The article intends to explore the implications of these ideas in the analysis ofcertain fields or academic/scientific subjects. It discusses the structure and functioning of the scientific field in Bourdieu where, in an apparent paradox, the advances of science are the result of a struggle between positions and agents over a specific kind of symbolic capital: authority scientific and scientific legitimacy. To illustrate both the hierarchied that form the scientific field and Bourdieu's analytical procedures, aspects are shown of two studies that demonstrate the application of these categories to well-delimited phenomena and events. These studies are: an analysis of the french university field accomplished by Bourdieu himself in this work Homo Academicus, and an analysis of the field of social sciences in Brazil in the 80's, effected by Monique de Saint Martin <![CDATA[A criação de um tesauro para estudos de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A Fundação Carlos Chagas, por meio do Programa de Estudos de Gênero e sobre Mulheres, elaborou um tesauro que permite, além da indexação de acervos sobre gênero, a localização de informações sobre a condição feminina, ou, ainda, levantamentos bibliográficos e eventuais mapeamentos dos estudos de gênero. Este artigo descreve os passos da elaboração desde instrumento, indispensável para a constituição de uma linguagem menos sexista que favoreça uma informação menos discriminatória em relação às mulheres. <![CDATA[Reflexões acerca da formação do educador infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto debate sobre o momento rico e delicado por que passa a educação infantil brasileira, suas contradições e os desafios a serem enfrentados para a melhoria qualitativa do trabalho desenvolvido pelo educador. Enfatiza a necessidade de se pensar cursos de formação continuada que não apenas promovam informações e desenvolvam habilidades, mas também incrementem ou modifiquem atitudes e valores determinantes para uma efetivamente solidária e enriquecedora. <![CDATA[A família como espelho: um estudo sobre a moral dos pobres]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto debate sobre o momento rico e delicado por que passa a educação infantil brasileira, suas contradições e os desafios a serem enfrentados para a melhoria qualitativa do trabalho desenvolvido pelo educador. Enfatiza a necessidade de se pensar cursos de formação continuada que não apenas promovam informações e desenvolvam habilidades, mas também incrementem ou modifiquem atitudes e valores determinantes para uma efetivamente solidária e enriquecedora. <![CDATA[Gênero e saúde]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto debate sobre o momento rico e delicado por que passa a educação infantil brasileira, suas contradições e os desafios a serem enfrentados para a melhoria qualitativa do trabalho desenvolvido pelo educador. Enfatiza a necessidade de se pensar cursos de formação continuada que não apenas promovam informações e desenvolvam habilidades, mas também incrementem ou modifiquem atitudes e valores determinantes para uma efetivamente solidária e enriquecedora.