Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419960003&lang=es vol. num. 98 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[The Habermas's contribution for the reflexion about the democratisation of the education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho retoma os principais aspectos da "Teoria crítica da evolução social" e da "Teoria da ação comunicativa" de Jürgen Habermas, interpretando as suas contribuições com o objetivo de definir bases e princípios do que poderia ser uma ação política concreta que contribua para a democratização da sociedade e da educação. Estes princípios servem de base para uma proposta de estabelecimento de princípios norteadores de uma nova política educacional no Brasil, mais democrática e comprometida com a democratização da educação brasileira, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do ponto de vista da estruturação e da gestão da educação.<hr/>This paper examines the principal aspects of Habermas's Theory of Social Evolution and Theory of Communicative Action, with the objective of interpreting the contributions they make towards defining the principles and bases of a form of concrete political action capable of contributing towards the democratization of society and education. These principles serve as a basis for a proposal to establish the defining principles of a new education policy for Brazil, more democratic and commited to the democratization of Brazilian education, from the point of view of pedagogy as nor as the structure and management of education. <![CDATA[Teaching as "happening"]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste texto, discuto a respeito da didática, considerando as brechas que o campo abre para o não-científico ou para um outro tipo de racionalidade, assim como as vantagens desse seu modo de ser. Inicio, retomando a análise de alguns autores no tocante à organização do saber a partir da idade moderna, ao lugar das ciências humanas nesse cenário ea repercussão de tal configuração na atualidade; em seguida, recupero alguns momentos da história da pedagogia e da didática que marcaram a sua epistemologização; então, discuto o que tem sido considerado o fenômeno da didática o ensino e a característica explicativo/prescritiva da área; por fim, defendo o acontecimento ensino como o objeto de estudo mais promissor na atualidade para fazer avançar a área da didática, apontando algumas direções para esse percurso.<hr/>In this text, I discuss teaching taking account the gaps that the field opens for non-scientific or other types of thinking, as well as the advantages of this way of being. I start with an analysis of the work of some authors regarding the organization of knowledge beginning with the modern age, the place of the sciences in this scenary and the repercussions of such a configuration in the present. Following this I review somo historical moments in pedagogy and didactics that marked their becoming epistemology. I then discuss what has been considered the phenomenon of teaching and the explicative/prescriptive nature of the area. Finally, I defend teaching as a happening as a more promising object of study to advance the area of teaching, pointing out some directions for this course of study. <![CDATA[Theoretical conflicts in the evolution of teaching]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es O trabalho apresenta uma análise teórica da evolução da Didática a partir de uma pesquisa da matriz disciplinar de origem e dos conflitos posteriores, incluindo os relativos a campos de interesse da comunidade acadêmica. Delineia, em particular, o impacto que a influência da escola crítica em Ciências Sociais e em Educação tem causado na matéria, produzindo um impasse metodológico e pondo em questão a base normativa da Didática. Assim, enfoques atuais na teoria didática são revelados, seus problemas e derivações, algumas vezes, duvidosas. Uma demarcação da Didática Geral e das Didáticas Especiais recebe particular tratamento, com a revisão crítica de produções bibliográficas atuais, apontando para possíveis campos de desenvolvimento e integração<hr/>The work presents a theoretical analysis of the evolution of teaching based on research into the origin of the discipline and later conflicts, including those related to the fields of interest of academic community. It delineates, in particular, the impact that the critical school of social and educational scientists have caused in the area, producing a methodological impasse and calling into question the normative basis of teaching. Present focusses in teaching theory are revealed, along with their problems and derivation, sometimes doubtful. A democration of both general and specialized teaching receives particular treatment, with a critical review of the present bibliographical production, pointing to possible areas for development and integration <![CDATA[The issue of moviment in daily life of a pre-school]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo relata uma pesquisa realizada numa pré-escola em São Paulo, com o objetivo inicial de discutir a adequação das exigências e propostas do meio escolar às possibilidades psicomotoras das crianças, as quais situavam-se na faixa dos seis anos.A metodologia inspirou-se numa perspectiva etnográfica, recorrendo principalmente à observação direta do cotidiano escolar. Como referencial teórico para a coleta e análise de dados utilizamos a psicologia genética de Henri Wallon. A observação do dia-a-dia da pré-escola revelou uma atmosfera de conflitos e tensão nas interações entre professora e alunos: turbulência e impulsividade motora por parte desses e repreensões e advertências visando a contenção do movimento por parte daquela. Mostrando imbricadas inter-relações entre os diversos planos do meio escolar e a dinâmica de interações sociais que nele se estabelece, este estudo destaca como sugestão, que se reveja a compreensão que se tem do movimento infantil assim como o espaço dado a ele no cotidiano pré-escolar.<hr/>This article reports on research carried out in a pre-school in São Paulo. The initial aim of the study was to discuss the appropriateness of the demands and proposals of the school environment to the psychomotor capabilities of sixyear old children. The methodology was inspired in an ethnographic perspective, and had recourse mainly to direct observation of daily school life. As a theoretical reference for the collection and analysis of data we used the genetic psychology of Henri Wallon.The day to day observations at the pre-school revealed an atmospheres of conflits and tension in the interactions between teachers and students -- turbulence and motor impulsivity on the students' part and reprimands and warnings by the meant to contain the students' movements. Showing overlapping interrelations on planes in the school environment and the dynamics of social interactions that are established there, this study suggests that an understanding of child movement as well as the space devoted to it daily school life be reviewed. <![CDATA[The Brazilian academic and scientific literature on sexual education]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es A presente pesquisa consistiu na análise da produção acadêmico-científica brasileira sobre Educação Sexual, do período de 1980 a 1993, tendo como principal objetivo investigar qual tem sido a abordagem de Educação Sexual predominante. Foram estabelecidas nove categorias de análise a partir das quais cada texto foi analisado e classificado. São apresentadas as principais características das várias Abordagens de Educação Sexual identificadas pela autora, que são úteis ao pesquisador e educador sexual no sentido de compreender quais as concepções filosóficas e pedagógicas que vêm norteando seu trabalho. Foi possível apreender dados significativos sobre o conhecimento até então produzido e identificar limitações ou lacunas que vêm prejudicando a sustentação do corpo teórico de conhecimento sobre esta temática. Além disso, diretrizes são apontadas para o aprimoramento do mesmo<hr/>This research is an analysis of the Brazilian academic and scientific literature on sexual education from 1980 to 1993. Its main objective is an investigation of the predominant approach to sexual education. Nine categories of analysis, including the approach, were established and each text was then analysed and classified. The main characteristes of several approaches to sexual education are presented in order to help researchers and sexual educators understand which philosophical and pedagogical conceptions underly their work. The research provided significant data about the existing literature. Limitations and gaps affecting the theoretical body of knowledge were identified and guidelines are suggested for the improvement of this knowledge <![CDATA[Right of education: na athical-political issue]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo discute o problema do direito à educação, relacionando-o com os diferentes compromissos éticos-políticos assumidos pelos homens em determinados contextos históricos. A proposição de Kant segundo a qual a educação tem por função conduzir o homem da natureza à liberdade é analisada e confrontada com a dicotomia existente entre a formação do homem como ser genérico e como indivíduo comum, sujeito a muitas formas de discriminação. O autor pretende ainda mostrar que no momento atual é importante defender o direito a uma educação pluralista, a qual deve ter por base novos compromissos éticos-políticos, capazes de permitir tanto a superação dos valores éticos tradicionais (os quais estabelecem claramente a distinção entre bem e mal) quanto do relativismo axiológico<hr/>This article discusses the right of education and its relations with different ethical-political engagements assumed by men in certain historical contexts. Kant's proposition which takes education as a way of guiding man from nature to freedom is analysed and contrasted with the dichotomy between the formation of man as a generic being and his formation as an ordinary man, exposed to many forms of discrimination. The author also intends to show that nowadays it is important to defend the right of having a pluralistic education based on new ethical-political engagements, able to permit the surpassing of traditional ethical values (which clearly fix the difference between good and evil) as well as the surpassing of axiological relativism <![CDATA[Teaching-aprenticship in mathematics in Brazil: critiques and tendencies toward renewal a review of literature of the 1980's and 90's]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo de um levantamento bibliográfico relativo ao período 1983 -- início de 1994 e integrado por dissertações e teses na área da Educação Matemática, periódicos científicos e periódicos de divulgação a professores, este estudo revisional identifica as críticas dirigidas ao modelo pedagógico predominante no ensino-aprendizagem da Matemática e,em seguida, aponta as tendências renovadoras registradas na literatura brasileira dos anos 80-90. Implicações educacionais e para pesquisa são focalizadas ao final<hr/>Based on a bibliographic research relative to the period from 1983 to the beginning of 1994, and integrated by dissertations in the area of Mathematics Education, by scientific periodicals and by divulgation periodicals directed to teachers, this study identifies the criticisms against the prevalent teaching model in the Mathematics teaching -- learning process and points out the renewal tendencies recorded in the Brazilian literature from the years 80-90. Implications to education and research are presented at the final. <![CDATA[Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute o trabalho cotidiano de professores e a construção de uma identidade profissional, levando em conta os inúmeros fatores que participam da composição dessa identidade.