Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419960004&lang=pt vol. num. 99 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Sobre a socialização profissional de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta as principais constatações da primeira etapa de uma pesquisa sobre a socialização profissional de professores, focalizando suas duas dimensões básicas: a formação inicial e o exercício da ocupação. Com base em entrevistas com professores situados nos vários estágios do ciclo de vida profissional são discutidos conceitos básicos relativos ao tema.<hr/>The article presents the major findings of the first stage of a study on the professional socialization of teachers, focusing their two basic dimensions: initial training and the exercise of the profession. Based on interviews with teachers located in various phases of the cycle of professional life, basic concepts related to the theme are discussed. <![CDATA[Avaliação escolar: além da meritocracia e do fracasso]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto discute, na primeira parte a questão do poder e da função social da avaliação escolar, ressaltando a necessidade de analisar as mediações que estão presentes no ato de avaliar. Na segunda parte, sugere um olhar alternativo para as práticas avaliativas pela observação formativa e pela diferenciação do ensino.<hr/>First this paper discusses questions related to power and the social role of school evaluation, stressing how important is to consider human mediations in the act of evaluating. Next, the paper suggests an alternative way to look at evaluation practices, through the use of formative observation and teaching differentiation. <![CDATA[O reverso da medalha: administração participativa, sociedade do conhecimento e seus limites]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O estudo, que deu origem ao artigo, focalizou, no setor secundário, empresas que estariam superando bem a crise gerada pelo acirramento da competição industrial. O objetivo mais geral foi verificar quais as exigências, quanto à qualificação, tais organizações estão colocando para o seu quadro funcional e como explicam a necessidade de tais exigências. Os trabalhadores também foram ouvidos, como contraponto ao depoimento dos dirigentes. O trabalho agora apresentado enfoca a mais dinâmica das empresas pesquisadas, reconhecido exemplo de sucesso do novo modelo produtivo. Os resultados obtidos permitem o questionamento do discurso, atualmente dominante, que identifica, de forma isométrica, as demandas da moderna produção com os princípios educacionais humanistas, tradicionalmente defendidos pelos setores progressistas da sociedade.<hr/>The study which gave rise to the article focused on the secondary sector, companies which are overcoming well the crisis generated by heightened industrial competition. The more general objective was to verify the demands, in terms of qualifications, such organizations are making on their workers and how they explain the need for such demands. The workers were listened to, as a counterpoint to the director's depositions. The work presented here focusses on the most dynamic of the companies researched recognizing the example of success of the new productive model. The results obtained permit the questioning of the presentely dominant discourse, that identifies in the same dimensions, the demands of modern production with the principles of humanist education, traditions defended by the progressive sectors of society. <![CDATA[<b>"Educação doméstica" e reforma da instrução pública do Distrito Federal</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da análise do conteúdo programático da disciplina "Educação Doméstica", implementada no ensino primário do Distrito Federal, em 1928, pela Reforma Fernando de Azevedo da Instrução Pública, o artigo pretende discutir como os educadores, que se autodenominavam novos, percebiam o papel da mulher: mãe, esposa e professora, na sociedade da época. Confrontando os programas disciplinares do ensino primário, diferentes para alunos e alunas, e do ensino normal, dispõe-se, também, a perceber como a reforma constituía seu ideal de mulher, apoiada em signos do espaço doméstico, e acentuava, na escola, as distinções de gênero.<hr/>Based on the analysis of the programmatic content of the subject "Domestic Education", implemented by the Reform of Public Education Fernando de Azevedo in elementary education in the Federal District in 1928 the article aims to discuss how the educators, who called themselves news, perceived the role of women: mother, wife and teacher in the society of the time. Comparing elementary education programs, different for male and female students and teaching in the normal schools, it is also disposed to perceive how the reform constituted its idea of women, supported in symbols of domestic space and accentuated gender differences in schooling. <![CDATA[Ampliação das oportunidades educacionais: <b>realidade ou direito negado?</b>]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo discute a política educacional do governo do Estado do Rio Grande do Norte, na década de 80, no que se refere à ampliação das oportunidades educacionais no ensino de primeiro grau. Analisa o discurso expresso nos planos governamentais para a área da educação, estabelecendo um contraponto com os resultados observados em nível do sistema de ensino. Evidencia uma ampliação da oferta de vagas no sistema educacional, embora essa ampliação não seja acompanhada pela melhoria do fluxo escolar e da qualidade do ensino. O quadro esboçado não sugere, portanto, conclusões muito otimistas quanto à democratização das oportunidades educacionais, compreendida na sua dupla dimensão de quantidade e qualidade.<hr/>The present paper investigates the expansion of the education opportunities in elementary school in the 1980s, as a result of the Educational Policy of the Rio Grande do Norte State, comparing the actual situation with the official goals. The results show that the observed increase of these educational opportunities has meant neither a better student qualification nor a better rhythm of school progress. Understood in its dual dimension of quantity and quality, the results does not suggest, hence, optimistic conclusions on the democratisation of the educational opportunities in Rio Grande do Norte. <![CDATA[Avaliação e aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Discutiremos neste artigo a avaliação da aprendizagem enquanto impulsionadora do processo de construção do conhecimento. Propomos o exercício metacognitivo do aluno como estratégia para a tomada de consciência do que aprendeu e de como aprendeu, possibilitando ao mesmo e ao professor o acompanhamento, retroalimentação e avaliação da aprendizagem. Como instrumentos didáticos serão utilizados diários para o registro da reflexão distanciada do aluno. Analisaremos episódios de aprendizagem tirados de um dos diários coletados em curso de formação de professores.<hr/>In This article we discuss the evaluation of learning as the impulse for the process of construction of knowledge. We propose met cognitive exercises for the students as strategy for conscienciousness of the what and how of learning, making it possible for bothstufent and professor to accompany feedback and evaluation in learning. As a didactic instrument, daily logs wil be used to register reflections more distant from the student. We will analyze learning episodes taken from one of the logs collected during a teacher training course. <![CDATA[Os  parâmetros curriculares para o ensino fundamental: convívio social e ética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo foi elaborado para a Secretaria do Ensino Fundamental do Ministério da Educação a respeito dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Além de examinar o "Documento Introdutório" dos PCN, o autor focaliza o capítulo "Convívio Social e Ética", especificamente o último item, identificando diversos vieses. O autor termina por sugerir a supressão de "Convívio Social e Ética", embora apóie o propósito não explicitado nos PCN de se adotar uma moral laica na escola pública. <![CDATA[O itinerário do descompromisso na escola pública de 2º grau paulista]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo faz a reconstrução da trajetória do ensino de 2º grau no estado de São Paulo e da vontade política que o conduziu, procurando recuperar as condições concretas de sua realização. Desenha o itinerário percorrido desde o final da década de 1960 e analisa as políticas educacionais que responderam às demandas sociais por esse nível de ensino, num quadro coerente às sucessivas faces apresentadas pelo Estado brasileiro até o presente momento. <![CDATA[Ensino e educação com igualdade de gênero na infância e na adolescência: guia prático para educadores e educadoras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo faz a reconstrução da trajetória do ensino de 2º grau no estado de São Paulo e da vontade política que o conduziu, procurando recuperar as condições concretas de sua realização. Desenha o itinerário percorrido desde o final da década de 1960 e analisa as políticas educacionais que responderam às demandas sociais por esse nível de ensino, num quadro coerente às sucessivas faces apresentadas pelo Estado brasileiro até o presente momento. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741996000400010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>O artigo faz a reconstrução da trajetória do ensino de 2º grau no estado de São Paulo e da vontade política que o conduziu, procurando recuperar as condições concretas de sua realização. Desenha o itinerário percorrido desde o final da década de 1960 e analisa as políticas educacionais que responderam às demandas sociais por esse nível de ensino, num quadro coerente às sucessivas faces apresentadas pelo Estado brasileiro até o presente momento.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 11:05:47 03-05-2024-->