Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419970002&lang=pt vol. num. 101 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Reforma universitária na Nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional? ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende explicitar quais os eixos dominantes e presentes na nova LDBEN. Esta LDB institui uma inversão formidável na estrutura do ensino brasileiro. Em vez do tradicional controle na base e no processo educativo com mais liberdade no produto, a nova lei flexibiliza a base e o processo e estabelece um controle jamais visto na educação brasileira. Assim ao eixo da flexibilidade inicial e processual e se opõe a avaliação do rendimento escolar como competência da União.<hr/>This article tries to make explicit the present dominant lines of the Law of Directives and Educational Bases. The new law institutes a formidable inversion in the Brazilian teaching structure. Instead of the traditional control at the grassroots level and in the educational process with more freedom in the product, the new law makes the base and the process flexibile and establishes a never before seen control in Brazilian education. To the former procedural line of flexibility, it opposes the evaluation of school return as being of sole competence of the Federal level. <![CDATA[Nova reforma do ensino superior: a lógica reconstruída]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta a lógica da reforma do ensino superior empreendida pelo governo federal no Brasil, no período 1995/97. As leis e os decretos concernentes ao ensino superior no período são explicados como resultado do projeto GERES (Grupo Executivo para a Reformulação da Educação Superior), de 1986, e da estratégia governamental de minimizar as resistências a tal reforma, principalmente das universidades públicas.<hr/>This article presents the logic of the higher education reform undertaken by the Federal Government in Brazil, in the period 1995/97. Laws and decrees relative to higher education in the period are explained by the 1986 GERES (Higher Education Reform Executive Group), and by Government strategy to minimize resistance to such reform, in particular resistance stemming from public universities. <![CDATA[Política de bolsas, progressão e titulação nos mestrados e doutorados]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto trata das bolsas de mestrado e doutorado no país e de seus possíveis efeitos na progressão dos discentes. Os dados foram obtidos mediante amostra nacional dos estudantes vinculados a cursos de mestrado e doutorado no país, em todas as áreas do conhecimento. Os resultados permitiram analisar a distribuição regional das bolsas, sua distribuição por áreas do conhecimento e traços das políticas das principais agências de fomento CAPE e CNPq quanto a esse tipo de auxílio. A análise freqüentemente é situada no contexto de comparações internacionais. Os resultados mostram que as bolsas têm substantiva influência na progressão dos alunos em seus cursos, cuja duração é discutida. Os prazos de titulação, consideradas as características da trajetória acadêmica do alunado, as pertinentes comparações com padrões internacionais e, sobretudo o tempo gasto na feitura da dissertação do mestrado em média quase dois anos remetem às questões da concepção e finalidades do mestrado e de sua articulação com o doutorado.<hr/>The text discourses on scholarships for masters and doctoral candidates in the country and their possible effects on student advancement. The data were obtained through a national sample of students linked to masters and doctoral level courses for Masters and Doctors in the country, in all fields of knowledge. The results allowed an analysis of the regional distribution of scholarships, their distribution by areas of study and outlines of the policies of the main development agencies -- CAPES (Centro de Aperfeiçoamento e Pesquisa do Ensino Superior --Center for Research and Improvement of Higher Education) and the CNPq (Centro Nacional de Pesquisas -- National Center for Research). The analysis is frequently located in the context of international comparisons. The results show that the scholarship have substantive influence in the advancement of students in their coursework, whose duration is discussed. The timeframes for degrees, considered as a characteristic of the students' academic trajectory, the pertinent comparisons with international standards and overall time invested in the production of the master's thesis -- on the average nearly two years -- have to do with the question of the concept and finality of master's degrees and its relationship to the doctorate. <![CDATA[Universidade Latino-Americana: da Casela vazia ao cenário socialmente sustentável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt As políticas de educação superior em desenvolvimento em alguns países da América Latina estão privilegiando o setor mais envolvido nos processos de globalização ou nos convênios de integração econômica, descuidando-se, por outro lado, do atendimento aos outros setores econômicos e sociais. Este artigo coloca a necessidade de explicitar mais claramente, na nova agenda de transformação, que uma educação de qualidade, para responder à competitividade econômica, é tão importante quanto uma educação que produza conhecimentos e forme profissionais capazes de aumentar a capacidade produtiva, organizacional e de gestão de alguns setores sociais.<hr/>The higher education policies under development in some Latin American countries prioritize the sectors most involved in the globalization process or in economic integration agreements, neglecting on the other hand attention to other economic and social sectors. This article speaks of the need to be make more explicit, in the new agenda for transformation, that quality education, to be able to respond to economic competitiveness, is just as important as education that produces knowledge and trains professionals capable of increasing the productive organizational and managerial capacity of some social sectors. <![CDATA[Educação infantil: o debate e a pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto resume e comenta os principais resultados obtidos por um grupo de pesquisas significativas, realizadas na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e na América Latina, que procuraram avaliar os efeitos da freqüência a programas de educação infantil sobre o desenvolvimento e a escolaridade posterior de crianças de diversas origens sociais, étnicas e culturais. Os estudos revistos incluem dados sobre diferentes tipos de programa: pré-escolas, creches e programas informais. A análise chama a atenção para o fato de que as opiniões a respeito da importância da educação pré-escolar flutuam ao longo do tempo, influenciadas pela conjuntura política e ideológica. Os resultados de pesquisa, porém, mostram com bastante consistência que educação de crianças pequenas talvez seja uma das áreas educacionais que mais retribuam à sociedade os recursos nela investidos.<hr/>The paper reviews a group of researches developed at the United Kingdom, the United States of America and Latin America, that assessed the effects of preschool attendance on children's development and on their performance at other levels of the educational system. The studies covered in this review included results obtained by children of different social, ethnical and cultural backgrounds that attended diverse kinds of programs: day-care centers, preschools and play-groups. The analysis stresses that opinions about the impotance of early childhood education change along different periods of time and influenced by political and ideological factors. Nevertheless, the results obtained by the most significant researches are very consistent during a long period of time and show that preschool education is an area that gives important returns to society at large. <![CDATA[Pontos fortes e fracos dos novos consensos sobre educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute o novo paradigma para a educação que, estabelecido em âmbito mundial, está se impondo aos países em desenvolvimento. Chama a atenção para as importantes diferenças aí encontrada em relação aos países centrais onde o consenso internacional foi basicamente gestado.<hr/>The text discusses the new paradigm for education that, now established worldwide, is being imposed on the developing countries. It calls attention to the important differences found in the central countries where the international consensus was basically formed. <![CDATA[Novas tecnologias sociais, reforma educacional e formação docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa as novas tecnologias de regulação social na reforma educacional da Argentina, tomando como eixo a formação, a capacitação, as práticas e o trabalho docente. Insere o processo argentino nos movimentos reformistas internacionais que se iniciam na década de 80 em nível mundial e, na década de 90, em diversos países latino-americanos, com forte presença dos organismos financiadores internacionais no quadro de políticas de ajuste estrutural. O núcleo do trabalho sustenta o argumento de que a reforma argentina configura uma estratégia integral cuja eficácia reside, em grande parte, nas tecnologias de controle sobre a formação e as práticas docentes. Entre elas se analisam: a reciclagem obrigatória dos docentes acompanhada de políticas de flexibilização do trabalho e de redução das oportunidades de emprego; a avaliação da qualidade como medição do rendimento dos alunos como fonte de controle da prática docente e de formação da opinião pública; a centralização das decisões e a redução da participação; os mecanismos de credenciamento das instituições formadoras de docentes; a presença decisiva dos especialistas na definição dos temas da escola e a desconcentração financeira do sistema educacional. Como conclusão, o trabalho traz reflexões sobre as tendências da reforma educacional e o problema da mudança.<hr/>This article analyzes the new technologies of social regulation in the Argentine educational reform, taking training, skills training, and teaching work and practices as its axis. It locates the Argentine process within the international reform movement, undertaken on the worldlevel in the 80's, and in various Latin American countries in the 90's with the strong presence of the international financing agencies against the backdrop of structural adjustment policies. The heart of the work alleges that the Argentine reforms constitutes an integral strategy whose efficacy resides, in large part, in the technologies of control in teacher training and practices. Among those analyzed are: the obligatory recycling of teachers accompanied by policies of work flexibilization and of reduced employment opportunities; the evaluation of quality as a measure of student return as sources of teaching practice control and the formation of public opinion; the centralization of decision-making and the reduction of participation; the credentialing mechanism of institutions formed by teachers; the decisive presence of specialists in the definition of school themes and the financial decentralization of the educational system. In conclusion, the work offers reflections on tendencies in educational reform and the problems of change. <![CDATA[Ciências no ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo pretendemos discutir o ensino de Ciências para o ensino fundamental, propondo atividades de conhecimento físico. Discutimos alguns pressupostos gerais sobre ensino e a aprendizagem das Ciências que já formam um corpo coerente de conhecimentos. Procuramos mostrar algumas idéias que estruturam as nossas atividades de conhecimento físico e finalmente apresentamos uma das atividades. Nesse exemplo, buscamos demonstrar as bases teóricas sobre as quais a atividade construída e também as participações dos alunos ao resolverem o problema proposto, tomando consciência do que fizeram e procurando as explicações causais sobre o fenômeno estudado. <![CDATA[Participação em projeto de pesquisa: uma via de formação do pesquisador]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <![CDATA[A nova lei da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <![CDATA[Ide por todo mundo: a província de São Paulo como campo de missão presbiteriana (1869-1892)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <![CDATA[Gestão educacional e descentralização: novos padrões]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <![CDATA[Violência de gênero: poder e impotência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <![CDATA[Pedagogia, pedagogos e formação de professores: busca e movimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>O texto descreve experiência realizada em Projeto de Pesquisa no contexto da reforma curricular no Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação da PUC-SP e destaca a importância da participação nos referidos projetos como um caminho para a formação do pesquisador.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 07:05:29 05-05-2024-->