Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419970003&lang=es vol. num. 102 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Importância da interdisciplinaridade na formação de professores do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo reflete sobre os pressupostos capazes de apoiarem a adoção de abordagem interdisciplinar na formação dos professores do ensino fundamental. Elucida aspectos relativos às condições preliminares, fundamentos epistemológicos, finalidades e lugar dos atores na formação docente.<hr/>The article reflects on presuppositions which could support the adoption of an interdisciplinary approach to the formation of basic education teachers. It elucidates aspects related to preliminary conditions, epistemological fundamentals, goals and the place of actors in teacher training. <![CDATA[Gender in preparation of teachers: is it a silent field of the curriculum?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo analisa as relações de gênero estabelecidas no currículo em ação de um Curso de Habilitação para o Magistério, argumentando que esse tema se constitui num campo de silêncio do currículo formal. Apesar disso, no entanto, as questões de gênero estão presentes cotidianamente no currículo em ação do Curso investigado, provocando conflitos, disputas, contestações e redirecionando os conteúdos trabalhados.<hr/>This study analyses the gender relationship established within the curriculum in pratice with the preparation course of teaching, and argues that this theme constitutes itself as a silence fiel of the formal curriculum in pratice. Despite this, the questions of gender that are presented every day in the curriculum in pratice, provocate conflicts, disputes, contestations and reorientate again the subject matter dealt with. <![CDATA[A desqualificação da família para educar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa o discurso educacional renovador no Brasil, durante os anos 30, como sendo constituidor de um ideário que ressalta a incapacidade da família para educar os filhos.<hr/>This article analyses the discourse of educational renovation in Brazil, in the course of thirties, and its emphasis on the incapacity of family to educate children. <![CDATA[Primary school training in Portugal: feminine conquests at the beginning of the 20<sup>th</sup> century]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O século XX, nos seus anos iniciais, encontrou em Portugal uma sociedade na qual os papeis tradicionais ligados ao sexo foram assimilados ideologicamente e aceitos por homens e mulheres. A identidade feminina, resguardada no recato domestico, convivia com uma sociedade repleta de valores,expectativas e preconceitos que compunham seu arcabouço indeterminavam os costumes. A transgressão e os questionamentos dos papeis sexuais deveu-se a umas poucas mulheres letradas que deslocaram a questão para além da esfera doméstica através de publicações de seus escritos na imprensa periódica educacional e feminina. A analise dessa imprensa permitiu entrever a situação profissional das professoras primárias, suas lutas e conquistas no período, além de derrubar mitos que fazem com que os atributos de desvalorização e feminização da profissão sejam considerados sinônimos.<hr/>At the beginning of the twentieth century, Portugal was a society where traditional gender roles were ideologically assimilated and accepted by both men and women. Feminine identity, relegatedto domestic intimacy, existed in a society replete with values, expectations and prejudices that comprised its skeleton and determined its customs. The transgression and questioning of sexual roles was due to a few literate women who took the issue beyond the domestic sphere through publication of their writings in the feminine and educational periodical press. An analysis of this press permits a view of the professional situation of primary school teachers, their struggles and conquests at the time, and the overturning of the myths that considered the devaluing and feminization of the profession to be synonymous. <![CDATA[Pedagogical competence and cultural diversity: a concern in teacher education?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo discute o conceito de competência pedagógica em cursos de formação docente voltados à preparação de professores para atuarem em sociedades multiculturais. Sintetiza as principais abordagens teóricas sobre o tema, compara literatura em duas sociedades multiculturais (Brasil e Reino Unido), com relação à relevância da perspectiva intercultural crítica na tentativa de superação da desigualdade educacional, e analisa os dados de campo provenientes de um estudo de caso empreendido em uma instituição superior de formação de professores, supostamente engajada na perspectiva assinalada. O potencial e as limitações para o desenvolvimento de uma competência pedagógica na perspectiva intercultural crítica são discutidos à luz dos dados obtidos.<hr/>The present paper discusses the concept of pedagogical competence bearing in mind the preparation of teachers to act in multicultural societies. In this sense, it synthesises the main theoretical approaches concerning this area of research, comparing literature in two multicultural societies (Brazil and the UK) concerning the relevance of the critical, intercultural perspective in the efforts of challenging educational inequality. Is also analyses data from a case study undertaken in a higher education institution supposedly engaged in the perspective discussed. The potentials and limitations in the development of competence in an intercultural perspective are discussed, based on the data obtained. <![CDATA[A reader in construction: a study on educational practices in José Lins do Rego's works]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Neste trabalho buscou-se aprender como o acesso, pelos alunos, a certas obras, escritas (livros didáticos e não didáticos) e visuais (o cinema), concretizado em práticas educativas diversas, realizadas no interior da escola ou fora dela, contribuía para a formação de hábitos e a incorporação de valores previstos para a ação escolar, bem como para a ampliação e redefinição de parâmetros trazidos do universo de socialização primária. Investigou-se também como o acesso a essas obras contribuía para a modificação do cotidiano escolar, marcado pela rotina e pelo tédio, conferindo-lhe um novo sentido. A investigação de práticas educativas diversas, em situações distintas de aprendizagem, demonstrou que, diante de obras com características diferentes, o aluno leitor/espectador se encontrava em constante atividade no processo de reapropriação dos textos, reinventando e reinterpretando seus conteúdos, conferindo novos sentidos às realidades em que se inseriam.<hr/>The objective of this article is to understand how the student's access to readings and movies, intentionaly and unintentionally provide by the school, contributes to change their habits and perceptions about the world. This paper also aims to understand how this access changes the usually monotonous daily life in the school. The research showed that the students, in different learning situations and in contact with different kinds of text, were active, changed the contents of these texts and provide other mening to reality. <![CDATA[School: a place where national and local policies meet]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Esta é uma reflexão sobre o potencial da instituição escolar como articuladora entre macro e micro políticas, trazendo o exemplo de uma administração municipal brasileira atual. As diretrizes educacionais em vigor no país refletem a visão da escola como pólo potencialmente transformador, com imprescindível função social para a comunidade em que atua. A diversidade dos contextos locais requer mudanças no atual modelo de gestão pública, mobilizando a sociedade civil para participar de forma efetiva. Dada sua inserção privilegiada, a escola, desde que assuma ela também formas de gestão participativa, aparece como locus de articulação entre políticas nacionais e locais.<hr/>Educational issues only make sense for society as a whole, i.e., in the context of political, economic, cultural, and social spheres when related to a productive model of development oriented by equality and by a sense of solidarity in public life and ethics. This text proposes to reflect on the school as a place of excellence in the articulation among these macro spheres and the immediate context, the daily life of educational practice. <![CDATA[The dialectical construction of a teaching curriculum in the international environment]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este estudo analisa o Bacharelato Internacional (IB), um currículo de ensino médio desenvolvido por 553 escolas internacionais em 75 países. Utilizou-se a metodologia construtivista baseada no círculo dialético-hermenêutico (Guba, Lincoln 1989). As questões abordadas pela pesquisa foram: o papel da escola internacional no cenário mundial e brasileiro; relação entre a escola e o mercado; como as categorias internacionalismo/regionalismo, flexibilidade/continuidade, ideologia/cultura/identidade cultural são trabalhadas no currículo. Concluiu-se que a tensão entre tais categorias favorece a construção dialética do currículo ajudando a criar condições para uma situação ideal de fala (Habermas, 1991); que a dependência do mercado local e internacional deve ser neutralizada para que o currículo possa ter uma perspectiva filosófica mais autônoma; e que, embora o currículo se insira ideologicamente na sociedade capitalista ocidental, oferece uma fuga à unidimensionalidade do homem pela via cultural.<hr/>This study analyzes the International Baccallaureate (IB), a high school curriculum developed by 553 international schools in 75 countries. I used the constructivist methodology based on the dialectic-hermeneutic circle (Guba, Lincoln, 1989). The issues approached in the research were: the role of the international school in the world and Brazilian scenery; the relationship between the school and the market; how the categories internationalism/regionalism, flexibility/continuity, ideology/culture/cultural identity are operated in the curriculum. It was concluded that the tension among such categories favors the dialectic construction of the curriculum by helping to create conditions for an ideal speech situation (Habermas, 1991); that the dependence on the local and international market should be neutralized so that the curriculum can have a more autonomous philosophical perspective; and that, although the curriculum is ideologically inserted in the western capitalist society, it offers an escape to the man´s unidimensionality by means of its cultural component. <![CDATA[Private higher education in the federal district]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O texto aborda a situação do ensino superior privado em Brasília a partir da noção de campo, em cujo interior as universidades, os estabelecimentos privados e as federações tendem a ocupar posições diferenciadas. Aponta os fatores que contribuíram para a sua expansão: altas taxas de crescimento populacional no Distrito Federal, concentração da burocracia federal e ausência de ensino noturno na universidade pública. Evidencia como sua função principal o atendimento à demanda crescente por certificados do 3º grau, sem observar maior envolvimento com as atividades de pesquisa. Questiona a relação possível entre o crescimento do ensino privado local e a mudança de conduta da universidade pública quanto às estratégias de atendimento ao ensino de graduação.<hr/>The text treats private higher education in Brasília from the field perspective. In the countryside universities, private establishments and federations tend to occupy different positions. It points to factors contributing to the expansion of private education: high population growth rates in the Federal District, the concentration of the federal bureaucracy and the lack of night classes in the public university. The main factor is shown to be meeting the growing demand for certification at the university level, with no observation of a greater involvement in research activities. It questions the possible relationship between the growth of local private teaching and a change in public university conduct regarding strategies for meeting the demand for university level teaching. <![CDATA[Pesquisa e política: uma mistura complexa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os perfis nacionais de educação apresentados nos relatórios preliminares da investigação da IEA, "Third International Mathematics and Science Study" (TIMSS), têm suscitado um debate mundial sobre a possibilidade de transplantar alguns componentes das políticas dos países que têm tido "êxito" para países que têm tido menos "êxito". Este artigo alerta contra ações precipitadas na área e sugere que os responsáveis pela tomada de decisões nos sistemas de ensino aguardem os resultados de relatórios ulteriores do TIMSS que exploram as relações entre os dados no que diz respeito à escola, à sala de aula e ao estudante. <![CDATA[Educação de Jovens e Adultos: proposta curricular para o 1º segmento do ensino fundamental]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741997000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Os perfis nacionais de educação apresentados nos relatórios preliminares da investigação da IEA, "Third International Mathematics and Science Study" (TIMSS), têm suscitado um debate mundial sobre a possibilidade de transplantar alguns componentes das políticas dos países que têm tido "êxito" para países que têm tido menos "êxito". Este artigo alerta contra ações precipitadas na área e sugere que os responsáveis pela tomada de decisões nos sistemas de ensino aguardem os resultados de relatórios ulteriores do TIMSS que exploram as relações entre os dados no que diz respeito à escola, à sala de aula e ao estudante.