Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419980002&lang=pt vol. num. 104 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Direito à educação e obrigatoriedade escolar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo estuda a inserção do direito à educação como um dos direitos sociais da cidadania. Discute as formas de garantir esse direito. Analisa a relação entre direito à educação e obrigatoriedade escolar. Acompanha a evolução dos conceitos de obrigatoriedade escolar e direito à educação na história da educação brasileira.<hr/>The article studies the insertion of the right to education as one of the social rights of citizenship. It discusses forms of guaranteeing this right. It analyzes the relationship between the right to education and compulsory schooling, and accompanies the evolution of the concepts of compulsoryschooling and the right to education in the history of Brazilian education <![CDATA[A cátedra USP/UNESCO e a formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os três artigos que se seguem são dedicados à Educação e Direitos Humanos. Constituem transcrições de palestras apresentadas aos alunos inscritos no programa de Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Tais palestras integram um projeto de cooperação entre a Faculdade de Educação e a Cátedra USP/UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que procura vincular a formação de professores aos valores que animam as condutas democráticas e ao respeito e promoção dos direitos humanos.<hr/>The three articles dedicated to Education and Human Rights are transcriptions of talks presented to students enrolled in the Masters program of the School of Education of the University of São Paulo. Such talks are part of a cooperative project between the School of Education and the USP/UNESCO Chair of Education for Peace, Human Rights, Democracy and Tolerance that seeks to link teacher training with the values that underpin democratic behavior and for respect and promotion of human rights. <![CDATA[Cidadania e direitos humanos ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os três artigos que se seguem são dedicados à Educação e Direitos Humanos. Constituem transcrições de palestras apresentadas aos alunos inscritos no programa de Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP. Tais palestras integram um projeto de cooperação entre a Faculdade de Educação e a Cátedra USP/UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que procura vincular a formação de professores aos valores que animam as condutas democráticas e ao respeito e promoção dos direitos humanos.<hr/>ABSTRACT The three articles dedicated to Education and Human Rights are transcriptions of talks presented to students enrolled in the Masters program of the School of Education of the University of São Paulo. Such talks are part of a cooperative project between the School of Education and the USP/UNESCO Chair of Education for Peace, Human Rights, Democracy and Tolerance that seeks to link teacher training with the values that underpin democratic behavior and for respect and promotion of human rights. <![CDATA[O princípio da igualdade e a escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os três artigos que se seguem são dedicados à Educação e Direitos Humanos. Constituem transcrições de palestras apresentadas aos alunos inscritos no programa de Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo -- FEUSP. Tais palestras integram um projeto de cooperação entre a Faculdade de Educação e a Cátedra USP/UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que procura vincular a formação de professores aos valores que animam as condutas democráticas e ao respeito e promoção dos direitos humanos.<hr/>The three articles dedicated to Education and Human Rights are transcriptions of talks presented to students enrolled in the Masters program of the School of Education of the University of São Paulo. Such talks are part of a cooperative projectbetween the School of Education and the USP/UNESCO Chair of Education for Peace, Human Rights, Democracy and Tolerance that seeks to link teacher training with the values that underpin democratic behavior and for respect and promotion of human rights. <![CDATA[A instituição escolar e a violência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os três artigos que se seguem são dedicados à Educação e Direitos Humanos. Constituem transcrições de palestras apresentadas aos alunos inscritos no programa de Licenciatura da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo -- FEUSP. Tais palestras integram um projeto de cooperação entre a Faculdade de Educação e a Cátedra USP/UNESCO de Educação para Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância, que procura vincular a formação de professores aos valores que animam as condutas democráticas e ao respeito e promoção dos direitos humanos.<hr/>The three articles dedicated to Education and Human Rights are transcriptions of talks presented to students enrolled in the Masters program of the School of Education of the University of São Paulo. Such talks are part of a cooperative projectbetween the School of Education and the USP/UNESCO Chair of Education for Peace, Human Rights, Democracy and Tolerance that seeks to link teacher training with the values that underpin democratic behavior and for respect and promotion of human rights. <![CDATA[A construção da noção de direitos humanos em crianças e adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Investigou-se, neste trabalho, como evolui a compreensão de crianças e adolescentes dos seus próprios direitos, o que pensam acerca da sua violação e quais as formas ou medidas que propõem defendê-los ou garanti-los. Foram entrevistados 90 sujeitos de oito a dezesseis anos, da cidade de Madri, Espanha, acerca de sete histórias especialmente elaboradas, cada qual apresentando um problema ou conflito envolvendo certo direito (educação, alimentação, atendimento médico, informação veraz e jogo), empregando-se o método de exploração crítica piagetiano. Os resultados mostram que a compreensão de direitos humanos e de sua violação e as estratégias concebidas para sua defesa ou garantia variam segundo a idade dos sujeitos e apresentam-se em níveis evolutivos, de conformidade com a proposta piagetiana de estádios no domínio do conhecimento lógico-matemático. As conclusões apontam a necessidade não só de uma maior divulgação dos direitos da infância e da adolescência entre sujeitos dessas idades, mas também de uma política que incorpore dados de pesquisas sobre o tema nos âmbitos formal e informal da educação.<hr/>How envolve the children and adolescents's understanding of their own rights, what they think about these rights violation and which ways proposed for its defence or warranty were investigated in this work. 90 subjects of 8 to 16 years old, from Madri city -- Spain, were interviewd about 7 stories specially worked out, each of them showing a problem or conflict concerning to a certain right (education, food, medical attention, true information and play), and the piagetian clinical-critical method was employed. The results show that the human rights and their violation understanding, as well as the strategies conceptions to their defence or warranty all evolve according to the subjects' age and they are presented in levels of development, in conformity to the piagetian stades proposal in the logic-mathematical domain. The conclusions point out the need for a greater spread of the infance and adolescence's rights among the subjects of these ages and for a politics that incorporates data of researches about this theme into the formal and non-formal spheres of education. <![CDATA[Cidadania e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute algumas das possíveis relações entre educação e cidadania, numa perspectiva histórica, partindo do pressuposto de que a educação sempre está a serviço de um determinado tipo de cidadania, mesmo que em alguns casos, não de modo explícito. Desse modo, a educação nunca é neutra. Para discutir as implicações que a educação tem para a construção dos diferentes tipos de inserção do ser humano no universo social, são abordados diferentes paradigmas de cidadania, tendo como eixo condutor o papel que neles desempenha o conceito de igualdade.<hr/>The text discusses some of the possible connections between education and citizenship, from a historical perspective, presupposing that education is always at the service of a specific kind of citizenship, even if at times not explicitly. In that manner, education is never neutral. In order to discuss the implicationseducation has in creating for human beings different types of inclusion in the social universe, different kinds of citizenship paradigms are discussed, having as a guideline the role played by the concept of equality. <![CDATA[Recontando histórias: vozes e silêncios de meninos de rua ]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo é uma reflexão sobre o projeto Lendo na Praça, trabalho realizado em 1996 com meninos/meninas que vivem nas ruas de São Paulo, a partir de iniciativa da COGESP, órgão ligado à Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Com o objetivo de possibilitar a essas crianças o acesso à palavra escrita, um ônibus foi transformado em espaço para leitura e colocado em uma praça no centro da cidade. As cenas, os eventos e as falas que aconteciam no dia-a-dia do ônibus foram registradas por cinco "mediadores de leitura", preparados para acompanhar os meninos/meninas em suas aproximações com a leitura e com o texto da narrativa que vão construindo pelas esquinas da cidade. Esses registros foram discutidos e analisados a partir de uma visão dialógica de linguagem.<hr/>This article is a reflection on the project Lendo na Praça conducted by the Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (1996), with boys and girls who live in the streets of São Paulo City, Brazil. With the aim to enable children's access to the written word an old bus was modified, placed in a central square in the city and equipped with books and other writing materials in order to create an space of reading and writing. The day by day events and speechs which occurred inside the bus were registered by five "reading-mediators", specially prepared to follow the boys/girls in their approach to the books and the narrative they construct through the street corners. These registers were discussed and analyzed from a dialogical view of language. <![CDATA[A imprensa periódica como uma empresa educativa no século XIX]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo parte da idéia de que para se recuperar, com maior fidelidade, a história da educação brasileira do século XIX, mais atenção deve ser dada às modalidades informais de educação. Dentre as várias modalidades como romances, jornais, revistas, sermões, teatro, pinturas, etc. que podem ter muito a dizer sobre o modo complexo pelo qual as culturas são produzidas, mantidas e transformadas, este artigo selecionou a imprensa cultural periódica. Inicialmente, serão abordados os traços gerais da imprensa latino-americana, da qual a brasileira faz parte, e, em seguida será estudado o periódico recifense O Carapuceiro, que teve grande destaque no cenário nacional como órgão educativo, durante a primeira metade do século XIX.<hr/>This article starts out from the idea that much more attention should be paid to the informal agencies of education if one wishes to recover the history of Brazilian education in the 19th century with greater accuracy. Among the various agencies such as novels, newspapers, journals, sermons, theatre, paintings, etc., which might have much to say about the complex way cultures are produced, maintained and transformed, this article has selected the cultural periodical press. In the first place, the article offers a general outline of the characteristics of the Latin-American press, of which the Brazilian press is a part; and, afterwards, it studies a periodical from Recife which played an outstanding educational role on the Brazilian scene during the first part of the 19th century: O Carapuceiro. <![CDATA[O plano nacional de educação: duas formulações.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propõe a confrontar as duas propostas de Plano Nacional de Educação enviada ao Congresso Nacional. Trata-se do texto oficial do poder executivo e do texto proposto por várias entidades educacionais e associações profissionais. São duas formulações opostas quanto às concepções, diretrizes e metas que as norteiam. O estudo se baseou em uma análise política para a qual se serviu dos textos escritos enviados.<hr/>This paper aims to study and compare two proposals of National Plan of Education in Brazil. The Parliament has to avaliate them after elaborating a national law. The first text is about the official proposal from the government. The second one was formulated by several teacher trade-unions and education associations. They are opposite presenting different conceptions, guidelines and goals. The study is based on a political analysis of both texts. <![CDATA[República de crianças. Sobre experiências escolares de resistência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo se propõe a confrontar as duas propostas de Plano Nacional de Educação enviada ao Congresso Nacional. Trata-se do texto oficial do poder executivo e do texto proposto por várias entidades educacionais e associações profissionais. São duas formulações opostas quanto às concepções, diretrizes e metas que as norteiam. O estudo se baseou em uma análise política para a qual se serviu dos textos escritos enviados.<hr/>This paper aims to study and compare two proposals of National Plan of Education in Brazil. The Parliament has to avaliate them after elaborating a national law. The first text is about the official proposal from the government. The second one was formulated by several teacher trade-unions and education associations. They are opposite presenting different conceptions, guidelines and goals. The study is based on a political analysis of both texts. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este estudo se propõe a confrontar as duas propostas de Plano Nacional de Educação enviada ao Congresso Nacional. Trata-se do texto oficial do poder executivo e do texto proposto por várias entidades educacionais e associações profissionais. São duas formulações opostas quanto às concepções, diretrizes e metas que as norteiam. O estudo se baseou em uma análise política para a qual se serviu dos textos escritos enviados.<hr/>This paper aims to study and compare two proposals of National Plan of Education in Brazil. The Parliament has to avaliate them after elaborating a national law. The first text is about the official proposal from the government. The second one was formulated by several teacher trade-unions and education associations. They are opposite presenting different conceptions, guidelines and goals. The study is based on a political analysis of both texts.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 07:05:57 02-05-2024-->