Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157419980003&lang=pt vol. num. 105 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Situação e desafios da pós-graduação na América Latina.]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo procura a partir de uma detalhada enumeração dos cursos de pós-graduação na Argentina, Brasil e México de acordo com a entidade mantenedora e a área de conhecimento, mostrar a importância desse nível de estudo nos sistemas de ensino superior dos três países, assim como suas semelhanças e diferenças. Considerando a avaliação como um processo central para a compreensão do desenvolvimento e consolidação dos estudos pós-graduados, o artigo busca estabelecer comparações entre os resultados obtidos pelos diferentes cursos nos respectivos países, sem, entretanto, esquecer que os processos avaliativos não são apenas distintos, como também respondem a expectativas e histórias diferentes.<hr/>By a thorough presentation of all the different graduate courses in Argentina, Brasil and Mexico, sorted by their administrative dependency and area of knowledge, the author tries to show the important role that this type of studies play in the higher education of their respective countries, as well as he wishes to indicate the differences and similarities (coincidences) that could appear between them. Considering the evaluation process as something central for the understanding of the development and consolidation of this kind of studies, the author intends to establish comparisons between the results of the different courses in the evaluation processes of their respective countries, comparisons that are realized without forgetting that these kind of processes are, not only different, but they give answers to different expectations and backgrounds. <![CDATA[Promoção da qualidade e avaliação na educação infantil: uma experiência]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão da qualidade tem emergido como uma fonte de preocupação na educação infantil. Assumindo a avaliação como uma das formas de se promover a melhoria do relatar uma experiência realizada na cidade de Ribeirão Preto, Estado de São Paulo. O instrumento australiano "Quality Improvement and Accreditation System" foi aplicado, em caráter exploratório, em quatro creches desse município, a saber, uma universitária, uma municipal, uma filantrópica e uma particular. Procurar-se-á discutir a adequação do tipo a atual discussão sobre a qualidade na educação infantil.<hr/>The issue of quality has emerged as a source of concern in education. Assuming the assessment as a way of promoting the improvement of reporting an experiment conducted in Ribeirão Preto, São Paulo. The Australian instrument "Quality Improvement and Accreditation System" was applied in an exploratory, in four nurseries that municipality, namely, a university, a hall, a philanthropic and private. Search will discuss the adequacy of the type the current discussion on quality in education. <![CDATA[Eu, professora-avaliadora]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Tendo como referência uma pesquisa que venho realizando, cujo objetivo é desenvolver, com professoras das primeiras séries do primeiro grau, uma metodologia de leitura crítica de sua prática docente, este texto procura destacar alguns desafios epistemológicos, pedagógicos, metodológicos éticos que venho encontrando nessa trajetória.<hr/>Taking into account data obtained in a research, which main objective is to develop together with primary grade teachers a methodology of critical reading, this paper tries to point out some challenges - episthemologic, pedagogic, methodologic, and ethical - I found in conducting the study. <![CDATA[Formação de conceitos segundo a teoria de assimilação de Galperin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O texto discute as idéias fundamentais do mecanismo de interiorização de atividade externa segundo a teoria de assimilação da atividade mental por etapas, elaborada pelo cientista russo P. Ya. Galperin, continuador dos trabalhos de L. S. Vigotsky. Esse mecanismo permite formular conceitos científicos como componentes de tipos específicos de atividades de aprendizagem.<hr/>This article discusses the fundamental ideas regarding the mechanisms of internalization of external activities, according to the theory of mental activity assimilation by stages elaborated by the Russian scientist P. Ya. Galperin, whose work is a continuation of L.S. Vygotsky´s consideration of scientific concepts as components of specific learning activities. <![CDATA[Inovando o ensino da ortografia na sala de aula]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo objetivou desenvolver e avaliar os efeitos de uma prática pedagógica alternativa para o ensino das regras ortográficas contextuais pela qual a criança pudesse construir compreender e explicitar os princípios ortográficos, e fazer uso gerativo destes. O estudo, do qual participaram crianças de 1ª e 2ª séries do 1º grau, constou de cinco etapas. A primeira envolveu a capacitação do professor. Na segunda, foram constituídos três grupos para cada série, dos quais um experimental e dois de controle devidamente emparelhados. Na terceira etapa, pré-teste, foi verificado o nível de ortografia das crianças e selecionada a regra a ser trabalhada na etapa de intervenção. Durante a intervenção, os grupos foram submetidos a diferentes formas de ensino da ortografia. Os grupos experimentais estiveram expostos à prática alternativa descrita neste trabalho, enquanto os grupos-controle ficaram sujeitos às práticas já vigentes em suas escolas. A quinta etapa constou de dois pós-testes a fim de testar e comparar o progresso e a estabilidade dos grupos quanto à aquisição ortográfica. Os resultados obtidos revelam uma significativa superioridade das crianças dos grupos experimentais frente aos grupos-controle quanto ao progresso na aquisição da regra trabalhada. No entanto, é importante considerar que tais resultados estão restritos às regras de contexto ou às questões ortográficas regidas por princípios ou normas e que não há transferência da aprendizagem de uma regra para outra, tornando-se necessário trabalhar cada uma das regras como um domínio específico.<hr/>The purpose of the present study was to develop and evaluate the effects of an alternative pedagogic practice for the teaching of contextual spelling rules, stimulating children to reflect and discuss so that they may construct, understand and be aware about principles of orthography, thereby enabling them to make generative use of the latter. The study, in which children from the first and second grades took part, consisted of five phases. The first phase involved training the teacher. The second allowed the children of each of the two classes to be organized into three groups comprising an experimental group and two control groups duly matched. In the third phase (pretest) was checkied the children's level of spelling and selected the rule to be worked on in the intervention phase. During the intervention, the groups were then submitted to different ways of teaching spelling (fourth phase). The experimental groups were exposed to the alternative practice described in this study, while the control groups were submitted to the existing practices used in their schools. The fifth phase consisted of two posttests intended to compare the progress and stability of the groups with regard to orthographic competence after the intervention. The results obtained reveal a significant superiority of the children in the experimental groups in comparison with the control groups as far as an acquisition of the rule worked on is concerned. <![CDATA[Estado, educação e etnicidade: a experiência Belga]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A utilização do conceito "etnia" e correlatos não tem sido consensual nos meios acadêmico-científicos. Dificuldades de diferentes ordens têm levado ao seu questionamento como ferramenta de análise. Destaca-se entre elas, a ativação de identidades étnicas com grande poder de exclusão e alteridade no contexto histórico atual de globalização. Apesar disso, o texto defende o seu emprego, justamente pelo fato de, pela sua própria ambigüidade, conseguir ser expressão do concreto escorregadio que pretende abarcar. Contudo, as dúvidas sobre a instrumentalidade de conceitos exigem que se procure, para além das abstrações, buscar a sua validade para a compreensão de situações sociais concretas. Nesse sentido, o texto busca analisar o processo histórico de constituição do Estado belga, colocando em evidência o estabelecimento de fronteiras étnicas por flamengos e francófonos e o papel desempenhado pela educação como elemento fundamental nas estratégias políticas. Metodologicamente a análise ancora-se nas proposições de Barth sobre etnicidade, procurando incorporar elementos de sua crítica.<hr/>The use of the concept "ethnicity" and its correlates has not been consensual in the academic-scientific environment. Difficulties of various types have led to questioning its value as a tool of analysis. Outstanding among them are the activation of ethnic identities with high power to exlude and alter in the present historical context of globalization. In spite of this, the text defends its employment exactly because, due to its ambiguity, it manages to be an expression of the slippery reality it pretends to grasp. However, doubts about the instrumentality of concepts demand that we procure, beyond abstractions, to seek out their validity for understanding concrete social situations. In this sense, the text seeks to analyze the historical process of the constitution of the Belgian State, placing in evidence the establishment of ethnic frontiers by the Flemish and francophones and the role of education as a fundamental element in political strategy. Methodologically, the analysis is anchored in Barth's proposals on ethnicity, attempting to incorporate elements of his criticism. <![CDATA[Piaget e Vigotsky: novos argumentos para uma controvérsia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa. <![CDATA[Infância e educação infantil: uma abordagem histórica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa. <![CDATA[Horizontes plurais. Novos estudos de gênero no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa. <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741998000300010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description>Este artigo versa sobre a renovação do debate entre Piaget e Vigotsky, enfatizando a análise da problemática diferente por eles abordada. São especificadas as características das argumentações sobre o desenvolvimento e aprendizagem, a mudança conceitual, a atividade, e o paradoxo da aprendizagem. Procura-se demonstrar que as análises piagetianas e vigotskianas mantêm sua problematização específica, mas mantêm também a compatibilidade entre elas. Essa compatibilidade e o fato de compartilharem certas teses metodológicas e teóricas fundamentais ensejam uma perspectiva de colaboração nas pesquisas sobre problemas relativos à psicologia. Além disso, discute-se a posição de Bruner sobre a incompatibilidade das obras e são apresentadas algumas implicações para o exame da prática educativa.</description> </item> </channel> </rss> <!--transformed by PHP 03:05:33 03-05-2024-->