Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157420000002&lang=pt vol. num. 110 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[O setor privado de ensino superior na América Latina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo trata da relação entre o setor público e o privado em cinco sistemas nacionais de ensino superior: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e México. Em cada país constatam-se dinâmicas muito específicas da relação público/privado em seus respectivos sistemas de ensino superior. Em contraste com o Brasil, onde a expansão do setor privado iniciou-se em meados dos anos 60 e retraiu-se ao longo da década de 80, nos demais países, o crescimento absoluto e relativo das matrículas no setor privado, além de mais recente, ainda não apresentou sinais de esgotamento. Diferenças detiming na expansão do setor privado nos cinco países suscitam questões relevantes sobre a oportunidade da abertura do ensino superior para o mercado e sobre a relação do Estado com os respectivos sistemas nacionais, temas, sem dúvida, centrais no debate contemporâneo sobre ensino superior na América Latina.<hr/>The article treats the relationship between the public and private sectors in five national systems of higher education: Argentina, Brazil, Chile, Colombia and Mexico. In each country there are very specific dynamics in the public/private relationship and their respective higher education systems. In contrast with Brazil where the expansion of the private sector began the mid 60s and contracted during the 80s, in the other countries the absolute and relative growth of enrollments in the private sector, in addition to being more recent, still shows no signs of exhaustion. Differences in timing in the expansion of the private sector in the five countries invite relevant questions about the opportunity for opening up higher education to the market and about the relationship with the State with the respective national systems. These issues doubtlessly are central in the contemporary debate on higher education in Latin America. <![CDATA[Universidade na América Latina: rumos do financiamento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Quais são as principais tendências do financiamento da universidade na América Latina? Que modelos seriam apropriados, tendo em vista as funções da instituição? Essas são as principais questões tratadas no artigo. Baseado em tendências ilustrativas, e considerado o cenário econômico da região, o texto inicialmente aborda alternativas quanto ao papel do Estado e contrasta propostas de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID - e da Unesco para países em desenvolvimento. Discutindo modelos de destinação de recursos para a universidade, o artigo trata da diversificação das fontes de recursos; dos contratos de gestão e de sua associação com o mercado e com a interferência de governos, à luz da experiência européia; da gestão da universidade como instituição complexa, necessariamente convivendo com estilos acadêmicos e empresariais de administração; da responsabilidade ética pela eficiência e da preservação da autonomia de gestão financeira. A conclusão da análise argúi a favor de um dos modelos discutidos, envolvendo avaliação institucional, esta entendida como indispensável prestação de contas à sociedade e mediação entre sociedade, Estado e universidade.<hr/>What are the main trends on university financing in Latin America? Which models would be appropriate, considering the functions of the institution? These are the major questions dealt with in the article. Based on illustrative trends, and considering the economic scenario of the region, the text initially deals with alternatives on the role of the State and sets out contrasts between financing proposals originating from BID and Unesco for developing countries. Discussing resource allocation models, the article addresses the diversification of funding sources; conditional contracting as related to markets and government interference, in the light of the European experience; university management as the administration of a complex institution, in which academic and entrepreneurial approaches necessarily face each other; the ethical responsibility for efficiency and the preservation of autonomy. Concluding the analysis, the text argues in favor of one of the models discussed, which involves institutional evaluation, this being understood as a required ingredient of accountability and as a mediation among society, State and university. <![CDATA[A bipolaridade do trabalho feminino no Brasil contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa, com base em múltiplas fontes de dados secundários, a participação das mulheres no mercado de trabalho em dois pólos opostos de atividade. Do primeiro, que abriga as ocupações de má qualidade quanto aos níveis de rendimento, formalização das relações e proteção no trabalho, foi selecionado como objeto de estudo o emprego doméstico. Nos anos 90, esse segmento manteve algumas das marcas de precariedade que sempre o caracterizaram, como as longas jornadas de trabalho, os baixíssimos níveis de rendimento e de formalização, embora em relação a esses dois últimos aspectos haja alguns sinais promissores de mudanças. Do segundo pólo, composto por "boas" ocupações, caracterizadas por níveis mais elevados de formalização, de rendimentos e de proteção, selecionamos algumas carreiras universitárias, quais sejam, a engenharia, a arquitetura, a medicina e o direito. Os dados revelaram que as mulheres que ingressaram nessas profissões são mais jovens do que seus colegas. No mais, seu perfil de inserção ocupacional é muito assemelhado ao dos homens, exceção feita aos rendimentos. Seguindo um padrão de gênero encontrado no mercado de trabalho, os ganhos femininos são sempre inferiores aos masculinos.<hr/>Based in multiple sources of secondary data, the article analyzes women’s participation in the labor market at two opposite poles of activity. From the first pole, which includes poor quality jobs in terms of income, formalization of relations and protection of work, we selected the position of domestic employees. In the 90s, this segment maintained some of the precarious conditions that have always characterized it, such as a long work day and low levels of income and formalization. There are some promising signs of change with regard to the last two aspects. At the second pole, composed of “good” jobs, characterized by higher levels of formalization, of income and protections, we selected some university careers: engineering, architecture, medicine and law. The date reveal that women who enter these profession are younger than their colleagues. Otherwise, with the exception of income, their profile of job inclusion is quite similar to men's. According to the gender pattern found in the labor market, women's earnings are always lower than men’s. <![CDATA[Ideário pedagógico municipalista de Anísio Teixeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Em sintonia com os princípios democráticos inspirados pela filosofia educacional de John Dewey, Anísio Teixeira foi construindo ao longo das suas atividades na vida pública, o que neste artigo se chamou de ideário pedagógico municipalista. O artigo apresenta essa trajetória pública: Bahia (1924 - 1929); Distrito Federal (1931 - 1935); Bahia (1947 - 1951); Rio de Janeiro (1952 - 1961); Rio de Janeiro (1962 - 1968); Brasília (1963- 1964); Rio de Janeiro (1967 - 1970).<hr/>In harmony with the democratic principles inspired by the educational philosophy of John Dewey, Anísio Teixeira, during the years of his public life constructed what this article calls a “municipalist” pedagogical repertory of ideas. The article present this public trajectory: Bahia (1924 - 1929); Distrito Federal (1931 - 1935); Bahia (1947 - 1951); Rio de Janeiro (1952 - 1961); Rio de Janeiro (1962 - 1968); Brasília (1963 - 1964); Rio de Janeiro (1967 - 1970). <![CDATA[Reflexões a partir da psicologia sócio-histórica sobre a categoria “consciência”]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo pretende ser uma contribuição para o estudo da categoria consciência numa perspectiva sócio-histórica, por conseguinte, elegemos Vygotski como o autor central para o desenvolvimento de nossas reflexões. Para a sua realização, além de Vygotski e de alguns leitores de sua obra, consideramos as contribuições de Fernando G. Rey e de Agnes Heller. Pela articulação das contribuições teóricas apontadas, desenvolvemos algumas reflexões sobre a categoria consciência, ressaltando seu processo de constituição, suas mediações e sua importância para a compreensão das formas de pensar, sentir e agir do ser humano.<hr/>The presente article intends to be a contribution to the study of consciousness in a socio historical perspective, therefore we elected Vygotsky as our main author for the development of our reflections. To make this article possible, besides the contribution of the above mentioned author, we have used works of other authors who were also studies of Vygotsky books, and also two other authors, Agnes Heller and Fernando G. Rey. Through the articulation of the theoric contributions, we have developed some reflections about the consciousness category, stressing its constitution process, its mediations and importance to the understanding of human being ways of think, feel and act. <![CDATA[Relações entre família e escola e suas implicações de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A política educacional recente, de caráter neoliberal, está cobrando a participação dos pais na gestão da escola pública e no dever de casa, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Tal política tem implicações de classe e gênero: quando a escola conta com a família, pressupõe um modelo de família com capital econômico e simbólico e com uma mãe disponível e prioritariamente dedicada à educação dos filhos. Os formuladores dessas políticas não consideram a relação entre modelos de organização curricular e instrucional e organização familiar, nem a assimetria de gênero que faz recair a responsabilidade pela educação infantil sobre as mulheres, tampouco as mudanças e variações na organização familiar. Ao desviar o foco da melhoria educacional da escola e da sala de aula para a família e o lar, este tipo de política pode produzir dois efeitos perversos: penalizar as famílias (sobretudo as mães) e converter diferenças de capital econômico, cultural e social em resultados educacionais desiguais.<hr/>Recent neo-liberal educational policy, both in the United States and in Brazil, is calling for parental involvement in school decision-making and homework. Such a policy carries class and gender implications: schools that count on families assume a single family model, with economic and symbolic capital, and an available mother committed to her children’s education. Policymakers have neither considered the relationship between models of curricular and instructional organization and family organization, nor the gender asymmetry that places responsibility for children’s education mostly on females, nor change and variation in family arrangements. By shifting the focus of educational improvement from the school and classroom to the home and family, this policy is likely to produce two undesirable effects: to penalize families (especially mothers), and convert economic, cultural and social capital differences into different educational outcomes. <![CDATA[A apropriação da linguagem escrita e o trabalho alfabetizador na escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo apresenta um estudo do processo de produção de textos escritos vivenciado por dez crianças de 6 anos em uma classe de alfabetização. O trabalho pedagógico realizado pela professora tem relevância teórica e metodológica para este estudo. Dois objetivos foram definidos: (i) caracterizar as estratégias utilizadas pelas crianças para se aproximarem das convenções do sistema de escrita, notadamente, o princípio alfabético e a segmentação do texto em palavras; e (ii) caracterizar a atividade de elaboração e reelaboração do conhecimento lingüístico, evidenciando a atividade epilingüística das crianças e deixando emergir o sujeito da/na linguagem. São analisados 115 textos, produzidos ao longo de um semestre. É utilizada uma metodologia de investigação indiciária, com base em Ginzburg (1989). A análise dos dados apontou estratégias singulares e estratégias comuns de aproximação do sistema de escrita pelas crianças. Os saberes advindos dos textos escritos a que as crianças têm acesso, principalmente, organizaram as suas produções. A atividade epilingüística se manifestou durante todo o período estudado, em vários níveis. Concluo que o percurso de produção dos textos escritos é próprio de cada sujeito: o processo funda-se na escrita social e converge para a escrita social por caminhos singulares.<hr/>The article presents a study on the process of production of texts written by ten children, during school time, in the elementary class, attended by six years old children. The pedagogical work of the children's teacher is theoretically and methodologically relevant to the study. Two aims were defined: (i) to characterize the strategies used by children to come close to the conventions of the writing system, specially the alphabetic principle and the segmentation of the text in words; and (ii) to characterize the continuous activity of elaboration and reelaboration of linguistic knowledge, from where we think the subject in/of the language. A corpus of 115 texts produced along a semester was analyzed. The methodology utilized is that of indicial investigation, based on Ginzburg (1989). The analysis of the data showed the children's singular and general strategies to come close to the writing system. The children's production is organized, chiefly, according to knowledge originated from the written texts accessible to them. The children’s epilinguistic activity was expressed during the whole semester, on different levels. The analysis of the children’s procedures pointed out that the process of constructing up written texts is peculiar to each subject; the process is based on social writing and tends toward social writing, in individually different ways. <![CDATA[Taxionomias sociais do magistério oficial paulista: estudo a partir de necrológios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo da pesquisa, a partir da análise de necrológios de professores - publicados no Jornal dos Professores, órgão oficial do Centro do Professorado Paulista - CPP -, durante os anos de 1980 a 1990 -, é apreender as formas de classificação e os critérios de visão e divisão do mundo do professorado paulista, representados nos necrológios por meio dos signos que revelam a qualidade e o valor de uma pessoa, bem como explicitar os mecanismos utilizados para a fixação dos padrões morais do campo encarnados nas figuras desaparecidas.<hr/>The aim of this research is from the teachers necrologies analyses - published in the Jornal dos professores, official organ from the Paulistas Teaching Centre, from 1980 to 1990 - apprehend the ways of classification and the Paulista teaching society as well as its points of view and limits criteria, represented into the necrologies by signs that show the quality and value of a person. It also clarifies the mechanism used to fix the moral pattern from this field, embodied in the disappeared people. <![CDATA[Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para educação infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O propósito deste texto é o de apontar desafios iminentes para formuladores e implementadores de projetos de formação de profissionais para educação infantil a partir de duas das várias vertentes que os subsidiam. Aborda-se inicialmente um conjunto de fatores que configura o contexto atual brasileiro no qual os projetos se realizam. Em seguida, trata-se da concepção de crescimento e desenvolvimento infantil da qual decorre o desafio de integrar o enfoque cuidar/educar à ênfase numa pedagogia calcada nas interações de crianças e adultos, resultando em temas específicos de formação. Sabendo da força com que um modelo de escolarização caricato vem se difundindo nas instituições de atendimento a crianças de 0 a 6 anos, outro dos desafios que se coloca aos projetos de formação é o de formar profissionais aptos a integrarem-se aos sistemas educacionais e, simultaneamente, atuarem em modalidades de atendimento sustentados em aportes teóricos fundamentados de modo consistente nas necessidades e características de crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.<hr/>The premise of this text is to point out the imminent challenges for those who formulate and implement training projects for child education professionals, based on two of the several currents which support them. The first includes the group of factors that make up the present Brazilian context in which projects are undertaken. The second, treats the conception of growth and child development from which comes the challenge to integrate the focus care/education, emphasizing a pedagogy based in child adult interaction, resulting in specific training themes. Knowing of the force with which a caricatured model of schooling has been disseminated in the institutions that care for children from birth to 6 years of age, another challenge put to training projects is to form professionals able to integrate themselves into the educational systems and simultaneously to act in accord with care modalities consistent with the needs and characteristics of growth and development of babies and small children. <![CDATA[O liberalismo de Anísio Teixeira]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir o significado do liberalismo para Anísio Teixeira, procurando mostrar que a sua teoria liberal não pode ser entendida sob um ponto de vista individualista, mas a partir do modo como combina indivíduo e sociedade, contrabalançando o respeito às diferenças individuais com as necessidades sociais que devem ser cumpridas. Nesse sentido, salientar-se-á a maneira criativa com que o educador equilibra liberdade e igualdade em educação, tornando possível entender esse liberalismo para além das fronteiras usuais de sua interpretação.<hr/>The purpose of this article is to discuss the meaning of Anísio Teixeira’s liberalism. It entends to show how his liberal theory might not be understood under an individualistic point of view, but from the way he combines individual and society and yet how he counterbalances respect to personal differences with social necessities which must be kept. Therefore, it will be pointed out the criative form in which Anísio adjusts freedom and iquality in order to catch his liberalism further than the usual limits of its explanations. <![CDATA[Errata]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742000000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é discutir o significado do liberalismo para Anísio Teixeira, procurando mostrar que a sua teoria liberal não pode ser entendida sob um ponto de vista individualista, mas a partir do modo como combina indivíduo e sociedade, contrabalançando o respeito às diferenças individuais com as necessidades sociais que devem ser cumpridas. Nesse sentido, salientar-se-á a maneira criativa com que o educador equilibra liberdade e igualdade em educação, tornando possível entender esse liberalismo para além das fronteiras usuais de sua interpretação.<hr/>The purpose of this article is to discuss the meaning of Anísio Teixeira’s liberalism. It entends to show how his liberal theory might not be understood under an individualistic point of view, but from the way he combines individual and society and yet how he counterbalances respect to personal differences with social necessities which must be kept. Therefore, it will be pointed out the criative form in which Anísio adjusts freedom and iquality in order to catch his liberalism further than the usual limits of its explanations.