Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157420040003&lang=es vol. 34 num. 123 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O que é uma escola justa?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300002&lng=es&nrm=iso&tlng=es São bastante complexos os conceitos de igualdade e de justiça escolar que informam as políticas compensatórias. Este texto busca elucidá-los com o fito de contribuir para entender o sentido e o alcance das políticas de educação.<hr/>The concepts of school equality and justice that inform the compensatory policies are very complex. This text tries to elucidate them, aiming to contribute to understanding the meaning and the extent of educational policies. <![CDATA[Equal opportunities and educational policy]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300003&lng=es&nrm=iso&tlng=es El texto está dividido en dos secciones. La primera está destinada a analizar la hipótesis según la cual los diagnósticos y las respuestas a los cambios sociales actuales movilizan no sólo las competencias científicas y técnicas de los sujetos y de los grupos sociales sino también sus sistemas básicos de valores. La decisión ética es previa a la definición de estrategias políticas. La segunda parte del texto está dedicada a explorar las estrategias políticas más apropiadas para romper el determinismo social de los resultados de aprendizaje. En este sentido, se mencionan tanto las políticas de atención temprana a la niñez como las estrategias de cambio pedagógico, con especial énfasis en lo que se denominan "políticas de subjetividad".<hr/>This text is divided in two sections. The first one analyzes the hypothesis according to which the diagnoses and responses to the current social changes not only stir the scientific and technical skills of individuals and of social groups, but also their basic systems of value. The ethical decision is prior to the definition of political strategies. The second part of the text explores the most appropriate political strategies to break the social determinism of learning results. In this sense, both policies of early attention to children and of pedagogical change strategies are mentioned, with a special emphasis on the so-called "subjective policies". <![CDATA[Metas de desenvolvimento do milênio, educação e igualdade de gênero]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300004&lng=es&nrm=iso&tlng=es Na reunião de Cúpula do Milênio, realizada no ano 2000, líderes máximos de países do mundo inteiro comprometeram-se a envidar todo tipo de esforços para atingir oito metas de desenvolvimento até 2015. O Secretário-Geral da ONU, tratando de mobilizar a vontade política necessária para implementar os compromissos assumidos com as metas, criou o Projeto Milênio para dar embasamento técnico às formas mais eficientes de alcançar cada uma delas. Esse projeto possui vários grupos de trabalho, um dos quais está encarregado da meta 2 (acesso universal à educação primária até o ano de 2015) e da meta 3 (promoção da igualdade entre os gêneros e empoderamento das mulheres). Este artigo analisa alguns aspectos da interseção desses dois temas porque, tradicionalmente, de um lado, as questões de gênero têm recebido pouca atenção nos debates educacionais e, de outro, a educação tem tido pouco destaque na agenda da igualdade de gêneros.<hr/>During the 2000 Millennium Summit, leaders of countries from the entire world committed to devote every effort in order to achieve eight development goals by 2015. Concerned with that possibility, the United Nation's General Secretary, trying to mobilize the political will that is needed for the implementation of the commitments made with the Millennium goals,createdthe Millennium Project to offer a technical backdrop in regards to the most efficient means of reaching each goal. This Project is made of taskforces and one of them is in charge of goal 2 (to ensure universal access to primary education by 2015) and goal 3 (to promote gender equality and the empowerment of women). This article intends to highlight a few aspects regarding the intersection of these two themes, because, on one hand, questions pertaining to gender have generally been receiving little attention in education debates; on the other hand, education has been equally neglected in the gender equality agenda. <![CDATA[Mestres e doutores no país: destinos profissionais e políticas de pós-graduação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Qual é o destino profissional de mestres e doutores titulados no país? Como percebem a relevância da formação em pesquisa que obtiveram em seus cursos, tendo em vista o trabalho que realizam? O artigo procura responder a estas questões com base em estudo anterior e, a partir da evidência, discute aspectos das políticas de pós-graduação. O estudo original entrevistou 8,7 mil mestres e doutores titulados nos anos 90, em 15 áreas do conhecimento, oriundos de universidades do Nordeste ao Sul do país. A agregação dos dados em três grupos de grandes áreas do conhecimento permitiu uma nova perspectiva de análise. Nos três grupos, o destino profissional de mestres é bastante diversificado e a docência no ensino superior não costuma ser a ocupação majoritária; o de doutores concentra-se na academia (universidades e instituições de pesquisa). Os titulados freqüentemente têm uma avaliação positiva da formação em pesquisa, mas a apreciação de mestres que trabalham fora da academia geralmente é menos favorável que a de docentes e pesquisadores; já entre doutores, diferenças análogas são observadas apenas num dos grupos. A evidência sugere, para várias áreas, uma diversificação de modelos de formação pós-graduada no país.<hr/>What are the jobs typically held by masters and doctors trained in Brazil? How do they perceive the relevance of research training to their professional activities? This article attempts to provide answers to these questions, based on data from a previous study and, in view of the evidence gathered, discusses aspects of policies for graduate education. The original study interviewed 8,7 thousand subjects who obtained their graduate degrees during the nineties, in 15 fields of knowledge, from universities located in different regions (all except the North) of Brazil. Data were aggregated into three groups or great fields of knowledge, allowing a new analytical perspective. In all groups, jobs held by masters are quite diverse and teaching in higher education usually is not the major occupation; as far as doctors are concerned, their professional activities are concentrated in the academy. Graduates frequently have positive perceptions on their research training, but masters who do not work in the academy typically have less favorable perceptions than university professors and researchers; among PhDs, however, similar differences are observed in only one of the groups studied. The evidence gathered thus suggests, for a number of fields, that models of graduate education would benefit from additional approaches to those currently adopted. <![CDATA[Saberes em viagem nos manuais pedagógicos (Portugal - Brasil)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300006&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho procura sistematizar e aprofundar a problematização acerca do lugar ocupado pelos manuais de Pedagogia, Didática, Metodologia e Prática de Ensino utilizados em cursos de formação de professores, na produção e circulação intra e internacional do discurso pedagógico e profissional docente. A reflexão dá continuidade a estudos anteriores já realizados pelos autores numa perspectiva socioistórica comparada, no âmbito de um projeto maior sob o título: Estudos comparados sobre a escola: Brasil e Portugal (séculos XIX e XX), financiado na parte brasileira pelo Acordo Capes-ICCTI. Tal colaboração insere-se também no âmbito do Prestige, programa financiado pela União Européia. O artigo tece considerações sobre levantamento razoavelmente extenso da literatura produzida sobre manuais escolares e para professores, analisando a predominância de certos tópicos e de diretrizes específicas de pesquisas na área. Esses elementos ajudam a entender como as produções sobre o objeto de estudo foram geradas e postas em circulação, colaborando para a construção da história da história dos manuais pedagógicos e do discurso educacional.<hr/>This paper intends to systematize and deepen the questioning regarding the space of Education Pedagogical, Didactic, Methodological, and Practical manuals, used in courses for future teachers, in the national and international production and circulation of pedagogical and professional discourse. The reflection continues previous studies by the authors from a comparative socio-historical perspective, within a more far-reaching project entitled: Comparative study on school: Brazil and Portugal (Nineteenth and twentieth centuries), financed on the Brazilian side by the agreement Capes-ICCTI. This collaboration is also within the scope of Prestige, a program financed by the European Union. The article presents a reasonably extensive study on the literature produced on school manuals for teachers, analyzing the predominance of certain topics and specific research guidelines in the area. These elements help understand how productions on the object of study have been generated and circulated, collaborating to build the history of the history of pedagogical manuals and of the educational discourse. <![CDATA[Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300007&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo desse artigo é identificar como os conceitos de Vigotski foram apropriados por autores vinculados à área da Psicologia da Educação que divulgaram seus trabalhos no Brasil, bem como suas metas e o momento em que tais idéias foram aqui utilizadas. Serviram de base para a pesquisa os artigos publicados nos Cadernos de Pesquisa - revista da Fundação Carlos Chagas -, que citavam, nas referências bibliográficas, alguma obra de Vigotski. Foram encontrados 37 artigos, entre 1971 e 2000. A produção foi organizada por década e analisada por meio de categorias construídas a posteriori. Os resultados mostram que os trabalhos que fizeram uso dos conceitos de Vigotski não avançaram suficientemente do ponto de vista teórico, ficando restritos aos processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como à relação entre pensamento e linguagem.<hr/>The purpose of this article is to identify how Vygotsky’s concepts were appropriated by authors related to Education Psychology in Brazil, as well as their aims and the moment in which such ideas were here employed. The basis for this research was the whole of articles published in Cadernos de Pesquisa, journal of Fundação Carlos Chagas, which mentioned, in their bibliographical references, any work of Vygotsky. Since 1971 up to 2000, 37 articles were found. The production was organized by decade and analysed through categories built a posteriori. The results have shown that works based on Vygotsky concepts not only did not advance sufficiently from the theoretical point of view, but were also restricted to development and learning processes and to the relationship between thought and language. <![CDATA[Avaliação da educação básica e ação normativa federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Examina-se a ação normativa federal concernente à avaliação nacional da educação básica, no Brasil, do período de 1995 a 2002, com o objetivo de evidenciar sua extensão e natureza como faceta da regulação educacional, durante os oito anos do Governo Fernando Henrique Cardoso. Verifica-se, nesse período, extraordinária ampliação dos meios e do instrumental de regulação federal da "qualidade" do ensino, conjugando as vias de medida e avaliação. Constata-se intensa intervenção do Poder Executivo, que sinaliza alterações constitucionais e a edição de leis, amplia a regulamentação da área e amplifica a regulação normativa federal. Esse quadro normativo permite entender como se exerce o poder e se concretiza o Estado-Regulador no país.<hr/>The federal regulatory actions are examined in regard with the national evaluation of basic education in Brazil, from 1995 to 2002, with the purpose of emphasizing their extension and nature as an aspect of educational regulation during the eight years of the Fernando Henrique Cardoso administration. In that period, we saw an extraordinary widening of the means and tools in the federal regulation of education "quality", combining measurement and evaluation methods. An intense intervention by the Executive branch is seen, signaling constitutional modifications and the editing of laws, widening the regulations of the area and extending the federal normative regulation. This normative scenario allows one to understand how power is used and how the Regulating-State manifests itself in the country. <![CDATA[Conselhos municipais de educação: autonomia e democratização do ensino]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300009&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho, resultado parcial de pesquisa mais ampla sobre sistemas municipais de ensino, apresenta um estudo sobre os conselhos municipais de educação constituídos nos nove municípios mineiros que instalaram seus sistemas de ensino até 2000. Toma-se como pressuposto a idéia de que os conselhos, na função de intermediação entre o Estado e a sociedade, traduzem ideais e concepções mais amplos de educação e de sociedade que, em cada momento histórico, influenciam a dinâmica das políticas educacionais em pauta. Buscando elementos concretos para refletir sobre essas questões, discute como se apresentam esses conselhos, sua composição, suas atribuições e as possibilidades de constituírem espaços democráticos de participação, contribuindo para a autonomia municipal na área do ensino e para o avanço das políticas públicas na área. Com o objetivo de auxiliar a compreensão dessa realidade, o texto traça, inicialmente, o percurso histórico da idéia de Conselho de Educação no país, considerando o período anterior à constituição dos sistemas federal e estaduais de educação pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961, o período que se seguiu a essa lei e a situação atual.<hr/>This paper - the partial result of a larger study on municipal education systems - presents an analysis of the boards of education of nine towns in the State of Minas Gerais, which implemented their education systems by 2000. The assumption is that the boards, being an intermediary between the government and the society, express ample ideals and conceptions of education and society, which, in every historical moment, influence the dynamics of the educational policy agenda. In search of concrete elements on which to reflect, there is a focus on these boards' modus operandi, composition and jurisdiction, as well as on the possibility that they become democratic arenas of participation, contributing to county autonomy in education and to the enhancement of public policies in the area. With the purpose of helping to understand this reality, the text initially draws the history of the concept of education board in the country, taking into account the period before the constitution of the federal and state education systems by the LDB (the Brazilian Curricular Law) of 1961, the period after its enforcement and the current scenario. <![CDATA[Identidade negra e espaço educacional: vozes, histórias e contribuições do multiculturalismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities. <![CDATA[Ensino técnico em Portugal e no Brasil: uma perspectiva da realidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300011&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities. <![CDATA[Qualificação profissional: uma tarefa de sísifo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities. <![CDATA[Pluralidade cultural e inclusão na formação de professoras e professores: gênero, sexualidade, raça, educação especial, educação indígena, educação de jovens e adultos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities. <![CDATA[Descentralização do estado e municipalização do ensino: problemas e perspectivas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities. <![CDATA[Política educacional: desafios e tendências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742004000300015&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa processos de construção/reconstrução da identidade negra e suas implicações para a educação, a partir das narrativas e histórias de vida de sujeitos envolvidos em curso de pós-graduação lato sensu sobre "Raça e etnia em educação", desenvolvido em universidade pública brasileira. Três objetivos norteiam o trabalho. De um lado, procura-se avançar subsídios para pensar sobre o multiculturalismo, seus desafios e possibilidades de contribuição para a afirmação identitária a partir da ótica de um marcador adequado - no caso, raça/etnia. De outro, busca-se vislumbrar fatores determinantes na construção da identidade negra, a partir das narrativas dos atores em foco. Por último, tenta-se incorporar o multiculturalismo como estratégia de pesquisa que desafie narrativas dominantes e se construa sobre a pluralidade de vozes e histórias de identidades culturais marginalizadas.<hr/>This article analyzes black-identity building and rebuilding processes, and their implications on education, based on the narratives and life stories of individuals involved in lato sensu post-graduation courses on "Race and ethnicity in education", developed at a Brazilian public university. Three objectives guide this project. On one hand, there is an attempt to advance in terms of tools to reflect on multiculturalism, its challenges, and possible contribution to an awareness of identity from the point of view of an adequate aspect - race/ethnicity in this case. On the other hand, there is the pursuit of understanding the factors that determine how the black identity is built, based on the narratives of the individuals focused. Finally, there is an attempt to use multiculturalism as a research strategy that challenges dominant narratives and is built on the bases of a number of voices and stories of marginalized cultural identities.