Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157420060001&lang=pt vol. 36 num. 127 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[A violência na ótica de alunos adolescentes do Distrito Federal]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Esta pesquisa exploratória teve como objetivo captar as percepções de adolescentes matriculados em estabelecimentos educacionais do Distrito Federal sobre as violências nas escolas e nas comunidades. Considerando que a literatura constata que as violências são comuns às escolas públicas e particulares, embora com diferentes ocorrências, o trabalho focalizou em particular as diferenças entre alunos dos dois tipos de escolas. Para tanto foi utilizada a técnica de grupos focais. Os resultados indicam que, embora se confirme a presença de violências nas escolas públicas e particulares, cada uma é tratada de modo diferente, as primeiras apoiando-se, em parte, no trabalho da polícia, e as últimas mantendo controle preventivo de pessoas e seus movimentos. As conclusões remetem às teorias sociológicas conflituais da Sociologia da Educação e ao seu maior poder explicativo. Enfatizam a necessidade de a escola considerar as sociedades dos adolescentes e o seu protagonismo e dinamismo próprios, abrindo os olhos para as mudanças dentro de si e ao seu redor.<hr/>This exploratory research project aims to analyse the perceptions of adolescents enrolled in public and private schools of the Federal District on violences in their schools and commnities. As the literature presents evidence that violences are common to both types of institutions, in spite of diverse characteristics, this study focused particularly upon similarities and differences between their students. The study gathered data using focus groups. Results confirm the occurrence of violences, however, both types of schools use different strategies to deal with them. Public schools often expect police support, whereas private ones maintain preventive control of persons and their movements. Conclusions emphasize the greater explanatory power of conflict theories in Sociology of Education, as well as the need of the schools to be aware of changes inside and around them, considering the adolescent societies and their own dynamism and active roles. <![CDATA[Violência escolar e auto-estima de adolescentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura estudar a associação entre auto-estima e violências que ocorrem no ambiente escolar. Apresenta resultados obtidos em pesquisa realizada em escolas públicas e particulares de São Gonçalo, Estado do Rio de Janeiro. Emprega basicamente metodologia quantitativa (inquérito epidemiológico com uma amostra de 1.686 alunos) com alunos das 7ª e 8ª séries do ensino fundamental e 1º e 2º anos do ensino médio. Os resultados indicam que alunos com baixa auto-estima relacionam-se de forma pior com colegas e professores que os pares de elevada auto-estima, além de se colocarem mais freqüentemente na posição de vítimas de violência na escola e terem mais dificuldade de se sentir bem no espaço escolar. São apontados alguns programas nacionais que têm tentado abordar o problema da violência na escola.<hr/>The purpose of this article is to study the relationship between self-esteem and the acts of physical and psychological violence that arise in school. It provides results a research carried out both in public and private schools in São Gonçalo, Rio de Janeiro State. An epidemiological survey with a sample of 1,686 students was used with 7th and 8th grade elementary and 1st and 2nd grade secondary school students. As pointed out by the results, for those students with a low self-esteem it seems to be more difficult to get along both with classmates and teachers than for those with a high self-esteem. Not to mention that more often than the others the former pose as victims of violence at school and find it more difficult to feel at home there. This paper addresses some Brazilian programs which have been attempting to approach the issue of violence at school. <![CDATA[Micropolítica escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo aborda a construção do protagonismo juvenil no âmbito da reforma do ensino médio, discutindo resultados parciais de pesquisa mais ampla, os quais focalizaram cinco escolas em dois estados brasileiros. O objetivo geral da investigação foi verificar como as escolas interagiam com as diretrizes oficiais que propõem a participação efetiva de alunos e dos pais na dinâmica escolar e quais são as mediações que articulam os microprocessos institucionais às orientações políticas e sociais mais abrangentes. Este texto, no entanto, analisa apenas o espaço que o pretendido desenvolvimento do protagonismo juvenil ocupa na trama da micropolítica escolar e, para isso, vale-se de conceitos de Stephen J. Ball como tentativa de "ler" a intrincada rede de relações intramuros que ressignifica as prescrições de órgãos centrais.<hr/>This article addresses the issue of the building of youth protagonism within the scope of the secondary school reform. Partial results of a broader research, focusing five schools in two brazilian states are discussed. The general objective of the research was to find out how schools interacted with the official guidelines stressing both students and parents to effectively take part in the school dynamics and to examine which mediations connect the institutional micro-processes to the more comprehensive political and social orientations. This text, however, focuses only the space youth protagonism occupies in school micropolicy. For that purpose, the concepts developed by Stephen J. Ball are used as an attempt to "read" the entangled network of relationships within the school, giving new meanings to what is prescribed by the central agencies. <![CDATA[A qualidade da educação infantil brasileira: alguns resultados de pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa dados obtidos por meio de levantamento sobre resultados recentes de pesquisas empíricas acerca da qualidade da educação nas instituições de educação infantil brasileiras, divulgadas entre 1996 e 2003. A revisão cobriu estudos publicados nas principais revistas brasileiras de educação e apresentados na mais importante reunião científica da área, a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd -, no Grupo de Trabalho Educação da Criança de zero a seis anos. Os dados foram classificados segundo os principais aspectos relacionados à qualidade da educação infantil de acordo com a literatura: formação dos professores; propostas pedagógicas; condições de funcionamento; práticas educativas e relação com as famílias. O quadro geral que emerge do estudo aponta para uma situação dinâmica mas ainda contraditória, revelando que é grande a distância entre as metas legais e a situação vivida pela maioria de crianças e adultos no cotidiano das instituições de educação infantil.<hr/>The article discusses data obtained by a review of empirical researches about the quality of early childhood education in day care centres and preschools in Brazil, divulged between 1996 and 2003. The sources were the main education journals published in the country and the papers presented at the most important scientific meeting of the area, The National Association of Graduate Studies and Research on Education (ANPEd) Annual Congress, at the Work Group on The Education of the Zero to Six Years Old Children. The information gathered was grouped following the main criteria for quality at early childhood education institutions, according to the literature: teachers training; curriculum; infrastructure; educational practices and relationship between centres and families. The general picture obtained by the review suggests a dynamic but contradicting reality, that reveals the enormous distance between the legal definitions and the real day by day situations confronted by the majority of the children and adults in the early childhood education institutions. <![CDATA[Intrincada trama de masculinidades e feminilidades: fracasso escolar e meninos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudo de caso sobre o fracasso sistemático de meninos no ensino fundamental, inspirado na etnografia educacional. O trabalho refuta as primeiras explicações dadas na literatura educacional, que tendiam a identificar como causa do problema a socialização diferenciada entre meninos e meninas. As meninas, ao contrário de seus colegas do sexo oposto, teriam menos dificuldades por ser educadas para o exercício da passividade e obediência às normas. A partir de investigação empírica desenvolvida em uma escola da rede pública estadual do Município de São Paulo, foi possível verificar a inexistência desses referenciais fixos de masculino e feminino. Constatou-se uma intrincada trama de masculinidades e feminilidades fortemente articuladas ao pertencimento social dos estudantes, com implicações diferenciadas para o fracasso/sucesso escolar.<hr/>This case study on systematic failure of boys in elementary school is inspired by educational ethnography. It refutes the first explanations provided in the educational literature which tended to identify the differences in gender socialization as the cause of the problem. Opposite to their male classmates, girls seemed to face less difficulties because they were supposedly educated to be passive and comply with rules. Based on an empirical research conducted at a public school of São Paulo State school system, it was possible to verify that these fixed male and female patterns do not exist. An intricate plot of masculinities and femininities tightly connected with students' social status was found to exist and have different effects on failure/success at school. <![CDATA[Chilean funding and management policy for public education in the nineties]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Considerando el escenario educativo chileno de los años 90, se analiza la política de financiamiento de la educación pública del sector de educación básica y media y su relación con los principales procesos de gestión implementados en ese período. Se sostiene que el enfoque neoliberal, que se implantó sin tregua desde el año 1981, se mantiene en su inspiración, sus principios operativos y en la aplicación de los instrumentos empleados para ello. Paralelamente, el neoliberalismo validó la idea de que los resultados educacionales no están directamente asociados con el capital social, económico y cultural de las familias, sino básicamente con los procesos de gestión de los establecimientos escolares, poniendo especial atención al tipo de propiedad de la institución escolar. Esta situación se conjuga, además, con la existencia en la macro gestión del sistema educacional chileno de un modelo matricial en que el Ministerio de Educación no ejecuta las políticas, sino son los municipios y los agentes privados quienes lo hacen, entes que no están obligados a rendir cuentas de su gestión al Ministerio en muchas áreas clave, lo que complejiza la gestión y por lo mismo, los resultados del sistema educativo público chileno.<hr/>Considering the Chilean education scenario in the nineties, this paper assesses public education funding policy in elementary and secundary education and its relation to the major management processes implemented during that period. It argues that the neoliberal focus characteristic of these policies implementation since 1981 still prevails. Simultaneously, neoliberalism has validated the idea that educational results are not directly associated to the social, economic and cultural capital of the families. They relate basically to the management processes of the educational establishments, with special attention to private or public ownership of the school. Moreover, this situation is related to the existence of a matrix model in the management of the Chilean educational system where the Ministry of Education does not implement policies. Municipal districts and private agents are the ones that do it. Since these ones are not required to account for their management to the Ministry in many key areas, management becomes even more complex, and consequently, also become the results of the Chilean public education system. <![CDATA[Engenheiras brasileiras: inserção e limites de gênero no campo profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo procurou discutir a evolução da presença feminina no emprego e nas escolas de engenharia por intermédio da análise de estatísticas oficiais, bem como conhecer as experiências e vivências profissionais de engenheiros(as), suas análises e avaliações sobre a profissão e sobre o lugar das mulheres dentro dela. O artigo discute também alguns dos limites de gênero com que as engenheiras se depararam na sua inserção em determinadas áreas de trabalho e no desenvolvimento de suas carreiras.<hr/>This article reviews the evolution of the presence of women in engineering courses and occupations based on official statistical data. It aims to investigate the professional experience and expertise of both male and female engineers and their representations about their occupation and on the place given to women in it. The article also discusses some of the gender limitations female engineers have stumbled upon in their professional insertion and in to make progress in their carriers. <![CDATA[Política curricular no Estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta um estudo sobre a política curricular implementada no Estado de São Paulo nas décadas de 1980 e 1990 para as primeiras séries do ensino fundamental. Examina o currículo prescrito cotejando-o com os contextos práticos de desenvolvimento do currículo. A pesquisa revela que a política curricular desse período articulou-se fortemente com a produção acadêmica em educação. Ressalta ainda a continuidade na política de produção de materiais de orientação curricular nos últimos 20 anos, buscando difundir e tornar hegemônico um pensamento pedagógico inovador. Também verifica que esses materiais circularam de diferentes formas na rede de ensino e foram apropriados de maneira seletiva pelos professores que adotaram, sobretudo, as indicações práticas.<hr/>Study on the curricular policy for the first grades of elementary school implemented in the State of São Paulo in the eighties and nineties. It examines the prescribed curriculum by comparing it to the practical contexts of curricular development. The research reveals that the curricular policy of that period was very much connected with academic production on education. It further emphasizes continuity in the policy of producting curricular orientation materials in the last 20 years, in order to advertise and make hegemonic an innovative pedagogical thought. It was also verified that these materials circulated in many different ways within the education system and were selectively appropriated by the teachers who particularly adopted the practical indications. <![CDATA[É possível tirar conclusões sobre os efeitos da repetência?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Desde o início do século XX, os pesquisadores da educação se esforçam para apreender com rigor os efeitos da repetência. Os estudos feitos a esse respeito tiveram uma evolução importante, marcada pela melhora dos dispositivos e por uma sofisticação cada vez maior das técnicas de análise estatística. O objetivo desses trabalhos é circunscrever melhor o verdadeiro efeito da repetência, o que implica uma reflexão metodológica sobre a origem dos vieses e os métodos mais apropriados para controlá-los. Este artigo retoma essa evolução metodológica, comentando os principais resultados das pesquisas.<hr/>Since the early 20th century, researchers on education have striven to fully understand the effects of student retention. The studies led to an important evolution characterized by the improvement of resources and by a greater sophistication of statistical analysis techniques. The purpose of these studies is to know better the true effect of student retention, which means a methodological reflection on the origin of biases and the most appropriate methods to control them. This article resumes this methodological evolution and comments on the main results of researches.