Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157420120001&lang=es vol. 42 num. 145 lang. es <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100001&lng=es&nrm=iso&tlng=es</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100002&lng=es&nrm=iso&tlng=es <![CDATA[Educar es gobernar: la educación como arte de gobierno]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100003&lng=es&nrm=iso&tlng=es El artículo considera la educación como un elemento central del gobernamiento, un arte para la conducción de sí y de los otros. Este arte, que entre los siglos XVI y el XX, se entendió, por lo menos, de tres maneras distintas: la “Enseñanza con énfasis en la gubernamentalidad disciplinaria”, corresponde a la emergencia de la Didáctica (siglos XVI y XVII) y de las prácticas de policía; la “Educación con énfasis en la gubernamentalidad liberal” (siglos XVIII y XIX) corresponde a la aparición de los conceptos de educación, libertad e interés; es el momento de articulación de prácticas Disciplinarias con nuevas prácticas liberales y, con ellas, la emergencia de prácticas biopolíticas en la educación; el “Aprendizaje con énfasis en la gubernamentalidad neoliberal”, que encuentra en la educación permanente y en el capital humano las condiciones de emergencia de una “sociedad del aprendizaje”.<hr/>The article considers education as a central element of governance, a driving gear for self and others, art between the XVI and XX centuries, it was understood, at least three different ways: “Teaching with an emphasis on disciplinary ruling” corresponds to the emergence of teaching (XVI and XVII) and law enforcement practices; “Education with an emphasis on liberal governance” (XVIII and XIX) is the emergence of the concepts of education, freedom and interest, is the time to articulate disciplinary practices with new liberal practices, and with them the emergence of bio-political practices in education; “Learning with an emphasis on neo-liberal governance”, which found in lifelong learning and human capital emergency conditions of a “learning society”. <![CDATA[Programas trainees corporativos e o governo das almas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100004&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo busca problematizar as transformações do trabalho na passagem da Modernidade para a Contemporaneidade, e alguns de seus efeitos nos domínios educacionais. Para tanto, mostramos o deslocamento de ênfase de um trabalho fabril para um trabalho que vem sendo chamado imaterial, que já não prioriza um sistema baseado na obediência a regulamentos e na vigilância do corpo. Sua organização lança mão de formas muito mais sutis de poder, apoiando-se em formas mais sofisticadas e complexas de atuar sobre os sujeitos. Esse quadro teórico serve de suporte para a análise de três programas trainees corporativos, que buscam capturar “grandes talentos” egressos de cursos superiores e torná-los fiéis colaboradores das organizações empresariais, fazendo com que desejem e passem a agir como autoempresários prestadores de serviços.<hr/>The article attempts to discuss changes in work in the passage from Modernity to Contemporary and some of its effects in education. For this, we show the displacement in emphasis from a factory work, guided by a disciplinary organization, to a work that is being called immaterial. This is no longer a priority a system based on obedience to rules and surveillance of the body. Its organization makes use of more subtle forms of power, relying on more sophisticated and complex ways of acting on the subject. This theoretical framework supports the analysis of three trainees corporate programs, whose purpose is capturing “great talents” graduates from colleges and making them loyal employees of business organizations, making they wish and start to act as self-entrepreneurs service providers. <![CDATA[Governamentalidade democrática e ensino de filosofia no Brasil contemporâneo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100005&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo parte dos conceitos de biopoder e de governamentalidade para analisar alguns documentos governamentais brasileiros recentes que concernem à introdução da Filosofia como disciplina no ensino médio. Durante a década de 1980, no cerne dos movimentos pela redemocratização do país, a ênfase nessa argumentação foi posta na suposta criticidade da Filosofia e em seu potencial na formação de cidadãos para uma sociedade democrática. Esse argumento parece ter sido assimilado pelo governo brasileiro ao estipular, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que os alunos do ensino médio devem demonstrar os conhecimentos de Filosofia “necessários ao exercício da cidadania”. O estudo analisa, também, documentos como os PCN, os PCN+, as OCEM, em seus capítulos sobre a disciplina Filosofia. Percorrem-se, aqui, pela ótica da governamentalidade, os documentos de política pública, explicitando a instrumentação da Filosofia para a formação de jovens segundo aquilo que se entende como uma sociedade democrática moderna.<hr/>This article takes the concepts of biopower and governmentality as the starting point for an analysis of certain recent Brazilian government documents about the introduction of Philosophy as a subject in secondary school. In the 1980s, this argument centered on Philosophy’s so-called criticism and its potential for preparing citizens for a democratic society, was used by the movements aimed to restore democracy in Brazil. This argument appears to have been assimilated by the Brazilian government, because it is stated in the Guidelines and Bases of Education Law, secondary school students should demonstrate knowledge of philosophy “necessary for the exercise of citizenship.” The argument also appears in documents such as the PCN and PCN+ (National Curricular Parameters) and OCEM (Curriculum Guidelines for Secondary School) in their chapters on Philosophy. These documents are examined here in the light of governmentality, making explicit how Philosophy is equipped to train young people according to what is understood as a modern democratic society. <![CDATA[Evolução do desempenho cognitivo dos jovens brasileiros no Pisa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100006&lng=es&nrm=iso&tlng=es O artigo analisa a evolução das habilidades cognitivas dos jovens brasileiros medidas pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos - Pisa. Reporta-se a resultados bem positivos. Apesar de um aumento considerável na porcentagem dos jovens aptos a fazer o Pisa e, portanto, uma forte redução na seletividade, a nota média brasileira subiu 33 pontos ao longo dos últimos nove anos. A posição relativa do país também aumentou: nossa nota média foi de 75% para 80% da nota média do grupo original de países que fizeram o Pisa em 2000. Em termos distributivos, a melhora foi mais proeminente na parte inferior da distribuição de habilidades cognitivas. Os centésimos na cauda inferior da distribuição de matemática viram suas notas aumentarem em torno de 70 pontos contra em torno de 30 pontos para os centésimos na cauda superior.<hr/>This article analyzes the evolution of young Brazilians’ cognitive abilities, as measured by the Program for International Student Assessment - Pisa. The results were very positive. Although it was observed a considerable increase in the percentage of youngsters able to complete the Pisa exam and, therefore, a strong decrease in selectivity, the Brazilian average rose 33 points over the past nine years. The relative position of the Brazil also increased, since the average score rose from 75% to 80% of the one found in the original group of countries that participated in this survey, in 2000. In distributive terms, the improvement was even more prominent in the bottom of the cognitive abilities’ distribution: the hundredths in the lower tail distribution in Mathematics had their scores increased by about 70 points, against approximately 30 points found in the hundredths of the upper tail. <![CDATA[Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100007&lng=es&nrm=iso&tlng=es Partindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos.<hr/>This article, based on the concept of “social recognition” and the issue of the creation of a “sense of injustice”, analyses recent policies for the teaching career, through documents and measures taken at the Federal, State and Municipal levels. The underlying discussion has to do with enhancing the value of teachers in the current social and educational situation in Brazil. Career plans and their relation to teachers’ professional lives in states and municipalities are discussed, as well as these plans’ relation to quality in education. The analyses lead to the conclusion that the issue of the social recognition of these professionals is still affected by the raised problems, which explains the increasing sense of injustice pervading the profession. However, the study founded that there is a movement in various spheres of public educational management, which is concerned with the career plan for the teaching profession, although the movement is not yet wide-ranging and has not shown so far any real impact. <![CDATA[Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100008&lng=es&nrm=iso&tlng=es Existem políticas voltadas aos professores iniciantes no Brasil? Para responder a essa pergunta recorremos aos dados de pesquisa recente sobre as políticas docentes no Brasil, a qual incluiu 15 estudos de caso em estados e municípios das cinco regiões do país. Para a coleta de dados foram realizadas visitas às Secretarias de Educação, feitas entrevistas com gestores, responsáveis pela implementação das políticas, e análise documental. Os resultados evidenciaram, em dois estados e em um município, ações formativas voltadas aos professores iniciantes, no momento do concurso de ingresso. Em dois municípios podem-se identificar ações de apoio aos professores principiantes, inseridas em uma política de formação continuada. A pesquisa revelou ainda três programas de aproximação entre universidade e escola que podem favorecer a inserção na docência: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, proposto pela Capes/MEC, em âmbito federal, o Bolsa Alfabetização, pelo Estado de São Paulo, e o Bolsa Estagiário, pelo município de Jundiaí (SP). São iniciativas muito recentes, mas bastante promissoras na tentativa de amenizar as dificuldades do início da docência.<hr/>Are there educational policies in support of beginning teachers in Brazil? In order to answer this question, we took into account data collected by a research on teacher policies in Brazil, which included 15 case studies in five states and 10 municipalities of the country. Data collection procedures consisted of document analysis and visits to the sites where interviews were conducted with those managers or administrators in charge of the implementation of teacher policies. Research results showed that in two states and one municipality, there were teacher training activities by the time of examination entry in the carrier. In two municipalities we could identify true policies to support beginning teachers as part of a policy of continuing education. Research data also revealed three programs aiming at to approximate university and school and to promote the insertion in teaching: Pibid, proposed by Capes/MEC, a Federal action, Literacy scholarship, a state of São Paulo initiative, and a student teacher scholarship from the Education Department of the municipality of Jundiaí. These initiatives are very recent, but very promising in the attempt to reduce the problems faced by beginning teachers. <![CDATA[Orçamento familiar e gênero: percepções do Programa Bolsa Família]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100009&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo apresenta os resultados de uma investigação etnográfica realizada entre os participantes do Programa Bolsa Família no município de Campinas, Estado de São Paulo. A análise parte de percepção, presente na fala dos entrevistados, de que o “Bolsa Família ajuda”. O objetivo é compreender os sentidos do termo “ajuda” em dois momentos: como viver numa localidade como Campinas interfere na forma de as pessoas avaliarem o programa; e como o termo “ajuda” denota uma incorporação simbólica permeada pelas relações de gênero desse dinheiro pela família.<hr/>This study presents the results of an ethnographic investigation among beneficiaries of the Family Aid Program in the municipality of Campinas, São Paulo State, Brazil. The analysis took as its starting-point the perception present in the discourse of participants for whom the “Family Allowance helps”. The aim was to grasp the meaning of this “help” at two moments, trying to understand: how living in a city like Campinas interferes in the way through which people evaluated the program; and, how the word “help” denotes a gendered incorporation of the money. <![CDATA[Por uma história comparativa da educação matemática]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100010&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este texto analisa dois movimentos de internacionalização de propostas para o ensino de matemática. O primeiro deles, no início do século XX, com a criação da Comissão Internacional do Ensino de Matemática, em 1908; o segundo, ocorrido em meados desse mesmo século, que ficou conhecido como Movimento da Matemática Moderna. A análise tem por objetivo mostrar que o tema da internacionalização remete à necessidade de uma abordagem histórico-comparativa como forma de produção de conhecimento da educação matemática.<hr/>This text analyzes two movements toward the internationalization of proposals for the teaching of mathematics. The first of them, in the early nineteenth century, was the setting-up, in 1908, of the International Committee on Mathematical Instruction; the second, in the mid-twentieth century, became known as the Modern Mathematics Movement. The analysis aims to show that the issue of internationalization points to the need for a historic-comparative approach as a way of producing mathematical education. <![CDATA[A reflexão sobre a prática na pesquisa e formação do professor de música]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100011&lng=es&nrm=iso&tlng=es O objetivo deste artigo é apresentar e discutir a metodologia da pesquisa O conhecimento prático do professor de música, refletindo sobre suas contribuições para o campo de investigação do pensamento do professor. O desenho metodológico da coleta de dados consistiu em observação, entrevista semiestruturada e entrevista de estimulação de recordação. Segundo a perspectiva das professoras participantes, a pesquisa valorizou suas práticas docentes, reconhecendo seus conhecimentos e incentivando-as a assumirem todo seu potencial como profissionais ativas e reflexivas. Em relação à pesquisa sobre a formação de professores, é destacada a importância de serem ouvidas as vozes dos professores, por meio de relatos em que eles reflitam sobre suas práticas. Por fim, é analisado o potencial da reflexão sobre a prática, na formação de educadores musicais crítico-reflexivos.<hr/>The objective of this article is to present and discuss the methodology of the research: The music teacher’s practical knowledge, considering its contributions to the research field of the teacher’s thought. The data collection methodological design consisted of observation, semi-structured interview and recall stimulation interview. According to the perception of the participant teachers, the research has valued their teaching practices by recognizing their knowledge and stimulating them to take upon themselves all of their potential as an active and reflective professional. In relation to the research on teachers’ formation, we highlight the importance of making the teachers’ voices heard, through reports where they think upon their practices. Finally, we analyze the potential of reflection on practice for the formation of critical reflexive music educators. <![CDATA[Projeto pedagógico e qualidade do ensino público: algumas categorias de análise]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100012&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artigo analisa alguns usos do conceito de projeto pedagógico aplicado à escola pública e discute o sentido e as condições para sua plena realização. São identificados alguns elementos que favoreceriam as escolas públicas na execução de um projeto próprio e dificuldades enfrentadas nessa tarefa. Longe de significar apenas um documento escrito, descritivo de objetivos gerais e métodos de ensino, o projeto pedagógico pode traduzir uma dinâmica peculiar de funcionamento, proporcionada pelo trabalho coletivamente organizado dos agentes institucionais da escola, com base no entendimento e na discussão do princípio maior da formação do cidadão. Explicitam-se, assim, alguns elementos indissociáveis à formulação de um padrão de qualidade em educação, a partir de práticas concretas em que cada escola pública possa, de forma coerente, cumprir o papel que lhe cabe nessas condições.<hr/>This article examines some of the usages of the concept of the pedagogical project, applied to public school; its meaning and the conditions of maximizing its use. In the implementation of the pedagogic project itself, some aspects can help public schools to overcome its difficulties in this task. First, it mustn’t be understood as another written document, merely descriptive of general objectives and methods of teaching. On the contrary, the pedagogical project can provide a peculiar school atmosphere, one offered by the work of institutional actors, when collectively organized in the school. Moreover, it can stimulate the understanding and the discussion of the main principle that rules the citizen formation. So, the pedagogical project renders explicit some inseparable features, required to define and to implement a good quality in education, from concrete practices in which every public school can, consistently, fulfill the role assigned to them. <![CDATA[Rousseau preceptor: orientações pedagógicas para a instrução de crianças verdadeiras]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100013&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este trabalho tem por objetivo interpretar o tema da educação em alguns escritos de Rousseau. À luz da bibliografia sobre o tema, a análise centra-se no modo pelo qual Rousseau compreende a educação especialmente no Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie, escrito no início dos anos 40 do século XVIII, a propósito do ofício de preceptor desempenhado pelo filósofo em 1740. Nesse sentido, compreende-se que, no referido escrito, Rousseau estabelece comentários e apreciações críticas acerca das práticas de ensino vigentes, fazendo recomendações e traçando sugestões pedagógicas para a educação das crianças. Tratava-se, no caso, de uma prática de ensino doméstico. Procurou-se confrontar essa perspectiva com as propostas expostas por Rousseau relativamente ao ensino público. Para tanto, interpretaram-se preliminarmente os aspectos educacionais contidos no verbete que, em 1755, Rousseau escreve para a Enciclopédia francesa sob o título Economia (moral e política). Buscou-se também identificar o tema da educação em Considerações sobre o governo da Polônia, texto escrito em 1771.<hr/>This paper is aimed at construing the subject of education in some writings by Rousseau. Pursuant to the bibliography about the theme, this analysis focuses on how Rousseau understands education, mainly in Projet pour l’éducation de M. de Sainte-Marie, written early in the 40’s of century XVIII, on account of the preceptor occupation held by the philosopher in 1740. Accordingly, one may construe that, in such writing, Rousseau establishes comments and critical considerations about the teaching practices then in force, imparting recommendations and drawing pedagogical suggestions for children education. In that case, it would be about a home teaching. In this paper, we have tried to compare such perspective with the proposals posed by Rousseau, with regard to public education. To such effects, we have tried to construe the educational respects contained in the entry that Rousseau wrote in 1755 to the French Encyclopedie under the headline Economy (moral and political). Furthermore, we have tried to identify the education theme in Considérations sur le gouvernement de Pologne et sur sa reformation projetée, written in 1771. <![CDATA[Reconstrucción grupal de cuentos: una instancia para la producción de narrativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100014&lng=es&nrm=iso&tlng=es Este artículo presenta los resultados del estudio de las reconstrucciones grupales de los cuentos leídos en salas de jardín de infantes. Se analizó cualitativamente empleando el método comparativo constante, un corpus de 30 situaciones de lectura de cuentos, de las cuales se consideró el momento posterior a la lectura en el que se reconstruye el cuento grupalmente. Los resultados permitieron distinguir diferentes tipos de reconstrucciones de los cuentos a través de la interacción, de acuerdo a la cantidad y calidad de participación de la maestra y de los niños y de información del texto recuperada: reconstrucciones incompletas, reconstrucciones descriptivas, reconstrucciones-cuestionario, reconstrucciones-debate (focalizadas en la comprensión), reconstrucciones monopolizadas y reconstrucciones completas compartidas. Cada uno de estos tipos, que se describe en función de las operaciones cognitivas que demanda de sus participantes, da cuenta de modos diferentes de apoyar la producción de narrativa oral.<hr/>The article presents the results of the analysis carried out over the grupal reconstruction of stories read in kindergarten classrooms. 30 story reading situations were analized qualitatively through the Comparative Constant Method, considering the reconstruction of the story after the reading. The results of the analysis allowed to identify different types of reconstructions of the stories through the interaction according to the quantity and quality of teacher and pupils’ participation and the quantity and quality of the information recovered from the text: incomplete reconstructions, descriptive reconstructions, question-answer reconstructions, debate- -reconstructions, monopolized reconstructions and complete shared reconstructions. Each one of these types described according to the cognitive operations demanded from its participants, shows different ways of scaffolding oral narrative production. <![CDATA[Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100015&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Cristina Bruschini (1945 - 2012)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100016&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Cultura e psicologia: questões sobre o desenvimento do adulto e o livro Epistemologia dos expertos: subjetividade e conhecimento em autobiografias de ficcionistas e cientistas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100017&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100018&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Curso de pedagogia no Brasil: história e formação com pedagogos primordiais]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100019&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Políticas educacionais: questões e dilemas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100020&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Políticas docentes no Brasil: um estado da arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100021&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading. <![CDATA[Hacia una psicología social de la educación]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000100022&lng=es&nrm=iso&tlng=es O estudo traz uma reflexão sobre a dimensão subjetiva da leitura em contexto escolar. Estabelece-se, nele, uma distinção entre leitura analítica (de análise e interpretação de texto, frequentemente a única praticada na escola) e leitura cursiva (denominação dada, atualmente, na França, para as leituras pessoais, autônomas e livres de coerção avaliativa). Estas últimas, desde 2001, inserem-se no currículo oficial do ensino médio como uma nova possibilidade de ensino de literatura. As pesquisas contemporâneas sobre a questão mostram que ela não se reduz a uma atividade cognitiva e que o processo de elaboração semântica se enraíza na experiência do sujeito. O investimento subjetivo do leitor é uma necessidade funcional da leitura literária; é o leitor quem completa o texto e lhe imprime sua forma singular de pensar e sentir. Não se trata, portanto, de renunciar ao estudo da obra em sua dimensão formal e objetiva, mas de acolher os sentimentos dos alunos, incentivando seu envolvimento pessoal com a leitura.<hr/>This study discusses the subjective dimension of reading within the school context, distinguishing between analytical reading (with analysis and interpretation of text, often the only modality practiced in schools) and cursive reading (denomination currently used in France to denote autonomous personal reading, exempt from coercive evaluation). This last modality of reading has been included in the official secondary school curriculum since 2001, as a new possibility for the teaching of reading. Contemporary studies in this area have shown that the cursive reading is not limited to a cognitive activity, and that the process of semantic elaboration is rooted in the subject’s experience. The reader’s subjective investment is a functional necessity in literary reading, since he is the one who completes the text and imprints upon it its singular form. Therefore, it is not an issue of abandoning the study of the work in its formal and objective form, but rather of accepting students’ sentiments, encouraging their personal involvement with their reading.