Scielo RSS <![CDATA[Cadernos de Pesquisa]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-157420120002&lang=pt vol. 42 num. 146 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Apresentação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A sociologia funcionalista das profissões distingue dois tipos muito diferentes de atividades de trabalho: as profissões e as ocupações (ambas no sentido que os ingleses lhes dão). Como apenas as primeiras (a dos médicos, advogados, engenheiros, professores...) são consideradas escolhas e áreas autônomas que permitem a construção de uma carreira, as segundas (que constituem a maioria) acabam sendo desvalorizadas. Os sociólogos interacionistas (como os de Chicago: Hughes, Becker, Strauss etc.) e críticos (marxianos, weberianos etc.) contestam essa posição e consideram que todas as atividades de trabalho poderiam se tornar “profissionais” (no sentido francês), desde que resultassem de uma socialização que permitisse a aquisição de competências e o reconhecimento (inclusive monetário) de todos os que exercem e compartilham uma mesma atividade. A comparação da socialização de clínicos gerais e de auxiliares de enfermagem na França ilustra esta tese, ao tomar o trabalho como um processo de construção e de reconhecimento de si.<hr/>The functionalist sociology of professions distinguishes between two very different types of work activities, professions and occupations (both in the sense the English give to them). As just the first (doctors, lawyers, engineers and professors...) are considered autonomous choices and areas that allow for the construction of a career, the second (which constitute the majority) end up being devalued. The interactionist sociologists (like those from Chicago: Hughes, Becker, Strauss etc.) and critics (Marxists, Weberian etc.) challenge this position and consider that all activities could become “professional” (in the French sense), as they result in a socialization that allows for the acquisition of skills and recognition (including monetary) for all those executing and sharing the same activity. The comparison of the socialization of general practioners and nursing assistants in France illustrates this thesis, in considering work as a process of construction and recognition of self. <![CDATA[Professores e dificuldades do ofício: preservação e reconstrução da dignidade profissional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Os professores enfrentam dificuldades geralmente agrupadas sob a denominação vaga de “mal-estar docente”. O artigo descreve e analisa, à luz de uma sociologia pragmática, como eles procedem diante da introdução de novas normas de trabalho. Utilizando a resistência, ajustes, astúcias e diversas estratégias, tentam construir o sentido do ofício e sua própria dignidade e, ao mesmo tempo, “salvar a pele”. A pesquisa etnográfica, suporte do artigo, mostra que a gestão das dificuldades está na essência do ofício.<hr/>Teachers face difficulties that are often lumped together under the vague heading of “teaching malaise”. This article describes, in the light of a pragmatic sociology, the analysis of how they cope with the introduction of new working norms. Using resistance, adjustments, cunning and a range of strategies, they try to build the meaning of the job and their own dignity, while simultaneously “saving their skin”. Ethnographic research, the underpinning of this article, shows that managing difficulty lies at the heart of the job. <![CDATA[Políticas educativas e modos de subjectivação da profissão docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Com este texto, pretende analisar-se a influência das políticas educativas nos contextos e no trabalho do professor. A partir de um conjunto de informações empíricas, recolhidas no decurso de dois projectos de investigação, foi possível descrever as modalidades através das quais os professores gerem o seu sofrimento profissional. Por outro lado, estes mesmos dados também permitiram caracterizar um conjunto de “ideologias profissionais defensivas”, discernindo-se, igualmente, as tensões existentes entre as figuras dos jovens e dos alunos que frequentavam um determinado conjunto de escolas secundárias em Portugal. Com base na reinterpretação dessa mesma informação empírica, serão ainda analisados os efeitos que assumem as actuais políticas educativas no reforço da alienação e da exploração do trabalho docente.<hr/>The aim of this text is to analyze the influence of educational policies on teachers’ contexts and work. Based on a body of empirical information gathered from two investigation projects, it was possible to describe modalities by means of which teachers manage their professional suffering. The same data enabled a characterization of a set of “defensive professional ideologies”, as well as tensions existing among the figures of young people and students frequenting a particular set of secondary schools in Portugal. The effects of current educational policies in reinforcing the alienation and exploitation of teaching work will be analyzed on the basis of this body of empirical information. <![CDATA[A crise epistemológica na educação física: implicações no trabalho docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste texto focalizamos a crise da Educação Física, situando-a na crise pela qual passa a modernidade. Destacamos, inicialmente, o embate entre razão e corpo (racionalidade e sensibilidade), argumentando que tal dicotomia é causa central da crise. A seguir, procuramos distinguir os aspectos identitários do oblato e do trânsfuga, com base em considerações de Ricardo Vieira, aplicando essa distinção à dicotomia mente/corpo. Em um terceiro momento, ressaltamos a importância do trabalho docente para o aprofundamento do processo de formação do professor de Educação Física. Por fim, apresentamos e analisamos, com base em nossas experiências acadêmicas e profissionais, exemplos de reais situações do trabalho docente, relacionando-as à falta de identidade epistemológica que afeta a profissão docente, assim como às perspectivas do oblato e do trânsfuga. Destacamos, ainda, desafios a serem superados pelos professores da disciplina escolar no contínuo processo de autoformação, insistindo no ponto de vista de que a maior compreensão do trabalho docente pode favorecer tal processo.<hr/>This paper analyzes the crisis in Physical Education, considering it historically in relation to the crisis in Modernity itself. Firstly, we introduce the object of conflict between mind and body (reason and sensitivity) to point this dicothomy as the first cause for this crisis. Secondly, we distinguish the “oblatu” and the “transfuga”, based on considerations of Ricardo Vieira, applying this distinction to the mind/body dichotomy. In a third step, we emphasize the importance of teaching getting deeper into the process of teaching formation. Finally, we present, based on our academic and professional experiences, examples of real teaching situations and relate them to the lack of epistemological identity affecting the teaching profession, as well as the outlook for the “oblatu” and the “transfuga”. We conclude highlighting challenges to be overcome by Physical Education teachers in the continual process of (self) formation, insisting on the view that a greater understanding of teaching can encourage this process. <![CDATA[Do trabalho à formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Focaliza-se o trabalho como via de realização pessoal, no caso do professor da educação básica como ponto de partida para sua formação. O magistério, um trabalho considerado fácil, na verdade envolve muitas dificuldades, que se refletem como desafios à formação de futuros professores. São analisados alguns desses desafios e a contribuição de autores, dedicados ao seu estudo, como Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, Labaree, procurando olhar para o trabalho real efetuado pelo professor como inspiração para a sua formação. Hoje, sob a responsabilidade da universidade, ela está marcada por forte acento no aspecto teórico, ficando o da prática bem menos atendido. Atentar ao trabalho realizado pelo professor pode ajudar a aproximá-la das necessidades que o futuro professor irá enfrentar. Para tanto é urgente que se construa uma parceria efetiva entre as duas instituições formadoras do professor, a universidade e a escola.<hr/>The study focuses on work as a path toward personal realization, in the case of compulsory education teachers, as a starting-point for their training. Teaching, a job seen as easy, actually involves a great many difficulties, reflected as challenges to the training of future teachers. Some of these challenges are examined, as is the contribution of authors such as Nóvoa, Saviani, Tardif, Lessard, Dubet, Vincent, and Labaree, who have studied the topic, seeking to focus on the real work done by teachers as an inspiration for teacher education. Teacher education, today a responsibility of universities, is marked by a strong accent on the theoretical aspect, while practice comes a distant second. Attention to the work carried out by teachers may help bring teacher education closer to the needs of future teachers. This is why an effective partnership between the two teacher-educating institutions, universities and schools, needs urgently to be built. <![CDATA[Sociabilidade juvenil, cor, gênero e sexualidade no Baile Charme Carioca]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as dinâmicas interacionais de jovens frequentadores de bailes Charme no Rio de Janeiro, um ambiente de lazer noturno caracterizado pela valorização da estética negra. O objetivo foi compreender os diversos significados relativos à cor e ao gênero nas interações afetivo-sexuais de homens e mulheres, tendo por base a observação etnográfica dos bailes e entrevistas com jovens de cores diversificadas. Os achados indicam que no baile Charme prevalece um estilo de masculinidade viril, que contrasta com outros estilos comuns a espaços de lazer e sociabilidade juvenil, no Rio de Janeiro.<hr/>The article analyzes the dynamics of social interaction among young people who attend the Charm´s balls in Rio de Janeiro, an night leisure environment characterized by the positive view of the black aesthetic. Based on ethnographic observation and on interviews with youth of diverse colors, we aim to understand the means of color and gender in the sexual and affective interactions of men and women. The findings indicate that prevails in the Charm´s balls an style of virile masculinity, which contrasts with other styles indentified in leisure spaces of youth sociability in Rio de Janeiro. <![CDATA[Adolescentes e homossexualidade: representações sociais e identidade social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo da pesquisa é identificar concepções de adolescentes sobre homossexualidade em seu contexto social. Para isso, articula duas teorias: Representações Sociais e Identidade Social. Aplicaram-se questionários semiestruturados a adolescentes de escolas particular e pública e na análise dos dados utilizou-se o software Alceste. Os resultados revelam a presença de elementos positivos e negativos na representação social da homossexualidade e o seu processo de formação está associado ao processo de formação identitário. A configuração da representação social se relaciona a medo provocado por objetos sociais diferentes do que é considerado padrão; tentativa de retomar o sentido de ordem e controle sobre o mundo; valores e crenças presentes na história da sociedade; e posição social dos grupos sociais e ganhos que podem advir da relação intergrupal.<hr/>The research aims to identify how adolescents comprehend homosexuality in their social context. It articulates two theories: Social Representations, Social Identity. Methodologically, semi-structured questionnaires were applied to adolescents from public and private schools. The data was analyzed by software Alceste. The results show the presence of positive and negative elements in the social representation of homosexuality. The formation process of social representation is associated to the identity process formation. Social representation configuration is related to: fear provoked by social objects considered different from the established pattern; attempt to retake the sense of order and control over the world; values and beliefs present in the society history: social position of social groups and the gains that can come from the intergroup social relationship. <![CDATA[Perfil e trajetória de educadores em instituição de acolhimento infantil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo identificou aspectos da trajetória pessoal, profissional e institucional de educadores de abrigo, assim como sua percepção e satisfação com as atividades realizadas em uma instituição de acolhimento. Foram entrevistados 102 educadores que trabalhavam em um abrigo infantil da Região Metropolitana de Belém. O perfil traçado mostra que todos os entrevistados pertencem ao sexo feminino, sendo a maioria ainda jovem, com no máximo 35 anos, com filhos, já tendo concluído ou ainda frequentando um curso de graduação. O conjunto dos resultados demonstra que, apesar do grau de escolaridade elevado, esses educadores sentiam-se pouco preparados para lidar com crianças em acolhimento institucional e excluíam do educar o ato de cuidar. É preciso que novas estratégias de capacitação em serviço sejam pensadas, no sentido de atender às exigências colocadas pelas orientações técnicas para serviços de acolhimento de crianças e adolescentes, aprovadas em 2009.<hr/>This study identified aspects of personal professional and institutional background, of shelter educators, as well as their perception and satisfaction with the activities conducted in one institution of this kind. We interviewed 102 teachers working in a child under the Metropolitan Region of Belém, whose profiles show that all respondents were young female, at most with 35 years old having children, who had completed or were attending an undergraduate course. The overall results show that despite the high level of education, the educators felt unprepared to deal with shettered children, what lead to the exclusion of care from Education. We need new strategies for in-service training should be designed in order to meet the demands placed by the technical guidelines for services for handicapped children, adopted in 2009. <![CDATA[O papel da igreja na educação escolar masculina na década de 1950]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt É possível afirmar que estudos sobre colégios católicos, ao propiciarem uma compreensão acerca das estratégias de socialização por eles utilizadas, estariam cooperando para elucidação das novas configurações de poder da Igreja. Acreditamos que os valores e comportamentos ali fabricados constituam a base da ação de sua liderança leiga, que expressariam certos modos de pensar da Igreja. Este texto pretende mostrar que o trabalho educacional religioso, desenvolvido por um tradicional colégio católico para moços no Rio de Janeiro nos anos 1950, ao moldar certo tipo de aluno, espera que a moral cristã impregne suas vidas. Os conceitos de socialização e juventude, o Rio de Janeiro e a Igreja nos anos 1950 são os temas abordados num primeiro momento. Em uma segunda etapa, chama-se a atenção para o conjunto de práticas de educação religiosa utilizado pela escola, bem como para algumas características sociais dos alunos que se encontravam sujeitos a essa ação pedagógica.<hr/>It is possible to claim that studies on Catholic schools, while providing an understanding on the strategies of socialization, also contribute to make visible new configurations of the Catholic Church’s power. We believe that the values and behaviors produced in the Catholic Church are the basis for the actions of its lay leadership, which could even express certain specific ways of thinking inside the Church. This paper aims to demonstrate how the religious educational work developed by a traditional Catholic school for boys in Rio de Janeiro in the 1950’s hopes to instill Christian morality in the boys’ lives while molding a certain type of student. The concepts of socialization and youth in addition to Rio de Janeiro and the Catholic Church in the 1950’s will be explored at first. Further, the focus of the paper will turn to all the practices of religious education used by the above mentioned traditional Catholic school as well as some social characteristics of the students who were subject to such pedagogical framework. <![CDATA[Educação e colonização no Brasil: as escolas étnicas alemãs]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta dados de pesquisa sobre a organização escolar e curricular de escolas primárias na colônia catarinense Hansa, fundada em 1897. Foi baseado na análise de documentos da Companhia Colonizadora Hamburguesa. Os resultados mostram peculiaridades como o ensino em alemão e o currículo focalizado no Cálculo e na aprendizagem da língua e cultura alemãs nas disciplinas de Leitura, Escrita, Poesia, Canto, Religião e Latim. Porém, havia matérias como Português e História, que abordavam questões brasileiras. Nos seus primeiros anos, as instituições mantiveram aspectos pedagógicos que as caracterizam como típicas expressões do fenômeno das escolas étnicas: as escolas alemãs [Deutsch Schulen]. Elas atenderam a necessidade de escola, embasadas por um conjunto de práticas educativas de cunho étnico que mesclaram aspectos culturais estrangeiros àqueles do contexto brasileiro. O uso da língua alemã constituiu um indicador étnico essencial. A compreensão dessas instituições escolares na história da educação brasileira é parametrizada pelas relações entre currículo e cultura, considerando a questão étnica como fator central na análise dos processos sociais.<hr/>This article presents data on school organization and curricula for primary schools in the Hansa colony in Santa Catarina, founded in 1897 in Brazil. It has been based on an analysis of documents belonging to the Colonizing Company of Hamburg (Companhia Colonizadora Hamburguesa). The results show particularities such as German-medium teaching and a curriculum focusing on Calculus and the study of the German language and culture in subjects such as Reading, Writing, Poetry, Singing, Religion and Latin. There were, however, subjects such as Portuguese and History, which addressed Brazilian issues. In their early years, these institutions maintained pedagogical aspects that mark them as typical expressions of the ethnic school phenomenon: the German schools [Deutsche Schulen]. They met the need for schools, and were based on a set of educational practices that were ethnic in nature, blending foreign cultural aspects with other aspects from the Brazilian context. The use of the German language was an essential ethnic indicator. Understanding of these school institutions in Brazilian educational history is placed within parameters of relations between curriculum and culture, taking the ethnic issue as the core factor in the analysis of social processes. <![CDATA[Análise de periódicos na história da educação: princípios e procedimentos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho discorre sobre a elaboração da Base de Dados do “Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio”, da Secretaria de Educação e Cultura do Município de São Paulo, publicação mensal que circulou nos Parques Infantis paulistanos no período de 1947 a 1957. A criação da base justifica-se pela necessidade de se sistematizarem informações sobre a estrutura e a organização do Boletim Interno e identificar tendências educacionais e temas enfocados. Tornou-se orientação o princípio de que a definição dos campos de registro não deve ocorrer, a priori, sem um exame prévio da publicação. Considera-se a base como um primeiro processo de análise que, para prover elementos para a pesquisa, precisa ser composta por campos analíticos adequados às especificidades da publicação, ultrapassando a formalidade de registros.<hr/>The study describes the setting up of a database for the “Internal Bulletin of the Education, Assistance and Recreation Division - Boletim Interno da Divisão de Educação, Assistência e Recreio” of the São Paulo Municipal Secretariat for Education and Culture, a monthly publication that circulated among kindergartens in the city of São Paulo from 1947 to 1957. We justify the setting-up of the database because of the need to systematize the information on the structure and organization of the Internal Bulletin and identify educational trends and topics that were focused on. The guiding principle was that recording fields should not be defined, a priori, without prior examination of the publication. The database is deemed to be a first analytical process, which in order to provide information to the study, needs to be composed of analytical fields that are suitable to the specificities of the publication, going beyond the formality of records. <![CDATA[Trabalho docente na escola fundamental: questões candentes]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Derivado de investigação mais ampla sobre a estrutura da escola fundamental, este trabalho apresenta e discute resultados de pesquisa de cunho qualitativo, realizada em escola pública de ensino fundamental, analisando questões relacionadas ao trabalho docente, com destaque para a assistência pedagógica, para as condições objetivas de trabalho na escola e para a gestão do tempo na prática docente cotidiana. O artigo se ampara num conceito de educação como prática democrática, construtora de personalidades humano-históricas, para sugerir a necessidade de transformação na estrutura da escola atual, e traz conclusões a respeito da necessidade de se considerar o caráter peculiar e único do trabalho docente, no encaminhamento de soluções e iniciativas visando à efetiva realização de um ensino de qualidade.<hr/>This article, a part of a broader study analyzing the school’s structure, presents and discusses some results of a qualitative research carried out in an elementary public school. It concentrates on questions related to the teaching job, such as pedagogical assistance, objective working conditions and time management in teacher’s everyday routine. Relying on a concept of education as a democratic practice that constructs human-historical personalities, the results suggest the need to transform the current school structure. They also point out the importance of considering the peculiar and unique character of the teaching work, in the process of finding solutions and making decisions to achieve a better education. <![CDATA[Formación técnica y aseguramiento de la calidad: enfoque de desarrollo de competencias]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Se exponen los resultados de un estudio que analiza el aporte de la formación por competencias en el marco de los procesos de aseguramiento de la calidad de la educación y su relación con los fenómenos sociales y económicos vigentes, atendiendo al escenario latinoamericano. Las crisis económicas mundiales presagian un agravamiento de la inestabilidad del trabajo en la región, y para contribuir a la gobernanza de los sistemas políticos se precisa de un pacto social sustentado en una educación de calidad con mayores oportunidades laborales. Ello demanda dispositivos institucionales y financieros que den soporte a la educación técnica y profesional por competencias. El texto enuncia diez proposiciones para resolver nudos estratégicos de la formación técnica y profesional de nivel secundário y superior.<hr/>The paper presents the results of a study analyzing the contribution of skills-development within the framework of quality assurance in education and its relations with current social and economical phenomena in the Latin American scenario. World economic crises presage a worsening of job instability in the region, and, in order to contribute to governance in political systems, there must be a social pact sustained by quality education with greater job opportunities. This will require institutional and financial mechanisms to support skills-based technical and professional education. The text lists ten proposals to solve strategic bottlenecks in secondary and higher professional and technical education. <![CDATA[A escola, a metrópole e a vizinhança vulnerável]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo. A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula de educação infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; posição de desvantagem de suas escolas no quase mercado escolar oculto; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, de apresentarem as condições necessárias para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.<hr/>This paper presents the results of a study aimed at exploring the neighborhood effect hypothesis, grasping if and how inequalities in the level of social vulnerability of school’s neighborhoods impact both the education offered by school and student’s performance. To do this, quantitative and qualitative research procedures were employed to collect data in the outskirts of the city of São Paulo. The results of the analysis showed that the higher the level of social vulnerability in the school’s neighborhood, more limited was the quality of the educational opportunities created by the school. Results also demonstrated that the negative effect of the vulnerable territory on the school happens through five articulated mechanisms: the school’s isolation within the territory; the low rates of preschool enrollments; the segregation of its intellectual population in the teaching establishments located therein; the disadvantageous position occupied by schools localized in neighborhoods with high social vulnerability in the hidden educational quasi-market; and the school’s difficulties, given its unfavorable position, to offer the conditions needed to secure the institutional model of operation that guides school organization. <![CDATA[A educação espontânea: quando os adolescentes se formam por si próprios]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo. A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula de educação infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; posição de desvantagem de suas escolas no quase mercado escolar oculto; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, de apresentarem as condições necessárias para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.<hr/>This paper presents the results of a study aimed at exploring the neighborhood effect hypothesis, grasping if and how inequalities in the level of social vulnerability of school’s neighborhoods impact both the education offered by school and student’s performance. To do this, quantitative and qualitative research procedures were employed to collect data in the outskirts of the city of São Paulo. The results of the analysis showed that the higher the level of social vulnerability in the school’s neighborhood, more limited was the quality of the educational opportunities created by the school. Results also demonstrated that the negative effect of the vulnerable territory on the school happens through five articulated mechanisms: the school’s isolation within the territory; the low rates of preschool enrollments; the segregation of its intellectual population in the teaching establishments located therein; the disadvantageous position occupied by schools localized in neighborhoods with high social vulnerability in the hidden educational quasi-market; and the school’s difficulties, given its unfavorable position, to offer the conditions needed to secure the institutional model of operation that guides school organization. <![CDATA[Histórias íntimas: sexualidade e erotismo na história do Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742012000200018&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo geral foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo. A análise dos dados mostra que, quanto maiores os níveis de vulnerabilidade social do entorno do estabelecimento de ensino, mais limitada tende a ser a qualidade das oportunidades educacionais por ele oferecidas. Mostra também que o efeito negativo do território vulnerável sobre a escola se exerce por meio de cinco mecanismos articulados: isolamento da escola no território; reduzida oferta de matrícula de educação infantil; concentração e segregação de sua população escolar em estabelecimentos de ensino nele localizados; posição de desvantagem de suas escolas no quase mercado escolar oculto; e dificuldades, dada essa posição de desvantagem, de apresentarem as condições necessárias para garantir o funcionamento do modelo institucional que orienta a organização escolar.<hr/>This paper presents the results of a study aimed at exploring the neighborhood effect hypothesis, grasping if and how inequalities in the level of social vulnerability of school’s neighborhoods impact both the education offered by school and student’s performance. To do this, quantitative and qualitative research procedures were employed to collect data in the outskirts of the city of São Paulo. The results of the analysis showed that the higher the level of social vulnerability in the school’s neighborhood, more limited was the quality of the educational opportunities created by the school. Results also demonstrated that the negative effect of the vulnerable territory on the school happens through five articulated mechanisms: the school’s isolation within the territory; the low rates of preschool enrollments; the segregation of its intellectual population in the teaching establishments located therein; the disadvantageous position occupied by schools localized in neighborhoods with high social vulnerability in the hidden educational quasi-market; and the school’s difficulties, given its unfavorable position, to offer the conditions needed to secure the institutional model of operation that guides school organization.