Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320050001&lang=pt vol. 30 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <![CDATA[Discursos, cultura e currículo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ideais contestados: entendendo as divergências morais sobre política educacional]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Currículo como prática nas reentrâncias da hermenêutica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este estudo é uma tentativa de embasar a compreensão do currículo na hermenêutica filosófica tal como a expõe Hans-Georg Gadamer. É um esforço de entender o currículo como processo interpretativo da realidade. Para alcançar esta pretensão investigativa, foi utilizado o método reconstrutivo do diálogo com alguns autores, que se ocupam tanto da prática como da teoria curricular.<hr/>This study is an attempt of basing the comprehension of curriculum on philosophical hermeneutics as exposed by Hans-Georg Gadamer. It is an effort for understanding the entire curricular process as an interpretative process of reality that it shows. In order to reach this investigative pretension, it is employed the reconstructive method of dialogue with some of the most recent authors who occupy themselves as much with the practice as with the curricular theory. <![CDATA[Construções discursivas sobre pesquisa em educação: o que falam os professores formadores universitários]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca detectar, a partir dos discursos de professores-doutores, pesquisadores da Faculdade de Educação da UFRJ, formas plurais e invariâncias na construção dos significados de pesquisa - tema particularmente relevante em um momento em que o papel da pesquisa tem sido colocado em questão, em projetos e políticas de formação docente. Argumentamos que a compreensão da pesquisa e de sua relevância como construções discursivas, intimamente ligadas ao pesquisador como sujeito multi cultural, pode avançar no sentido de promover a superação de narrativas-mestras e contribuir para a formação identitária plural de futuros professores e pesquisadores.<hr/>The present article seeks to detect plural meanings attached to educational research, as gleaned from the discourses of Doctors in Education teaching and researching in the School of Education at the Federal University of Rio de Janeiro, taken as a case study. The relevance of the study is enhanced particularly in a time when the role of research has been put into question by teacher education projects and policies. We argue that the understanding of research and its relevance as discursive constructions inextricably linked to the researcher as a multicultural subject may help go beyond master narratives about the subject, as well as contribute to a plural identity formation of future teachers and researchers. <![CDATA[Currículo-mapa: linhas e traçados das pesquisas pós-críticas sobre currículo no Brasil]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho mostra alguns caminhos percorridos e os traçados efetuados pelas pesquisas pós-criticas sobre o currículo no Brasil, divulgadas no Grupo de Trabalho (GT) de Currículo da ANPEd nos últimos dez anos. Inspirada nos trabalhos de Deleuze (1992 e 1998) e Deleuze e Guattari (1995 e 1997) o trabalho procura traçar linhas e acompanhar alguns movimentos curriculares para esboçar um mapa do currículo pós-crítico e registrar as orientações, direções e criações desses estudos. Os traçados esboçados por este estudo, portanto, têm por objetivo mostrar os mapas formados pelas pesquisas pós-críticas sobre currículo que, com base na perspectiva aqui adotada, evidenciam expansões, fraturas e aberturas nos quadros convencionalmente produzidos no campo do currículo no Brasil. Argumento que nos mapas montados por essas pesquisas existe uma criação: o currículo pós-crítico, que chamo aqui de currículo-mapa. Mostro, então, o esboço desse mapa, as linhas que foram traçadas e a potencialidade do currículo-mapa criado pelos/as pesquisadores/as do campo curricular brasileiro.<hr/>This study shows some of the trodden upon paths and the effected tracings of post-critical research about curriculum in Brazil, as conveyed by the Working Group of Curriculum within the National Association for Educational Post-Graduation and Research (ANPEd in Portuguese), in the last ten years. Building upon the thinking of Deleuze (1992 e 1998) and Deleuze and Guattari (1995 e 1997), the article seeks to trace lines and foIlow some of the curricular movements so as to outline a map of the post-critical curriculum research and register the orientations, directions and creations of such research. The tracings gleaned by the present study aim to show the maps formed by post-critical research about curriculum. Based on the theoretical perspective adopled here, I contend that such tracings evidence expansions, fractures and openings within the conventionaIly produced frameworks in the field of curriculum in Brazil. largue that in the maps made up by such research there is a process of creation of a post-critical curriculum, which I caIl here as a "map-curriculum". I then show the sketching of that map, as weIl as the lines that have been traced in it and the potentials of that "map-curriculum" as created by researchers within the curricular field of studies in Brazil. <![CDATA[Do ato de espectatura ao museu de imagens: produção de significados na experiência com o cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto descreve, discute e analisa o modo como jovens universitários, espectadores regulares e/ou eventuais de cinema, atribuem sentido aos filmes que vêem. Tendo como empiria registros escritos e videogravados de oficinas de visualização de filmes - e como referência teórico/conceitual os estudos de recepção (ER) latino-americanos e a teoria do ato de espectatura (l 'acte de spectature) desenvolvida por Martin Lefebvre -, apresentamos neste trabalho elementos e conceitos-chave para a elaboração de uma teoria da significação de imagens fílmicas.<hr/>This text describes, discusses and analyses how young university students, who are regular and/or occasional cinema spectators, attribute meaning to the films they see. The data is constituted ofwritten and videotaped reports of film-watching workshops and the concept theoretical references are based on the Latin-American Studies of Reception (ER) and the theory of l'acte de spectature developed by Martin Lefebvre. In this paper, we present some elements and key concepts for the elaboration of a theory of film images signification. <![CDATA[Por uma crítica à nova filosofia da educação musical]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata, primeiramente, das concepções sobre a natureza procedural da experiência musical, apresentadas pela "Nova Filosofia da Educação Musical" (NFEM), nascidas da crítica à "Filosofia da Educação Musical" (FEM). Em seguida, a discussão tensiona as dimensões que constituem o modelo multi dimensional da NFEM e questiona a preponderância à atividade de fazer musical, como única natureza da experiência com música. Argumento que a Educação Musical (EM) deve pensar em termos de múltiplas naturezas da experiência musical e, contra uma polarização artificial e improdutiva entre o ouvir e o fazer musicais, gerada pela disputa entre a FEM E a NFEM.<hr/>This paper deals, at first, with the conceptions of the procedural nature of music experience, as approached by the "New Philosophy of Music Education" (NPME), from its criticism to the "Philosophy of Music Education" (PME). After this, a discussion is carried out about the multi dimensional model of NPME and its dominant music experience as music making conception. I claim that music experience must be thought in terms of multiple natures, and against an artificial and unproductive polarization between music hearing and music making, produced by the dispute between PME and NPME. <![CDATA[Enunciação e representação: da construção mítica à possibilidade enunciativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata de analisar os modos de representação do sujeito no campo da educação, a partir das marcas de enunciação assinaladas na produção gráfica das crianças, entendendo esses processos como formas possíveis de subjetivação. As questões suscitadas nesta discussão, partem num primeiro momento, da recorrência a historiadores gregos, tal como nos coloca Hartog especificamente a respeito de Heródoto e Tucídides, em seu livro intitulado O espelho de Heródoto, para os quais o olho e o ouvido caracterizam-se como os elementos chaves dos processos de representação e enunciação; num segundo momento, busco relacionar esses elementos ao trabalho da criança em processo de alfabetização, relativo à fabricação e à construção mítica do si mesmo para poder conquistar uma possibilidade de enunciação, tomando a produção gráfica da criança como instrumento e forma de representação.<hr/>This artic1e analyses the subject's ways of representation in the area of education, based on the enunciation marks made in children's graphic productions, understanding these processes as possible ways of subjectioning. The questions brought in this discussion spring from the search of Greek historians, as Hartog specifically places it in relation to Herodotus and Thucydides in his book called Le miroir d'Hérodote, in which both the eye and the ear come up as key elements of representation and enunciation; furthermore, I relate these elements to child's work in their learning process of reading and writing, related to their own mythical construction and building to enable enunciation taking the child's graphic production as an instrument and as a way to representation. <![CDATA[De que realidades 'falam' os anúncios de prevenção ao HIV/AIDS?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este trabalho discute o entendimento de Agentes Comunitárias/os de Saúde de Porto Alegre (RS) sobre um conjunto de cinco anúncios televisivos de campanhas de prevenção ao HIV/AIDS, os quais tratavam, em sua maioria, de temáticas relacionadas às mulheres (empowerment feminino e negociação do sexo seguro). A análise dos dados procurou apontar, a partir dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, alguns aspectos relativos à dimensão cultural e política da estratégia governamental de se valer da televisão, como uma instância pedagógica para apresentar campanhas de saúde.<hr/>This work discusses the understanding of Health Community Agents (HCA) in regard to a collection of five television advertisements for HIV/AIDS prevention campaigns, which for the most part, treat themes related to women (feminine empowerment and the negotiation of safe sex). The data analysis seek to point towards, through the deployment of feminist and cultural studies, various aspects concerning to the cultural (and political) dimensions of this government strategy which values television as a pedagogical instance to present health campaigns. <![CDATA[O corpo: inscrições do campo biológico e do cotidiano]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, interrogo aquilo que habitualmente pensamos ser o corpo - um fenômeno puramente biológico - e chamo a atenção para a existência de outros discursos e práticas sociais que circulam e se correlacionam na trama social, transformando e fabricando o corpo. Para tanto, estabeleço conexões com os estudos de Michel Foucault e de autores vinculados ao campo dos Estudos Culturais nas versões pós-estruturalistas. Num primeiro momento, abordo a questão do conhecimento e dos "objetos" associados às disciplinas acadêmicas como invenções - a fim de chamar a atenção para os efeitos das estratégias vinculadas ao campo biológico para o estudo do corpo humano na educação escolarizada. A seguir, trato do corpo como inscrição de acontecimentos cotidianos, vistos como falsos ou silenciados pela biologia, com a finalidade de questionar o papel dominante das práticas e das matérias escolarizadas.<hr/>ABSTRACT In this article, I question what we usually think the body is - a purely biological phenomenon and call the attention to the presence of other discourses and social practices, which interact and correlate within the social web, transforming and producing the body. Following in these ideas, I establish connections with Michel Foucault's studies and other authors whose researches are linked to Cultural Studies' field in poststructuralist perspectives. At the first moment, I discuss the question of knowledge and "objects" associated to the academic disciplines as inventions, to reflect on the effects of strategies linked to the biological field aiming at the human body study in school education. Finally, I analyze the body as inscription of routine events that are considered "false" knowledge or excluded by Biology, in order to question the dominant role of the school practices and disciplines. <![CDATA[Escolaridade, inserção profissional e imaginário social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O trabalho analisa - a partir de uma pesquisa de campo sobre a relação entre escolaridade e inserção profissional- a questão do desemprego e da construção de um imaginário social, que tem como base a concepção da necessidade da educação formal como solução para a conquista e manutenção do emprego, num mercado de trabalho altamente competitivo.<hr/>This study, from the description of a camp research results which objective was to verify the relation between schooling and enter into job market, analyses the unemployment and the social image, which has the base as a conception of formal education necessary was a solution to conquer and mainteness of the job, in the job market highly competitive. <![CDATA[Las representaciones sociales y las teorias implícitas: una comparación crítica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt En el mundo psicológico y educativo se utilizan de modo relativamente impreciso las categorías de teoría implícita y representación social, el propósito de este artículo es presentar sistemáticamente el significado de cada una distinguiendo: la estructura y función de dichas categorías, la especificidad de su "carácter implícito", sus vinculaciones con el conocimiento científico, como así también, los procedimientos y estrategias metodológicas empleadas en su indagación. Posteriormente, y como consecuencia de este análisis, se establece una comparación crítica entre ambos conceptos, subrayando diferencialmente el origen individual y social de cada uno. Finalmente, se sitúan los rasgos antes identificados en el entramado conceptual de los programas de investigación y se proponen algunas condiciones para un diálogo posible.<hr/>The terms implicit theory and social representation are used in a relatively imprecise manner in the psychological and educative fields. The aim of this article is to introduce the meaning of each term in a methodical way, detailing: structure and function, specificity of its "implicit character", the relationships with the scientific knowledge and also the procedures and methods used during this study. As a consequence of this analysis a criticaI comparison between both terms is established, underlining the individual and social origin of each concept. Finally, the features identified are placed in the conceptual network of each theoretical frame and some conditions for a possible dialog are proposed. <![CDATA[A educação de mulheres como mães e professoras no Programa Nacional Bolsa-Escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta algumas discussões realizadas em um trabalho de pesquisa inserido no campo da teorização cultural, principalmente na perspectiva dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, nas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com o Pós-Estruturalismo. Examino como alguns discursos veiculados pelo Programa Nacional Bolsa-Escola articulam pressupostos da psicologia do desenvolvimento para interpelar mulheres como mães, representando-as como mais adequadas ao exercício de funções que visam à inclusão social. É também a elas que se dirige uma série de atribuições e prescrições específicas que se traduziriam em formas hegemônicas de cuidado, proteção, administração/gerenciamento do lar e educação dos/as filhos/as, apresentadas como próprias - ou como parte - do exercício de maternidade.<hr/>This article presents some discussions brought forward in a research carried out in the field of cultural theory, mainly from the perspective of both Feminist Studies and Cultural Studies, in approaches which have proposed a critical approximation to Post-Structuralism. I have examined how some discourses of Programa Nacional Bolsa-Escola articulate assumptions of Developmental Psychology to cal! for women as mothers, thus representing them as the most suitable individuals to exercise functions so as to foster social inclusion. That is the reason why they have also been the target of a number of specific attributions and prescriptions which could be translated into hegemonic forms of care, protection, home management and children education. In that context, such hegemonic forms may be presented as being appropriate for or pertaining to the exercise of maternity. <![CDATA[Cuidado! Infâncias a bordo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432005000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente texto apresenta algumas discussões realizadas em um trabalho de pesquisa inserido no campo da teorização cultural, principalmente na perspectiva dos Estudos Feministas e dos Estudos Culturais, nas vertentes que têm proposto uma aproximação crítica com o Pós-Estruturalismo. Examino como alguns discursos veiculados pelo Programa Nacional Bolsa-Escola articulam pressupostos da psicologia do desenvolvimento para interpelar mulheres como mães, representando-as como mais adequadas ao exercício de funções que visam à inclusão social. É também a elas que se dirige uma série de atribuições e prescrições específicas que se traduziriam em formas hegemônicas de cuidado, proteção, administração/gerenciamento do lar e educação dos/as filhos/as, apresentadas como próprias - ou como parte - do exercício de maternidade.<hr/>This article presents some discussions brought forward in a research carried out in the field of cultural theory, mainly from the perspective of both Feminist Studies and Cultural Studies, in approaches which have proposed a critical approximation to Post-Structuralism. I have examined how some discourses of Programa Nacional Bolsa-Escola articulate assumptions of Developmental Psychology to cal! for women as mothers, thus representing them as the most suitable individuals to exercise functions so as to foster social inclusion. That is the reason why they have also been the target of a number of specific attributions and prescriptions which could be translated into hegemonic forms of care, protection, home management and children education. In that context, such hegemonic forms may be presented as being appropriate for or pertaining to the exercise of maternity.