Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320060001&lang=pt vol. 31 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Experiencia, narración y formación docente]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Los maestros perciben que no pueden ensenar. Los formatos habituales en materia de formación y capacitación docente se muestran impotentes. Este trabajo presenta una serie de reflexiones destinadas a re-pensar las prácticas y políticas formativas, a partir de la recuperación y producción de narraciones y relatos de experiencias pedagógicas. Textos "provocadores" que superan épocas y autores. Condiciones que se crean para producir encuentros entre aquellos que cuentan lo que han hecho y tienen la intención de transmitirIo a otros. Experiencias vividas que se legan, alentando nuevas propuestas. Acciones, reflexiones y nuevas narraciones que surgen deI saber de la experiencia que se recupera y dispone con la intención de transformar el porvenir.<hr/>Teachers realize that they cannot teach. Usual formats in teacher education and qualification show it self impotent. This paper presents a series of reflections aimed at rethinking teacher education practices and policies, by recovering and producing narrations and tales of pedagogical experiences. "Provocative" texts which overcome times and authors. Conditions are created to put together those who telI what they have done and have the intention to transmit it to others. Vivid experiences that are bequeathed end up encouraging new proposals. Actions, reflections and new narrations that arise from experience knowIedge are recovered and available with the intention of transforming the time to come. <![CDATA[Paradigmas da Filosofia e teorias educacionais: novas perspectivas a partir do conceito de cultura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo pretende discutir a metamorfose das teorias educacionais contemporâneas provocada pelo câmbio dos grandes paradigmas norteadores do conhecimento. Procura investigar as bases da reflexão pedagógica, alicerçada nas grandes sínteses do conhecimento filosófico, tomando como ponto de partida o debate travado por Jürgen Habermas com alguns filósofos contemporâneos, notadamente com Richard Rorty. A idéia é oferecer uma abordagem do modo como se constituíram historicamente os eixos aglutinadores do pensamento filosófico e suas influências em diversas concepções teóricas da educação. O artigo discute, em especial, a repercussão na formação de palavras-chave que vão delimitar novos horizontes de compreensão da cultura, possibilitando assim repensar o esquema das "tendências" e "correntes" da educação.<hr/>The article intends to discuss the metamorphosis of contemporary educational theories brought forward by the change of the great paradigms guiding knowledge. It seeks to investigate the basis of pedagogical reflection, anchored on the great syntheses of philosophical knowIedge, taking as start point the debate between Jürgen Habermas and some contemporary philosophers (Richard Rorty in particular). The idea is to offer an analysis on the way the agglutínatíng axes of philosophícal thought and its influences in different theoretical conceptions of education were historicalIy constituted. The article focuses on the impact of the constítution of key-words that delimitate new horizons of comprehension of culture, making possible to rethink the idea of "tendencies" and "trends" in education. <![CDATA[Pensar a pedagogia com Deleuze e Guattari: amizade na perspectiva do aprender]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo parte da proposição de uma pedagogia do conceito, segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, "traços relacionais". Dos traços relacionais definidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o "amigo" como personagem que caracteriza um dado pensamento. Nota-se que o conceito de amizade, em Deleuze e Guattari, está calcado numa teoria das relações de caráter empirista e pragmatista. O amigo é um personagem do pensamento de Deleuze e Guattari que permite pensar na relação entre um devir-mestre e um aluno-bumerangue como traços relacionais de uma pedagogia singular, calcada na diferença conceitual entre "saber" e "aprender".<hr/>This essay begins with the proposal of a "pedagogy of the concept" according to Deleuze and Guattari. On this basis, I emphasize and explore the assertion that alI thinking demands, as its internaI condition, "relational traces". Among the relational traces defined by this pedagogy of the concept, I choose the "friend" as a character who exemplifies a given thought. I try to show that the Deleuze/Guattari's concept of friendship is based on empiricist and pragmatist theory of relationships. The friend is a character - in Deleuze and Guattari - that leads us to think of a relationship between a master-becoming and a boomerang-pupil as proper relational traces of a singular pedagogy, based on the conceptual difference between "knowledge" and "apprenticeship". <![CDATA[Críticas piagetianas e psicanalíticas à atual formação de professores]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, parte-se das teorias piagetianas e psicanalíticas para criticar algumas práticas atuais na formação de educadores. Pela teoria psicanalítica, é impossível chegar a um meio termo ideal entre repressão excessiva e falta de limites, mas é possível criticar a idéia de ajustar medidas educativas aos educandos por dificultar a ação educativa e aumentar a impotência de pais e professores. Pela teoria piagetiana, parece claro que a mera repetição de teorias apresentadas em cursos não causa grande impacto na prática educativa e que uma alternativa viável mais interessante para mudar a educação seriam cursos nos quais os educadores possam construir suas próprias teorias sobre sua prática - sendo elas respeitadas por seus formadores.<hr/>In this work, the Piagetian and psychoanalytical theories are used to criticize some of the current initiatives in teacher education. According psychoanalytical theory, it's impossible to find an ideal middle ground between too much repression and the lack of it, but it's possible to criticize the idea of adjusting educational measures to children and adolescents because this jeopardizes educational actions and increases parents' and teachers' helplessness. According to Piagetian theory, it seems clear that the mere repetition of theories introduced in classes does not create a great impact in educational practice and that a viable and more interesting altemative to change education would be having courses in which the educators could build their own theories about their practice, theories which should be respected by teacher educators. <![CDATA[Infância sexuada freudiana: condições históricas de seu aparecimento]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo analisa as condições históricas da elaboração, por Sigmund Freud, de uma teoria da infância, que tem na sexualidade um dos seus pontos nodais. Indica de que modos as linhas de força do dispositivo de infantilidade constituem a infância sexuada freudiana e a configuram como um dos mais poderosos modos de subjetivação infantil, vigentes no século XX. Por fim, problematiza em que medida tal forma de subjetivação ainda opera na contemporaneidade.<hr/>The paper analyses the historical conditions of Sigmund Freud's elaboration of a childhood theory, which has sexuality as one of its crucial aspects. It points out in which ways the lines of force of the childhood device constitute the Freudian sexual childhood and turns it into one of the 20th century most powerful ways of children's subjectivation. Finally, it discusses to what extent such way of subjectivation still operates in the present days. <![CDATA[A psicanálise e o debate sobre o desaparecimento da infância]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Parece que as crianças se comportam de forma diferente de outros tempos. Tratar-se-ia de novas produções subjetivas, ora bem-vindas, ora indesejáveis. Assim, impera, no campo pedagógico e psicológico, a idéia de que a educação deve se adequar a essa nova forma de ser das crianças, como conseqüência do desaparecimento da infância inventada pela modernidade. No entanto, os estudos em Psicanálise e Educação (tributários da noção de o infantil) possibilitam operar um deslocamento nesse raciocínio viciado por certo naturalismo e, dessa forma, considerar o retorno inevitável e disruptivo de um resto de produção discursiva da infância no devir da história.<hr/>There seems to be a difference in the way children behave today in comparison to the past. This would be new subjective productions that sometimes it is desirable but sometimes not. For this reason, we frequently find pedagogic and psychological ideas that try to embrace this new way of being a child, as the consequence of the disappearance of childhood that which is created by modernity. However, studies in Education and Psychoanalysis (tributaries of the idea of the infantile) make possible to produce a displacement on the idea supported by the naturalism and, therefore, it is inevitable to consider the return to a rest of a discursive production of childhood in the historical transformation to come. <![CDATA[Contos de fadas e infância(s)]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo buscamos discutir como os contos de fadas produzem modos de ver, descrever e compreender a infância, prescrevendo formas de ser criança. A escolha dos contos de fadas pautou-se no fato de que eles marcam o começo da leitura infantil, sendo que, no decorrer deste artigo, apontamos alguns detalhes, acidentes, acasos, assim como regularidades que acompanham essas obras. Discutimos como os contos de fadas articulam as produções discursivas sobre a infância - tanto de culpa e irracionalidade quanto de inocência - no sentido de tomá-la governável, ou seja, agindo no disciplinamento e controle dos corpos infantis, entrelaçando-se, assim, com um projeto pedagógico. Ao mesmo tempo, a arte traz consigo possibilidades de ruptura, transgressão e resistência, trazendo a experiência de estranhamento, de como as coisas ainda não são.<hr/>This paper discusses the procedure fairytales use to produce ways of seeing, describing and understanding childhood, prescribing ways of being children. The decision of studying the fairy-tales was made based on the fact that these are the spotlight for children's literature. In this paper we have highlighted accidents, coincidences as well as regularities that appear in this literature. We discuss the ways in which fairy tales articulate the discursive production on childhood (of blame and irrationality, as well as of innocence) as a way of governing it. By doing so, fairy tales discipline and control children's bodies and become a pedagogical project. We claim, nonetheless, that art brings the possibility of rupture, transgression and resistance, allowing for the experience of strangeness, of "things that did not yet become". <![CDATA[Sexualidade, gênero e educação: a subjetivação de mulheres pelo cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo, fundamentado a partir do pós-estruturalismo, tem como foco os efeitos da imagem cinematográfica na constituição das identidades de gênero. Com base em resultados de pesquisa, analiso o caráter contingencial do processo de apropriação das imagens por mulheres educadoras, assim como o papel da imagem como âncora para que o sujeito pense sobre si mesmo e se modifique em relação a questões de gênero e sexualidade. Discuto por fim possibilidades de ampliação da percepção sobre questões de gênero através da introdução de mediações na leitura da imagem.<hr/>Using the theoretical framework of post structuralism, this paper focuses on the mediations of cinematographic images on the construction of gender identities. Based on an empirical research, the text analyzes the contingent nature of images appropriation processes by women teachers. Image is presented as an anchor for self reflection and transformations related to issues of gender and sexuality. Finally, I discuss some possibilities of widening the perception on gender issues through mediations introduced in image reading. <![CDATA[Concepções de corpo na educação da postura]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe discutir as repercussões de diferentes concepções de corpo na educação da postura. Partimos da idéia, presente na Antropologia do Corpo e da Saúde, de que diferentes formas de abordar o corpo contribuem para a produção de diferentes corpos-sujeitos. A presença de conhecimentos advindos de várias áreas do conhecimento possibilita uma visão multidimensional do corpo e um questionamento do discurso biomédico, que tem predominado na educação postural. Ao enfatizarmos as concepções de corpo mecânico e de corpo perceptivo, traçamos uma reflexão sobre os parâmetros que dão suporte às abordagens corporais direcionadas à educação da postura e sobre os corpos produzidos a partir desses diferentes referenciais.<hr/>This article discusses the impact of different body conceptions within postural education. Body and Health Anthropology states that different ways of treating the body contribute to produce different bodies. Having knowledge from different fields give us the possibility to have a multidimensional view of the body and allow us to discuss the biomedical approach, which has been dominant in postural education. Emphasizing the mechanical and perceptive body approach we offer reflections about the parameters that give support to different body conceptions within postural education, and about the bodies they are helping to generate. <![CDATA[Estudos de laboratório no ensino médio a partir de Bruno Latour]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.<hr/>This article deals with the articulation between the laboratory studies described by Bruno Latour and their pertinence as a theoretical-methodological focus for research in High School laboratories. The concepts of scientific proposition and articulation are dealt with in this paper. The article purpose is to contribute with reflections on overcoming the belief of laboratory school activities as simple conveyors of experimental knowledge. In the article, I perform a brief analysis of some methodological categories in the construction of arguments about the conditions that make possible the production of certain practical utterances in the scope of the school laboratory. <![CDATA[Algumas considerações de inspiração gramsciana]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo trata da articulação entre os estudos de laboratório descritos por Bruno Latour e sua pertinência, como enfoque teórico-metodológico, para pesquisas em laboratórios das escolas do Ensino Médio. São abordados principalmente os conceitos de enunciado científico e de articulação. O artigo tem como objetivo contribuir com reflexões acerca da superação da crença das atividades escolares de laboratório como simples correias de transmissão de conhecimentos experimentais. É feita a análise de algumas categorias metodológicas na construção de argumentos, em tomo das condições que possibilitam a produção de determinados enunciados práticos no âmbito do laboratório escolar.<hr/>This article deals with the articulation between the laboratory studies described by Bruno Latour and their pertinence as a theoretical-methodological focus for research in High School laboratories. The concepts of scientific proposition and articulation are dealt with in this paper. The article purpose is to contribute with reflections on overcoming the belief of laboratory school activities as simple conveyors of experimental knowledge. In the article, I perform a brief analysis of some methodological categories in the construction of arguments about the conditions that make possible the production of certain practical utterances in the scope of the school laboratory.