Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320060002&lang=pt vol. 31 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[O problema da experiência no ensino de filosofia]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A questão central do artigo consiste em pensar o ensino de filosofia como experiência filosófica. Pensar em tal possibilidade de ensino na contemporaneidade é deparar-se com a problemática filosófica da experiência. Walter Benjamin dizia que fomos expropriados da experiência. Como podemos, então, pensar um ensino de filosofia que se paute na experiência de filosofar, no qual a experiência se confunda com o próprio modus operandis do ensino? Distanciando-nos dessa perspectiva, pensamos que o ensino da filosofia se dê entre o empírico e o transcendental, no indizível deleuziano. Assim, o ensino da filosofia estaria na experimentação de pensar o impensável ou como um pensar in-fante.<hr/>The core question of the paper is thinking the teaching of philosophy as a philosophical experience. Thinking about this possibility leads to facing the philosophical problem of experience. Walter Benjamin (1986) used to say that we have been expropriated of experience. How can we, then, think of a teaching of philosophy that is based on the experience of philosophizing, in which the experience would fuse with the own modus operandis of teaching? Distancing ourselves from this perspective, we think that the teaching of philosophy happens between the empiric and the transcendental, in the Deleuzian unspeakable. The teaching of philosophy would be in the experience of thinking the unthinkable or as an “in-fante” way of thinking. <![CDATA[Compulsão à comunicação: modos de fazer falar de si]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo busca colocar em questão a emergência de uma “sociedade da comunicação” como padrão hegemônico de descrição da cultura contemporânea, analisando um dos principais efeitos dessa lógica: uma “compulsão à comunicação” que acaba enfraquecendo o espaço público e a ação política. Para tanto, oferece uma análise das principais linhas provenientes de tal fenômeno, cuja intensificação vêm produzindo um apelo quase irresistível à confissão íntima e a uma suposta auto-reflexividade com pretensa vocação formadora. O autor traz como aporte teórico-crítico sociólogos da atualidade ligados a uma tradição crítica da educação e da cultura contemporâneas com os quais busca pensar possíveis novos modos de sociabilidade e ação política.<hr/>The work aims at problematizing the emergence of the “communication society” as a hegemonic pattern of description of the contemporary culture, analyzing one of the main effects of this logic: a compulsion to communicate that impoverishes the public space and the political action. It offers a study of the chief origin lines for this phenomenon, whose intensification has produced an almost irresistible appeal for intimate confession and an alleged self-reflexivity, which is supposed to be formative of vocations. The author is supported by a theoretical and critical framework from current sociologists, joining in a tradition that tries to find, with the analysis of contemporary education and culture, new ways to construct sociability and political action. <![CDATA[Educação e comunicação: uma abordagem histórico-filosófica]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é argumentar que a história do processo educacional/formativo é marcada pelo desenvolvimento das mediações técnicas que permitiram a sua comunicação e difusão. De acordo com esta análise, observa-se a presença dos sentimentos de euforia ou de ressentimento em relação a tais mediações - fato este que reforça a caracterização da técnica como fetiche. É justamente a recuperação histórico-filosófica deste processo que possibilita compreender a técnica como produto do trabalho humano e que, desta forma, pode e deve ser empregada para construção do processo educacional/formativo.<hr/>This article aims at showing that the history of the education process is distinguished by the development of technical mediation which allowed its communication and diffusion. Within this theory we can see the presence of euphoric or regretful feelings in relation to those mediations - something that reinforces the characterization of technique as a fetish. It is exactly this historical and philosophical recuperation of this process that makes possible to understand the technique as a product of human work and, because of that, could and should be used to build up the educational process. <![CDATA[Saber do tempo: tradição, experiência e narração em Walter Benjamin]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo investiga os conceitos de tradição, experiência e narração em Walter Benjamin com face à pesquisa em educação. Walter Benjamin foi, por certo, um dos pensadores mais preocupados em conjugar num sistema filosófico a multiplicidade do conhecimento. Essa sentença pode ser verificada a partir da compreensão da relação que o autor estabelece entre a experiência (Erfahrung), a tradição e a narração. Benjamin indica, com efeito, através dessa relação, o fundo místico, misterioso, sobre o qual se funda um tipo específico de experiência que se refere (e depende) diretamente ao comunitário. É nesse sentido que se pode visualizar com maior nitidez a implicação da tradição não apenas sobre o pensamento do filósofo em questão, como também sobre algumas perguntas que se fazem em torno da própria experiência da linguagem, da história, da arte e da educação.<hr/>The following article discusses the concepts of tradition, experience, and narrative in Walter Benjamin´s philosophy, from the perspective of educational research. As a critical thinker and protector of culture, Walter Benjamin tried to relate in one philosophical system the multiplicity of knowledge. In Benjamin´s thoughts, the experience (the erfahrung) sustains a close relationship with religion and society. To this extent this paper aims at investigating, beyond the philosophical knowledge of the author, the anthropological references which constitute the mystic and political core of Benjamin’s thought about the concept of experience and analyzing the implication of tradition in the experience of language, history, art and education. <![CDATA[Las fotos escolares como “analizadores” en la investigación educativa]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artículo propone el uso de las fotografías escolares como “analizadores” de instituciones educativas. Después de una breve discusión sobre las limitaciones de los enfoques teóricos que consideran las fotografías como contenedoras transparentes de fácil e inapelable lectura sobre sus significados, este artículo introduce la noción de las fotografías escolares como “analizadores” y discute su relación con los métodos de foto-entrevista e investigación cualitativa. La discusión conceptual se ejemplifica con el análisis de dos fotografías escolares. Para concluir este artículo analiza los aspectos claves necesarios para incorporar las fotografías desde esta perspectiva.<hr/>This article proposes the use of school photographs as research “analyzers” of educational institutions. After a brief discussion about the limitations of approaches that consider photographs as transparent and always clearly evident containers of meaning and evidence, this article introduces the notion of school photographs as research “analyzers” and discusses its relationship with the photo-elicitation methods and qualitative research. The conceptual discussion is grounded in the analysis of two school-photographs. To conclude this article elaborates on key parameters needed when using this approach. <![CDATA[Estudos pós-estruturalistas: entre aporias e contra-sensos?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo problematiza alguns questionamentos produzidos em direção ao campo analítico definido como pós-estruturalismo. Para tanto, direciona especial atenção a três críticas, quais sejam: uma apologia à diferença - a qual resulta de uma contraditória noção de pluralidade de identidades; um relativismo total - o qual deriva na falta de distinção entre bem e mal; e uma noção totalizadora de discurso - na qual a linguagem torna-se um transcendente. Trata-se de exercitar uma contra-argumentação a tais críticas, a partir da perspectiva analítica de Michel Foucault, na tentativa de dar visibilidade à construção de contrasensos, possivelmente, inerentes ao trabalho intelectual.<hr/>This paper problematizes some of the questioning directed at the analytical field defined as poststructuralism. It devotes special attention to three critiques, namely: an apology of difference - which derives from a contradictory notion of plurality and identity, total relativism - which results in the lack of distinction between good and evil, and a totalizing notion of discourse - where language becomes a transcendent. This article presents arguments that refute those critiques, using Michel Foucault’s analytic perspective, in an attempt to give visibility to the construction of counter-sense, possibly inherent to intellectual work. <![CDATA[Bildung e educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir da referência à filosofia, à literatura e aos projetos educacionais - como, por exemplo, a criação da Universidade de Berlim - do final do século XVIII e início do século XIX, na Alemanha, busca-se explicitar a polissemia do conceito de Bildung (formação, autoformação, cultivo). Utiliza-se como mote a contraposição, tornada paradigmática, entre “educação estética” e “educação política”, para mostrar o equívoco de tal contraposição. Por fim, demonstra-se a vinculação daqueles termos ao projeto moderno de constituição da subjetividade política e estética.<hr/>Based on the reference to philosophy, literature, and educational projects - such as the creation of the University of Berlin - at the end of the 18th Century and the beginning of the 19th Century in Germany, it is our purpose to make explicit the polisemy of the concept of Bildung (formation, self-formation, cultivation). We use the paradigmatic counterposition between “aesthetic education” and “political education” as a concrete example, showing its misunderstanding. Finally, we demonstrate the link between these terms and the modern project of constitution of political and aesthetical subjectivity. <![CDATA[Os devires do território-escola: trajetos, agenciamentos e suas múltiplas paisagens]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O presente artigo propõe uma análise da escola em sua singularidade a partir de um paradigma ético-estético sobre a Educação. Tal abordagem concebe a escola como multiplicidade, uma vez que é constituída por uma trama rizomática de olhares e paisagens. A imagem da escola-paisagens perpassa o texto em um percurso que se inicia nos conceitos de plano, território e paisagem - formulados por Deleuze e Guattari -, chegando à noção de individuação proposta por Simondon. Seus contornos mutantes delineiam-se nos movimentos do ritornelo entre os planos estriados, perceptíveis e os planos lisos, imperceptíveis. A escola, como obra de arte, torna-se um posicionamento político calcado em experiências que desacomodam e abrem os devires da Educação.<hr/>This paper proposes an analysis of the school in its singularity based upon an ethic-aesthetic Education paradigm. Such approach understands the school as a multiplicity, once it constitutes a rhizomatic web of looks and landscapes. The image of landscapes-school is present throughout the paper and departs from Deleuze’s and Guattari’s concepts of plan, territory, and landscape, arriving at Simondon’s individuation construct. Its mutating contours are outlined in the ritornello movements among the perceptible, fluted plans, and the imperceptible, smooth plans. School, as a piece of art, becomes a political position shaped by disaccommodating experiences leading to Education changes. <![CDATA[Família e escola na contemporaneidade: os meandros de uma relação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo aborda as tendências contemporâneas de intensificação das interações entre a família e a escola e a ampla visibilidade social desse fato. Examina os fatores que estão na origem de tal movimento, a saber: de um lado, as mudanças sofridas, na contemporaneidade, pela instituição familiar e, de outro, pelo sistema escolar. Ressalta ainda algumas características de que se reveste hoje a relação família-escola e chama a atenção para o risco de se tomar a idéia de “parceria”, entre essas duas instâncias de socialização, como uma evidência inquestionável. Para tanto, defende a necessidade de se problematizar o fenômeno à luz de pressupostos sociológicos que apontam para as diferenças entre as famílias pertencentes a diferentes meios sociais.<hr/>The article approaches the contemporary tendencies of intensification of the interactions between family and school and the wide social visibility of this phenomenon. It examines the factors that are in the origin of this movement, as it is known: the changes in the institution of family in contemporary times on one hand, and in the school system on the other hand. It also emphasizes some characteristics involved in the current family-school relationship and calls attention to the risk of taking the “partnership” idea among those two socialization instances, as unquestionable evidence. Finally, the paper argues for the need to problematize this phenomenon with sociological findings that point out the differences among families belonging to different social environments. <![CDATA[Crianças e informação: papéis da família e da escola]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432006000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt A partir de pesquisa realizada com crianças de 9 anos, este artigo discute os papéis da família e da escola no acesso à informação e no desenvolvimento de disposições favoráveis ao efetivo aproveitamento do potencial informativo atualmente oferecido pelos mais diversos veículos. Constatam-se desigualdades não só no acesso a esses veículos, mas também nas formas de apropriação de suas mensagens. Tais desigualdades colocam em evidência a questão do capital cultural familiar, as estratégias das famílias no tocante à escolarização e a relação com o próprio conhecimento. Delimita-se, assim, um importante espaço de atuação para a escola, tendo em vista a inclusão efetiva dos alunos na chamada “era da informação”.<hr/>Based on the findings of a research with 9-year-old children, this paper discusses the roles of family and of school in developing favorable attitudes towards an effective utilization of the information potential of a wide scope of information vehicles available. Inequalities not only in the access to these vehicles but also in the retrieval of the messages they convey are identified. Inequalities such as these highlight the question of cultural capital, since the information retrieval strategies used by the families can be limited by their own schooling level and amount of acquired knowledge. Finally, we demarcate a key area of action for schools aiming at fostering the students’ actual inclusion in the so-called information age.