Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320070001&lang=pt vol. 32 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Ciência, razão e a mente feminina]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Ordenando poder-saber: produção de identidades e hierarquização de diferenças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Utilizando-me das ferramentas analíticas de tecnologias de governo e de racionalidades políticas, apresento um dos resultados da pesquisa em que analisei o governo do multiculturalismo. O objetivo deste artigo é demonstrar como a Etnomatemática, na condição de um dispositivo de governo multicultural, operacionaliza-se por meio de tecnologias do multiculturalismo, atualizando modos de governo multiculturais pela produção de identidades e hierarquização de diferenças. Aponto para a produtividade analítica que a perspectiva foucaultiana oferece para, quem sabe, transgredir fronteiras pela possibilidade de uma constante atualização de modos de existência para além das identidades.<hr/>Using the analytical tools of technologies of government and of political rationalities, I show one of the results connected to multiculturalism government. The objective of this paper is to demonstrate how Ethnomathematics, as a device of multicultural government, becomes operational through the practice of what I designate technologies of multiculturalism, actualizing specific multicultural forms of government by the production of identities and hierarchization of differences. I indicate what the foucaultian analytical perspective offers to, perhaps, transgress boundaries by the possibility of a constant actualization of existence modes beyond identities. <![CDATA[Um discurso sobre gênero nos currículos de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O objetivo deste artigo é analisar, tendo como contraponto outros sistemas referenciais, as tradições hegemônicas nos currículos de ciências desde os anos 90, com destaque para a diferença de gênero. São analisados os livros didáticos mais vendidos no período, entendidos como dimensão operativa do currículo e tratados como produtos culturais. A diferença é concebida a partir das matrizes antropológica e pós-colonial psicanalítica. A análise conclui que o currículo, além de biologizar a diferença e individualizar as diferenças entre homem e mulher ao vincular gênero, sexo e reprodução, intensifica a dicotomia ao generizar outras esferas da ciência. O caráter cultural de conceitos de masculino e feminino é reduzido, com a universalização da diferença para além do próprio humano.<hr/>The purpose of this paper is to examine the hegemonic traditions in science curricula in the 1990’s, with regard to gender difference, using other referential systems as a counterpoint. It analyses the best-selling textbooks in the period, seeing them as an operative dimension of the curriculum and treating them as cultural products. The difference is conceived in the intersection between the anthropological and postcolonial psychoanalytic matrix approaches. It concludes that the curricula, besides biologizing and individualizing the man/woman difference, reducing it to reproduction, intensify it when generizing other spheres of sciences. The cultural burden of the concepts of feminine and masculine is reduced, with the universalization of the difference not only for different cultural groups, but to beyond mankind. <![CDATA[Grafite e o ensino da arte]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo, a partir do exemplo do movimento grafite, problematizo algumas características da arte contemporânea que, na maioria das vezes, são desconsideradas pelos currículos escolares. Inicialmente, faço algumas considerações sobre a dualidade discursiva entre a arte de rua e a arte de museu. Em seguida, apresento um breve relato sobre a história e as características do movimento grafite, inclusive no contexto de Roraima. Para finalizar, discuto alguns aspectos a serem repensados pelos professores de Arte, a partir do anacronismo existente entre a diversificação da produção artística contemporânea e os currículos da disciplina de Arte.<hr/>In this text, starting from the example of the graffiti movement, I have problematized some characteristics of contemporary art that have not been usually considered in school curricula. First, without intending to exhaust this discussion, I have approached the discursive duality between street art and museum art. In what follows, I have presented a brief report about both the history and the characteristics of the graffiti movement, including its context in Roraima. Finally, I have discussed some aspects that should be rethought by art teachers, considering the anachronism between the diversification of the contemporary art production and the art curricula. <![CDATA[Marcas das diferenças nas políticas de inclusão social]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta uma análise de alguns documentos que compõem as Políticas Nacionais que têm referenciado ações afirmativas. Objetiva identificar as regularidades enunciativas presentes nos discursos que determinam as marcas das diferenças dos sujeitos da educação mencionados nos documentos. Apesar de fazer referência a políticas de diferentes áreas e com amplitudes diversas, observamos que as legislações compartilham uma racionalidade que se destina a parcelas específicas das populações, principalmente àquelas que são consideradas vulneráveis aos riscos sociais de discriminação, de marginalização, de pobreza e, conseqüentemente, de exclusão social.<hr/>This article presents an analysis of documents composing National Policies that have referred to affirmative actions. It aims at identifying enunciative regularities in discourses that determinate marks of differences among education subjects. Although these documents refer to policies from different areas, with different amplitudes, we have noticed that they share a rationality directed towards specific portions of populations, mainly those considered as vulnerable to social risks of discrimination, marginality, poverty, and, consequently, social exclusion. <![CDATA[Contribuições da história das disciplinas escolares para a história do ensino de ciências]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Estudos demonstram que a história do Ensino de Ciências no Brasil tem sido pouco explorada em teses e dissertações. Os que existem, em geral utilizam como referência alguns trabalhos que se tornaram paradigmáticos e que têm uma descrição hegemônica do período anterior à década de 50, sem que sejam empreendidas novas pesquisas empíricas referentes àquele período. O objetivo deste artigo será problematizar essa descrição, pois estaremos argumentando que, a partir de uma pesquisa sobre a história da disciplina escolar química em uma instituição de Ensino Secundário de Santa Catarina, verificou-se que, em alguns colégios jesuítas do sul do Brasil, o ensino de ciências apresentava características diferentes daquelas descritas na maioria das pesquisas que se reportam à primeira metade do século XX.<hr/>Studies have demonstrated that the Brazilian history of science teaching has been underexplored in theses and dissertations. The existing ones in general use as reference studies which have become paradigmatic and have presented a hegemonic description of the pre-1950’s period. The purpose of this article is to question this description. In this research on the history of Chemistry as a school subject in a secondary school of the state of Santa Catarina, in the context of the history of school disciplines, I found out that in a few Jesuit schools in southern Brazil, the teaching of science had different characteristics than those described in most researches related to the first half of the Twentieth Century. <![CDATA[Antropologia da ciência, educação ambiental e Agenda 21 Local]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo tem como objetivo apresentar uma contribuição da Antropologia da Ciência à Educação Ambiental. Para tanto, discute a dicotomia objeto-sujeito à luz da noção de simetria entre natureza e cultura, tal como apresentada por Bruno Latour. A principal conseqüência desta discussão é a possibilidade de estabelecer em bases epistemológicas um diálogo entre os sistemas de conhecimento popular e científico sobre a natureza e a saúde. No campo educacional, essa discussão se traduz na possibilidade de formulação compartilhada por especialistas e comunidade de ações que visam minimizar a variedade de problemas socioambientais locais.<hr/>The objective of this article is to present a contribution of Science Anthropology to Environmental education discussing the subject-object dichotomy in the light of the concept of symmetry between nature and culture, such as presented by Bruno Latour. The main consequence of this discussion is the possibility of establishing a dialogue between popular and scientific knowledge systems on nature and health. In the educational field this discussion translates itself in the possibility of specialists and community sharing formulation actions aiming at decreasing the variety of local socioenvironmental problems.