Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320070002&lang=pt vol. 32 num. 02 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Las imágenes de la vida y la vida de las imágenes: tres notas sobre el cine y la educación de la mirada]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Uma certa banda de música: representações sobre a homossexualidade numa escola pública]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata das representações sobre homossexualidade em um colégio do município de Niterói/RJ. As concepções de gênero, sexualidade, discurso e representação social são centrais nessa pesquisa. Analiso as diversas representações construídas por essa comunidade sobre o “outro” homossexual e sobre a banda de música do colégio, considerada por muitos como o lugar privilegiado para a manifestação dessa sexualidade. Apesar de sua história não ser objeto de análise desse artigo, a banda é central nessas reflexões, pois foi a partir, principalmente, de sua evocação que essas representações foram formuladas. Desenvolvo as reflexões sobre esse universo e seus integrantes, a partir das minhas impressões sobre o campo e dos discursos de alunos/as, professores/as, membros da administração e ex-regente da banda, construídos durante as entrevistas.<hr/>This article handles with representations concerning homosexuality into a county school from Niterói/RJ. The conceptions of sort, sexuality, speech and social representation are main within this research. I analyze various representations built by this community about the “other” homosexual and related to school music band, held by many ones as a privileged place for the manifestation of this sexuality Although its history is not the purpose for analysis of this article, the band is essential on these reflections, then from, mainly, from its evocation which these representations have been formulated many times. I develop the reflections regarding this environment and its members from my impressions regarding the subject and speeches of students, teachers, management members and ex-band conductor, built during interview. <![CDATA[A sala de aula como um espaço que constitui a identidade gaúcha]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo objetiva fazer uma reflexão sobre a construção da identidade gaúcha e sobre a importância da Escola enquanto um espaço singular, no qual se aprendem determinados conceitos identitários. Entendo que, apesar de esses conceitos estarem presentes durante toda a vida escolar de alunos e alunas, é nas primeiras séries do Ensino Fundamental que eles são privilegiados. Considerando-se que a identidade cultural e social é definida através de lutas dos diferentes grupos pela imposição de determinados significados, analiso, a partir de uma perspectiva não-essencialista da identidade, como se formou a representação hegemônica do “ser gaúcho” a partir da figura do mito do gaúcho, para, a seguir, discutir o papel da Escola como um espaço privilegiado na construção dessa identidade gaúcha hegemônica.<hr/>This paper presents a reflection about the construction of the Gaucho identity and about the importance of the school as a unique space where certain identitary concepts are learnt. I understand that, although these concepts are present throughout children’s school life, it is in the initial years of primary education that they are privileged. Considering that social and cultural identity is determined through the struggles of different groups to impose certain meanings, I analyze, from a non-essentialist perspective of identity, how the hegemonic representation of “being Gaucho” was formed based on the figure of the mythical Gaucho and then I proceed to a discuss the role of the school as a privileged space in the construction of that hegemonic Gaucho identity. <![CDATA[Narrativas de professoras sobre a(s) língua(s) na educação de surdos]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre as experiências de professoras com alunos surdos e com a língua de sinais, em contextos de escolas de surdos, classes especiais ou em situação de inclusão. Aplicamos questionários com perguntas abertas, respondidos por professoras participantes de um curso de capacitação no ensino da Língua Portuguesa para surdos. Das narrativas das professoras podemos inferir que, apesar do reconhecimento da língua de sinais como a língua da educação dos surdos, o uso dessa língua na escolarização acaba não acontecendo, uma vez que quase a metade dos profissionais entrevistados não consegue se comunicar de forma eficiente, em língua de sinais, com seus alunos surdos. Observamos ainda uma variedade de propostas direcionadas ao ensino de leitura e escrita, ligadas, evidentemente, às diferentes concepções de língua e de ensino de língua.<hr/>This paper presents data findings of a research in which teachers´ experiences were analyzed in relation to their deaf students and to sign language, in the school environment, special deaf classrooms or in inclusion context. A questionnaire was applied with open questions, answered by teachers of a qualification course for teachers of Deaf people. The teachers´ narratives showed that, although there is recognition of sign language as an educational language of the deaf people, this requirement seems not to be taken seriously, because almost half of them do not obtain efficient communication with the deaf pupils. In addition, it was observed that there is a variety of proposals for teaching reading and writing, although it presents different conceptions of language and language teaching. <![CDATA[Uma contribuição ao estudo da atenção e suas relações com a aprendizagem]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Ao contextualizar o estudo da atenção na história das modificações culturais iniciadas no final do século dezenove, o artigo aponta para a necessidade de se compreender a atenção como um fenômeno cultural e não como uma capacidade autônoma regida por instintos biologicamente determinados. Mostra-se que o conceito de atenção não é homogêneo e que o “prestar atenção”, tão fortemente demandado na sociedade atual, é apenas um dos atos de um processo complexo que inclui modulações que vão além do binarismo atenção-desatenção. Assim, ao invés de enfocar a discussão apenas na atenção necessária para a aprendizagem, pretende apresentar algumas contribuições sobre a aprendizagem da atenção. Distingue atenção recognitiva, requerida pelas práticas culturais contemporâneas, de atenção inventiva, que acolhe a emergência do novo e caracteriza-se por ser uma atenção que coloca problemas.<hr/>By trying to conceptualize the study of attention in the history of the cultural changes beginning at the end of the nineteenth century, the article intents to point for the need to understand attention as a cultural phenomenon and not one dictated by biology. This article shows that the concept of attention it is not homogeneous and that “to pay attention” which is strongly demanded in our contemporary society is only one of the acts of the complex process that includes modulations that go far beyond the attentioninattention binary. Thus, instead of focusing the discussion only in the attention which is necessary for learning, it intents to present some contributions about the learning of attention. therefore intends to contribute for the complexity of the diagnosis of attention disorders. <![CDATA[Anotações e inquietações acerca do objeto, da criança, do simbolismo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do simbolismo construído por crianças-alunos e adultos-educadores, a partir de objetos escolhidos e tomados na condição de signo, símbolo e ícone, como um procedimento metodológico para a construção dos caminhos e escolhas de trabalho pedagógico que compõem um currículo aberto e plural, em um contexto formal-escolar.<hr/>The text is compounded by inquietation and notes about symbolism constructed by kids students and adults-educators from chosen objects and taken as sign, symbol and icon, as a methodological procedure for path construction and choices about pedagogical work that compounds an open and plural curriculum inside an formal-educational context. <![CDATA[Desafios à escola contemporânea: um diálogo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do simbolismo construído por crianças-alunos e adultos-educadores, a partir de objetos escolhidos e tomados na condição de signo, símbolo e ícone, como um procedimento metodológico para a construção dos caminhos e escolhas de trabalho pedagógico que compõem um currículo aberto e plural, em um contexto formal-escolar.<hr/>The text is compounded by inquietation and notes about symbolism constructed by kids students and adults-educators from chosen objects and taken as sign, symbol and icon, as a methodological procedure for path construction and choices about pedagogical work that compounds an open and plural curriculum inside an formal-educational context. <![CDATA[O que informam as práticas e as políticas educacionais?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432007000200009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo trata do simbolismo construído por crianças-alunos e adultos-educadores, a partir de objetos escolhidos e tomados na condição de signo, símbolo e ícone, como um procedimento metodológico para a construção dos caminhos e escolhas de trabalho pedagógico que compõem um currículo aberto e plural, em um contexto formal-escolar.<hr/>The text is compounded by inquietation and notes about symbolism constructed by kids students and adults-educators from chosen objects and taken as sign, symbol and icon, as a methodological procedure for path construction and choices about pedagogical work that compounds an open and plural curriculum inside an formal-educational context.