Scielo RSS <![CDATA[Educação e Realidade]]> http://educa.fcc.org.br/rss.php?pid=0100-314320080001&lang=pt vol. 33 num. 01 lang. pt <![CDATA[SciELO Logo]]> http://educa.fcc.org.br/img/en/fbpelogp.gif http://educa.fcc.org.br <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100001&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title/> <link>http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100002&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt</link> <description/> </item> <item> <title><![CDATA[Um cinema que “educa” é um cinema que (nos) faz pensar: entrevista com Ismail Xavier]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt <![CDATA[Pode um filme ser um ato de teoria?]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Trabalhos recentes têm insistido na capacidade das imagens de serem um veículo e até mesmo um local do pensamento. Diferentemente do pensar, atividade que nos habituamos a aceitar como passível de incluir diferentes aspectos, em particular as passagens pela experiência sensível ou pela experiência afetiva, o teorizar sempre encontra a abstração, o esquema, o modelo; ele se desenvolve em um espaço mental em que não há imagens, nem figuras. Assim, este artigo busca desenvolver o argumento de que é apenas num sentido mais amplo que um filme pode estar ligado à teorização. Propõem-se, para concluir, algumas condições sob as quais, sem construir uma teoria, um filme pode ser assimilado a um ato teórico, mesmo que limitado.<hr/>Recent works have insisted in the ability of images being a vehicle or even a site of thought. Different from thinking, an activity we came to expect to include different aspects, in particular the passage through sensible experience or affective experience, theorizing always meets the abstraction, the scheme, the model; it develops itself in a mental space in which there are not images and pictures. This article aims at raising the argument that it is only in a general way that a movie can be connected to theorization - only if its approach is based on some of the important values of theoretical activity: speculative force, coherence, and the value of explanation. Finally, the article proposes some of the conditions under which, without constructing theory, a movie can be assimilated to a limited theoretical act. <![CDATA[E-ducando o olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100005&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo defende uma pedagogia pobre como possibilidade de educação do olhar. A partir de duas observações, uma de Walter Benjamim e outra de Michel Foucault, o autor discorre sobre o caminhar, como um novo olhar, e sobre a crítica como ato de atenção, respectivamente. Trata-se a pesquisa crítica educacional não como insight e como conhecimento, mas como possibilidade de abertura para um espaço existencial, um espaço concreto de liberdade prática. É, portanto, de uma pedagogia pobre que a pesquisa educacional crítica precisa.<hr/>The following article it argues about poor pedagogy as possibility of education of the look. From the perspective of Walter Benjamin´s and Michel Foucault´s theories the author discusses the problem of walking - as a new way to look at - and the problem of critical thinking as an attention act. It is treated educational critical research not as insight or knowledge, but as a kind of opening for a existencial space, a space concrete of practical freedom, what explain why critical educational research demands a poor pedagogy. <![CDATA[Imagem e ceticismo: sobre o vínculo entre cinema e realidade na obra de Stanley Cavell]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100006&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Partindo do livro A Projeção do Mundo, de Cavell, o artigo discute o vínculo essencial entre cinema e realidade. Destaca-se aqui um importante aspecto acerca deste vínculo, qual seja, o de que o papel da realidade não é, de forma alguma, o de ser copiada, reproduzida ou representada da maneira mais fiel possível. Para Cavell, a questão é a de saber o que se passa com a realidade quando projetada sobre uma tela, e o que se passa conosco quando olhamos o mundo de um filme. Assim, o restabelecimento mais fiel possível deste mundo exterior acaba por colocar em jogo as diferentes formas que a relação com a realidade pode assumir, entre as quais a representação não seria nem a primeira, nem a mais importante.<hr/>Using Cavell’s book The World Viewed as the point of departure, this article discusses the essential link between movies and reality. The text highlights an important aspect of this link which is the fact that the role of reality is in no way the one of being copied, reproduced, or represented in the most truthful way. To Cavell, the matter at hand is to know what happens to reality when it is projected and what happens to us when we see the world of a movie. Therefore, the most possible faithful reinstatement of this exterior world ends up putting into question the different forms that the relation with reality can take, among which representation would neither be the first nor the most important one. <![CDATA[Formação estética audiovisual: um outro olhar para o cinema a partir da educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo propõe uma reflexão sobre as relações entre educação e cinema no Brasil, enfocando a inserção de filmes em projetos educativos formais e não-formais. Nossos argumentos são desenvolvidos a partir de duas abordagens do problema: em uma delas, de caráter histórico, tecemos considerações sobre a gênese das relações entre essas duas áreas no Brasil; na outra, de caráter prospectivo, tomamos como referência um estudo exploratório, de base qualitativa, realizado com crianças de classes populares da cidade do Rio de Janeiro, sobre a relação que elas têm com o cinema, e um projeto de difusão do cinema na escola, do Ministério da Cultura da França, procurando pensar a formação estética audiovisual como uma possibilidade de olhar o cinema a partir da educação.<hr/>This essay intends to discuss the relationships between education and cinema by focusing the presence of the films in formal and no-formal educative projects. We develop our arguments in two approaches: in one of them, we analyze the early relations between this two areas in Brazil; in the other one, we take as starting point an exploration research with children, at Rio de Janeiro, and a Frenchman Culture Ministry’s project for the diffusion of the cinema in the school to consider the aesthetic formation as another possibility of looking at the cinema from the education. <![CDATA[Cinema e sexualidade]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100008&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Distintas posições-de-sujeitos e práticas sexuais e de gênero vêm sendo representadas, nos filmes, como legítimas, modernas, patológicas, normais, desviantes, sadias, impróprias, perigosas, fatais. Ainda que tais marcações sejam transitórias ou, eventualmente, contraditórias, é possível que seus resíduos e vestígios persistam, algumas vezes por muito tempo, e que venham a assumir significativos efeitos de verdade. Recorro a filmes dirigidos ao grande público para analisar representações recorrentes no cinema (a partir dos anos 1950) e transformações que vêm sendo observadas nas últimas décadas.<hr/>Sexual and gender subject positions and practices have often been represented in movies as legitimate, modern, pathological, normal, deviant, healthy, inappropriate, dangerous, fatal… Although transitory or contradictory these nominations still persist, now and then, and may have important truth effects. In this article, recurrent representations in the cinema of these positions, and transformations that occurred in the last decades are analysed in mainstream movies. <![CDATA[Reflexões de um tempo e diligências para metodologias de estudo de imagens em educação]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto tem como objetivo apresentar uma postura de orientação de trabalhos de pesquisa com imagens e sons em movimento no nível de graduação com estudantes de Pedagogia. Apresentamos as noções de “Intervalos Significativos” e “Imagens Agentes” como princípios norteadores desta orientação. Procuramos demonstrar como estas noções apontam para metodologias de estudo de imagens cinematográficas que não são fechadas, mas que sustentam uma perspectiva de produção e criação de conhecimentos a partir do cinema.<hr/>This text has as objective to present a position of orientation of works of research with images and sounds in movement in the level of graduation with students of pedagogy. We present the concepts of “Significant Intervals” and “Images Agents” as guiding principles of this orientation. We look for to demonstrate as these slight knowledge points with respect to methodologies of study of cinematographic images that are not closed, but that they support a perspective of production and creation of knowledge from the movies. <![CDATA[Cinema e educação: um caminho metodológico]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100010&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este texto apresenta uma descrição analítica da experiência de uma pesquisadora em educação, que utilizou textos fílmicos em suas pesquisas. Nesse exercício, explicitam-se as condições atuais da relação entre cinema e educação e pesquisa em educação e a aproximação com duas filmografias (a hollywoodiana e a brasileira). Mostra-se a produtividade da articulação entre Estudos Culturais e os estudos foucaultianos em uma análise “visual crítica”. Comentam-se as principais pesquisas e estudos que ajudaram a tecer a trama metodológica apresentada e se descreve o making of das investigações. O processo que, didaticamente, se denomina como metodologia de pesquisa será o foco deste artigo.<hr/>This paper introduces a descriptive-analytic exercise of the experience of a researcher that has used filmic texts in her investigations. Such an exercise has required showing the current conditions of the relationship between cinema-education and research on education, as well as approximating two film categories (Hollywood and Brazilian) in the position of a researcher on education. In that exercise, the productivity of the articulation between Cultural Studies and Foucauldian studies has been shown in a ‘visual critic’ analysis. The main researches and studies that have helped to weave the methodological fabric have been commented, and the research making of has been described. The process that has been didactically described as methodology has been the focus of this article. <![CDATA[Educação, cinema e estética: elementos para uma reeducação do olhar]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O artigo explora as possíveis conexões entre educação e cinema a partir de uma perspectiva da reeducação do olhar, portanto, da sensibilidade estética. É possível uma reeducação do olhar em relação ao cinema? Mas que olhar seria esse? Que critérios teóricos adotar para realizar essa tarefa? Pensar em uma discussão sobre educação ou reeducação do olhar em relação ao cinema é, antes de tudo, refletir sobre o papel que os estúdios de Hollywood têm tido na produção de determinadas estéticas hegemônicas ao longo das últimas décadas e recuperar experiências que ousaram desafiar essa hegemonia. Com esse intuito, o presente artigo trata de elementos de uma teoria crítica em relação à estética do cinema a partir do encontro entre a filosofia Theodor Adorno e o cinema de Alexander Kluge.<hr/>This article explores the possible connections between education and cinema from the perspective of the reeducation of the view, of the aesthetic sense. Is it possible a reeducation of the view regards on cinema? But, which view could be that one? Which theoretical sources adopt to do this task? Thinking a debate on education or reeducation of the view regards on cinema is, first of all, to reflect about the role that the Hollywood studios has been in the production of some hegemonic aesthetics in the last few decades and to recover some film experiences which have dared to confront this trend. This article proposes elements of a critical theory regards cinema aesthetic from the meeting between Theodor Adorno’s thought and Alexander Kluge’s films. <![CDATA[A pedagogia da imagem: Deleuze, Godard  ou como produzir um pensamento do cinema]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100012&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O cinema para Deleuze pode ser visto como campo de experimentação do pensar e uma forma extraordinária de pensamento. É possível não só pensar com o cinema, mas mostrar que o cinema pensa, inequivocamente por intermédio de seus realizadores. E mais que isso, que é possível fazer pensar através do cinema, pela profusão de suas imagens e de seus signos. Dito de outra maneira, agora problemática: podemos construir uma pedagogia das imagens cinematográficas? Se não temos propriamente a resposta a essa questão, podemos apontar que Jean-Luc Godard parece tê-la proposto, pelo menos assim nos faz ver Gilles Deleuze. Esse é o tema de nosso artigo. Procuraremos mostrar neste texto a pedagogia da imagem godardiana partindo do pensamento do cinema proposto por Gilles Deleuze.<hr/>For Deleuze, cinema can be conceived as an experimental field of thought as well as an extraordinary form of thought. It is possible not only to think with the cinema, but also to show that cinema thinks unequivocally by means of its directors. Even more, it is possible to make one think through the cinema by a profusion of its images and signs. Said in other, now more problematic, terms: can we construct a pedagogy of cinematographic images? If we do not have a set answer to this question, we may point to what Jean-Luc Godard seems to propose as an answer, at least insofar as Gilles Deleuze lets us understand it. This is the theme of our paper. We seek to show the pedagogy of the Gordardian image based on the thought of the cinema as proposed by Gilles Deleuze. <![CDATA[Transformação do olhar e compartilhamento do sentido no cinema e na educação: em torno da experiência estética]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100013&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo analisa a concepção de Immanuel Kant sobre os conceitos de gosto, beleza e experiência estética, a fim de determinar o potencial crítico, reflexivo e educativo da sensibilidade. Tal associação pretende validar a proposta de uma educação voltada ao estético, à sensibilidade. Compreende, pois, o sensível como passível de educar e ser, nesse processo, de igual modo educado. O esforço de conceituação parte da análise do filme O Gosto dos Outros, dirigido por Agnès Jaoui, cujo enredo parece sintetizar os sentidos de sensibilidade e educação a serem aqui ventilados.<hr/>This article analyzes Immanuel Kant´s understanding of the concepts of taste, beauty, and aesthetic experience in order to determine the critical, reflexive, and pedagogical potential of sensibility. This association intends to validate the proposal of an education geared to the aesthetic, to sensibility. Thus, the sensible can educate and, in this process, can be educated. As part of the effort of working with these concepts, I analyze the movie The Taste of Others, directed by Agnès Jaoui, which plot seems to synthesize the senses of sensibility and education with which I work in the article. <![CDATA[Corpo, cérebro e memória na era da tecla save: brilho eterno de uma mente sem lembranças]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100014&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt O filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (2004) fornece instigante material para a discussão do estatuto da memória e do esquecimento na cultura contemporânea, na qual se expandem novas verdades provenientes do campo das neurociências, apoiadas em imagens do cérebro. No filme e em nossa cultura confrontam-se duas maneiras de se pensar a memória: a tendência atual de se reduzir o fenômeno da memória ao cérebro e uma concepção interiorizada, não-reducionista, vinculada aos saberes e práticas psi. Essa segunda abordagem pode também ser vinculada à concepção de memória proposta em 1896 por Henri Bergson, bem como à valorização nietzschiana do esquecimento, referida e parodiada no filme. Contrariando perspectivas reducionistas, cabe repensar o fenômeno da memória em seu vínculo com certos paradoxos do tempo vivido, assinalados por Bergson e por Kafka.<hr/>The film Eternal Sunshine of a Spotless Mind (2004) offers a rich material for the discussion of the status of memory and forgetfulness in contemporary culture, characterized by the dissemination of new truths established by neuroscientifical researches and based on new imagery of the brain. In the film and in our culture two different conceptions of memory are confronted : the present tendency of reducing the phenomenon of memory to the brain and an interiorized, non reductionist approach, related to the “psy” field. This second approach can also be related to the conception of memory proposed in 1896 by Henri Bergson as well as to the Nietzschean valorization of forgetfulness, quoted and parodied in the film. In this context, it is urgent to rethink the complex phenomenon of memory and its links with certain paradoxes innherent to lived time, such as emphazised by Bergson and Kafka. <![CDATA[Quando os meninos de Cidade de Deus nos olham]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100015&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo tem o objetivo de pensar o filme Cidade de Deus no campo da educação, a partir das ferramentas que a obra de Michel Foucault oferece. Articulam-se no texto três questões principais: a condição de infâmia, exclusão e de anormalidade dos personagens; problematizações a respeito do poder sobre a vida e a morte em nosso tempo; e as relações entre linguagem cinematográfica e “representações da realidade” - vistas a partir das estratégias de direção do cineasta Fernando Meirelles e de suas opções narrativas.<hr/>This text aims to discuss Brazilian movie City of God. The principal theoretical references are Foucault concepts of subject, power and discourse. This paper focuses on possibilities of relating three questions at least: a) abnormality and exclusion of young and poor people in Brazil; b) power over life and death in our times; c) relations between film languages and “reality representation”. The arguments were constructed within the context of Fernando Meirelles’ narrative strategies and his options as a director. <![CDATA[Universalidade ética e singularidade mobilizadora e leitura de imagens cinematográficas]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100016&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Neste artigo analiso os filmes Onde Fica a Casa de Meu Amigo?, de Abbas Kiarostami, e Bom Dia, de Yasujiro Ozu, partindo das concepções clássicas de “pureza” e “impureza” da imagem, para discutir sobre universalidades éticas e singularidades mobilizadoras, que tangenciam a imagem cinematográfica. Mais do que imagens “puras”, falo aqui de imagens atravessadas por tais universalidades e singularidades, na medida em que elas tratam de temas que reconhecemos facilmente - não por serem “banais”, mas porque, a um só tempo, são dotadas de um apelo ético e convocam a um olhar mobilizador. Temas, portanto, que nos convocam em função de estar atravessados por uma singularidade que se faz, ela também, ética pela afirmação de uma estética cinematográfica específica.<hr/>In this article, I analyze the movies Where is the Friend’s House?, by Abbas Kiarostami and Good Morning, by Yasujiro Ozu using the classical notions of image “purity” and “impurity”, in order to discuss ethical universalities and mobilizing singularities that tangentiate the cinematographic image. More than “pure” images, I here speak of images intersected by the aforementioned universalities and singularities as they deal with themes easily recognizable by us - not because they are “trivial” but because they both have an ethical appeal and invite a mobilizing gaze. These are themes, therefore, that summon us because they are intersected by a singularity that becomes, itself, ethical by the affirmation of a specific cinematographic aesthetics. <![CDATA[Nas asas do cinema e da educação: vôo e desejo]]> http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-31432008000100017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt Este artigo procura aproximar cinema e educação por meio das faculdades expressivas da linguagem cinematográfica. Para tanto, traz o filme Asas do Desejo, de Wim Wenders, como fio condutor de uma reflexão possível. Para além do enredo e da trama, ou seja, da história que o filme conta, quer evocar lembranças, revisitar a memória da linguagem e, a partir dela, compor algumas possibilidades educativas.<hr/>Flying and Desire. In this paper, we intend to bring together cinema and education by de meaningful capacities of cinematographic languages. To reach this intend, we present the Wim Wenders’s movie, Wings of Desire as a conduct wire for a possible reflexion. More than story and plot presented in and by the film, we seek to evocate rememberings, to revisit the language’s memories, and this way compose educational possibilities.